5 dicas para arrasar no follow-up de vendas e não deixar escapar nenhuma oportunidade

20/01/2017   |

4min de leitura

Boa leitura!

Toda equipe comercial sabe: realizar um bom follow-up de vendas pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso.

Essa tarefa tão simples, e ao mesmo tempo tão importante muitas vezes não recebe a devida atenção e dedicação.

Sabemos que realizar follow-up pode ser um pouco chato e cansativo, mas hoje estamos aqui para te trazer 5 dicas sobre como arrasar nessa tarefa e colher bons frutos em 2017!

 

Por que fazer follow-up de vendas?

Antes de entrarmos na parte prática e te ajudarmos a arrasar no follow-up com as nossas dicas achamos importante evidenciar ainda mais a importância dessa atividade.

 

A realização de um follow-up alinhado, no momento certo, pode ser a diferença entre o fechamento ou o esquecimento.

 

É importante que a equipe comercial entenda que o follow-up é parte vital do processo de vendas. Uma empresa que dá a devida importância para essa atividade não só ganha em conversão e fechamento, mas também na compreensão mais acertada da jornada de compra do cliente e demonstra organização e cuidado da equipe de vendas.

 

Dica 1: Esteja no controle e seja transparente

Quando o primeiro contato, prospecção ou levantada de mão acontecer já estabeleça sua pró-atividade e coloque-se no controle do processo comercial. Essa atitude vai te ajudar a conduzir o prospect pela jornada de compras.

Além disso, avise quando fará o follow-up e de que forma entrará em contato: telefone, e-mail, presencialmente. Essa prática evita que o prospect se sinta pressionado ou surpreso com o contato. Manter a transparência evita desconforto, afinal, você quer que o follow-up resulte em bons frutos e não que o potencial se sinta perseguido.

 

Dica 2: Plano e roteiro

Para que seu discurso de vendas seja ainda mais efetivo recomendamos contar com um planejamento de ações e um roteiro de abordagem. Sabemos que a experiência do vendedor proporciona à ele muito know-how para lidar com as situações que podem aparecer durante um processo comercial.

Porém, mesmo o vendedor mais capacitado e experiente pode acabar esquecendo um detalhe importante ou deixar passar um argumento matador.

Por isso consideramos importante dedicar um pequeno tempo para planejar sua abordagem e escrever um roteiro de conversa, com argumentos convincentes e sinceros. Com certeza essa pequena dica irá ajudar sua equipe a ser ainda mais assertiva.

 

Dica 3: Registre o máximo de informações possível

Registrar conversas, perfil do prospect, objeções, desafios, percepções… quanto mais informações o vendedor tiver em mãos na hora de realizar o follow-up mais preparado ele estará para controlar o rumo da conversa.

Mas, cuidado, aqui é importantíssimo manter o bom senso e não exagerar na “bola de cristal”. Muitas vezes vendedores usam ferramentas tecnológicas para rastrear o comportamento do lead e utilizar todos esses dados na hora da abordagem e do follow-up pode passar a impressão de perseguição E você não vai querer ser rotulado como vendedor stalker certo? Equilíbrio é a palavra-chave aqui!

Use as informações que tem em mãos de forma sábia e pontual, o sucesso será garantido.

 

Dica 4: Entenda o momento certo de contactar o prospect

Esse feeling demanda experiência, tentativa e erro. E, não há uma fórmula pronta quanto ao momento certo para realizar o follow-up, cada mercado, nicho e tipo de prospect pede uma abordagem diferente.

Para ser verdadeiramente efetivo sugerimos que sua equipe comercial converse e defina junta qual o espaço de tempo ideal para cada etapa de follow-up.

Avalie essa sequência regularmente e ajuste.

O timing do follow-up é importantíssimo. Muito cedo pode importunar e sufocar o prospect, não dando espaço para este avaliar e ponderar sobre a sua solução. Muito tarde abre margens para concorrentes avançarem no processo com seus argumentos. A dica é estar sempre atento e perceptivo às reações e feedbacks dos prospects para assim definir a melhor maneira de conduzir o processo.

 

Dica 5: Seja persistente

Sabemos que a persistência é uma das principais características de todo vendedor. Na hora do follow-up a essa característica deve estar ainda mais presente. Conduza o processo de forma que o cliente em potencial se posicione.

Sabemos que muitos compradores acabam ficando indecisos, possuem outras prioridades e acabam estendendo o ciclo de vendas por muito tempo. Porém, através de um bom follow-up você pode diminuir esse ciclo.
Seja direto e informe claramente que você precisa de uma posição para dar encaminhamento ao processo. Pode acontecer de o prospect que você está abordando não estar pronto para a compra, nesse caso é melhor receber uma recusa logo, poupando assim tempo e energia da equipe, e manter o lead em nutrição, até que ele avance na jornada de compra para então investir novamente os esforços de venda nesse contato.

 

Sabemos que o follow-up é uma das tarefas mais complicadas e desgastantes do processo comercial, mas entendemos também que essa tarefa pode representar a diferença entre sucesso e fracasso. Entre ser efetivo ou mal sucedido. Por isso vale a sua atenção e cuidado.

 

Uma ferramenta que contribui muito para o sucesso do follow-up e de todo o processo de vendas é o CRM! Confira outros conteúdos da Webmais sobre CRM e vendas:

 

 

Confira também nosso novo Ebook Gratuito: 10 dicas para otimizar a gestão da sua empresa em tempos de crise. Clique no banner abaixo e faça o download:

 

Impulsione sua gestão com um ERP especialista no seu negocio!

Agendar demonstração

Compartilhar

Você pode se interessar também!

Integração ERP na prática para cursos de gestão

Sistema ERP proporciona integração entre teoria e prática em cursos de Gestão

07/08/2019   |  

2min de leitura

Erros na emissão de notas fiscais

Dicas para evitar erros e problemas na emissão de notas fiscais

01/08/2019   |  

5min de leitura

Fluxo de Estoque e Matéria Prima

O fluxo de estoque e de matérias primas

29/07/2019   |  

3min de leitura

Seleção de Dicas de Vendas

Seleção de dicas para arrasar nas vendas

26/07/2019   |  

4min de leitura

5 Pontos Chave Para Mudar de ERP

5 pontos chave para mudar de ERP

25/07/2019   |  

4min de leitura

saúde da empresa

Sistema de gestão empresarial fortalece a sobrevivência das empresas

17/05/2019   |  

5min de leitura

Comentários

3 respostas para “5 dicas para arrasar no follow-up de vendas e não deixar escapar nenhuma oportunidade”

  1. Shayla Birdon disse:

    Hi there! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one? Thanks a lot!

  2. Dinero disse:

    Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog loading? I’m trying to determine if its a problem on my end or if it’s the blog. Any responses would be greatly appreciated.

  3. Very interesting details you have observed, appreciate it for posting. “The thing always happens that you really believe in and the belief in a thing makes it happen.” by Frank Lloyd Wright.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar por dentro dos conteúdos exclusivos?

Faça parte dos milhares de usuários que recebem gratuitamente conteúdos exclusivos sobre gestão, legislação, negócios, tecnologia e muito mais!
Top