Tudo o que você precisa saber sobre sistema ERP em 2024

Sistema ERP: Guia Completo Sobre O Que É E Como Implementar [ATUALIZADO 2024]

Imagem de Sanon Matias

Você sabe o que é sistema ERP? A sigla, que significa Enterprise Resource Planning (algo como Gerenciador de Recursos Empresariais), é muito conhecida por gestores e donos de empresas.

Mas você sabe tudo sobre o que ela representa para gestão, suas funcionalidades e benefícios?

Todas as empresas que hoje se destacam no mercado mundial têm algo em comum: elas medem seu crescimento e projetam sua evolução baseada em dados reais do seu negócio.

Em outras palavras, como afirma W. Edwards Deming: sem dados, você é apenas uma pessoa qualquer com uma opinião.

Atualmente, a melhor forma de organizar planejamentos, automatizar informações e ter dados atualizados de todos os setores da empresa é por meio de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP).

Isso porque ele é responsável por colocar nas mãos do gestor todas as informações que a empresa precisa para alcançar o sucesso.

E se você já quer iniciar o artigo com uma boa noção de um software ideal para sua empresa, solicite uma demonstração gratuita do ERP WebMais. Dessa forma, você pode ver, na prática, todas as suas funcionalidades e benefícios!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É ERP?

A sigla inglesa ERP (Enterprise Resources Planning) remete a Planejamento de Recursos Empresariais. Na realidade atual da linguagem administrativa, ERP diz respeito ao sistema de gerenciamento dos recursos e processos de uma organização.

Como esse conceito vem evoluindo ao passo em que as empresas se desenvolvem tecnologicamente, o sistema ERP hoje em dia se traduz em um Software de Gestão Empresarial.

Por meio de suas automatizações, pode integrar as diversas áreas em uma empresa, organizando dados, fornecendo relatórios. Além disso, melhora a qualidade das análises gerenciais e consequentemente, a tomada de decisão dos gestores.

Como Surgiu O Sistema ERP?

O que deu origem ao sistema ERP foi a necessidade de organizar dados e realizar um controle sobre a lógica dos processos. Isso visava tanto o aumento da produtividade quanto do lucro.

O seu desenvolvimento começou há mais de um século, quando Ford Whitman Harris criou um modelo EOQ (Economic Order Quantity) para programar a produção.

Esse modelo foi usado por muitos anos, até que a Black & Decker adotou um novo método, chamado de MRP (Material Requirements Planning).

Ele utilizava alguns conceitos do EOQ e os integrava a um computador. Esse modelo foi usado na década de 1980, quando foi criado o MRP II.

Aos poucos, o método foi ganhando novas funcionalidades e sendo empregado em diferentes setores da economia. Então, passou a incorporar finanças, RH e vendas, se assemelhando ao modelo de ERP que se conhece hoje.

Por fim, a denominação ERP começou a ser utilizada na década de 1990.

ERP Nos Dias Atuais

Nos dias atuais, o sistema ERP é uma ferramenta essencial para as empresas de todos os tamanhos e setores. Ele evoluiu significativamente para atender às demandas em constante mudança do ambiente de negócios.

Assim, permite que as empresas centralizem seus dados, automatizem seus processos e tomem decisões mais informadas. É possível centralizar esse software com outras tecnologias empresariais para ter uma visão cada vez mais abrangente.

Por integrar diversas áreas, permite que as empresas coletem, armazenem e compartilhem dados em tempo real, o que pode melhorar a eficiência e a produtividade.

Sem mencionar que auxilia a cumprir regulamentações e padrões de conformidade, como contabilidade financeira, tributação, privacidade de dados e regulamentações de saúde e segurança. Isso é crucial para evitar penalidades legais e garantir a integridade dos dados.

A evolução do ERP

O sistema ERP também pode ajudar a reduzir custos, melhorar a conformidade e aumentar a satisfação do cliente, além de muitos outros benefícios que você conhecerá ainda neste artigo!

De Onde Vem O Conceito De ERP?

De acordo com Piper Thomson, escritor do ramo de Negócios & Tecnologia, os registros iniciais do conceito de ERP estão lá nos anos 60.

À época, iniciou-se o uso de uma inteligência aplicada à gestão de inventário e ao controle de qualidade de grandes indústrias de manufatura.

O conhecimento se difundiu para outras indústrias e, a partir daí, a integração das diversas áreas da empresa passou a ser uma necessidade.

Então, chegamos à realidade tecnológica de softwares tal qual vemos hoje, traduzida em softwares de gestão empresarial.

Antes, o sistema ERP era voltado apenas para planejamento dos recursos de manufatura. Mas, passou a integrar cálculos contábeis, controle de vendas e compras, entre outros processos.

Dessa forma, começou a trabalhar de modo integrado e organizado a partir do conceito de ERP.

Um dos pontos altos da evolução do sistema ERP na história foi a publicação da obra MRP II (sigla inglesa de Manufacturing Resources Planning), de Oliver Wight.

O autor trouxe, em 1981, um refresh para o conceito de ERP, propondo um a inteligência de sistemas integrados capaz de abranger recursos humanos e cálculos de orçamento.

Ou seja, a partir de então, o sistema ERP não só gerenciava recursos de manufatura, mas sim os recursos empresariais de modo geral, tudo por meio da integração tecnológica.

Para Que Serve Um Sistema De Gestão Empresarial?

Um sistema ERP pode ter diversas funções na empresa. Quanto mais completo for o sistema de gestão empresarial, mais atividades poderá automatizar. Então, como consequência, mais benefícios chegarão ao negócio.

As funcionalidades de cada sistema ERP dependem do objetivo de cada software, mas, de modo geral, podemos dizer que um sistema de gestão empresarial serve para:

  • simplificar processos operacionais;
  • fazer com que as informações sejam facilmente compartilhadas entre os diferentes departamentos da empresa;
  • automatizar atividades de rotina;
  • organizar informações sobre os negócios e clientes;
  • ajudar no controle financeiro do negócio;
  • otimizar o controle de estoque;
  • trazer mais segurança para as informações da empresa;
  • oferecer uma gestão integrada;
  • facilitar a análise de dados sobre o negócio.

Diante de tudo isso, o gestor pode tomar decisões orientadas por dados e toda a operação passa a acontecer de forma mais produtiva.

Como É Dividido Um Software Erp?

Existem três componentes principais que descrevem a estrutura geral de um sistema ERP (aplicação, configuração e framework de desenvolvimento).

Mas, é importante observar que a divisão real pode variar dependendo do fornecedor e da arquitetura específica do software.

Além disso, alguns sistemas podem incluir funcionalidades de desenvolvimento diretamente na camada de aplicação. Assim, permitem uma personalização mais profunda sem a necessidade de acessar um framework de desenvolvimento separado.

Os 3 componentes principais de um sistema ERP

- Aplicação
- Configuração
- Framework de desenvolvimento

Configurar e personalizar um sistema ERP conforme as necessidades de um ambiente é uma das razões pelas quais eles são tão versáteis e amplamente adotados em empresas de todos os tamanhos e setores.

Vamos conhecer os três principais componentes!

Aplicação

A aplicação é o componente mais importante de um sistema ERP. É o que os usuários finais usam para acessar e gerenciar os dados e processos. Isto é, é onde interagem com o sistema para realizar tarefas do dia a dia e acessar informações relevantes.

Geralmente é dividida em módulos, que correspondem às diferentes áreas de negócios da empresa, como financeiro, contábil, vendas, marketing, estoque, produção e muito mais.

Configuração/Painel De Controle

O componente de configuração/painel de controle é usado pelos administradores do ERP para configurar o sistema e monitorar seu desempenho.

A configuração permite que os administradores personalizem o sistema ERP para atender às necessidades específicas da empresa.

Já o painel de controle fornece uma visão geral do sistema, incluindo status, desempenho e alerta.

Framework De Desenvolvimento

O framework de desenvolvimento é a base tecnológica sobre a qual o sistema ERP é construído. Ele fornece ferramentas e recursos para serem usados pelos desenvolvedores para criar novos módulos e recursos que atendam às necessidades específicas da empresa.

Por isso, envolve linguagens de programação, bancos de dados, APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) e ferramentas de desenvolvimento.

Qual A Diferença Entre ERP Na Nuvem E ERP Tradicional?

A principal diferença entre um sistema ERP na nuvem e um ERP local é justamente o local de armazenamento dos dados e onde a integração deles acontece.

Como o próprio nome sugere, o sistema ERP na nuvem conta com armazenamento online, mais seguro contra perda de dados.

No ERP tradicional, por sua vez, os dados são armazenados em servidores locais, geralmente pertencentes à própria empresa. Isso aumenta os riscos de perdas e acidentes com hardware local.

Porém, a resposta detalhada para esta questão está exatamente presente na evolução tecnológica do ramo de softwares.

Ao longo dos anos, com o desenvolvimento das linguagens de programação, os softwares foram tomando “forma” e evoluindo por meio de interfaces mais amigáveis aos usuários.

De um lado temos, então, as linguagens mais antigas, as quais desenvolviam sistemas ERPs que dependiam de instalação e armazenamento físico de dados.

Do outro lado temos as linguagens mais atuais, cujo “solo de trabalho” é nada menos do que a internet.

Nela, toda a inteligência artificial (AI) e armazenagem de dados ficam salvos online (na nuvem) com acesso em tempo real.

Em resumo, os primeiros softwares foram criados com hospedagem local, ou seja, todos os dados ficavam por sua vez armazenados no próprio computador.

Então, para seu funcionamento ideal, era necessário haver uma instalação física do programa.

O Que É Sistema Erp E Crm? Principais Diferenças

Como sabemos até aqui, o sistema ERP gerencia e automatiza uma ampla gama de processos internos e operacionais. Já o CRM gerencia as interações e relacionamentos da empresa com os clientes.

Diferenças entre ERP e CRM

A principal diferença entre sistema ERP e CRM é o foco principal. Isso porque o primeiro se concentra nos processos internos e operacionais. Já o segundo está relacionado às atividades de vendas e marketing com os clientes.

Além disso, o ERP é usado para melhorar a eficiência geral dos processos de negócios, desde finanças até produção e recursos humanos. Tudo isso por meio de dados consistentes.

Por outro lado, o CRM é aplicado para melhorar o envolvimento e a gestão de relacionamento com os clientes, aumentar as vendas e melhorar o atendimento. Tudo isso por meio de dados sobre os compradores, como histórico de compras, interações e contato.

Tecnologia Em Favor Dos Sistemas De Gerenciamento

Com o advento da internet, o sistema ERP tomou forma com as linguagens de programação Web.

O objetivo é computar as informações no âmbito online (SaaS – Software as a Service), deixando para trás, então, a necessidade de uma instalação física do programa em um computador.

Além disso, ao mesmo tempo, visa uma experiência mais instantânea quanto à busca por informações.

A tecnologia web ressignificou a forma de gerenciamento de dados, de modo que o armazenamento físico passou a trilhar o caminho do obsoleto.

O sistema na nuvem (cloud computing), como costumamos chamar, basicamente ilustra essa realidade de dados que não precisam ser salvos em ambiente físico. Por isso a alusão às nuvens.

Com essa dissociação entre as linguagens de programação, conseguimos distinguir facilmente a diferença entre o sistema ERP tradicional (desenvolvido com a dependência total da computação física), e ERP na nuvem (desenvolvido para funcionamento via internet).

Todos Os Sistemas Podem Ser Considerados ERP?

NÃO. Isso porque o sistema ERP é um sistema de gestão voltado apenas à realidade administrativa de empresas que prestam serviços ou que geram produtos, sejam eles físicos ou virtuais. 

Também é mais clara a diferença se entendermos o próprio conceito da palavra sistema, que significa organização lógica de um conteúdo. Em outras palavras, sistematizar algo é:

  • estabelecer regras;
  • criar hierarquias;
  • definir etapas;
  • validar os melhores processos;
  • analisar resultados.

Com este conceito, podemos dizer que tudo na vida pode ser sistematizado, até mesmo a rotina de afazeres domésticos, por exemplo.

Contudo, em um mundo onde todos os dias surgem novos sistemas e aplicativos mobile para automatizar afazeres diversos, pode-se dizer que nem todo sistema é ERP.

Quais são os tipos de ERP?

O mercado de tecnologia da informação vem inovando e investindo cada vez mais no sistema ERP. Atualmente é possível encontrar versões gratuitas, freemium ou pagos.

As versões gratuitas costumam ter menos ferramentas disponíveis, um sistema mais limitado.

Nesse caso, normalmente o cliente tem a possibilidade de testar o sistema por um período pré-estabelecido. 

Então, posteriormente, é comum realizar o upgrade (ou não) para a versão completa do sistema ERP, dando continuidade no que já foi feito na versão básica.

