Aumentar a performance é o desejo de todas as empresas. Assim, muitas estratégias de comunicação são feitas visando isso, serviços de inbound marketing, atração de leads e altos investimentos em ads são feitos. Mas, você já pensou em utilizar um WhatsApp CRM, como o Kommo?
Então, neste artigo, vamos te mostrar o poder que o WhatsApp tem para aumentar a performance da sua empresa. Com ele, você poderá aumentar consideravelmente as suas vendas e a fidelização de clientes.
Acompanhe!
Um dos pontos chaves em escolher o WhatsApp como principal canal de comunicação com os clientes e leads é o fato deste app ser um dos mais baixados no Brasil.
Além disso, o Whats tem algo de peculiar: é utilizado por diferentes públicos, desde crianças a idosos.
Em outras palavras, usar o WhatsApp como o canal de comunicação da sua empresa significa que você está expandindo o poder de comunicação. Ou seja, está abrindo um caminho para que a sua empresa converse com milhares de pessoas.
Isso porque o WhatsApp é como um outdoor gigante e gratuito, disponível para a sua empresa utilizar nas estratégias de comunicação, de atração de leads, de conexão com o cliente e de vendas.
E, para a organização de todas essas estratégias, um CRM é indispensável. Mas, antes de explicarmos sobre o CRM, vamos começar pela base: comunicação e atendimento.
Um dos pilares para aumentar a performance da sua empresa é ter uma boa comunicação. Para criar uma boa estratégia de comunicação, é preciso ter definido o seu público alvo e personas.
Assim, a comunicação pode ser bem direcionada e alinhada em todos os canais, como: redes sociais, e-mail, site e whatsapp.
Essa definição de comunicação conforme o público alvo é extremamente importante, pois a sua empresa estará falando a “língua do cliente”, atraindo pessoas com o perfil de cliente ideal.
O filtro de atração de clientes feito pela comunicação faz com que o caminho do lead do topo ao fundo do funil seja muito mais rápido. Em outras palavras, as vendas acontecerão em um tempo menor, melhorando o faturamento.
A linguagem de marca e demais informações da comunicação foram definidos e aplicados no atendimento via WhatsApp?
Então, é o momento de pensar em como utilizar o WhatsApp CRM especificamente para as vendas e fidelização dos clientes e, assim, aumentar a performance!
O CRM tem funções que somente o WhatsApp Business não vai ter, sendo uma ferramenta muito importante para a sua empresa! É que o CRM armazena automaticamente os dados dos leads e também o histórico de interação.
Ou seja, tudo o que foi conversado com o cliente fica armazenado e o atendimento pode ser seguido por qualquer funcionário.
Isso porque as informações não ficam perdidas e o lead não precisa repetir dados já passados ou solicitações, afinal, existe o histórico das conversas.
Assim, aumentam consideravelmente as chances de vendas e de fidelização, pois eleva o nível do atendimento prestado.
Com as informações de contato armazenadas, é possível realizar um atendimento mais pessoal e assertivo, conforme campanha onde o lead converteu, etapa do funil e, após o primeiro contato, utilizar o histórico para um atendimento ainda mais personalizado.
Guia do Kommo de CRM para WhatsApp
Tenha em mente que a comunicação atrai, conecta, vende e fideliza. E o atendimento é uma parte crucial da comunicação e o coração das vendas.
Acima, explicamos sobre a importância de ter uma comunicação bem desenhada e como o atendimento de qualidade é indispensável. Então, tudo isso é colocado em prática de forma muito mais fácil e rápida com uma ferramenta CRM.
De forma semelhante ao que acontece no e-mail, o CRM para WhatsApp também armazena os dados dos leads e cria fluxos de nutrição, metrificando as mensagens que foram recebidas e as que foram abertas.
Essas e outras diversas funções auxiliam na organização das estratégias de comunicação e vendas, aumentando a performance da sua empresa como um todo e também dos seus funcionários de forma individual.
Os fluxos de nutrição para WhatsApp tem a função de nutrir os leads com informações relevantes sobre a sua empresa e produtos/serviços. Assim, atrai os leads do topo e meio do funil para a etapa de compra.
É importante que sejam criadas campanhas de atração de leads para as três etapas do funil e que cada etapa tenha o seu fluxo de nutrição. Isso porque a mensagem adequada para um lead de fundo de funil não é a mesma para um lead de topo.
Além dos fluxos, o WhatsApp CRM também cria modelos de conversas, os quais podem ser usados para conversas de saudação, agendamento de consultas, confirmação de pedido e etc.
Pense que os modelos de conversa são uma opção de automação de mensagens que visa diminuir o tempo da sua equipe de trabalho no envio de mensagens repetitivas e que acontecem várias vezes ao dia.
Sem dados é impossível avaliar o quão eficaz está o atendimento da sua empresa, as estratégias de comunicação e até mesmo as vendas.
Toda estratégia precisa ser testada e metrificada, para que possa ser analisada se deu certo ou não, e quais pontos podem ser melhorados.
E, mais uma vez o CRM é a ferramenta que te auxilia nisso, tendo informações sobre a taxa de mensagens abertas, tempo do atendimento, possibilidade de testes A/B e demais funções que não somente auxiliam na execução das estratégias como também na metrificação das mesmas.
Descubra como aplicar novas estratégias de gestão na sua empresa!