analogia do quebra cabeca para a gestao de recursos, onde todos os setores contribuem para que a empresa seja bem sucedida

Gestão de recursos: o que é e como fazer?

Imagem de Sanon Matias

Chegou a hora de falarmos sobre a gestão de recursos! Afinal, toda empresa conta com diversos tipos de recursos: materiais, financeiros, tecnológicos, humanos, entre outros. Esses recursos são parte vital do negócio, representam o que ele é, e é tarefa do gestor administrá-los de forma satisfatória. Mantendo a empresa sólida e subsidiando seu crescimento.

A tarefa é desafiadora e o gestor precisa ter um entendimento claro do que é, sua importância e de como a tecnologia pode auxiliar neste processo, para que a sua empresa possa se beneficiar ainda mais. Por isso, vem com a gente neste artigo e descubra tudo sobre a gestão de recursos materiais.

BANNER Cupom tá on abril 2024

O que é a gestão de recursos?

A gestão de recursos se divide entre recursos humanos e materiais. A gestão dos recursos humanos é a soma das competências e habilidades dos funcionários que compõem o corpo da empresa. 

Gestão de recursos materiais é gerir e administrar os recursos físicos de uma empresa de forma que eles cumpram o seu objetivo final de maneira satisfatória. Esse objetivo final geralmente é a obtenção de lucro, mas eventualmente a organização pode ter outros objetivos.

Para entender melhor o que é essa gestão, primeiro precisamos conceituar o que é recurso material: recursos materiais são todos os recursos físicos de que uma empresa se utiliza para se manter funcionando e alcançar os seus objetivos.

Mas, para que esta gestão ocorra de forma eficiente e completa, é necessário que haja um planejamento integrado tanto do setor financeiro como compras, alinhando todas as necessidades. Esta integração permite que a sua empresa possa reduzir alguns custos. 

planilha-controle-estoque-três-pessoas-olhando-estoque

A importância da gestão de recursos materiais

A gestão de recursos é uma atividade desafiadora, que demanda atenção e dedicação. É preciso que o administrador entenda como distribuir os recursos da organização, para que todas as atividades pertinentes ao negócio possam ser realizadas de forma eficaz. Evitando assim o endividamento da empresa, atrasos no processo produtivo, problemas logísticos e dificuldades com o pessoal. 

Para realizar essa tarefa tão importante o gestor precisa conhecer os processos operacionais do negócio e seu planejamento estratégico. Além de saber tomar decisões embasadas em informações confiáveis e projeções sólidas. 

Acreditamos que um dos principais pilares da gestão de recursos está no alinhamento entre compras e financeiro da empresa. Esse entendimento entre os departamentos precisa acontecer para garantir a plena atividade operacional, bem como saúde financeira do negócio.

Planejamento de compras

O planejamento de compras é uma etapa importante do processo produtivo e da gestão das empresas. É preciso dedicar tempo e planejar com eficiência a metodologia de compras de materiais, com objetivo de evitar o estoque excessivo de matérias-primas e problemas no fluxo de caixa

Para planejar as compras é preciso que o gestor esteja atento às projeções e realizações de vendas, mas também às projeções e realizações financeiras. Encontrando o equilíbrio entre esses departamentos fica mais fácil  garantir a saúde financeira do negócio. 

Diferentes tipos de empresas podem utilizar diferentes metodologias e processos de compras. Mas alguns aspectos gerais devem ser levados em consideração para se realizar um bom planejamento de compras: 

Conheça seus fornecedores: sejam eles de matérias-primas ou recursos prontos. Conheça as capacidades produtivas e de entrega dos fornecedores com quem trabalha. Esteja constantemente buscando novas opções de fornecimento com melhores condições, tornando assim a empresa mais produtiva. 

Fique atento ao estoque: evite o estoque excessivo de matérias-primas e produtos acabados. Cada empresa possui necessidades diferenciadas para produção ou entrega de materiais. Por isso dedique-se para descobrir qual o estoque ideal e sustentável para seu negócio, e mantenha o controle dele para evitar desperdícios ou atrasos na entrega aos clientes. 

Comunique-se com o departamento de vendas: conheça as metas da empresa e saiba como está a realização de vendas. É importante que o departamento de compras esteja ciente das projeções de vendas para que possa planejar suas próprias necessidades futuras de compras. 

Atente-se à escassez no mercado: se sua empresa utiliza produtos sazonais, ou que possam em algum momento entrar em escassez no mercado fique ligado! Planeje-se para evitar a falta desses materiais ou para promover sua substituição se necessário.

sistema de gestao de recursos

Planejamento financeiro

Assim como planejar as compras é importante para o bom funcionamento do negócio, planejar o financeiro é essencial para manter o saldo positivo e a empresa crescendo. 

O planejamento financeiro é parte fundamental da gestão estratégica da empresa, e principalmente da gestão de recursos. É no âmbito financeiro que decisões são tomadas e toda a subjetividade do planejamento ganha ares realistas diante do cenário financeiro da empresa. Os números são implacáveis, o que torna-os mais rentáveis ou não é o planejamento e a gestão. 

Para realizar esse planejamento e gestão, a empresa deve utilizar algumas ferramentas, com objetivo de tornar todo o processo mais visual e organizado. Uma dessas ferramentas é o sistema de fluxo de caixa, que permite ao gestor cruzar informações de receitas e despesas, além de projetar cenários futuros, o que permite planejar ações, investimentos e pagamento de despesas.

Como melhorar sua gestão de recursos materiais?

O primeiro passo para garantir uma administração de qualidade é ter certeza que o gerente dessa área conhece o produto e todos os processos pelos quais ele passa dentro da empresa. Afinal, ninguém consegue manter a ordem daquilo que não conhece. Todas as áreas da empresa, tendo relação com o produto ou não, devem ser do conhecimento do gestor, assim como todas as atividades atreladas a ele.

Somente quando o responsável por administrar essa área tiver todos os dados que puder juntar sobre estes processos é que poderá começar a desempenhar a sua função de maneira efetiva.

Os resultados começarão a aparecer depois que os dados colhidos forem utilizados para o aperfeiçoamento dos métodos e para o planejamento de estratégias futuras.

Definir metas, delegar funções, saber o que e quando será rastreado é que vão garantir o sucesso dessa atividade.

Como a WebMais pode te auxiliar na gestão dos recursos?

Promover um alinhamento entre os departamentos de compras e financeiro é essencial para uma gestão eficiente. E você consegue integrar os setores da sua empresa por meio de um sistema ERP. 

O ERP integra todas as informações dos departamentos da sua empresa e assim, a gestão se torna muito mais ágil com a possibilidade de identificar demandas e projetar cenários futuros. Esse tipo de software também promove a automatização de alguns processos e consolida a comunicação de departamentos, facilitando o alinhamento e entendimento.

Por exemplo, para que seu comprador saiba o que comprar nas quantidades certas, o sistema ERP WebMais tem um relatório de necessidade de compra. Este relatório lista todos os itens que precisam ser adquiridos, bem como as quantidade. Afinal, um bom controle de estoque é um processo-chave para a gestão dos recursos materiais da sua empresa.

Deixe um comentário