A versão freemium possibilita ao usuário utilizar serviços ou módulos gratuitos no software, mas com limitações em alguns módulos mais avançados. Assim, surge a opção de upgrade da ferramenta na real necessidade de uso destes serviços.

Os 3 Tipos de ERP

E por fim, a versão paga, que geralmente são as mais completas, com disponibilidade de mais módulos, relatórios, entre outras funções para o usuário que necessita de controle total de sua gestão.

Vale ressaltar que cada empresa tem a sua necessidade específica de sistema. 

Sendo assim, muitas vezes um sistema gratuito já pode atender de maneira eficiente, como em outros casos são necessárias mais funções à sua disposição para tomadas de decisões e para otimização do trabalho. 

Portanto, a pesquisa e comparação das soluções é sempre recomendada.

Quais Funcionalidades Ou Módulos São Encontrados Em Um Sistema ERP?

Com a resposta para a pergunta “o que é ERP” encaminhada, é hora de pensar nas funcionalidades que sistemas deste tipo apresentam.

Como o objetivo do sistema ERP é integrar as diversas áreas de uma organização, acaba tomando formas diferentes de acordo com a realidade administrativa de cada negócio.

Contudo, pontuaremos aqui funcionalidades gerais que são requisitos para um sistema ERP.

Todas as empresas são compostas por uma primícia básica chamada atividade econômica, ou seja: o que a empresa oferece à sociedade? Quais Produtos? Quais Serviços?

Independentemente do fato de uma empresa gerar produtos ou serviços, ela precisa de uma lógica administrativa e financeira para sobreviver no mercado.

Confira 5 técnicas estratégicas para que sua empresa se destaque no mercado

Essa lógica resume-se na sincronia econômica que reflete nos módulos de um Sistema ERP, seja ele ERP Online ou ERP Tradicional.

Abaixo você vê então as funcionalidades principais que um ERP completo possui para atender uma empresa de ponta a ponta.

Caixa/Financeiro – Módulo Gestão De Finanças

Sem capital, não há como movimentar insumos, mão de obra e entrega para o cliente final. Por isso, alinhado com a realidade econômica da empresa, o software ERP deve ser capaz de controlar a entrada e saída de recursos financeiros.

Entrada De Insumos – Módulo Gestão De Compras

Para composição de um produto físico, é necessário realizar a entrada de insumos (matérias-primas). A partir de seu processo de manufatura, convertem-se no produto final vendido aos consumidores. 

O sistema ERP deve ser capaz de controlar a necessidade de compras alinhada com o setor de produção, a fim de que o estoque se mantenha sempre abastecido.

Organização E Armazenamento – Módulo Gestão De Estoque

É neste momento em que a empresa armazena os insumos para poderem ser utilizados nos processos produtivos que se converterão futuramente no produto final.

É importante lembrar que o processo de armazenamento ocorre tanto para matéria-prima, quanto para organização do produto final (controle de estoque de produto acabado).

Engenharia De Produção – Módulo Gestão Da Produção Ou PCP

Toda a inteligência envolvida nos processos de manipulação de insumos para se converterem em um determinado produto é realizada na etapa da produção.

Ela define a ficha técnica do produto, bem como o planejamento de controle de produção (PCP). O PCP define os processos, máquinas, pessoas, materiais e tempo envolvido para fabricação de cada produto.

BANNER PCP simplificado + eficiente com o ERP WebMais

O sistema ERP deve definir a Engenharia de produto, bem como o controle de ficha técnica que realiza a garantia da qualidade do produto final.

Venda De Produtos – Módulo Gestão De Vendas

Nesta etapa, a empresa conta com o time comercial que, por meio de estratégias de marketing e estudo mercadológico, lançam seus produtos.

A ideia é atingir um diferencial competitivo para brigar com produções equivalentes de empresas concorrentes.

Totalmente integrado ao módulo financeiro, o módulo vendas depende de um processo chamado cobrança. Ele define o prazo e a forma de pagamento dos produtos adquiridos.

É também no processo de vendas que a empresa organiza as informações de relacionamento com os clientes (CRM – Customer Relationship Management).

Com ele, é possível identificar novas oportunidades de vendas que geram crescimento e expansão para as organizações.

Expedição Dos Produtos – Módulo Expedição Ou Logística

Após o fechamento da venda, existe uma integração entre o módulo de vendas e o módulo de estoque. Servem para a empresa ter controle daquilo que sai e que precisa de reposição para que o fluxo de produção continue.

Esse processo de expedição retira os produtos do armazenamento, e os coloca em situação de entrega para o cliente final.

O sistema ERP precisa ter um controle integrado que rastreie o produto desde sua etapa de produção até o momento em que chega às mãos do consumidor.

Gerenciamento De Pessoas – Módulo Gestão De Pessoas

Por último, mas não menos importante, a gestão de pessoas é responsável pelo bem mais relevante de uma organização, as pessoas.

Isso porque, sem o recurso humano, não há como realizar o gerenciamento de quaisquer áreas citadas acima.

A gestão de pessoas abrange desde a seleção e recrutamento de pessoas, até a capacitação e ações de retenção de pessoas para que a mão de obra das empresas não pare.

Além disso, um sistema ERP preparado para atender recursos humanos deve estar apto para realizar cálculos de folha de pagamento, dentre outros cálculos que envolvem a jornada de trabalho do colaborador.

Sem estes 7 pilares de gestão, uma empresa que lida com produto acabado não teria como projetar-se para o mercado.

O Software ERP é basicamente um reflexo das áreas administrativas presentes em uma organização. Mas, apesar de esses serem os 7 pilares básicos de uma empresa, cada software pode contar com outros módulos.

A intenção é que a gestão seja ainda mais completa e detalhada, por exemplo, no processo de produção, podem existir outras subdivisões de controles como:

  • controle de calibração e manutenção de equipamentos;
  • controle de qualidade de produtos;
  • controle de lote e validade de insumos;
  • controle de tempo de produção e manipulação dos produtos.

Quais São Os Módulos Básicos Que Um Sistema ERP Precisa Ter?

Como falamos, os módulos de um sistema ERP podem ser personalizados de acordo com as especificidades de cada negócio.

Ilustração com módulos básicos (mais comuns) dos sistemas ERP

Controle financeiro
Controle de estoque
Produção
Compras
Gestão comercial (CRM)
Emissão de notas fiscais
Vendas
Logística
Recursos Humanos (RH)
BI (Business Intelligence)

Ainda assim, é possível listar os módulos básicos e mais comuns nos sistemas hoje disponíveis no mercado.

Isso porque costumam corresponder a atividades facilmente desenvolvidas por negócios de diversos segmentos:

Somente com esses módulos básicos, muitas empresas já conseguem automatizar grande parte de suas atividades e manter a operação mais ágil.

Já as empresas com operações mais complexas podem adquirir sistemas especializados ou solicitar a adição de módulos extra, de modo que o sistema abranja todas as suas necessidades, como:

  • logística;
  • recursos humanos (RH);
  • BI (Business Intelligence);
  • entre outros.

Quais São Os ERPs Mais Usados?

Os sistemas ERP mais usados podem variar ao longo do tempo e conforme a região geográfica, o setor da indústria e o tamanho da empresa. Alguns exemplos são:

  • ERP WebMais: solução na nuvem flexível, escalável e fácil de usar que pode ser personalizada para atender às necessidades específicas de indústrias e distribuidoras. É uma solução acessível que oferece um bom custo-benefício e integração com outras tecnologias, como bancos, sistemas de expedição etc;
  • SAP: a empresa alemã oferece uma linha de soluções para empresas de todos os tamanhos e setores, incluindo manufatura, varejo, saúde e finanças. Ajuda com gestão de pessoas, compras, produção, serviços, vendas e finanças;
  • Oracle: oferece ERP na nuvem que abrangem vários aspectos dos negócios, incluindo finanças, gestão de recursos humanos, cadeia de suprimentos e muito mais;
  • Microsoft Dynamics: ERP baseado em nuvem que é fácil de usar e acessível. É uma boa opção para empresas de pequeno e médio porte que precisam dessa uma solução;
  • Senior Sistemas: é simples, indicada para negócios sem operações complexas. Auxilia nas finanças, especialmente o fluxo de caixa;
  • TOTVS: é um ERP brasileiro para quem precisa de uma alternativa local e acessível para todo tipo de empresa, especialmente aquelas que pretendem crescer e precisam de escalabilidade.

Confira outros ERPs mais usados e saiba escolher o melhor e mais completo para sua organização!

Como Um Sistema ERP Funciona Na Prática?

A tecnologia empregada na gestão é capaz de tornar automática a rotina do dia a dia dos profissionais que lidam com administração.

Em poucas palavras, um sistema ERP realiza cerca de metade dos trabalhos que seriam realizados manualmente.

Ou seja, na prática, o ERP funciona como uma máquina de dados e cálculos, capaz de pensar pelo profissional humano.

Desse modo, todo tempo investindo em cálculos analíticos que precisam ser realizados manualmente são realizados em um sistema ERP. Assim o profissional precisa apenas focar na análise dos resultados, e não no processo matemático em si.

Um exemplo claro do funcionamento do sistema ERP é o processo de venda. Sem um ERP, os profissionais envolvidos no relacionamento comercial precisam:

  • anotar os pedidos realizados pelo cliente;
  • registrá-los em papéis, agendas, ou planilhas;
  • realizar todo o controle manualmente digitando dado por dado;
  • emitir propostas em papéis ou por e-mail;
  • faturar de modo manual;
  • fazer contrato de modo manual.

Processos manuais

Além desses processos relacionados ao cliente, seria necessário também realizar manualmente outros processos internos. Eles incluem geração de pedidos para o setor de estoque a fim de que separem os produtos vendidos e o registro de saída em seus controles.

Ilustração detalhando como funciona o fluxo de vendas dentro do ERP WebMais

Observe que deste modo todos os processos ficaram registrados cada qual em seu setor, de modo que não há integração na empresa.

Então, quando há a necessidade de rastrear algum pedido ou a movimentação de estoque, é necessário uma pesquisa maçante, totalmente centrada no profissional e não na empresa. 

Todo este processo manual acaba sendo perigoso para empresa, uma vez que todos os controles e registros ficam em poder dos profissionais, ou de armazenamentos físicos.

Caso haja desligamento do profissional, ou até mesmo um problema de avaria nos computadores, a empresa correria o risco de ficar sem controle ou histórico de todas as movimentações.

Abaixo você vê o funcionamento da jornada de vendas em um Sistema de Gestão como o da WebMais Sistemas:

Quais as Vantagens de Ter um ERP?

Ao analisar o contexto acima, podemos observar a real importância da automatização dos processos de vendas.

Isso porque a rotina comercial deve seguir sempre um mesmo fluxo e, principalmente, com etapas bem definidas para efetivação das vendas.

Abaixo você vê as principais vantagens de se usar um sistema ERP nos processos de vendas.

Agilidade Na Efetivação De Um Pedido De Vendas

Analisando o cenário apresentado acima, percebemos uma série de vantagens de se ter um ERP. É que o sistema faz toda a computação dos dados das vendas, desde o pedido do cliente até a entrega.

Vale lembrar que, por conter uma série de cadastros e configurações prévias, o sistema ERP já estará pronto com todos os produtos da empresa cadastrados.

Dessa forma, o processo de vendas será feito apenas por meio da seleção de itens na tela do computador.

Isso reduz o trabalho manual de redigitação de produtos, agilizando o dia a dia de quem administra.

Integração Com Todas As Áreas Da Empresa Para Um Controle Unificado

Ao passo que o pedido é finalizado, o próprio sistema ERP que integra o setor de vendas com estoque, realiza a emissão de expedição de produtos, dando baixa do item no armazém.

Desse modo, todo o processo é feito automaticamente, deixando o histórico das movimentações centralizado no sistema ERP.

Caso haja o desligamento de algum profissional, não há risco de perda de dados, pois todos os registros ficam centrados no Sistema de Gestão Empresarial.

É importante ressaltar que, caso o software empresarial seja online (na nuvem), a empresa não corre o risco de perda de dados mesmo se houver avaria nos computadores. Isso porque o armazenamento dos dados ficam hospedados em um servidor online (cloud computing).

Diminuição De Erros

Como automatiza diversas atividades da empresa, o sistema ERP diminui significativamente a incidência de erros nos processos internos.  

Afinal, tudo o que é feito manualmente tem mais chance de erros, não é mesmo? Isso acontece tanto em registros no papel como em planilhas, que podem ter registros errados, faltantes ou até mesmo duplicados. 

O sistema ERP evita que muitos desses erros aconteçam, tornando o trabalho muito mais seguro e evitando perda de tempo com retrabalho.

