Sistema de gestão empresarial fortalece a sobrevivência das empresas

17/05/2019   |

5min de leitura

Boa leitura!

Abrir uma empresa e fazê-la prosperar pode ser um grande desafio no Brasil. O cenário econômico não muito favorável aliado às decisões e análises precipitadas por parte dos empreendedores, são fatores que prejudicam a sobrevivência de um negócio. Muitos empresários, ao abrir a empresa, deixam de buscar informações importantes sobre o mercado como concorrência, público alvo e fornecedores o que dificulta a implantação de um planejamento estratégico, de metas e outras diretrizes essenciais ao dia a dia de uma empresa. Não basta apenas oferecer bons produtos e serviços, é preciso ir além e investir em estratégias que façam a gestão ser eficiente e é aqui que um sistema de gestão empresarial pode fazer a diferença.

Segundo dados do Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas com até dois anos de existência foi reduzida nos últimos anos, mas ainda é significativa. Intitulado de “Sobrevivência das Empresas no Brasil” o relatório mais recente foi produzido em 2016 e mostra que essa taxa caiu de 45,8%, nas empresas nascidas em 2008, para 23,4%, nas empresas nascidas em 2012. Em contrapartida, taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos de atividade foi de 76,6%, uma mostra de que os empresários estão mais preocupados com a gestão do negócio. Além disso, o relatório ainda aponta que alguns fatores contribuem para a sobrevivência ou mortalidade das empresas. Entre eles, a situação antes da abertura; experiência no ramo; motivação para abrir o negócio; planejamento e gestão do negócio e capacitação dos donos em gestão empresarial.

Diante desse cenário, a tecnologia tende a ser uma grande aliada ao empresário empreendedor. Com o uso de um sistema de gestão empresarial indicado para o negócio – e de preferência que seja um sistema online – é possível potencializar os resultados e inovar na gestão seja de grandes ou pequenas empresas, tornando-se, muitas vezes, referência no segmento em que atua. O ERP (sistemas integrados de gestão empresarial) é um software indicado para realizar uma gestão empresarial eficiente. Isso porque promove a integração de diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação, otimização dos processos e armazenamento seguro dos dados em um único lugar, o Banco de Dados. É o caso doERP WebMais, um sistema de gestão empresarial que oferece módulos para viabilizar o planejamento de uma empresa, abrangendo diferentes áreas de operação. O sistema de gestão empresarial ERP WebMais possui os seguintesmódulos: Materiais, Produção, Emissão de Notas, Controladoria, Painel de Bordo, Financeiro, CRM, Expedição, Comercial e Compras.

Conheça as vantagens de cada módulo do sistema de gestão empresarial ERP WebMais:

· Painel de Bordo:

Conhecido também como dashboard, é basicamente uma forma para os usuários terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles, exibidos em apenas uma tela.
No ERP WebMais, gestores e decisores além de terem um resumo dos dados importantes, também podem utilizar o dashboard como forma de realçar dados específicos, de maneira prática e intuitiva.

· Compras:

Um sistema de gestão dessa área é fundamental para qualquer empresa. Neste módulo, estão disponíveis funcionalidades para obter maior controle de estoque e de todas as fases que envolvem as compras; tanto de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. O processo de compra poderá ser acompanhado por status, deste o início até o momento da emissão da ordem de compra.

· Materiais:

Um sistema de gestão empresarial eficaz deve permitir a administração de materiais como grande diferencial de pequenas e médias empresas. Neste módulo, o principal objetivo é controlar o abastecimento de materiais, sejam eles, para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente, material de limpeza, contratação de serviços e etc.

· Produção:

Contempla controles de processos produtivosindustriais, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Esses processos permitem que sua empresa otimize o processo produtivo, facilitando a reposição do estoque esgotado e controlando o consumo de matéria-prima.

· Comercial:

Aqui os recursos simplificam o processo de vendas da equipe.

É possível acompanhar todo o processo, desde a emissão de um orçamento até confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente.

Além do controle de vendas operacional, informações para tomada de decisões também estão disponíveis.

· Expedição:

O prazo de entrega é o principal ponto na relação com o cliente.

Neste módulo, estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo

de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas.

· Financeiro:

A gestão financeira através do controle financeiro e fluxo de caixa. A integração dos processos junto ao banco reduz a inadimplência e provisiona o caixa. Ainda é possível controlar o pagamento de comissões, acompanhar o saldo dos caixas e bancos e muito mais.

· Controladoria:

Essa área garante confiabilidade, precisão, velocidade e segurança na tomada de decisões. Neste módulo, os principais objetivos são as definições sobre controles operacionais, extração de informações para tomadas de decisões, entrega de obrigações legais e integração com software de terceiros.

· CRM:

O relacionamento é um grande diferencial para a prospecção e fidelização dos clientes. Por isso é preciso manter as informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas. Além de otimizar a gestão de vendas da sua equipe, o sistema de gestão empresarial permite analisar resultados e acompanhar as atividades.

· Emissão de Notas Fiscais:

Esse módulo pode emitir nota fiscal de forma integrada ao ERP. Consultas ao SEFAZ; NF-e (Nota Fiscal Eletrônica Mercantil); envio de NF-e, entre outras funções que garantem maior agilidade e confiabilidade na troca de dados entre as empresas (B2B);

As vantagens de um sistema de gestão empresarial são inúmeras e conforme verificado, vão desde a redução de custos, passando pela otimização da produtividade e segurança da informação. São questões essenciais para auxiliar o empresário diante dos desafios que é empreender e garantir a sobrevivência do seu negócio.

Impulsione sua gestão com um ERP especialista no seu negocio!

Agendar demonstração

Compartilhar

Você pode se interessar também!

saúde da empresa

Sistema de gestão empresarial fortalece a sobrevivência das empresas

17/05/2019   |  

5min de leitura

pessoas mesa decidindo escolha de um erp

Como escolher um ERP?

15/04/2019   |  

3min de leitura

Bloco K

Bloco K 2019: Para quais obrigações devo me preparar?

27/11/2018   |  

5min de leitura

Atualização para versão NF-e 4.0 tem nova data!

Atualização para versão NF-e 4.0 tem nova data!

25/07/2018   |  

1min de leitura

Seleção de dicas para arrasar nas vendas

Seleção de dicas para arrasar nas vendas

21/06/2018   |  

4min de leitura

Prorrogado – Nova versão 4.0 para emissão de NF-e passa a ser obrigatória a partir de 2º de agosto/2018.

Prorrogado para 2 de agosto de 2018 a nova versão 4.0 da NF-e

20/06/2018   |  

0min de leitura

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar por dentro dos conteúdos exclusivos?

Faça parte dos milhares de usuários que recebem gratuitamente conteúdos exclusivos sobre gestão, legislação, negócios, tecnologia e muito mais!
Top