Hoje em dia, praticamente tudo o que fazemos vira dados. Quando utilizamos os dados para tomar decisões os negócios passam a se chamar data driven. E a análise dessas informações pode trazer insights e conhecimentos valiosos para uma empresa!
Neste artigo, você vai entender melhor o que é cultura data driven, como funciona e poderá conferir as nossas dicas para aplicar esse mindset na sua empresa.
Também vamos trazer uma ótima dica para a melhor gestão voltada para o data driven: o ERP WebMais. Depois de ler o blog, aproveite para agendar uma demonstração gratuita do sistema e saber como ele vai otimizar sua coleta e gerenciamento de dados.
Agora, vamos ao artigo. Boa leitura!
O termo data driven quer dizer “orientado por dados” e se refere a processos e decisões embasados na coleta e análise de informações.
É importante deixar claro que data driven não é uma ferramenta, mas uma metodologia. Mas as ferramentas e sistemas facilitam a coleta desses dados e são essenciais para que as decisões sejam orientadas por dados concisos e reais. Um bom exemplo são os ERPs.
Empresas data driven são aquelas que coletam dados das mais diversas fontes, tanto internas como externas. Então, usam essas informações a seu favor na hora de tomar decisões estratégicas. Assim, deixa-se de lado a intuição e os achismos.
À medida que uma empresa vai analisando os dados que coleta, vai criando inteligência sobre os seus próprios processos. Dessa forma, com o passar do tempo, consegue transformar esses dados em respostas para o sucesso do negócio.
Com o avanço da tecnologia, a capacidade das empresas de armazenar dados aumentou. Com isso, percebeu-se que esses dados poderiam ser usados para ter insights sobre o negócio.
Em outras palavras, o data driven surgiu da necessidade das empresas de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados para tomar decisões assertivas.
Essa cultura orientada a dados ganhou força por volta dos anos 2000 por meio do crescimento e da maior acessibilidade da internet.
Hoje em dia, o data driven se tornou uma abordagem essencial para empresas de todos os setores que buscam ter uma vantagem competitiva. Isso é possível através do uso de dados.
A cultura data driven, quando adotada pelas empresas, contribui com o entendimento de todo o time sobre a importância da análise de dados para a tomada de decisão.
E aqui não estamos falando somente sobre decisões que envolvem a liderança de um negócio. Também é preciso considerar pequenos passos dados no dia a dia, até mesmo na operação.
Por isso, é preciso que a cultura de fazer decisões baseada em dados esteja intrínseca nos seguintes pilares:
Ter uma cultura data driven permite que as pessoas trabalhem com uma gestão de risco mais bem elaborada. Afinal, a equipe é incentivada a tomar decisões com base em análises de erros e acertos.
Quando o time sabe que tipo de iniciativa costuma trazer bons resultados e quais ações trazem prejuízos, fica muito mais fácil definir os próximos passos de cada projeto.
A tecnologia é um pilar fundamental da cultura data driven. É necessário contar com ferramentas de análise de dados para coletar e processar grandes volumes de informações de forma rápida e eficiente. Um exemplo são sistemas de gestão e plataformas de Big Data.
Além disso, é importante que as ferramentas sejam fáceis de usar e compreender, para que as pessoas possam usá-las sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados.
Em uma cultura orientada por dados, eles são o coração da estratégia. Para isso é preciso coletar, armazenar e processar dados relevantes e precisos para que as análises e decisões tomadas sejam confiáveis e embasadas em informações concretas.
Além disso, é importante que os dados sejam organizados e estruturados de forma clara e que as fontes de dados sejam confiáveis e precisas.
A cultura data driven também envolve autonomia para que as pessoas possam tomar decisões com base em dados de forma independente.
Também é importante que as pessoas sejam responsáveis por suas decisões e que as informações relevantes sejam compartilhadas com outras áreas da empresa. Assim, é possível garantir melhor colaboração e coordenação.
Ser um negócio data driven é essencial para quem deseja ter uma vantagem competitiva no mercado atual.