Lista com 9 vantagens de ter um ERP:

1. Agilidade na efetivação de pedidos de vendas
2. Integração com todas as áreas da empresa para unificar o controle
3. Diminuição de erros
4. Gestão comercial
5. Faturamento de notas sem complicação
6. Apoio às tomadas de decisão
7. Otimização de uso do capital de giro
8. Aumento do lucro e redução de custos
9. Organização operacional

Gestão Comercial

Os sistemas ERPs mais completos oferecem plataformas de gestão comercial, chamadas de CRM. Assim, é possível integrar toda a operação do time de vendas aos outros setores da empresa.  

A grande vantagem de contar com um CRM é que ele permite o gerenciamento e análise de dados dos clientes que já tiveram contato com a empresa.

Com isso, oferecem dados valiosos para o planejamento estratégico como um todo, mas especialmente para o plano de vendas. 

No fim, a empresa consegue adotar medidas mais acertadas para atrair e fidelizar os seus clientes, melhorando a sua experiência e oferecendo um atendimento personalizado.

Faturamento De Notas Sem Complicação

Contar com um sistema ERP também descomplica a emissão de notas fiscais, que passa a ser simples e rápida, permitindo serem enviadas diretamente aos clientes. Isso diminui as etapas desse processo e torna o trabalho mais ágil.

Apoio Às Tomadas De Decisão

Um sistema ERP coleta, armazena e organiza informações importantes sobre a empresa, suas operações e seus clientes – e gera relatórios completos com essas informações em poucos segundos. 

Com base nesses documentos, o gestor consegue ter uma visão realista sobre cada setor do negócio ou até mesmo sobre toda a empresa. Isso vale tanto para período determinado ou desde a adoção do sistema.

Quem trabalha com gestão sabe como a análise de dados é fundamental para o processo de tomada de decisão.

Por isso, um sistema de gestão empresarial completo pode ser um grande aliado na hora de definir os próximos passos da empresa.

Otimização De Uso Do Capital De Giro

O sistema ERP permite o acompanhamento de perto das finanças da empresa. Dessa forma, é possível operar e tomar decisões com muito mais previsibilidade sobre o faturamento.

Sem dúvidas, isso diminui a ocorrência de erros de planejamento e imprevistos. 

Quando isso acontece, a empresa consegue prever os seus gastos antecipadamente e planejar de acordo com essas previsões, preservando o seu capital de giro.

Aumento Do Lucro E Redução De Custos

Esse maior controle financeiro também traz outra vantagem: o conhecimento aprofundado sobre o fluxo de caixa da empresa.

Com isso, é possível entender quais custos são realmente necessários e quais podem ser cortados ou, pelo menos, reduzidos.

O resultado dessa redução de custos feita de forma consciente é uma operação mais lucrativa. Além de contribuir para o sucesso financeiro do negócio, deixa toda a equipe mais motivada e engajada.

Organização Operacional

Por fim, não podemos deixar de citar a contribuição que um sistema de gestão empresarial faz para a organização da operação.

Como o sistema armazena e distribui informações para todos os setores da empresa, as pessoas conseguem se comunicar com maior fluidez e os processos também são melhor estabelecidos.

Com isso, o gestor consegue entender quais são as responsabilidades de cada funcionário e acompanhar seu desempenho, além de entender quais são os custos de cada procedimento.

BANNER Quer um ERP que atende todas as necessidades das indústrias e distribuidoras? Conheça o ERP WebMais

Em Quais Áreas De Uma Empresa Atua O ERP?

Basicamente, em uma empresa que visa o crescimento, todas as áreas necessitam de uma gestão integrada. 

Porém, como é comum as empresas começarem pequenas, existe uma realidade que mostra algumas áreas cuja gestão precisa ser urgentemente priorizada. Em outras palavras, devidamente computada em um sistema ERP.

Empresas pequenas ou microempresas geralmente se concentram na qualidade de seus produtos ou serviços, deixando de lado pontos importantes relacionados à organização dos dados.

Entretanto, em dado momento, existem processos burocráticos financeiros que obrigatoriamente precisam de uma organização para fins de prestação de contas à Receita Federal.

Isso ocorre por questões de legislações relacionadas à iniciativa privada. É que todas as empresas trabalham sob a premissa da tributação e pagamento de impostos.

Com isso, a gestão financeira acaba sendo uma das principais áreas que necessitam de gestão.

Onde Está O Erro Das Micro E Pequenas Empresas Que Precisam Crescer?

Pelo fato de concentrar a gestão somente na parte financeira, as pequenas empresas acabam pecando enquanto o crescimento começa a acontecer.

É comum a essas empresas controlarem suas vendas manualmente, já que o volume é pequeno – assim como seu estoque e produção.

O problema acontece justamente quando a demanda começa a crescer, porém, a gestão continua pequena, centrada apenas em aspectos financeiros.

Ao passo que uma pequena empresa cresce, sua gestão também precisa evoluir.

Mas, para isso acontecer, é necessário que pequenos negócios passem a adotar sistemas de gestão adaptados à sua nova realidade de negócio.

Do contrário, elas se transformarão em médias ou grandes organizações pensando como pequenas empresas. Isso pode colocá-las à beira do colapso por conta de uma gestão insustentável.

Como O ERP Atua Nas Empresas?

O uso de um sistema ERP promove muitos benefícios para todos os departamentos. 

Começando por você, gestor, que pode ter acesso fácil e rápido sobre toda a sua empresa, desde as contas a pagar e receber, monitorar as vendas e acompanhar o andamento dos pedidos.

Até o marketing pode se beneficiar do uso do sistema ERP. Isso porque, ao perceber uma queda nas vendas de determinado produto ou serviço, pode iniciar um planejamento para mudar este indicador, evitando possíveis prejuízos.

Esta integração entre os setores agiliza o controle dos processos. Imagine se cada setor utiliza um software diferente, quantos erros poderiam ocorrer, prejudicando, inclusive, a capacidade produtiva da sua empresa.

A integração dos sistemas permite uma maior eficiência da gestão e deixa os procedimentos mais ágeis. Há ainda outros benefícios com o uso de um sistema ERP, são elas:

  • simplificação de processos operacionais;
  • união de inteligência e qualidade para as informações;
  • controle de estoque e de custos;
  • gestão integrada dos dados;
  • controle e cumprimento dos prazos;
  • aumento da produtividade

Desse modo, fica claro que todos os setores da empresa são beneficiados. No entanto, saber o que é o sistema ERP é apenas o primeiro passo.

Mais que as aplicabilidades já destacadas, essa solução também fornece mais transparência às ações executadas.

Micro E Pequenas Empresas

Para negócios em estágios iniciais ou pequenas empresas, o sistema ERP é o primeiro passo para uma organização mais profissional.

Um ERP pode ser ajustado para empresas pequenas, médias e grandes

Também é um grande indicador de que tudo está caminhando bem.

Ele ajuda os empresários a organizar todas as informações referentes ao negócio e a tomar decisões com base em dados.

Muitos empresários ainda resistem à ideia de adotar um sistema ERP em empresa pequena. Mas, a verdade é que ele facilita muitos processos e garante mais tempo dedicado à parte estratégica.

Médias Empresas

Nas empresas médias, com processos um pouco mais complexos, o sistema ERP ajuda você, gestor, a fazer análises empresariais mais completas e permite uma operação mais estratégica.

O sistema também traz mais agilidade para a operação, já que diversas atividades passam a ser automatizadas e muitos processos manuais são eliminados.

Grandes Empresas

Nas grandes empresas, o sistema ERP consegue transformar o trabalho mais complexo em atividades simples, tendo a Inteligência Artificial como grande aliada. Assim, todas as demandas podem ser atendidas com mais eficiência e agilidade.

Empresas grandes costumam optar por sistemas mais robustos, com módulos personalizados e muitas funcionalidades.

Afinal, é preciso garantir a integração de todos os setores e a cobertura de todas as atividades realizadas no negócio.

No entanto, o gestor deve sempre ter em mente que o sistema mais complexo nem sempre é o mais indicado. Na hora de fazer a escolha, as especificidades de cada operação nunca devem deixar de ser consideradas.

Como Saber Se Um ERP É Seguro e Confiável?

Como já mencionamos anteriormente, os dados de uma empresa são fontes de informações responsáveis para medir seu crescimento.

Por isso, de acordo com essa importância, é extremamente necessário pensar em um software de gestão que garanta a segurança contínua das informações da empresa.

Com a grande variedade de softwares oferecidos no mercado da tecnologia, é necessário observar 3 pontos relevantes antes de adquirir um sistema:

1. O armazenamento de dados fica retido em um ambiente físico?

Esta é uma pergunta relevante antes de avaliar o preço de sistemas de gestão.

Como já mencionado anteriormente, avarias nos equipamentos físicos da empresa como incêndio, picos de energia por fenômenos naturais e até o roubo de equipamentos podem representar um grande risco aos dados das empresas.

Já imaginou perder todo o histórico de informações sobre sua empresa por causa de um roubo irrecuperável?

2. O sistema de gestão empresarial é completo ou realiza gestão parcial?

Quando sua empresa avalia um sistema ERP somente com base no preço, pode estar correndo um grande risco e uma possível carga de retrabalho no futuro.

Vamos explicar o porquê: no mercado atual, muitas empresas de tecnologias oferecem softwares de gestão parcial no intuito de lançarem sistemas mais compactos e, por sua vez, mais baratos.

Dessa forma, muitos gestores acabam contratando com base no preço. Porém, não medem o risco de precisarem de planilhas e papéis para realizarem controles paralelos a fim de complementarem a falta de gestão de alguns sistemas incompletos.

A longo prazo, enquanto a empresa cresce, a necessidade de controlar todas as áreas, acaba sendo inevitável, obrigando a organização a trocar de ferramenta de gestão.

Todos sabemos que um processo de migração de sistema ERP é uma tarefa desafiadora e perigosa, no que diz respeito à perda de dados.

BANNER Use nossa planilha comparativa de ERP e escolha o melhor sistema para o seu negócio

3. O sistema de gestão oferece a você mobilidade para controlar seu negócio a partir de qualquer lugar?

Para quem busca por um estilo de vida prático e como otimização de tempo, este quesito é um dos mais relevantes.

Além disso, o contexto pandêmico no qual a humanidade passou a atravessar após 2020 (COVID-19), mostrou que a necessidade de poder realizar os procedimentos profissionais a partir de casa é algo cada vez mais emergente.

Sistemas online com tecnologia responsiva (adaptáveis à tela de celulares) são capazes de serem conectados em qualquer dispositivo com internet.

Dessa forma, mesmo não estando presente no local físico da empresa, você pode acessar os dados do seu negócio a partir de um notebook, tablet ou até mesmo de seu smartphone.

Com base nessas três premissas, respondemos aqui o questionamento proposto nesta seção.

A ferramenta ideal para empresas que querem crescer é um Sistema ERP completo e 100% online, ou seja, sistema na nuvem.

Um sistema completo possui a grande vantagem de dar ao gestor total poder sobre a empresa de ponta a ponta. Ou seja, desde os detalhes menores como cadastros de itens, até o controle da produção e expedição dos produtos.

Uma dica muito importante para quem quer adquirir um sistema de gestão ideal é considerar as empresas com tradição no mercado de software.

Isso porque a responsabilidade com o usuário não costuma ser somente na venda do sistema de gestão, mas sim no atendimento e apoio ao usuário após a aquisição.

Como Escolher O Melhor ERP Para O Meu Tipo De Negócio?

Que o mercado de sistema ERP é variado você já sabe, porém, como saber qual é o melhor ERP para a sua realidade de negócio? É justamente isso que abordaremos nesta seção.

Os diferentes segmentos do mercado requerem alguns requisitos irrevogáveis orientados de acordo com a legislação que rege cada um desses segmentos.

Vamos exemplificar!

Imagine que você atua em uma indústria farmacêutica. Então, é necessário que o sistema ERP esteja preparado para computar dados relacionados ao padrão da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O sistema não possui os campos necessários para que você preencha dados relacionados à burocracia específica deste setor? Logo, ele se torna inútil para uma gestão ideal.

Outro exemplo claro é o setor elétrico brasileiro. Isso porque é regido por diversos órgãos reguladores, sendo o principal deles a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A ANEEL exige das empresas do setor elétrico uma série de relatórios específicos com dados de consumo de energia elétrica. Também pede dados de faturamento específicos ao comércio de energia.

Infográfico com 7 pilares básicos para qualquer gestão

No entanto, sabemos que nem todos os sistemas ERPs estão preparados para a emissão de relatórios tão específicos assim.

Por isso, a primeira atitude que você precisa ter antes de pesquisar pelo melhor sistema ERP de gestão para sua organização é procurar por uma solução que já esteja preparada para atender recursos específicos do seu negócio.

Pesquise Sobre O Desenvolvedor Do ERP

Depois de levantar possíveis soluções, é muito importante conhecer melhor o desenvolvedor do sistema.

