Você sabe como realizar o controle da expedição da sua empresa?

Carregamento

Dentro de todo o processo logístico de uma empresa, o carregamento é um dos mais importantes e precisa de uma atenção extra. No módulo de controle de expedição do ERP WebMais, as empresas podem realizar toda a gestão de documentos e processos relacionados ao carregamento de mercadorias, proporcionando total controle e informações reais para os gestores.

Nosso software possui uma função indispensável para as indústrias e distribuidoras, que torna a gestão do controle de carregamento e expedição mais ágil e eficiente. O gestor tem acesso a um relatório que conta com todas os itens que serão embarcados, fazendo com que o profissional da expedição vá somente uma vez ao estoque para separar todos os itens listados.

Nosso sistema conta com a emissão de etiquetas personalizadas e romaneios de carregamento, realiza a formação de carga do caminhão, além de permitir o controle do carregamento de volumes por código de barras, tornando o processo mais inteligente e seguro, além disso, essa solução colabora para o gerenciamento da formação de carga dos caminhões e carretas, emitindo um aviso quando o carregamento já alcançou o limite de carga, evitando assim danos às embalagens dos produtos e multas por excesso de peso.

Demonstrativo Carregamento Controle de Expedição
Demonstrativo Fretes e Faturamento Controle de Expedição

Controle de Fretes e Faturamento

O processo de faturamento e controle de fretes tem se tornado cada vez mais crucial para as empresas de todos os ramos. O ERP WebMais além de gerir as operações de carregamento do processo de expedição, atua também no controle de fretes sobre as vendas realizadas e sobre o faturamento não embarcado.

Essas informações são importantes para permitir o controle dos gestores sobre as áreas fiscais, financeiras e de expedição, integrando assim os departamentos e proporcionando um rápido acesso aos relatórios que contribuem para a tomada de decisão e facilitam o relacionamento com seus clientes.

Uma função essencial para um melhor gerenciamento dos fretes é que caso exista mais de uma entrega para o mesmo estado, ou estados próximos, o gestor é capaz de estabelecer as rotas de entrega, conseguindo assim definir melhor prazos de entrega aos clientes.

Com um software de gestão de fretes e faturamento integrado, sua empresa será capaz de otimizar os processos, tornando-os mais ágeis.

Como a WebMais tem ajudado a otimizar o seu Controle de Expedição?

A área responsável pelo controle de expedição de uma indústria ou distribuidora possui vários desafios atualmente, mas alguns são comuns a todos os segmentos. Manter os processos e a operação funcionando, a fim de evitar atrasos nas entregas, e dessa forma preservar o bom relacionamento com seus clientes e uma boa imagem da empresa é o principal.

Esse desafio pode comprometer a operação do seu negócio e a credibilidade da empresa frente aos seus clientes, caso a gestão não conte com controles claros e precisos dos processos ou não possua sistemas que integrem informações, documentos e procedimentos para um bom controle de expedição, ganhando tempo e agilidade.

Para contribuir na otimização desse cenário, a WebMais Sistemas desenvolveu um ERP especialmente moldado para as necessidades das indústrias e distribuidoras, onde a estruturação de todo o processo logístico é feita de maneira eficiente, realizando a integração entre os módulos e controle de dados para facilitar a tomada de decisões de maneira inteligente.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Alguns de Nossos Recursos

ícone especialista

Controle de Lote e Validade

Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

ícone estoque

Controle de Estoque

Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

ícone materiais

Gestão de Materiais

Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

ícone produção

Controle de Produção

Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

ícone vendas

Gestão de Vendas

Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

ícone expedição

Controle de Expedição

Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

ícone financeiro

Controle Financeiro

Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

ícone integração

Integração com Terceiros

Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

ícone clientes

Gestão de Clientes

Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

A WebMais em Números

Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

20%

Aumento médio nas vendas de clientes

80%

Redução de custo e manutenção

95%

Índice de satisfação de nossos clientes.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é o controle de Expedição?

O controle de expedição é uma operação utilizada por geralmente distribuidoras, para gerenciar e acompanhar todo o processo de carregamento e entrega de seus produtos faturados, a fim de garantir segurança e efetividade na entrega dos itens aos seus clientes, o que consequentemente torna a gestão muito mais fácil.

Como fazer o processo controle de expedição?

O processo de expedição consiste em realizar a preparação do produto para carregamento e posterior entrega. Portanto, para realizar o processo, deve-se primeiro faturar o item e definir quais serão os produtos que serão transportados, de que forma e quando.

Definindo estes pontos você pode começar a emitir os documentos fiscalmente necessários para embarque e transporte, além de organizar e separar em seu armazém todos os itens que serão enviados ao cliente.

Quais são as funcionalidades do processo de controle de expedição?

As principais funções disponíveis para se utilizar dentro de um módulo de expedição durante o processo, são:

  • Formação de Carga: Documento de carregamento das mercadorias, para controle das informações dos produtos;
  • Manifesto: Relação básica de dados sobre as cargas que serão transportadas;
  • Romaneio: Lista que especifica os dados básicos das mercadorias embarcadas;
  • Desta maneira você consegue preparar o processo para transporte de forma completa e segura.

    O que significa quando um produto está em expedição?

    Quando o produto se encontra em expedição, significa que o mesmo está na última etapa antes da saída do armazém. Sendo necessário assim, ficar atento aos registros das informações de transporte dos produtos, a fim de evitar erros no carregamento e garantir que fiscalmente o processo esteja de acordo, além de manter a organização do processo.

    Quais são os passos para realizar controle expedição?

    Para que possa realizar o processo de expedição é necessário primeiramente, ter em mãos o pedido ou nota emitido para seu cliente, após isso:

  • Definir os produtos que serão transportados;
  • Separar dentro de seu armazém os itens que serão enviados;
  • Listar os produtos e detalhar os dados necessários através de Romaneio;
  • Realizar a Formação de Carga carregando seus produtos;
  • Emitir o Manifesto para ficar fiscalmente de acordo, detalhando todos os dados dos produtos;
  • Enviar a mercadoria;
  • Desta forma, o processo de expedição está feito e seu cliente irá receber os produtos comprados.

    É possível realizar expedição de mais de um pedido ao mesmo tempo?

    Caso queira realizar o transporte de mais de um pedido dentro de um mesmo caminhão, é possível sim realizar processo de expedição ao mesmo tempo para pedidos diferentes, pois o mesmo serve para registrar o que se pretende tirar do armazém, portanto é necessário que seja possível registrar itens de mais de um pedido na mesma formação.

    Contudo, é necessário informar todos os dados de forma detalhada (ex: número do pedido, volume, quantidade), assim evitando erros de carregamento ou troca entre mercadorias e clientes.

    Como posso controlar o meu processo de expedição?

    Para que possa controlar o seu processo de expedição, ou seja, acompanhar as entregas dos seus produtos encaminhados, é necessário primeiramente que tenha realizado o registro de todos os passos e dados anteriores ao carregamento e envio dos produtos.

    Tendo feito o registro, é possível ter uma organização maior dos produtos e de seus carregamentos, sendo possível identificar quais já foram enviados ou que ainda não foram separados. Após o envio, é importante o acompanhamento ir sendo atualizado através de status ou registros, assim poderá ter certeza das suas operações e segurança nas informações.