Como um software de gestão impacta positivamente na produtividade da equipe

02/08/2016   |

5min de leitura

Boa leitura!

Ser produtivo é fazer mais em menos tempo. É utilizar os recursos disponíveis para otimizar processos e produzir em maior escala, com a mesma ou com melhor qualidade.

A produtividade hoje é pauta de muitos livros, estudos, pesquisas e principalmente, é objeto de estratégias no meio empresarial.

 

Todos querem otimizar suas 8 horas de trabalho e produzir em alta performance. Afinal, nosso mundo está cada vez mais complexo, o fluxo de informações é gigantesco e as distrações da internet, dos smartphones e das notificações nunca foram tão latentes no ser humano. É por esses motivos que o debate sobre como alcançar a produtividade está longe de acabar! E as empresas só ganham com isso, aproveitando ao máximo seus recursos físicos, humanos e financeiros.

 

Mas, para conseguir criar e gerir uma equipe realmente produtiva é preciso que você disponha de algumas ferramentas que auxiliam na otimização de rotinas, tarefas e processos.

E esse é o tema desse artigo! Queremos debater sobre a importância que um software de gestão têm na produtividade da sua equipe.

 

Por que se preocupar com a produtividade da sua equipe?

 

Como gestor, você precisa administrar vários recursos que a empresa dispõe para sua plena operação. Os recursos humanos são um deles! Nesse aspecto existem muitas vertentes para você focar e trabalhar. Mas hoje queremos falar essencialmente sobre a produtividade! Você precisa se preocupar em incentivar e viabilizar alta performance da sua equipe por diferentes motivos.  O principal deles é o custo!

 

Se você tem uma equipe de trabalho produtiva você pode otimizar custos e evitar custos.

 

  • Otimizando custos – Com uma equipe de alta performance trabalhando nas tarefas operacionais e gerenciais da sua empresa você otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores, e pode assim agregar tarefas e novos projetos. Ou então dispor de mais tempo para trabalhar em insights no negócio, inovações e mudanças estratégicas que podem influenciar positivamente o crescimento da empresa.
  • Evitando custos – Com uma equipe mais produtiva e otimizada você evita a necessidade de horas extras ou contratações adicionais, que podem ser muito onerosas para a empresa.

 

A relação entre: software de gestão e a produtividade da equipe

 

Agora vamos falar especificamente sobre como um software de gestão pode contribuir para que você fomente a produtividade na sua equipe, garantindo um ambiente otimizado.

 

  • Simplificação de rotinas – Todos sabemos que no dia-a-dia das empresas há muita burocracia, rotinas administrativas que são importantes e até obrigatórias, mas que acabam impactando negativamente na produtividade da equipe e consequentemente da empresa. Mas, nem tudo está perdido! Você pode utilizar um software de gestão para simplificar o processo de trabalho nessas rotinas, tornando-as mais produtivas.
    Exemplo prático: Cadastrar entrada de materiais com importação do XML da nota fiscal. Esse recurso, presente no ERP Webmais, é uma poderosa ferramenta para a simplificação da rotina de controle de compras e materiais, pois ao importar no sistema o arquivo XML da nota o software já identifica diversas informações e preenche o cadastro de forma automática, evitando assim lentidão no trabalho.

 

  • Melhoria dos processos operacionais – Com um software de gestão atuando na empresa, seus processos operacionais se tornam mais claros e documentados. Através da melhoria desses processos, a equipe trabalha de forma mais rápida, tendo mais clareza de como o trabalho deve ser realizado, além de como realizá-lo de forma mais efetiva.
    Exemplo prático: Controle de engenharia e composição de produto. Através dessas ferramentas a operação produtiva das empresas fica documentada e pode ser controlada de forma mais rápida e eficiente.

 

  • Facilidade de acesso à dados e relatórios – Pense no dia-a-dia da sua empresa. Quanto tempo você e sua equipe gastariam em atividades corriqueiras se todos os dados do negócio estivessem distribuídos em pastas, planilhas e arquivos? Pode ter certeza de que seria muito tempo! Imagine a dificuldade em gerenciar cadastros de clientes, fornecedores, controle de despesas, informações financeiras, tudo de forma descentralizada. Nada produtivo! Com a utilização de um software de gestão completo sua equipe possui acesso rápido e facilitado aos dados e informações que necessitam para executar suas tarefas no dia-a-dia.
    Exemplo prático: Calculo da margem de produtos. Um recurso valioso para efetivar negociações comerciais e elevar a produtividade da sua equipe de vendas. Tendo esses dados em mãos de forma rápida e segura seus vendedores terão mais segurança e eficiência nas negociações!

 

  • Tomada de decisão mais rápida e precisa – Já falamos nesse post sobre a necessidade de se tomar decisões embasadas em informações sólidas, certo? Mas você sabia que o software de gestão é uma ferramenta decisiva nesse processo? O motivo? Ele provê de forma mais rápida e segura informações gerenciais que o administrador pode precisar para a tomada de decisão no dia-a-dia do negócio.
    Exemplo prático: Fluxo de caixa previsto. Nesse artigo recente explicamos como o fluxo de caixa é um utensílio valioso para estruturar sua gestão financeira em momentos de crise. Nesse contexto, tendo em mãos o fluxo de caixa previsto, o gestor e sua equipe podem tomar decisões importantes quanto à despesas e investimentos, baseados na previsão de receitas apresentadas nesse relatório.

 

Com todos esses exemplos práticos acho que ficou bem fácil identificar como um software de gestão pode ajudar sua equipe e sua empresa à simplificarem rotinas, efetivarem processos e, consequentemente, elevar a produtividade do negócio!

 

Se você quer usufruir de todos esses benefícios na sua empresa entre em contato conosco! O ERP WebMais possui todas essas funcionalidades e muitas outras, que com certeza poderão contribuir para que sua equipe alcance a alta performance.

 

Entre em contato com um consultor da WebMais e descubra os outros benefícios que nosso software pode lhe oferecer!

Baixe nosso Novo Ebook e confira 10 Dicas de Ouro para melhorar a gestão da sua empresa. É só fazer o download clicando no banner abaixo:

Impulsione sua gestão com um ERP especialista no seu negocio!

Agendar demonstração

Compartilhar

Você pode se interessar também!

saúde da empresa

Sistema de gestão empresarial fortalece a sobrevivência das empresas

17/05/2019   |  

5min de leitura

pessoas mesa decidindo escolha de um erp

Como escolher um ERP?

15/04/2019   |  

3min de leitura

Bloco K

Bloco K 2019: Para quais obrigações devo me preparar?

27/11/2018   |  

5min de leitura

Atualização para versão NF-e 4.0 tem nova data!

Atualização para versão NF-e 4.0 tem nova data!

25/07/2018   |  

1min de leitura

Seleção de dicas para arrasar nas vendas

Seleção de dicas para arrasar nas vendas

21/06/2018   |  

4min de leitura

Prorrogado – Nova versão 4.0 para emissão de NF-e passa a ser obrigatória a partir de 2º de agosto/2018.

Prorrogado para 2 de agosto de 2018 a nova versão 4.0 da NF-e

20/06/2018   |  

0min de leitura

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ficar por dentro dos conteúdos exclusivos?

Faça parte dos milhares de usuários que recebem gratuitamente conteúdos exclusivos sobre gestão, legislação, negócios, tecnologia e muito mais!
Top