A empresa que oferece o sistema ERP precisa ter experiência no ramo. Além disso, oferecer bom atendimento, sistemas que funcionam sem problemas e todo o suporte necessário, tanto na implementação como o suporte técnico no pós-venda.

Procure fazer negócio com uma empresa idônea, de credibilidade e com boas referências no mercado. Para se certificar de que vale a pena contratar o desenvolvedor, busque cases de sucesso e escute a opinião de clientes mais antigos.

Verifique A Complexidade Da Implementação 

O processo de implementação de um sistema ERP nem sempre é simples, especialmente quando a sua empresa contrata um sistema novo e será preciso fazer a migração.

Por isso, antes de fechar negócio, procure saber como esse processo funciona e que tipo de suporte a empresa oferece.

Pesquise ainda sobre o tempo necessário para implementação e os impactos que isso pode causar na sua operação.

Além disso, também é importante que a empresa desenvolvedora ofereça todos os treinamentos necessários para garantir que o time interno domine a nova ferramenta!

Dicas Para Escolher O Melhor Software ERP

Agora que você já conhece os benefícios e os recursos que um sistema ERP possui, é a hora de analisar as opções do mercado, que são muitas!

Existem sistemas mais generalistas e os mais específicos e com tempo de implantação maior ou menor (depende da quantidade de funcionalidades).

Para que você não se perca no caminho, siga nossas dicas! Elas com certeza irão te ajudar nesta decisão. É de suma importância que você, como gestor, fique atento não só às necessidades atuais da sua organização, mas também às futuras!

Planejar os próximos passos é essencial e, para que seus planos se concretizem, é fundamental contar com informações para que suas decisões sejam assertivas. Confira as dicas práticas que preparamos para você!

Defina As Necessidades Da Sua Empresa

Antes de mais nada, você precisa definir quais são as necessidades ou dores que estão levando a esta busca por um sistema ERP de gestão integrado.

Você busca automatizar sistemas? Agilidade na gestão? Redução de custos? Abandonar as planilhas? Não se esqueça de verificar também os resultados que você quer alcançar com o novo sistema.

Para tanto, você, como gestor, deve revisar cada processo e característica do negócio, verificar os pontos que vale a pena automatizar, enfim, definir as atividades a serem otimizadas com o sistema.

Com base nessas informações, fica mais fácil compreender se o software atende ou não as peculiaridades da empresa.

BANNER Ferramenta gratuita para comparar ERPs e escolher o melhor

Avalie A Sua Estrutura Empresarial 

Também é importante avaliar a estrutura física da empresa. Não adianta contratar um software super completo se as máquinas atuais não suportam a sua operação, por exemplo.

É preciso garantir a presença dos equipamentos ideais, como computadores, servidores e boa conexão com a internet.

Dessa forma, você consegue garantir a melhor usabilidade da ferramenta contratada.

Analise O Seu Orçamento

A análise do orçamento também é um ponto muito importante. A aquisição de um sistema ERP é considerada um investimento e traz muitas vantagens. Mas ela não pode prejudicar o caixa da empresa e nem significar que o negócio trará prejuízos.

Por isso, antes de fazer a contratação, coloque tudo na ponta do lápis e escolha uma solução compatível com o poder de compra da empresa.

Priorize A Facilidade De Utilização

A usabilidade é um ponto muito importante na hora da escolha do sistema de gestão empresarial.

E ele deve ter ainda mais destaque quando o sistema será usado por inúmeros pessoas, com diversos níveis de conhecimento sobre sistemas e diferentes habilidades. É fundamental que todos operem o sistema ERP sem problemas!

As funcionalidades, possibilidades e comandos devem ser claros e intuitivos. Assim, após algum treinamento, os colaboradores da empresa já estarão aptos a operá-lo.

Garanta Que Seu Sistema Seja Personalizável

Como falamos, você deve entender quais são as necessidades da sua empresa antes de escolher um sistema de gestão empresarial.

Dessa forma, escolherá aquele que melhor se encaixa nelas. Ainda assim, o sistema ERP deve estar preparado para mudanças e adaptações ao longo do tempo.

Quem trabalha com gestão de empresas sabe que, com os anos, as necessidades mudam, tendências surgem e algumas práticas tornam-se obsoletas.

Por isso, para evitar problemas no futuro, escolha um sistema de gestão empresarial com a possibilidade de personalização.

Considere O Número De Usuários Permitidos No ERP

Esse é outro ponto muito importante, já que alguns sistemas ERPs limitam o número de usuários por pacote.

Contratar um pacote insuficiente para a quantidade de colaboradores da sua empresa pode dificultar o trabalho e a comunicação entre as pessoas, em vez de facilitar.

Verifique Se O Fornecedor Realmente Entende Do Sistema

Quando é avaliado o investimento em novos recursos, é importante ter em mente que a qualidade do produto ou serviço não é o único aspecto que determina se ele é bom ou ruim.

O segredo não é apenas adquirir as melhores ferramentas. Também é preciso ter um bom atendimento, um suporte para tirar dúvidas e ensinar os usuários sobre como explorar as funções do sistema.

Portanto, lembre-se sempre de avaliar o know-how do fornecedor dentro do segmento, a fim de garantir a melhor experiência possível. A dica nesse caso é procurar referências da empresa, sobretudo com empresas similares à sua.

Nesse momento, o que está em jogo são os cases de sucesso desse fornecedor e a credibilidade da marca no mercado.

O seu fornecedor realmente entende do sistema ERP?

Faça um bom trabalho de pesquisa para evitar prejuízos e maiores problemas no futuro na contratação de um sistema ERP.

Qual A Tecnologia Utilizada?

Conhecer a tecnologia utilizada no desenvolvimento do software também é importante e traz mais segurança para a sua escolha. Afinal, ninguém quer investir em uma tecnologia obsoleta ou com prazo de validade.

Essa pesquisa garante que você está adquirindo uma solução capaz de receber atualizações e com baixo custo de manutenção.

Os Módulos São Integrados?

Os melhores sistemas ERPs têm módulos totalmente integrados, pois isso garante a atualização constante das informações, trazendo mais confiabilidade para o trabalho e diminuindo os erros.

Certifique-Se De Que O Sistema É Seguro

O sistema de gestão empresarial escolhido vai armazenar todos os dados da sua empresa – sobre operações, finanças, clientes, processos, fornecedores e muito mais.

Ou seja, a segurança da informação é inegociável.

Então, na hora da escolha, priorize os softwares com um sistema confiável de encriptação e cifragem das informações e que conte com múltiplas camadas de confidencialidade.

Contrate Um Sistema Completo E Prático

Se você vai contratar um sistema de gestão empresarial, o melhor a fazer é escolher uma opção completa. Ele deve atender a todas as necessidades da sua empresa – ou que possa ser personalizado para isso.

Afinal, se você faz o investimento, é melhor garantir que ele resolva todos os seus problemas, não é mesmo?

Se você contratar um sistema de gestão empresarial incompleto, ainda precisará realizar algumas atividades manualmente.

Isso pode prejudicar todo o fluxo do trabalho e impedir que a empresa usufrua de todos os benefícios de contar com um sistema eficiente.

E, sem dúvidas, essa não é a melhor forma de gastar o dinheiro reservado para o investimento em um sistema ERP.

Considere Um Sistema De Gestão Na Nuvem

A computação em nuvem traz muitas vantagens para as empresas. A primeira é a segurança das informações. Quando elas são armazenadas nesse tipo de servidor, a preocupação com perda de dados é muito menor.

Além disso, armazenar em nuvem é muito menos dispendioso do que armazenar em grandes servidores, que, além de investimentos, demandam espaço físico.

Outra vantagem é que, quando os dados estão na nuvem, os colaboradores podem acessá-los de qualquer lugar.

Essa é uma característica essencial nos dias de hoje, já que o trabalho remoto deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade.

Faça Um Planejamento

Os colaboradores devem estar envolvidos na implantação de um novo sistema de ERP, bem como cientes do planejamento e cronograma de implantação.

Caso você não trace uma estratégia para inserir seu pessoal nesta nova realidade, existem grandes chances do projeto não obter sucesso.

Afinal, a pessoa que utilizará o sistema deve conhecer o potencial do que tem nas mãos e se engajar no processo.

É impossível escolher e implementar um bom ERP sem fazer o planejamento preparatório

Ter um plano estratégico de ações é um passo que deve ser dado antes mesmo da contratação do sistema. Isso ajuda a evitar dores de cabeça mais adiante.

Não Se Esqueça Da Implantação

O desafio não está apenas em escolher o software certo, mas em avaliar como se dará a implantação do mesmo. Isso que, se for realizada de forma equivocada, poderá causar o insucesso de todo o projeto.

Verifique todos os detalhes da implantação e se ela leva em conta as peculiaridades do seu negócio e todas as suas prioridades.

Mensure Os Resultados

Após finalizar o processo de implantação do sistema ERP, é importante acompanhar de perto o funcionamento da solução. Um bom desempenho depende também de um monitoramento constante por parte dos gestores.

Crie indicadores que se encaixem na rotina do seu negócio e monitore constantemente, só assim você saberá se a solução está gerando realmente resultados positivos.

Qual A Vantagem De Ter Um ERP Específico Para Indústrias Ou Distribuidoras?

Indústrias e distribuidoras são os segmentos que mais crescem na atualidade. É que a oferta de produto acabado tem aumentado e se tornado cada vez mais regulada por órgãos de garantia de qualidade.

Vivemos em uma era onde a sustentabilidade tem se tornado um assunto cada vez mais relevante.

Por conta disso, a mudança de cultura que envolve a preservação do ambiente tem exigido das indústrias, por exemplo, um controle cada vez mais apurado dos insumos.

Além disso, é preciso ficar de olho, também, na produção, bem como ter um controle mais criterioso das entregas desses produtos.

Para cada tipo de indústria ou distribuidora, o sistema ERP traz vantagens específicas. Falaremos sobre elas a seguir!

Indústria Química

Um sistema ERP específico para a indústria química pode ajudar as empresas a gerenciar seus processos de produção (planejamento, programação e controle). Também fortalece controle de qualidade (testes, análise e rastreabilidade) e segurança.

Esse tipo de indústria está sujeita a regulamentações rigorosas relacionadas à segurança, ambientalismo e saúde. Então, o sistema garante o cumprimento dessas normas ao rastrear ingredientes, fórmulas, data de validade e relatórios de conformidade.

Indústria De Alimentos

Uma indústria de alimentos é um exemplo perfeito de empresas que necessitam de um sistema ERP específico. Isso porque é necessário gerenciar seus processos de produção, controle de qualidade (validade) e rastreabilidade (origem até o consumidor final).

Essa rastreabilidade é indispensável, pois em casos de problema de segurança alimentar, o sistema ERP pode rastrear ingredientes desde a origem até o produto final, permitindo um recall eficiente.

Veja como um Software Especialista na gestão de Indústrias atua:

Distribuidora De Cosméticos

Um software específico para esse nicho auxilia as distribuidoras a gerenciar seus processos de vendas (pedidos, faturamento e cobrança), estoque (níveis de estoque, localização e histórico de vendas) e marketing (orçamento, execução e resultados).

Além disso, como os produtos cosméticos frequentemente têm prazos de validade, os ERPs podem ajudar a controlar essas datas, evitando a venda de produtos vencidos.

Distribuidora De Bebidas

Na distribuição de bebidas, a ferramenta é excelente para controlar os processos de vendas e logística (transporte, armazenamento e distribuição).

Ainda, a gestão de estoques de bebidas é complexa devido à variedade de produtos e embalagens. Os ERPs podem otimizar a gestão de estoques e minimizar rupturas.

6 Funcionalidades Necessárias Para Gestão De Indústrias E Distribuidoras

Quer saber quais funcionalidades são essenciais para a gestão de indústrias e distribuidoras com um sistema ERP? Confira a lista completa que preparamos.

1. Departamentos completamente integrados

Para uma distribuidora, por exemplo, a identificação da falta de um produto é um processo que exige urgência no plano de ação. Isso porque os pedidos dos clientes podem ser prejudicados em caso de possíveis faltas.

Imagine que o seu estoque é integrado com o setor de compras, por exemplo. Quando um produto é considerado faltante no estoque (estoque mínimo), o sistema automaticamente gera uma notificação de necessidade de compra no módulo de Compras.

Esse processo é essencial, pois organiza a rotina dos profissionais envolvidos neste processo, evitando assim o atraso na reposição de produtos essenciais.

Se a sua empresa não possui este recurso automatizado, está na hora de procurar por um Sistema ERP capacitado para automatizar os processos de gestão de compras.

2. Relatórios relevantes para análise gerencial

Uma das maiores vantagens de uma empresa que analisa dados para avaliar seu crescimento é a possibilidade de ter informações sempre atualizadas no sistema ERP.

