Agricultura de precisão o que é e qual a sua importância no Brasil?

Agricultura de Precisão: O que é e qual sua importância no Brasil

O que é agricultura de precisão? 

A agricultura de precisão (AP) é uma abordagem integrada para o gerenciamento da produtividade do solo usando tecnologias de computador e satélite. 

A agricultura de precisão usa tecnologias como: posicionamento global GPS, avaliação de rendimento YMT (Yield Monitor Technologies), sistema de informação geográfica GIS, sensoriamento remoto da terra (ERS), configuração de taxa variável VRT (Variable Rate Technology) e outros. Essa agricultura baseia-se em avaliar com mais precisão a condição das áreas que serão realizadas atividades agrônomas. 

Como funciona a agricultura de precisão? 

A agricultura de precisão baseia-se na utilização de mapas de campo tão detalhados quanto possível em termos de áreas e características, para determinar a melhor maneira de usar o terreno. 

Mas também precisamos de informações sobre o nível de umidade do solo, composição química, ventos, o ângulo de inclinação da superfície, a quantidade de radiação solar, a presença de objetos naturais e artificiais e a distância deles (reservatórios, florestas, estradas, empresas, etc.). 

Quanto mais detalhado for o mapa, quanto mais fatores ele levar em consideração, mais precisas as tecnologias de computador e satélite funcionarão. E quanto mais rápido e eficiente você pode fazer alterações no processo de produção.

Existem diferentes métodos para compilar esses mapas. As informações necessárias são obtidas de satélites, amostras de solo são coletadas no solo e uma análise geral é realizada para cada local. Os mapas são guardados em um computador e combinados com outros equipamentos.

Etapas da agricultura de precisão 

Assim como um planejamento de marketing digital eficaz, a agricultura de precisão  passa por um planejamento, visando os melhores efeitos do uso da tecnologia e a evitar grandes perdas na agricultura.

Etapas da agricultura de precisão

Coleta de dados;
Planejamento do gerenciamento;
Aplicação localizada de insumos.

Coleta de dados

A implementação da agricultura de precisão começa com a coleta de dados. Os dados são analisados ​​e, assim, as áreas problemáticas e os métodos para sua eliminação são determinados. 

Antes de iniciar a implantação de um projeto de agricultura de precisão, é necessário determinar se o campo é adequado. Se um agricultor cultiva terras arrendadas (terras alugadas), é necessário levar em consideração os termos do arrendamento e se ele cultivou essas terras nos próximos 5 anos. Se sim, então faz sentido trabalhar com o campo, já que o dinheiro gasto pode ser “recapturado” neste período.

Planejamento do gerenciamento 

A segunda etapa da introdução da agricultura de precisão é a auditoria dos equipamentos. É necessário descobrir em que tipo de equipamento, em que condição está, quais unidades precisam ser concluídas e quanto custará.

Aplicação localizada de insumos 

A terceira fase consiste na produção, ou seja, o solo, as máquinas, as pessoas que irão trabalhar, até mesmo a água gasta entra nessa categoria. A introdução da agricultura de precisão começa com a movimentação econômica de máquinas e o uso correto das unidades agrícolas. Isso também se aplica a arar a terra sem lacunas ou repetidas vezes. A execução adequada dessas tarefas pode economizar muito combustível.

Além disso, a semeadura, quando a técnica deve operar de uma maneira que não haja áreas não semeadas e vice-versa – para que não haja áreas duplamente semeadas. Em cada caso, esta é uma perda de colheita. Mesmo semeada duas vezes, a colheita será 30% menor.

A introdução da agricultura de precisão envolve o estudo de um campo específico e sua divisão em regiões. Por exemplo, com base na acidez do solo, já que a capacidade de absorver fertilizantes depende disso. O campo também pode ser dividido em seções dependendo do relevo ou estrutura do solo.

Quais ferramentas são usadas na agricultura de precisão? 

As seguintes ferramentas usadas na AP são as mais populares. 

Monitoramento GPS: Com a ajuda da navegação por satélite, você pode fazer muito mais do que apenas a condução paralela. É adequado para determinar a localização da máquina agrícola a qualquer momento. 

Basta montar sinalizadores GPS em todos os veículos de serviço e tecnológicos. Depois disso, fica fácil controlar se motoristas e operadores de tratores utilizam o combustível da empresa para viagens pessoais.

Irrigação: Muitas vezes, as empresas agrícolas se deparam com o fato de que no momento certo não há água de irrigação suficiente em quantidades suficientes. Graças à tecnologia moderna, a umidade do solo é controlada 24 horas por dia. 

Equipamentos automatizados permitem regar apenas áreas críticas. Como resultado, a quantidade de água é adicionada conforme necessário. Isso é mais eficiente do que preencher todo o campo de acordo com o cronograma.