Com o data driven, as empresas podem tomar decisões com base em dados concretos e precisos. Isso significa que as decisões são feitas de forma estratégica, o que reduz os riscos e aumenta as chances de sucesso.
Ter uma análise de dados de qualidade também pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de crescimento em seus mercados. Além disso, podem identificar processos ineficientes e áreas onde podem melhorar a produtividade.
As empresas de data driven conseguem acessar informações sobre o negócio de forma mais clara e obter dados qualificados. Isso, como você pode imaginar, traz uma série de benefícios. Conheça os principais!
As equipes que trabalham com dados em vez de opiniões tendem a tomar decisões mais acertadas. Dessa forma, diminuem os riscos de erros, prejuízos ou necessidade de retrabalho.
Analisando dados, é possível avaliar com mais clareza o Retorno Sobre Investimento (ROI) de cada iniciativa. Essa prática permite que o time entenda, em tempo real, quais ações estão trazendo melhores resultados.
Assim, dá para tomar providências o mais rápido possível para otimizar as ações que estão dando certo. Isso também permite refazer ou deixar de lado aquelas que não estão trazendo os resultados esperados.
Empresas que conseguem analisar e cruzar dados em volume maior podem identificar padrões e, com isso, prever tendências e cenários futuros.
Com esse conhecimento, é possível se antecipar ao mercado de forma estratégica, saindo na frente dos concorrentes e ocupando um lugar de destaque.
A análise dos dados ajuda as empresas a otimizar seus processos e operações, identificar áreas de melhoria e aumentar a eficiência operacional. Tudo isso pode levar a uma redução de custos e uma maior rentabilidade.
Como vimos, a cultura data driven pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de crescimento e inovação. Isso ocorre por meio da análise de dados de mercado e comportamento do consumidor.
Investir em uma cultura data driven ajuda no planejamento mais arrojado do seu negócio. Com as informações precisas e confiáveis coletadas, você pode tomar decisões estratégicas e inovadoras que impulsionam o crescimento e o sucesso a longo prazo.
Quando todo o time tem acesso aos dados sobre suas atividades, cada pessoa consegue tomar boas decisões de forma individual. Assim, não existe a necessidade de consultar a liderança ou esperar aprovação dos seus gestores para cada iniciativa.
Essa autonomia engaja e motiva os colaboradores, que, naturalmente, se tornam mais produtivos.
Qualquer empresa que queira adotar a cultura data drive pode fazer isso. Mas é preciso fazer algumas adaptações! Não basta adquirir os melhores softwares de coleta de dados e automação – é preciso promover o novo mindset no ambiente de trabalho.
O primeiro passo para isso é garantir que a liderança entende o conceito e conhece a importância do data driven no mercado atual. Depois, será necessário traçar planos para incorporar essa cultura no dia a dia dos funcionários.
Outra coisa que pode contribuir para o sucesso na adoção de uma cultura data driven é um ambiente propício à inovação. Além disso, o estímulo ao desenvolvimento da capacidade de analisar dados também ajuda.
Agora você sabe o que é cultura data driven e entende a importância dessa metodologia para a obtenção de bons resultados. Então, chegou a hora de entender como levar esse mindset para o seu negócio. Confira nossas dicas!
Para aplicar data driven em sua empresa, é essencial definir metas claras e mensuráveis. Isso permitirá que você acompanhe o progresso e o desempenho de sua empresa de maneira objetiva e baseada em dados.
A interpretação de dados é a habilidade mais importante na cultura data driven. Não adianta receber um grande volume de informações se você não consegue extrair delas conhecimento e insights.
Por isso, é importante investir na contratação de profissionais capacitados. Além disso, considere o treinamento das pessoas que já fazem parte do seu time, mas ainda não dominam essa habilidade.
Para que os processos data driven sejam bem-sucedidos, é muito importante que esse mindset faça parte da sua cultura organizacional.
Todos precisam compreender a importância da análise de dados para uma tomada de decisão acertada e é muito importante que os gestores liderem pelo exemplo.
Assim como não é interessante ter muito volume de dados e não saber como analisá-los, não é produtivo saber como analisar e não ter acesso às informações necessárias.