Sendo assim, quando surgir a necessidade de um novo relatório ou gráfico que indique a situação real do negócio ou de determinado setor ou procedimento.

Para indústrias e distribuidoras, por exemplo, existem dois grandes relatórios relevantes para analisar as vendas.

O primeiro é o relatório de sazonalidade, o qual pode dar ao gestor um panorama completo do comportamento de vendas ao longo de um dado período.

Além disso, esse relatório permite saber quais produtos são mais vendidos em determinadas épocas do ano.

Isso é essencial para empresas que costumam traçar estratégias de marketing específicas para diferentes épocas do ano, como datas comemorativas, por exemplo.

Outro relatório altamente relevante para a rotina de distribuidoras, por exemplo, é o relatório de acompanhamento dos pedidos. Isso porque dá à empresa o controle total do status atual dos produtos que estão vinculados a pedidos específicos.

3. Gestão consolidada dos canais de vendas

Imagine uma indústria que está presente nos mais diversos canais de vendas como:

  • lojas físicas;
  • e-commerces;
  • Whatsapp;
  • Instagram;
  • Facebook Marketplace;
  • representantes externos de vendas.

Sabemos que cada canal consome os produtos de um mesmo estoque. Então como evitar que dois canais acabem vendendo o mesmo produto?

É justamente neste contexto que um sistema de gestão especializado em Indústrias e Distribuidoras entra com sua automação e inteligência.

6 principais funcionalidades de um bom ERP para indústrias e distribuidoras

1. Setores 100% integrados
2. Relatórios relevantes para a gestão
3. Gestão consolidada dos canais de venda
4. Controle de estoque integrando matriz e filiais
5. Planejamento de compras
6. Controle financeiro otimizado

Ao integrar todos os canais em um mesmo gerenciador de estoque automático, o sistema ERP bloqueia determinados pedidos.

Depois, notifica o usuário de modo a evitar que um mesmo produto seja vendido por canais diferentes simultaneamente.

Uma tecnologia assim resume uma série de dores de cabeça com clientes, já que uma venda de produto inexistente pode atrasar a transação de determinados pedidos. Isso causa, enfim, a temida insatisfação.

4. Controle de estoque que integra matriz e filiais

Existem recursos primordiais que todo estoque precisa ter para garantir a saúde das vendas das empresas.

Um controle de estoque ideal conta com demonstrativos de estoque disponíveis, configurações de estoque mínimo.

O sistema notifica o setor de compras da escassez de determinado produto, reserva de estoque e estoque em poder de terceiros.

Com todos esses recursos, o controle de estoque da matriz consegue gerenciar inclusive a presença de produtos em poder das filiais.

Assim, não perde oportunidades de vendas pelo risco de não saber se o produto de fato existe ou não.

5. Planejamento de compras

Para que o plano de compras seja consistente e eficaz, ele exige informações da integração de 3 áreas essenciais: vendas, estoque e financeiro.

Ou seja, para realizar seu planejamento, você necessita de relatórios que demonstrem: volume de vendas, volume de estoque e capacidade financeira.

A partir dessas três informações essenciais, você consegue saber quais produtos são mais vendáveis e quais deles faltam/sobram em estoque.

Também é possível ver e qual sua capacidade financeira para investimento em determinados produtos.

Isso quer dizer que sua margem de contribuição deve estar automatizada, além de indicar o lucro sobre os produtos.

Sem isso, você não terá como saber se o seu departamento financeiro possui capital suficiente para aquisição de produtos A ou B.

6. Controle financeiro otimizado

Todos os investimentos das indústrias e distribuidoras, sejam eles em recursos produtivos ou recursos humanos, passam pelo crivo financeiro.

Em outras palavras, sem capital não há como produzir bens ou contratar pessoas.

Um sistema de controle financeiro dá a você a automatização de áreas relevantes para sua saúde financeira como:

  • fluxo de caixa;
  • contas a receber e a pagar;
  • conciliação bancária;
  • gestão de contratos;
  • fechamento de caixa;
  • emissão de notas fiscais (NF-e);
  • relatórios financeiros essenciais para análise de estratégias de investimento, como o DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício), por exemplo.

Se o Sistema ERP para Indústria ou Software para Distribuidora que tem procurado possui essas funcionalidades, você pode considerar positiva a aquisição.

E é claro, não apenas por questões relacionadas a preço, mas principalmente ao custo-benefício que uma ferramenta completa traz a longo prazo.

Para muitas empresas que almejam crescer e expandir suas vendas no mercado, a escolha do sistema ERP aliado a um produto de qualidade e com preço competitivo é a fórmula necessária para a evolução acontecer.

O Investimento Em Sistema Gera Um Retorno Positivo Para A Empresa?

Para as empresas que estão se habituando à cultura de analisar indicadores para avaliar seu próprio crescimento, é importante observar a aquisição de software como um investimento para aumentar a produtividade da organização.

Um sistema ERP traz retornos positivos para a sua empresa, inclusive no ROI!

Desta forma, cabe calcular o ROI (Return On Investment) – do inglês Retorno Sobre o Investimento. A ideia é que você tenha uma visão panorâmica do real valor que uma ferramenta de gestão agrega ao seu negócio.

Como calcular o ROI do meu Sistema ERP?

Para iniciar esta seção, é importante mencionarmos que criamos um post completo sobre o significado de ROI e sua importância na avaliação de resultados – não deixe de conferi-lo.

Contudo, aqui exemplificaremos como calcular o ROI do sistema ERP.

1. Identifique primeiramente o valor do investimento

Para isso você deverá somar o valor de licença do software (se mensal, semestral ou anual), previsto em contrato, e somar com o valor de implantação do Sistema ERP. A soma desses dois elementos resultará no investimento total em Software de Gestão.

É importante lembrar que caso tenha contratado algum curso, ou pacote de treinamento para que sua equipe aprenda sobre o software, é importante incluir também este valor.

É que ele compõe o investimento total que você fez no Sistema de Gerenciamento escolhido.

Após ter este valor, vamos caminhar para o próximo passo.

É preciso identificar quais áreas da empresa foram (ou serão) automatizadas, ou quais profissionais substituídos pela solução em função da automatização de processos.

2. Identifique a economia (lucro) que você terá a partir das automatizações do software

Neste momento você identifica quais áreas que sofreram troca ou substituição de profissionais pelo sistema (auxiliando a reduzir custos trabalhistas + salários). Também aponta o tempo reduzido em processos de estoque, por exemplo.

Isso porque o software aumenta a eficiência de determinados processos que antes geravam retrabalho ou morosidade nos procedimentos.

Você vai identificar o valor de economia que terá a partir do momento em que tudo estiver automatizado e funcionando com agilidade.

Depois, será possível aplicar o cálculo para saber a porcentagem de ROI que a sua organização teve a partir da implantação do sistema ERP.

3. Aplique a fórmula de ROI do seu Sistema ERP

Você já identificou seu lucro (economia) a partir do uso do Sistema de Gestão, e também já identificou o valor total investido na aquisição do software. Então, aplique a seguinte fórmula:

Fórmula do ROI =  [(lucro – investimento) / investimento] x 100   

Para ficar mais claro, exemplificaremos com o seguinte cenário:

  • Sua empresa obteve um resultado de cálculo de lucro de R$ 20.000;
  • Sua empresa calculou um investimento em sistema ERP de R$ 15.000.

Logo: 

FÓRMULA

ROI = [(20.000 – 15.000) / 15.000] x 100
ROI = (5.000 / 15.000) x 100
ROI = 0,33333333 x 100
ROI = 33,33%

Com base neste cálculo, sua empresa pode tranquilamente adquirir o sistema ERP, uma vez que o retorno sobre o investimento (ROI) ficou positivo em 33,00%.

Adquirir um software requer muita análise, mas observe que a jornada de aquisição é só uma etapa do processo.

Adiante você confere outras etapas importantíssimas que também exigem de você maior atenção.

Como funciona a implantação de um ERP? Quais os desafios?

Nem só de aquisição de software vive a empresa.

Em outras palavras, o relacionamento com uma nova ferramenta para gerenciamento não se resume em apenas analisar a funcionalidade do software ou o valor de mensalidade.

Siga um planejamento na hora de implementar o ERP

A implantação é fundamental para o processo de implementação da nova ferramenta no ambiente da empresa e na rotina dos profissionais envolvidos.

Muitas empresas começam utilizando softwares gratuitos ou compactos para gerenciamento financeiro, compras ou vendas.

Mas, em um dado momento de seu crescimento, surge a necessidade de evoluir, implantando uma nova ferramenta para gestão do negócio.

Por outro lado, existem empresas que já no início entendem o valor de uma gestão organizada. Assim, apostam em um Sistema ERP para se lançarem no mercado já com uma gestão segura.

Em ambos os casos, se faz necessário analisar uma premissa básica: o processo de implantação do novo software.

Isso porque a falta dessa observação pode trazer dores de cabeça desnecessárias que poderiam ser evitadas com o devido planejamento.

Então, antes de prosseguir com a aquisição, é necessário observar alguns pontos relacionados à implantação de sistemas, os quais desmembramos a seguir.

Quais São As Etapas Para Implantação De Um Software ERP?

Confira o passo a passo de uma implantação de sistema ERP que separamos para você seguir!

Levantamento de dados

Nesta etapa, a empresa de sistema ERP deve realizar uma verdadeira imersão na realidade do cliente a ser implantado. A ideia é conhecer os processos e as etapas essenciais para o funcionamento da empresa.

Isso inclui desde os processos de compras de materiais, até o acompanhamento da venda final.

Este processo é sensível, uma vez que, mudar bruscamente os processos da empresa em detrimento de um novo sistema ERP pode gerar desconforto nos profissionais envolvidos.

Isso pode gerar também uma espécie de “congelamento” do fluxo de aprendizado da nova ferramenta de gestão.

Mapeamento dos processos

Após o levantamento de informações sobre o modo de trabalhar da empresa, é necessário adequá-lo à realidade de controle do sistema ERP.

Neste momento, é possível acontecer a quebra de produtividade, uma vez que algumas etapas podem sofrer alterações, ou até deixar de existir.

É que, ao passo que, dependendo das adequações do sistema ERP, a empresa pode passar a contar com etapas inéditas.

Então, registrar e documentar esse novo mapeamento é essencial para a equipe poder se orientar até que os novos processos sejam incorporados no dia a dia.

Transferência de dados entre sistemas

Esta etapa diz respeito ao salvamento dos dados que a empresa já tem no sistema antigo. Alguns incluem registros de vendas, cadastros de clientes e de listas de produtos, insumos e processos.

Ou seja, todos os dados precisam ser salvos, pois eles são nada menos do que o histórico da empresa.

É comum as empresas de sistema ERP permitirem a integração dessas informações com o Excel para os dados poderem ser exportados e enfim importados no novo sistema.

Assim, evita-se o retrabalho relacionado à redigitação de dados individuais.

Cronograma de implantação

O próximo passo é estabelecer a virada do sistema ERP, bem como a ordem de treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos.

Acompanhamento e homologação

Após a virada do sistema ERP, é comum as empresas de software acompanharem a execução dos processos no novo sistema.

Etapas de implantação do ERP

- Levantamento de dados
- Mapeamento de processos
- Transferência de dados entre sistemas
- Cronograma de implantação
- Acompanhamento e homologação
- Sistema de produção
- Preparar para implementação física, se necessário
- Aprendizado sobre o ERP 
- Preparação da equipe
- Integração com outras ferramentas

Dessa forma, podem garantir a perfeita usabilidade da solução, ou efetuar ajustes para a empresa extrair o melhor da nova ferramenta.

Sistema em produção

Esta é a última etapa. Dada a finalização da homologação, a empresa que implantou a nova solução segue então para a fase de produção.

Ou seja, dar andamento aos processos da empresa já no novo ambiente, com a nova realidade de gerenciamento.

Geralmente nesta etapa, a empresa de sistema ERP já não se envolve mais na rotina dos novos usuários.

Porém se coloca à disposição por meio do time de suporte ao usuário, a fim de garantir o bom funcionamento do sistema e, porque não dizer, da empresa em si.

Software Cuja Implantação Envolve Uma Pessoa Presente Fisicamente Na Sua Empresa

Atualmente, muitas empresas de sistema ERP fecham negócios virtualmente. Mas, é comum que algumas delas tenham como parte de seu processo de implantação o envio de um ou mais técnicos para acompanhar a virada do sistema na empresa.

Por isso é importante ficar atento. Isso porque trazer uma pessoa para realizar a implantação técnica requer de você a preocupação com os custos de viagem, hospedagem e alimentação e transporte local deste técnico.