Sensores: Se os sensores sem fio forem colocados nos campos, o controle das características mais importantes, como umidade do solo, condição das culturas e outras, poderá ser realizado remotamente em tempo real. 

Como resultado, o especialista não precisa percorrer os campos todos os dias, consumindo combustível e tempo de trabalho. Além disso, a reação a qualquer mudança torna-se mais rápida.

Dispositivos móveis: Na agricultura, é necessário utilizar amplamente tablets, smartphones e outros dispositivos. Após a instalação de aplicativos especiais, eles podem ser usados ​​para monitorar imediatamente a condição do solo e das plantas, deixando o campo e, em seguida, realizar uma análise primária no local.

Tecnologia SMART (“nuvens”): A definição correta de uma meta “inteligente” permite combinar todos os objetos principais, como prédios, equipamentos, máquinas, em um sistema de informação comum. Depois disso, seu trabalho e condição não podem ser controlados apenas a partir de um único centro – desta forma, eles podem ser controlados parcialmente.

Robotização: Quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais máquinas aparecem que podem trabalhar de forma independente, sem controle constante por parte do operador. Sistemas semelhantes já foram desenvolvidos para quase todas as principais etapas da produção agrícola: semeadura, colheita, rega, fertilização.

Quais os benefícios da agricultura de precisão? 

Quais os benefícios da agricultura de precisão?

Redução de riscos;
Diminuição de custos;  
Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas; 
Aumento da produtividade;
Melhora o controle e fases da produção agrícola.

Redução de riscos

A agricultura de precisão reduz significativamente os riscos e erros que normalmente acontecem durante o planejamento de um campo sem o uso da tecnologia.

Diminuição de custos  

Uma redução significativa no consumo de sementes e materiais: fertilizantes, combustível, água e outros. O resultado é uma redução no custo de produção.

Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas 

Com o auxílio de satélites e das tecnologias para o preparo do solo, se torna mais rápida a tomada de decisões e consequentemente menos erros a serem cometidos, tornando os acertos e a produtividade maiores. 

Aumento da produtividade 

Diferentemente da produção, que conta principalmente o total produzido. A produtividade irá indicar o desempenho da fazenda, entra a relação dos insumos e da produção rural. Com a AP é possível aumentar a produtividade, é pela análise da produtividade que se observa efetivamente a redução dos custos e riscos.

Melhora o controle e fases da produção agrícola 

Entre os benefícios do uso da agricultura de precisão, está a melhora da produção agrícola, os alimentos produzidos são de melhor qualidade. Além disso, o impacto negativo da produção no ambiente é reduzido. 

Qual a importância da agricultura de precisão no Brasil? 

Existe mesmo a necessidade de agricultura de precisão? Máquinas de alto desempenho estão agora trabalhando nos campos, criadores estão criando novas variedades, tecnologias avançadas estão sendo dominadas em empresas agrícolas. Isso não é suficiente? Infelizmente não. 

O Brasil é um dos maiores exportadores do mundo, entre os alimentos enviados para outros países estão, carne, soja, algodão e milho. Além de ser um dos maiores exportadores de café e açúcar. 

Como nosso país é um país agrícola, novas tecnologias que ajudam no melhor planejamento da área, precisam ser implementadas. Entre os benefícios da agricultura de precisão no Brasil está: 

  • Melhorar a produtividade e eficiência das máquinas agrícolas.
  • Seleção de variedades mais produtivas de culturas agronômicas.
  • O uso de fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos altamente eficazes.
  • A introdução de métodos tecnológicos racionais e novas tecnologias para a lavoura.

Conclusão

Em poucas palavras, a agricultura de precisão tem tudo a ver com o gerenciamento do rendimento de cada pedaço individual de área cultivada. Afinal, as condições para o desenvolvimento de plantas em diferentes locais do mesmo campo são semelhantes, mas não iguais. 

Com a ajuda de imagens de satélite e outras tecnologias modernas, é possível determinar as reais necessidades de mudas para fertilizantes, irrigação e assim por diante para cada local.

A agricultura de precisão não deve ser confundida com práticas inovadoras de preparo do solo. Esta não é apenas mais uma tecnologia que prevê uma determinada lista de equipamentos técnicos e recomendações metodológicas. Este é o conceito geral. 

Consiste na utilização de diferentes tecnologias: GPS, mapeamento detalhado, condução paralela e outras. Eles podem ser aplicados todos de uma vez ou apenas alguns, a critério da administração. O principal é o cumprimento das tarefas definidas e a obter o efeito planejado. 

2 Comentários “Agricultura de Precisão: O que é e qual sua importância no Brasil

Deixe um comentário