Então, para garantir que toda a sua equipe tenha acesso a dados valiosos, conte com a tecnologia como sua principal aliada.
Invista em uma ferramenta que faça a coleta, armazenamento e cruzamento dos dados, além de gerar relatórios e fornecer insights.
Na hora de escolher a ferramenta ideal, não se esqueça de considerar as necessidades e especificidades do seu tipo de negócio!
É importante capacitar sua equipe, com treinamentos e cursos, para que o time possa interpretar e usar dados de forma eficaz.
Além disso, é preciso promover a colaboração e a comunicação entre as equipes. A ideia é incentivar a troca de informações e ideias.
Os indicadores de performance são medidas de desempenho usadas para avaliar o progresso em relação a metas e objetivos de negócios.
Eles são fundamentais para a aplicação de data driven em sua empresa. Isso porque fornecem uma visão clara do desempenho e podem ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias.
Analytics driven e data driven são dois conceitos que vêm da ciência de dados e são interdependentes, mas significam coisas diferentes.
Data driven é um conceito mais voltado para uma análise quantitativa, enquanto o analytics driven tem uma abordagem mais qualitativa.
O data driven se baseia em análise de números e modelos preditivos – já o analytics driven busca padrões e relações entre os dados.
Podemos dizer, então, que o analytics driven é um passo além do data driven, pois usa a interpretação de contextos para encontrar significados para os dados.
Existem várias ferramentas que você pode utilizar para coletar, analisar e interpretar dados para tomar decisões assertivas para o seu negócio. Vamos ver algumas das melhores tecnologias que você pode usar na sua empresa.
As ferramentas de análise da web permitem que as empresas acompanhem o tráfego do site, o comportamento do usuário e outras métricas importantes.
Essas informações podem ajudar as empresas a entender melhor como os usuários interagem com seus sites.
Além disso, você consegue compreender quais páginas e conteúdos são mais populares e quais podem precisar ser melhorados.
Assim como o web analytics, as ferramentas de análise de redes sociais permitem que as empresas monitorem o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca nas mídias sociais.
Essas informações podem ser usadas para ajustar as estratégias de marketing, entender melhor as preferências e necessidades dos clientes e melhorar a reputação da marca.
Utilizar uma boa ferramenta de captura de leads permite que você capture as informações de clientes em potencial.
Com esses dados, as empresas podem personalizar suas abordagens de marketing e vendas para atender melhor as necessidades e interesses de seus possíveis clientes.
Informações como e-mail, telefone são algumas que podem ser usadas para transformar os seus leads em clientes.
O e-mail marketing é utilizado por empresas para se comunicar com seus clientes, potenciais clientes e leads por meio de e-mails.
Assim, ter uma ferramenta de e-mail marketing permite que as empresas enviem e-mails personalizados e automatizados para esses clientes e leads em potencial.
Esses e-mails podem ser segmentados com base nas informações coletadas pelos clientes, como interesses e comportamentos de compra.
Acompanhar o seu funil comercial é uma das formas de medir os resultados do seu processo de vendas e prever o alcance das metas.
Usar uma ferramenta, como o CRM integrado ao ERP, permite que as empresas monitorem e analisem suas vendas e processos de negócios.
Essas informações podem ser usadas para identificar tendências e medir o desempenho das equipes de vendas, por exemplo.
Como comentamos anteriormente, o data driven não é uma ferramenta. Mas, as ferramentas são essenciais para conseguirmos coletar e analisar os dados do negócio.
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão que integra informações de diferentes áreas da empresa em um único lugar. Dessa forma, ele permite coletar e armazenar dados em um local centralizado e acessível.
Na prática, ter um ERP faz com que seja possível coletar, organizar e gerenciar informações de vários níveis de uma empresa.
Agora você já sabe que o data driven é uma abordagem poderosa que utiliza dados para embasar decisões. Além disso, também viu que, se aplicado de forma estratégica, as empresas podem obter insights valiosos, tomar decisões estratégicas e obter vantagem competitiva no mercado.
Através da coleta, análise e uso inteligente dos dados, é possível otimizar processos, melhorar resultados e impulsionar o crescimento dos negócios.
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