Sua empresa não tem intenção ou disponibilidade financeira para arcar com tais custos? Então, é interessante optar por empresas de software cujo processo de implantação ocorre na modalidade 100% remota, ou seja, totalmente online.

Softwares Cujo Processo De Aprendizado Consiste Na Compra De Pacotes De Treinamento

Outro fato comum no ramo de sistema ERP é o próprio processo de aprendizado do software.

Obviamente que para a maioria dos colaboradores da sua empresa, o novo sistema ERP será novidade.

Então, será necessário que todos passem por um período de treinamento da nova ferramenta a fim de extrair o melhor do Software Empresarial.

Algumas empresas de software já embutem o treinamento do sistema aos colaboradores no mesmo pacote de implantação, enquanto outras vendem pacotes de treinamento nas conhecidas “Universidades Online”.

Essas plataformas são uma espécie de biblioteca de vídeos tutoriais que ensinam passo a passo do Sistema ERP.

Existem exemplos como o da WebMais Sistemas, cujo pacote de implantação já oferece acesso a uma plataforma de vídeos tutoriais totalmente gratuitos.

Dessa forma, você aprende os procedimentos detalhados referentes a cada módulo do sistema.

Não significa dizer que um exemplo ou outro esteja errado. Na realidade, tudo depende da sua disponibilidade de recursos para investimentos.

A Equipe Precisa Estar Preparada Para Se Adequar Ao Novo Software

Geralmente, quem fecha negócios em relação a um novo sistema ERP para empresa, são pessoas tomadoras de decisão. São CEOs, sócios-proprietários, diretores, gestores, enfim, pessoas do alto escalão da organização.

Desse modo, pode acontecer de a nova aquisição ser desconhecida pelas pessoas que realmente irão utilizar o sistema em suas rotinas administrativas diárias. 

A aquisição de um software ou sua implantação sem conhecimento da equipe de modo geral pode gerar uma série de desconfortos.

Treinamento sobre o ERP é importante para que ele seja usado corretamente

É possível que isso implique até em congelamento de processos ou falta de preparação para extrair as informações do sistema antigo para importar ao sistema novo.

É ideal que você prepare a sua equipe, realize reuniões para que todos enxerguem o real valor da troca da ferramenta de gestão.

Se possível, que participem de demonstrações-chave da ferramenta. Assim, o colaborador pode identificar possíveis lacunas no sistema que poderiam ser prejudiciais à empresa, por exemplo.

Um claro exemplo disso são sistemas ERP que atendem somente segmentos específicos, não funcionando para outros segmentos.

Também existem sistemas que não estão preparados para geração de alguns tipos de documentos fiscais exigidos em algumas áreas do mercado.

Existem também aqueles sistemas que não estão adequados para atender algumas especificidades tributárias de determinados municípios. Detalhes como esses às vezes só são percebidos pelo profissional que realmente lida com tais processos dia a dia.

Procure Por Um Software Que Se Integre A Outras Ferramentas

Sabemos que um sistema ERP faz muito, porém não faz tudo.

Apesar de a gestão ser a alma que orienta os negócios, existem algumas atividades que exigem da organização a contratação de ferramentas auxiliares. Isso é necessário para o melhor funcionamento de certas áreas.

Pensando nisso, imagine um setor de vendas que precisa ampliar seus canais comerciais para expandir sua marca no mercado.

Muitas empresas optam, por exemplo, por ampliar sua presença na internet, vendendo seus produtos em e-commerces.

Mas, ao contratar uma plataforma de e-commerce, você deve ficar atento! O volume de pedidos dessas vendas online vai precisar ser controlado a partir de um sistema ERP empresarial.

Agora imagine se este sistema que você adquiriu não integra com a plataforma que acabou de contratar para lançar seus produtos na internet!

Certamente isso gerará uma série de dores de cabeça, além da criação de processos manuais e controles paralelos para adequar o e-commerce à realidade do sistema que você adquiriu.

É Preciso Contar Com A Tecnologia

Essa realidade mostra a grande importância de um sistema ERP com capacidade para integrações estratégicas.

Isso significa que devem ser flexíveis para criação de APIs que permitam o fluxo de dados entre o sistema e outras plataformas de tecnologia.

Além de e-commerces, existem outras plataformas que necessitam de integração com o sistema ERP da empresa para integração de dados. Outro exemplo dessas plataformas são os aplicativos mobile.

É comum algumas empresas contratarem terceiros para desenvolverem apps personalizados para ampliar seus canais de vendas ou de contato com seus consumidores.

Com isso, mais uma vez percebe-se a necessidade de integração com o sistema ERP para que as informações tratadas no app não fiquem alheias às informações do ERP.

BANNER ERP eficiente = toda a sua empresa integrada
Mais Exemplos

Para finalizar as exemplificações, existem plataformas muito importantes para empresas que querem ter uma presença forte no mercado digital, que são as plataformas de Marketing e CRM.

Por meio delas, as empresas podem organizar sua carteira de clientes, bem como suas listas de prospecções para suas estratégias de marketing.

Neste contexto comercial, também é necessária a integração das plataformas com o ERP da empresa.

Do contrário, todas as informações de vendas ficam fragmentadas, ora no CRM ora no Sistema ERP.

Com base nesses aspectos apresentados acima, você deve ficar atento na possibilidade de integrações com as seguintes plataformas:

  • e-commerce;
  • marketplace;
  • CRM;
  • sistema de pré-venda;
  • software de Inbound Marketing;
  • integração com Aplicação Mobile;
  • Contabilidade;
  • integração com Instituições financeiras para transmissão de layouts (Bancos, Cooperativas);
  • WMS (Warehouse Management System) – Sistema para gerenciamento de Armazém;
  • integração com sistemas de transportadoras para rastreio de mercadoria em trânsito;
  • BI (Business Intelligence) Sistema para análise de dados e estatísticas;
  • sistema de Gestão da Qualidade.

O Sistema ERP que você está prestes a contratar possui integração com todas as plataformas mencionadas acima?

A capacidade de ser integrável é um ponto altamente positivo, pois permite à organização optar por diversas ferramentas auxiliares que ajudam em sua expansão.

Tenha em mente que sua empresa está em curva de crescimento. Com a evolução vêm também novas parcerias.

Nada disso funciona bem se o seu sistema ERP não estiver preparado para evoluir na mesma velocidade.

Tendências Para Os Próximos Anos No Mundo Do ERP

Desde o início do surgimento do conceito de ERP, como vimos no início deste guia,  percebemos que a evolução do software de gestão acompanhou a evolução da tecnologia da computação.

As linguagens de programação foram dando forma aos softwares, sempre no intuito de melhorar a experiência e a performance do usuário final. Assim, facilitando sua rotina e tornando-a mais prática e segura.

Partimos, então, de sistemas ERPs que rodavam em grandes computadores, até a realidade atual.

Hoje,por meio da responsividade, projetamos o ERP para dentro de nossos inseparáveis smartphones.

Dificilmente uma pessoa envolvida no meio urbano consegue viver uma vida alheia à cultura mobile.

Em outras palavras, nossa sociedade se adaptou ao Touch Screen, e também à veiculação de informações de modo instantâneo (em tempo real).

A Febre Do Mobile

Isso tem se mantido de uma forma tão forte, que nossas principais tarefas foram incluídas nos sistemas operacionais mobile. E eles ficam conosco 90% (se não 100%) do nosso tempo.

Essa realidade trouxe não somente nossos afazeres diários para dentro dos smartphones como também nosso trabalho.

Tudo pode ser feito pelo celular! Do lançamento de notas até mesmo as reuniões para decisões estratégicas.

Além disso, aliado ao conceito de computação na nuvem, o usuário pode realizar suas tarefas administrativas a partir de qualquer lugar. Mas, é claro, será preciso ter internet disponível.

Esse panorama virtual que trazemos aqui mostra que a tendência do mundo é deixar o maior número de detalhes sobre nossa vida e rotina dentro de dispositivos móveis.

Ilustração com robô apontando para telas de computador, e o título "Como será o ERP nas próximas décadas?"

A proposta é tornar nosso dia mais prático por meio da busca por informações de modo instantâneo. Sendo assim, confira algumas das principais tendências para os sistemas ERPs nos próximos anos

Responsividade: O Que É Sistema Responsivo?

O sistema responsivo diz respeito a plataformas virtuais desenvolvidas de modo a se adaptar às diferentes telas de dispositivos mobile (tablets e smartphones).

Um sistema ou site responsivo se adequa perfeitamente à visualização mobile, oferecendo ao usuário uma experiência completa de interação com o conteúdo.

Quando um sistema é desenvolvido com objetivo de performance dedicada somente aos dispositivos desktop, ignorando o dimensionamento mobile, a visualização é dificultada.

Com isso, a experiência torna-se em alguns momentos até inviável, ou seja, significa dizer que tal sistema ou site não é responsivo.

Sistemas Que Rodam Em Smartphones (Mobile First)

Atualmente, o desenvolvimento de software precisou se adequar à cultura mobile.

Em outras palavras, se rendeu ao fato de que o usuário atual de tecnologia prefere a mobilidade. Isso ocorre mesmo tendo as informações resumidas de um modo limitado na tela de um celular.

Isso porque ele se sente seguro sabendo que o controle de seus afazeres ou até mesmo de suas atividades administrativas estão a um touch de distância.

O conceito de SaaS (Software as a Service), o qual se difundiu enquanto as empresas passaram a adotar softwares na nuvem, leva a tecnologia a um novo patamar.

Isso porque, nesta metodologia, até mesmo os servidores são virtuais. Isso significa que o usuário tem seus bancos de dados acessados por login e senha na internet, sem necessidade de ter gastos com aquisição e manutenção de servidor físico.

Todos esses fatos apontam para um futuro onde a tecnologia se constrói no mundo digital da internet, primando pelo objetivo mobile first (prioridade aos dispositivos mobile).

A Tendência Do Software Customizável

Ainda nesse assunto relacionado à evolução e às tendências do mercado de sistema ERP, vemos a ascensão de empresas conhecidas também como software houses.

Essas organizações trabalham por demanda. Então, ao invés de desenvolverem uma solução estruturada, desenvolvem soluções específicas de acordo com as necessidades do cliente, podendo ser softwares ou apps para processos específicos.

Um forte exemplo dessas empresas que demandam personalizações tecnológicas são as franquias.

Atualmente é comum que os sistemas ERP para franquias sejam personalizados, já que cada estabelecimento possui uma forma peculiar de atendimento e também de linha de produção.

Para se manter no mercado, uma franquia precisa buscar, acima de tudo, um diferencial competitivo para atrair pessoas. Pode ser pela qualidade dos produtos, pelo atendimento ágil, ou até mesmo pela forma como divulgam suas comunicações.

Por causa dessa realidade tão específica, acaba se tornando comum a procura por empresas de software que desenvolvem soluções personalizáveis, que atendam detalhes específicos de cada estabelecimento.

Ao contrário disso, as empresas mais tradicionais desenvolvem sistemas de modo diferente. Os clientes que os adquirem precisam, muitas vezes, adequarem sua realidade para suprir os requisitos dos fluxos de processos pré-estabelecidos dentro da ferramenta de gestão.

Ou seja, é a empresa se adequando ao sistema, e não o sistema se adaptando à empresa.

Os ERPs customizáveis já são realidade

Software personalizável é a melhor opção?

Acreditamos não haver resposta certa ou errada para essa questão.

Mas, é interessante observar os possíveis riscos antes de adotar uma abordagem mais personalizável para o seu negócio.

Quando se trata de empresas como franquias, cujo estabelecimento possui tamanho limitado e o atendimento é padronizado, é interessante pensar em um sistema ERP personalizável. A ideia é atender, sobretudo, a agilidade de alguns processos.

Contudo, também existem empresas maiores cujo atendimento de burocracias mais complexas é uma realidade necessária.

Nesses casos, é interessante avaliar a possibilidade de um sistema ERP com estrutura de fluxo de processos pré-definida e padronizada com a legislação vigente.

Também é importante observar que nossa legislação está em constante evolução para atender aos diversos tipos de mercados e situações novas que surgem a cada ano.

Por isso, é importante contar com um fornecedor cuja evolução do produto é algo constante e consistente.

Consultoria

Além disso, este fornecedor deve contar com uma equipe de apoio ao usuário e consultoria especializada para. É preciso atender às dúvidas e esclarecer os processos novos que surgem alinhados às atualizações da legislação.

Neste sentido, fica mais claro ainda o argumento de que a melhor opção de sistema ERP para o seu negócio, é um sistema com funções específicas para o ramo que atua.

Ou seja, procure um sistema especializado em indústrias caso você desenvolva produtos para o mercado, ou um sistema para distribuição, caso você seja deste ramo.

Se o seu modelo econômico é voltado para o comércio e varejo, procure um Sistema ERP que atenda às especificidades de PDV (Ponto de Venda).

