capital social: saiba o que é e como defini-lo

O Que É Capital Social E Como Defini-lo Para Uma Empresa

Imagem de Sanon Matias

O Capital Social de uma empresa é o valor do investimento que os sócios fazem em uma empresa no momento de sua abertura para que ela comece a funcionar e possa se manter até gerar lucro.

É por isso que é tão importante fazer um plano de negócio antes de tirar o seu projeto do papel. Assim, você saberá exatamente quanto precisa ter de Capital Social e consegue começar a sua jornada como empresário de forma mais tranquila e segura.

Quer saber mais sobre o Capital Social, como é formado e como ele funciona em cada natureza jurídica? É só continuar lendo este artigo!

O Que É Capital Social?

O Capital Social é a quantia inicial investida pelos sócios de uma empresa no momento da sua abertura. 

Esse valor pode ser investido em dinheiro, mas também com outros bens, como imóveis, equipamentos, computadores, etc.

É muito importante que o valor do Capital Social esteja registrado no Contrato Social da empresa. 

Esse documento funciona como uma certidão de nascimento do negócio e traz todas as informações sobre a empresa, como as responsabilidades de cada sócio, participação de cada um no negócio e todas as regras que vão reger o funcionamento da empresa nos próximos anos.

Para Que Serve O Capital Social De Uma Empresa?

para que serve o capital social de uma empresa

A principal função do Capital Social é garantir o funcionamento da empresa no primeiro momento. 

É com esse dinheiro que os sócios vão comprar matérias-primas, pagar os funcionários, as contas de consumo e tudo o que for necessário até que a empresa comece a gerar lucro e se torne sustentável.

É por isso que é tão importante fazer um plano de negócio antes de abrir a empresa. Assim, os sócios podem prever os gastos dos primeiros meses e saber quanto precisa investir para que o negócio funcione até que comece a andar com as próprias pernas.

Como Definir O Capital Social?

Como falamos, o ideal é estimar todos os custos dos primeiros meses de funcionamento da empresa, ainda na fase de planejamento do negócio. Entretanto, é muito difícil chegar a um número exato.

Afinal, os preços oscilam com o tempo e, muitas vezes, novas necessidades surgem com o tempo, a depender das mudanças do mercado, do comportamento do consumidor e outros fatores.

Por isso, o mais indicado é registrar um Capital Social que seja suficiente para um primeiro momento. Depois, se for necessário, é possível fazer a alteração do valor, de modo que a empresa receba novos aportes dos seus sócios.

É Possível Mudar O Capital Social?

Então, sim, é possível alterar o valor do Capital Social da sua empresa. Sempre que uma quantia de dinheiro é injetada no negócio, é preciso fazer a formalização desse aporte. Isso deve ser feito por meio de uma alteração no Contrato Social.

Além do registro dos novos valores, é importante atualizar a distribuição das cotas de cada sócio, ou seja, o percentual de participação de cada um na sociedade – que deve ser proporcional ao seu investimento, seja ele feito em dinheiro, bens materiais ou até mesmo know-how.

Como Funciona O Capital Social Em Cada Tipo Societário

A depender da natureza jurídica da sua empresa, há regras diferentes para a definição do capital social. A seguir, explicamos como funciona com os tipos societários mais comuns no Brasil!

MEI

Quem é MEI não precisa definir Capital Social. Mas, apesar de não ser necessário formalizar esse investimento em um contrato, isso não quer dizer que você não precise ter uma quantia reservada para a manutenção da empresa nos primeiros meses.

Se você pretende abrir um negócio como MEI, não deixe de fazer as suas estimativas e reservar um valor para que a empresa possa se sustentar no primeiro momento.

EI

Também não há um valor mínimo para o Capital Social da Empresa Individual. Mas, ao contrário do MEI, esse valor, seja ele quanto for, deve estar registrado no Requerimento do Empresário Individual, que é o documento equivalente ao Contrato Social para esse tipo de empresa.

Sociedade Limitada (LTDA)

O Capital Social da LTDA é definido de acordo com o investimento de cada sócio. Se a empresa tem cinco sócios e cada um investiu R$ 20 mil, o Capital Social da empresa é de R$ 100 mil.

Nesse mesmo exemplo, cada sócio terá direito a 20% da empresa, proporcionalmente ao valor investido. 

Esse investimento, como falamos, não precisa ser somente em dinheiro. Ele pode ser feito em imóveis, equipamentos e outros ativos.

SLU

A Sociedade Limitada Unipessoal é um modelo relativamente novo de empresa, que chega para substituir a EIRELI, justamente pelo grande valor de Capital Social exigido para a abertura da empresa.

A EIRELI exigia um Capital Social mínimo de 100 salários mínimos, o que, muitas vezes, tornava inviável a abertura do CNPJ com responsabilidade limitada. 

Hoje em dia, é possível ter uma sociedade unipessoal de responsabilidade limitada sem Capital Social mínimo, como é o caso da SLU, que passou a ser uma das melhores opções de natureza jurídica para quem empreende sem sócios.

Como Calcular O Capital Social De Uma Empresa?

dicas para determinar o capital social de uma empresa

Como você já sabe, é muito difícil calcular um valor exato para o Capital Social da empresa. 

Mas, com algumas dicas, é possível chegar a um valor que se aproxime da realidade e, assim, evitar surpresas desagradáveis logo nos primeiros meses de funcionamento do negócio.

Calcule O Payback

O payback é o tempo que uma empresa leva para dar retorno financeiro aos seus sócios. Quando você calcula esse tempo, consegue ter uma base mais realista para fazer o cálculo do valor do Capital Social.

Veja também: como calcular o payback da sua empresa

Seja Realista

Na hora de fazer as suas estimativas, evite exagerar e registrar valores muito maiores do que o praticado pelo mercado. 

Isso pode trazer uma sensação de segurança a princípio, mas também pode prejudicar a saúde financeira dos sócios, que poderão fazer altos investimentos sem necessidade.

Também não considere valores abaixo dos praticados pelo mercado atualmente. Lembre-se que a tendência é que os preços subam, e não desçam. Uma dica é usar os índices de inflação na hora de fazer os cálculos para o futuro.

Baseie-se Em Outras Empresas Da Mesma Área

Analisar os concorrentes e buscar dicas de outros empresários do setor também pode ajudar. Essa tarefa é o que chamamos de benchmarking

Analisar demandas semelhantes, apesar de não dar números exatos, ajuda a ter uma melhor noção de quanto a sua empresa vai precisar.

Conclusão

Apesar de não ser possível achar um número exato para o Capital Social, é muito importante que os sócios façam essa projeção. 

Ela é fundamental para a saúde financeira da empresa nos seus primeiros meses e pode evitar uma série de problemas que podem causar, inclusive, o fechamento precoce do negócio.

E para deixar as finanças da empresa sempre organizadas, não deixe de contar com um software ERP como o WebMais! 

Ele armazena e organiza todos os dados sobre a sua empresa e entrega relatórios completos em poucos segundos. Assim, você pode tomar decisões com base em dados e manter em dia todas as suas obrigações fiscais e contábeis!

Deixe um comentário