Como realizar controle do meu setor comercial?

O comercial é o coração das empresas, sejam elas indústrias ou distribuidoras, às vendas precisam acontecer. Mas não é só vender, é preciso ter um acompanhamento de todas as etapas, desde a prospecção até a entrega, para garantir a satisfação do seu cliente.

E para isso, nada melhor do que utilizar um sistema de gestão que realize um controle comercial preciso da sua operação. Assim, você pode ter acesso a informações como a lucratividade que a venda de cada item gerou e assim, saber se é rentável continuar com comercializando determinado produto, por exemplo.

Acompanhamento das Etapas

Ter um acompanhamento das vendas de forma rápida e clara é fundamental para que a sua empresa possa detectar em tempo caso algum imprevisto aconteça durante as etapas antes da entrega. Com isso, você não corre o risco de atrasar uma entrega ou que o pedido não chegue conforme a expectativa do seu cliente.

Com o sistema de gestão WebMais, este acompanhamento é realizado por meio de uma linha do tempo, onde todas as etapas são indicadas conforme seu status, incluindo a expedição. Assim, você pode ter uma visão muito mais objetiva do andamento das vendas e das entregas.

Demonstrativo Acompanhamento das Etapas Controle Comercial
Demonstrativo Lucratividade Controle Comercial

Lucratividade

É essencial que você saiba, com exatidão, o lucro que cada venda gera para o seu negócio, tanto por cliente, produto e até mesmo por vendedor. O ERP WebMais faz isso por você. Com ele, você também tem a disposição o relatório de evolução das vendas, que fornece todo o histórico de compra por cliente ou produto, bem como e a sua frequência de compra.

Com todas estas informações, você sabe quais mercadorias possuem um maior giro, bem como o seu histórico, logo, você saberá se as suas vendas estão aumentando ou não, tudo isso podendo ser separado por produto, vendedor ou região.

Cálculo das Comissões Automatizados

Cada empresa possui uma forma diferente de calcular a comissão dos seus vendedores. Quando este cálculo é feito de forma totalmente manual ou com o auxílio de planilhas, alguns erros podem acontecer, como na digitação, além de ser um pouco confuso e levar um tempo maior do que o necessário.

Para facilitar seus cálculos e deixá-los mais ágeis e assertivos, o sistema ERP da WebMais realiza os cálculos de comissionamento por liquidação e emissão de forma automatizada, tornando o processo muito mais rápido e seguro. Além disso, a comissão pode ser separada tanto por tabela de preço como por produto.

Com isso, seus cálculos de comissão ficarão muito mais precisos e você, como gestor, poderá acompanhar durante o período o andamento das vendas e, consequentemente, das comissões.

Demonstrativo Cálculo das Comissões Automatizados Controle Comercial

Como a WebMais tem ajudado a otimizar o seu Controle Comercial?

Ter um controle comercial é essencial para que a sua empresa cresça de forma sustentável. O módulo comercial do sistema de gestão WebMais, é capaz de simplificar todo o seu processo de venda para a sua equipe, assim o acompanhamento das etapas se dá de forma muito mais ágil e com poucos cliques.

Você pode acompanhar todo processo, desde a emissão de um orçamento até confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Além do controle operacional, com informações fundamentais para tomada de decisões.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é Controle Comercial?

O controle comercial é um processo cujo objetivo é permitir a qualquer empresa, potencializar a gestão de seu negócio. Trazendo assim, praticidade para operações fiscais, operacionais, administrativas e financeiras.

Como fazer controle comercial?

Para que possa ter um controle comercial assertivo, é necessário seguir 6 dicas importantes, seriam elas:

  • Organize e controle seu estoque;
  • Acompanhe as movimentações de venda;
  • Faça ofertas e promoções;
  • Trace metas com sua equipe;
  • Crie uma estratégia de vendas;
  • Quais as atividades do controle comercial?

    As principais atividades envolvidas no controle comercial são aquelas ligadas diretamente ao setor comercial. Envolvendo, portanto, operações de gestão de clientes, leads, expedição, vendas, atendimento, entre outras atividades interligadas.

    Qual o objetivo do controle comercial?

    O principal objetivo buscado pelo controle comercial seria potencializar a gestão e a realização das atividades rotineiras nas empresas, ampliando assim a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes e fortalecendo também a competitividade no mercado.

    Qual a importância do controle comercial?

    Realizar um controle comercial é essencial para a saúde de qualquer empresa, contudo, ele é mais importante pois busca otimizar a realização de atividades ligadas a venda, logística comercial, gestão de clientes, dentre outros.

    Desta forma, sua equipe tem mais segurança na execução de processos diários e realiza os processos de forma mais fácil.

    Como a tecnologia ajuda no controle comercial?

    Com a ajuda da tecnologia, seu controle comercial permite você ter uma gestão completa do seu relacionamento com o cliente, além de ser possível acompanhar tudo em tempo real, facilitando assim não somente a rotina, mas sim também possibilitando se adaptar às necessidades do cliente.

    Quais os benefícios do controle comercial?

    Trazer um controle comercial para a sua empresa traz diversos benefícios, porém o 5 principais são:

  • Trazer mais eficiência para a gestão de estoque;
  • Possibilitar o controle fiscal de forma segura;
  • Agilizar as atividades;
  • Fornecer mais segurança para o armazenamento de informações;
  • Garantia na realização de atividades, visto a automatização;
  • Alguns de Nossos Recursos

    ícone especialista

    Controle de Lote e Validade

    Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

    ícone estoque

    Controle de Estoque

    Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

    ícone materiais

    Gestão de Materiais

    Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

    ícone produção

    Controle de Produção

    Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

    ícone vendas

    Gestão de Vendas

    Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

    ícone expedição

    Controle de Expedição

    Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

    ícone financeiro

    Controle Financeiro

    Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

    ícone integração

    Integração com Terceiros

    Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

    ícone clientes

    Gestão de Clientes

    Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

    A WebMais em Números

    Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

    20%

    Aumento médio nas vendas de clientes

    80%

    Redução de custo e manutenção

    95%

    Índice de satisfação de nossos clientes.