Esse cuidado é importante para que, além da gestão financeira, sua empresa tenha uma solução capaz de agilizar o processo de venda direta.

Qual A Diferença Entre ERP On-Cloud (Na Nuvem) X ERP On-Premise?

Atualmente, existem dois tipos de sistemas ERP: on premise e cloud. Mas, antes de explicar as principais diferenças entre ambos, é importante que você se familiarize com os dois conceitos!

ERP On-Cloud (Nuvem) 

O sistema ERP on-cloud é aquele que utiliza um servidor em nuvem, como já explicamos aqui. A sua principal característica é que ele não armazena informações em espaços físicos, ou seja, nas máquinas utilizadas para rodar os programas. 

Todos os dados ficam salvos em servidores em nuvem e, por isso, podem ser acessados de qualquer lugar – basta que o usuário faça login na plataforma.

ERP On-Premise 

O sistema ERP on-premise, por sua vez, é instalado nos computadores da empresa e, por isso, toda a responsabilidade da sua gestão é da empresa que o adquire.

O on premise também é chamado de servidor e é uma estrutura física implementada no ambiente físico da empresa.

Esse equipamento é interligado aos demais aparelhos da empresa e armazena os dados tratados pelo time durante as suas atividades.

Na prática, os dois sistemas ERPs têm os mesmos objetivos e podem até ter as mesmas funcionalidades.

A diferença é a forma como os dados são armazenados. Um faz isso usando servidores em nuvem e, o outro, um servidor físico.

Por isso, o primeiro é mais vantajoso. Além de garantir o acesso às informações de qualquer lugar, ele é imune a acidentes e quedas de energia, por exemplo. Isso traz ainda mais segurança para os dados.

BANNER O futuro é agora! Conheça o ERP na nuvem da WebMais

Por Que O Software Erp É Modular?

O ERP é projetado de forma modular por diversas razões importantes.

Uma das principais é a flexibilidade para escolher os módulos que atendem às suas operações específicas. Ela ajuda a economizar no investimento e facilita a manutenção.

Essa adaptabilidade oferece aos estabelecimentos os pontos de vista departamentais e por segmento. Vamos entender um pouco mais sobre cada um.

Visão Departamental

As empresas têm uma variedade de departamentos, cada um com necessidades específicas. Por exemplo, o departamento financeiro tem requisitos diferentes do departamento de vendas ou de produção.

Cada um deles pode precisar de funcionalidades específicas essenciais para suas operações. O módulo de contabilidade, por exemplo, precisa de recursos contábeis, enquanto o módulo de vendas requer recursos de gerenciamento de vendas.

A modularidade permite que as empresas escolham os módulos específicos que atendem às suas necessidades. Isso evita a sobrecarga de funcionalidades desnecessárias e reduz custos.

E apesar de operarem de forma independente, os módulos podem ser integrados e as informações fluírem de um setor para outro. Isso melhora a colaboração entre eles e permite uma visão unificada das operações.

Visão Por Segmento

Empresas atuam em diferentes setores, como manufatura, varejo, saúde, serviços financeiros etc. Cada um deles tem requisitos específicos em termos de processos e regulamentações.

Os módulos do ERP podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada setor.

Por exemplo, um módulo ERP para uma empresa de manufatura pode incluir funcionalidades para controle de estoque e produção. Já um para uma empresa de serviços financeiros pode se concentrar em contabilidade e gestão de ativos.

A modularidade permite a adaptação a mudanças no ambiente de negócios. Se uma marca diversificar suas operações para outro setor, pode adicionar módulos específicos para atender às novas necessidades.

Assim, elas podem começar com um conjunto básico de módulos. À medida que crescem ou mudam de foco, podem adicionar novos módulos para atender às demandas em evolução.

Como Fazer A Implantação De Um ERP?

A implantação do sistema ERP na empresa não é um processo simples. Ele envolve várias etapas e deve ser feito com muito cuidado para evitar que dados se percam e que a operação sofrerá o menor impacto possível.

O primeiro passo é tomar a decisão. Depois, é necessário conversar com todos os colaboradores para entender as necessidades de cada um e garantir a colaboração de todos.

O ideal é selecionar algumas pessoas e criar um comitê responsável pela migração ou implementação. Também será preciso fazer backup de todos os dados.

É muito importante que a empresa desenvolvedora se envolva nesse processo, oferecendo todas as instruções e treinamentos necessários. Isso é essencial, já que cada empresa tem o seu processo de migração e cadastro de dados.

Terminou a implantação do ERP? Revise tudo e garanta que está funcionando

Ao final do processo, você deve se certificar de que tudo está funcionando corretamente e que todos os funcionários já sabem operar o novo sistema.

Como Um ERP Pode Ajudar A Impulsionar O Meu Negócio?

O sistema ERP não somente organiza os dados e informações da sua empresa, como oferece relatórios e demonstrativos, sejam eles gráficos ou em planilhas. Eles trazem números reais sobre o desenvolvimento de cada área da empresa.

Isso dá a você a oportunidade de tomar decisões de expansão do seu empreendimento com base em dados reais sobre suas finanças, vendas, estoque e produção.

Você leu este e muitos outros conteúdos falando sobre a importância de um Sistema ERP para a sua empresa, mas não conseguiu entender a real necessidade de ter uma ferramenta de gerenciamento consistente para o seu negócio?

Por isso, agora traremos a resposta que você precisa. 

É comum algumas empresas, sobretudo as indústrias, se preocuparem com aspectos fisicamente estruturais, ou até mesmo com a tecnologia envolvida nos processos produtivos.

Além disso, muitas vezes, deixando a gestão resumida somente em sistemas simplificados que competem com as próprias tabelas de Excel, ou controles realizados em papéis.

Ausência Do ERP

Mas a ausência de um sistema ERP atrapalha alguns processos enquanto a empresa precisa dar um passo maior rumo ao crescimento. Nesse meio tempo, precisa contar com dados reais do negócio, a fim de tomar decisões de grandes investimentos.

Isso exige dos colaboradores uma tarefa árdua de pesquisa e rastreamento manual de dados para compor as decisões.

A escolha de um sistema ERP para a empresa deve ser planejada em todos os detalhes. Por isso, este guia reúne o conteúdo mais completo possível para atingirmos dois principais objetivos. Eles são:

  • reforçar o conceito de ERP e sua real importância: Gerenciar dados de empresas que visam um crescimento consistente, bem como uma competitividade mais abrangente no mercado;
  • fornecer informações específicas sobre os tipos de sistemas ERP: agrupar dados sobre as empresas desenvolvedoras. Sua empresa deve escolher a ferramenta ideal que atenda sua realidade, mas também projetar e administrar seu crescimento em larga escala para o futuro.

Quais Os Principais Sistemas De Gestão Empresarial Do Mercado?

O melhor sistema de gestão empresarial é aquele que atende às necessidades da empresa e pode ser personalizado no futuro. Isso porque pode ser necessário acrescentar alguma funcionalidade diante de mudanças na empresa.

No entanto, se você está buscando algumas indicações, confira a lista preparada com alguns sistemas destacados no mercado:

  • WebMais: é um ERP completo, incluindo funcionalidades de diversos outros softwares. Permite o gerenciamento de toda a operação, finanças, pessoas, fornecedores, clientes, estoque, logística, contabilidade, processos, entre outras coisas;
  • Conta Azul: é um dos softwares mais populares de gestão financeira;
  • Zendesk: é um software voltado para o atendimento de cliente muito usado por empresas de diversos lugares do mundo;
  • Trello: é um eficiente software de gestão de projetos;
  • Agendor: é um CRM completo, que facilita a gestão dos clientes de uma empresa.
BANNER Sistema de gestão empresarial completo e integrado para indústrias e distribuidoras

Quando Devo Implementar Um Erp Na Minha Empresa? 

Existem alguns sinais que podem indicar que é hora de implementar um sistema ERP na sua empresa. Por exemplo, se os processos estão desorganizados, levando a erros, ineficiência e perda de receita, o sistema ERP ajudará na padronização e automatização.

Caso os dados estejam descentralizados, dificultando a tomada de decisão rápida e assertiva, o software ajudará a reuni-los em um único local, fornecendo uma visão abrangente.

Consequentemente, é uma forma de melhorar a comunicação interna e até externa, caso tenha vendedores nas ruas. Com informações mais precisas, você também evitará redundâncias e retrabalhos.

Portanto, se a sua equipe costuma perder tempo e recursos com esse tipo de problema, é hora de adotar essa ferramenta.

Outro sinal é o crescimento da sua empresa. Conforme ela se destaca, é possível automatizar tarefas, gerenciar recursos e fornecer insights para ajudar nesse processo de forma sustentável.

Dessa maneira, se há muitos departamentos para gerenciar, ou mesmo um médio a grande estoque, o sistema será muito útil por registrar tudo de forma automática.

E claro, se a concorrência usa sistema ERP, você não pode ficar para trás. Desse modo, poderá se manter competitivo ao decidir quais ações deve seguir com mais precisão.

Como É A Integração Com Outros Sistemas De Gestão?

A integração de um sistema ERP com outros sistemas de gestão e processos em uma empresa otimiza a eficiência, a precisão e a colaboração entre os diferentes departamentos.

Essa assimilação pode ocorrer de várias formas, dependendo dos sistemas envolvidos, dos requisitos específicos da empresa e da capacidade do ERP contratado pele seu negócio.

Mesmo assim, existem formas específicas para integrar a sua ferramenta que potencializam o seu controle. Abordaremos mais sobre elas a seguir.

Confira aqui 5 passos para otimizar os seus processos gerenciais:

Integração Dos Setores Da Empresa

A integração entre setores da empresa permite que diferentes departamentos compartilhem informações de maneira eficaz.

Por exemplo, o departamento de vendas pode acessar dados atualizados de estoque diretamente do sistema ERP. Isso permite que as equipes de vendas forneçam informações precisas sobre a disponibilidade de produtos aos clientes.

O ERP atua como uma fonte centralizada de informações que todos os departamentos podem acessar e atualizar em tempo real. Dessa forma, não existe a necessidade de perguntar uns aos outros e esperar o tempo de resposta.

Conciliação Bancária

A conciliação bancária é a comparação de registros financeiros internos da empresa com os registros bancários.

O sistema ERP pode se integrar diretamente com as transações bancárias, importando extratos bancários e conciliando-os com as transações registradas no sistema.

Esse tipo de ação ajuda a identificar discrepâncias, reconciliar contas e manter um controle preciso das finanças.

E-commerce E MarketPlaces

Se você vende online, precisa desse tipo de integração. O sistema ERP pode se integrar com essas plataformas para automatizar processos como processamento de pedidos, gestão de estoque, cálculo de impostos e emissão de notas fiscais.

Assim, garante que as informações de vendas online sejam integradas perfeitamente com os sistemas internos da empresa, economizando tempo e evitando erros.

Integrações do ERP WebMais:

- Todos os setores da empresa
- Conciliação bancária
- E-commerce e Marketplaces
- Integração contábil
- Aplicativo de vendas

Integração Contábil

As transações financeiras registradas no sistema ERP precisam ser refletidas corretamente nos registros contábeis.

Quando bem integrado, esse sistema pode exportar dados contábeis, como lançamentos de contas a pagar e a receber, para o software contábil da empresa.

Dessa forma, simplifica o processo de geração de relatórios financeiros e garante a conformidade contábil.

Aplicativo De Vendas

A integração de aplicativos de vendas com o sistema ERP permite que a equipe de vendas acesse informações relevantes diretamente de dispositivos móveis.

Eles podem verificar o estoque, criar pedidos de vendas, verificar o histórico do cliente e muito mais em tempo real.

Essa integração ajuda a melhorar a eficiência das equipes de vendas a oferecer um serviço mais ágil aos clientes, aumentando a satisfação deles.

Qual O Melhor ERP Para Pequenas Empresas?

O ERP WebMais é a melhor opção para empresas de diversos portes, incluindo as EPP.

Para as pequenas empresas, ele oferece módulos completos de gestão de vendas, financeira, estoque e compras. Além disso, ele pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa, acompanhando o crescimento do negócio.

O ERP WebMais para pequenas empresas também facilita o seu acesso aos indicadores de todos os setores. Os principais incluem financeiro, compras, vendas, produção, estoque e expedição, tudo isso com poucos cliques.

Além de relatórios gerenciais, que agilizam a sua gestão, você pode acessar quando estiver fora da empresa, desde que tenha uma conexão estável com a internet.

Exemplos De Erp Em Diferentes Setores

O ERP industrial é muito vantajoso para vários momentos. Vamos exemplificar com uma montadora de automóveis.

Ela utiliza a ferramenta para gerenciar a produção, aquisição de peças, controle de qualidade e logística. Assim, a empresa acompanha o fluxo de materiais desde a chegada até a saída dos veículos prontos para venda.

Outro exemplo, agora com uma fábrica farmacêutica.

Esse tipo de indústria pode usá-lo de diversas formas. Elas incluem rastrear a produção de medicamentos, garantir a conformidade com regulamentações rigorosas, gerenciar cadeias de suprimentos complexas e controlar a distribuição de produtos para farmácias e hospitais.

Até o setor de varejo pode aproveitar o sistema ERP!

As redes de supermercado, por exemplo, usam para gerenciar o estoque de produtos perecíveis e não perecíveis, acompanhar vendas e gerenciar o fluxo de caixa. Além disso, até mesmo para otimizar o agendamento de funcionários para atender à demanda sazonal.

E no setor de distribuição não é diferente.

Os atacadistas, por exemplo, conseguem gerenciar o estoque de produtos em excesso, processar pedidos de clientes, rastrear entregas e automatizar a faturação. Isso permite que atendam a diversos clientes varejistas de maneira eficiente.

Erp Personalizado Ou Pré-Projetado: Qual Escolher?

Um ERP personalizado é um sistema de software desenvolvido especificamente para atender às necessidades únicas de uma empresa.

Ele é projetado do zero e adaptado precisamente aos processos, requisitos e fluxos de trabalho específicos da organização.

Já um ERP pré-projetado é um sistema construído com base em melhores práticas do setor. Ele pode ser personalizado em certa medida para se adequar às necessidades específicas da empresa.

Diferenças entre ERP personalizado e pré-projetado

Porém, em geral, ele é configurado a partir de uma base pré-existente.

A escolha entre um sistema ERP personalizado e um ERP pré-projetado depende de alguns fatores.

Se seu negócio tiver requisitos extremamente específicos que não podem ser atendidos por soluções existentes no mercado, opte pela personalização.

Por outro lado, se estiver procurando por uma solução mais rápida, econômica e alinhada com as melhores práticas do setor, escolha a plataforma pré-projetada.

De qualquer forma, você precisará avaliar suas necessidades, orçamentos, recursos, prazos de implementação, flexibilidade futura e outros aspectos relevantes para o seu caso.

Qual O Futuro Do Erp?

O futuro do sistema ERP é caracterizado por uma série de tendências tecnológicas que estão transformando a forma como as empresas operam.

A principal delas é o crescimento do ERP na nuvem para melhorar a escalabilidade, flexibilidade e reduzir custos. O ERP WebMais é uma solução em nuvem; agende uma demonstração gratuita agora.

Além disso, a inteligência artificial (IA) e o machine learning estão sendo cada vez mais utilizados em soluções ERP para automatizar tarefas. Também ajudam a melhorar a tomada de decisão e a personalizar a experiência do usuário.

Também haverá maior integração com outras tecnologias, como big data, Internet das Coisas (IoT) e blockchain. Isso permite obter uma visão mais holística dos negócios e tomar decisões mais informadas.

Sistema ERP E Segurança De Dados

A segurança de dados é uma consideração crítica ao implementar e utilizar um sistema ERP.

Isso porque eles contêm informações valiosas e sensíveis sobre as operações, finanças, clientes e funcionários de uma organização, tornando-os alvos atraentes para cibercriminosos. 

Por isso, esses sistemas geralmente oferecem recursos de controle de acesso que permitem definir quais usuários têm permissão para acessar determinadas informações e funcionalidades. Assim, apenas pessoas autorizadas têm acesso aos dados.

A criptografia também é usada para proteger os dados em trânsito e em repouso. Ou seja, as informações são codificadas de forma que sejam ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha as chaves de descriptografia adequadas.

Ainda, há autenticação multifator, adicionando uma camada extra de segurança. Isso porque ela exige o fornecimento de mais de uma forma de autenticação antes de acessar o sistema ERP.

Não bastassem essas proteções, há atualizações e patches de segurança para corrigir vulnerabilidades conhecidas.

Por fim, é claro, a empresa precisa unificar tudo isso com a implementação de medidas adicionais, como firewalls, antivírus e sistemas de detecção de intrusões.

15 Motivos Para Contratar O Sistema Erp Webmais

Além da segurança e praticidade de um sistema ERP, que são muito importantes, temos muito mais a oferecer à sua gestão:

  • aumento médio de vendas em até 20%;
  • Redução de custo e manutenção com sua infraestrutura em até 80%;
  • acesso de dados do seu negócio de qualquer lugar de forma fácil e rápida;
  • satisfação de atendimento acima de 95%;
  • mais de R$ 3.8 bilhões movimentados anualmente por meio do Sistema ERP WebMais;
  • especialista em gestão de indústrias e distribuidoras;
  • integração com aplicativos de força de vendas.

O software WebMais é especialista em indústrias e distribuidoras, atendendo todas as necessidades destes setores. 

Veja como um Software Especialista na gestão de Distribuidoras trabalha:

Entre as inúmeras vantagens, está o fato de que o sistema ERP é armazenado na nuvem, ou seja, 100% online. Lá, todos os dados são salvos e espelhados em três servidores simultaneamente.

Dessa forma, mesmo que haja problemas em sua máquina, os dados continuam salvos, não precisando instalar nenhum aplicativo em seu computador.

Além disso, também possui sempre disponível uma equipe de suporte técnico altamente capacitada com as melhores práticas para seu atendimento.

E é claro, sempre em vários tipos de canais, como: telefone, chat, Help Desk e até mesmo presencialmente, de acordo com a necessidade.

Mais Benefícios

A WebMais oferece outros benefícios para sua gestão, como:

  • Automatização de Processos: no sistema ERP WebMais, você pode lançar um orçamento de venda para seu cliente. Quando ele aprovar, você pode transformar em um pedido de venda e do pedido gerar uma nota fiscal eletrônica.
  • Não se preocupe em lançar os impostos: o sistema ERP WebMais calcula os impostos automaticamente, mesmo naquelas operações mais complexas onde tem produtos com ST ou mais de um CFOP na mesma nota fiscal. Também é possível a emissão de notas fiscais de produtos e serviços.
  • Relatórios: o sistema ERP WebMais fornece mais de 40 opções de relatórios diferentes, para as áreas comercial, compras, financeiro, estoque, logística e produção. E como diferencial, para cada relatório você pode usar filtros para entender de forma ainda mais detalhada o que acontece com sua empresa.
  • Integrações: com o sistema ERP WebMais, é possível conectar e utilizar outros sistemas integrados, para agilizar mais algumas rotinas. Um exemplo são softwares contábeis, aplicativos para celulares e portais de venda B2B.

Tudo isso graças aos módulos que formam o software. Por isso, separamos 15 motivos que vão te convencer a contratar o ERP WebMais o quanto antes na sua indústria ou distribuidora!

Compras

Graças ao módulo de Compras, o ERP permite automatizar esse processo, da solicitação de cotação até o pagamento do fornecedor. Assim, você gerencia melhor o seu estoque, evitando desperdícios e falta de produtos.

Dessa forma, o sistema reduz custos de compras, justamente por impedir estoque parado e permitir a negociação de melhores preços com os fornecedores.

Produção

Planejar e controlar a produção pode ser desafiador sem o ERP WebMais. O software é tão completo que garante o cumprimento dos prazos e a qualidade dos produtos.

Além disso, ajuda a gerenciar melhor o seu estoque de matérias-primas, evitando falta de insumos no momento de fabricação das mercadorias finais. Com todo o processo produtivo otimizado, há melhora na produtividade.

Estoque

A falta de itens para venda pode ser um problema de perda de clientes para os concorrentes. Por outro lado, produtos estocados há muito tempo, sem retorno, podem custar o dobro do valor com custos de armazenagem e até perdas por deterioração.

O sistema ERP permite gerenciar melhor o seu estoque, controlando o que tem giro lento ou alto custo de manutenção.

Com esses dados, também é possível ter uma visão mais clara do que vender, ou se é necessária uma promoção.

BANNER Dados atualizados do estoque permitem uma gestão mais eficiente das promoções

Vendas

O sistema ERP pode automatizar os processos de vendas, desde a geração de propostas comerciais até o faturamento. Então, com a automação de tarefas e melhoria da eficiência dos processos, é possível até diminuir custos de vendas.

Outro ponto é que o sistema melhora o seu relacionamento com os clientes, por meio da criação de um histórico de compras e contatos, permitindo a personalização nas ações.

Financeiro

Você quer melhorar o controle das suas finanças? O ERP WebMais te ajuda por meio da geração de relatórios e dashboards com a contabilidade e fluxo de caixa.

Além disso, permite gerenciar com precisão as suas contas a pagar e a receber, evitando atrasos e cobranças indevidas.

Comercial

O ERP pode ajudar a empresa a gerenciar melhor as suas campanhas de marketing, por meio da análise de dados e do acompanhamento dos resultados. Afinal, é possível saber sobre as vendas, histórico de clientes e análises de desempenho.

Controladoria

Os processos internos relacionados à controladoria podem ser melhorados com a ferramenta. Esse módulo oferece recursos avançados de relatórios e análises financeiras.

Então, por meio dessas opções é possível fazer uma avaliação profunda dos custos, margens de lucro e eficiência operacional, facilitando a tomada de decisões estratégicas para o gestor.

WMS

O WMS é especializado na gestão de armazéns e depósitos. Ele se concentra em otimizar atividades como recebimento de mercadorias, organização de estoque, separação de pedidos, embalagem e envio.

Dessa forma, o ERP WebMais consegue integrar com WMS, para os dois trabalharem conectados, unindo informações em um só lugar. Assim, você descobre:

  • Curva ABC dos produtos;
  • histórico de vendas;
  • rotatividade de estoque;
  • necessidades de compra;
  • relatório Kardex (toda as movimentações em uma única tela);
  • posição geral de estoque;
  • movimentação por lote.
BANNER Conheça o WMS da WebMais e eleve sua gestão de armazém para o maior nível

MDF-e

MDF-e é o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos, essencial para empresas que transportam mercadorias.

O sistema ERP WebMais pode gerar e armazenar eletronicamente os MDF-e, assegurando a conformidade fiscal e simplificando processos logísticos.

Manifesto De Carga 

O Manifesto de Carga é um documento logístico que descreve detalhadamente a carga que está sendo transportada. Isso inclui informações sobre os produtos, quantidades, peso, dimensões, condições especiais de transporte e muito mais.

Então, o MDF-e, como um documento fiscal, faz referência ao Manifesto de Carga, identificando-o como o documento que descreve a carga transportada.

Assim, ao contar com o sistema ERP, você pode gerar ambos os documentos de forma automática pela integração de dados.

Emissão De Boletos

Sabemos que os boletos bancários são uma das formas de pagamento ainda muito utilizadas. O software ajuda as empresas a emiti-los para cobrança de clientes, automatizando esse processo e melhorando o controle de pagamentos.

CRM

Além de registrar informações de clientes, um CRM integrado pode automatizar campanhas de marketing, rastrear leads e gerenciar o ciclo de vendas.

Assim, ajuda a aumentar a eficácia das equipes de vendas e marketing.

A integração entre CRM e sistema ERP permite que as informações fluam livremente entre as áreas de vendas, marketing, atendimento ao cliente e as funções financeiras e operacionais da empresa. Isso dá uma visibilidade 360 graus do negócio.

Proposta Comercial

O módulo de propostas no ERP WebMais permite criar e personalizar propostas comerciais de forma eficiente, incluindo detalhes de produtos, preços e condições de pagamento.

Romaneio De Carga

Esse recurso é fundamental para empresas que lidam com transporte de mercadorias. Assim, o sistema ERP ajuda a organizar e documentar as cargas de forma eficaz, melhorando a logística e reduzindo erros.

Aplicativo De Vendas

Com aplicativos móveis integrados ao sistema ERP, os representantes de vendas podem acessar informações importantes. Alguns exemplos incluem estoque, preços e histórico de pedidos, enquanto estão em campo, tornando as vendas mais eficientes.

BANNER ERP completo e integrado aplicativo de vendas? A WebMais tem a solução!

Conclusão

E você? Qual sua opinião em relação à procura do sistema ERP ideal para atender o seu negócio? Quais critérios você utiliza antes de optar por uma ferramenta que está presente por longos anos na gerência do seu empreendimento?

Sabemos que o ERP é indispensável para qualquer negócio, especialmente para indústrias e distribuidoras que lidam com um volume de informação muito alto.

Então, integrar tudo em um único ambiente se torna importante para obter sucesso.

Agora que você já sabe o que é sistema ERP, suas funções, benefícios e como ele pode ajudar você e a sua empresa, solicite uma demonstração gratuita.

Assim, você vai conhecer a tecnologia e saber como ela se integra com o seu negócio. Essa é a sua chance de melhorar toda sua gestão!

Deixe um comentário