O tempo é um ativo valioso. E nada melhor do que otimizar alguns processos ou até mesmo automatizar alguns deles. A conciliação bancária é um exemplo que pode ser otimizado por meio de alguns softwares.
Por alguns motivos o tempo acabou tornando-se um dos bens mais preciosos que os seres humanos possuem. Não podemos comprá-lo, embora precisamos de tempo para realizar todo o tipo de atividade, inclusive a de ganhar dinheiro!
No mundo corporativo não é muito diferente, o tempo é um ativo valioso e, como os demais ativos de uma empresa, precisa ser otimizado. A partir dessa necessidade de “ganhar” tempo surgiram as buscas pela alta produtividade, pela otimização e automatização de processos. O objetivo final dessas ações é o mesmo: fazer mais, num intervalo de 8 horas, com a mesma estrutura e equipe, ou até com a redução delas!
Esse desafio tem chamado atenção de grandes e pequenos empresários. Afinal, todos desejam encontrar formas e ferramentas para aumentar a produtividade da equipe, fazer mais atividades durante o expediente e assim ganhar tempo e economizar dinheiro.
Para atender à essas necessidades surgem soluções de automatização de processos para todos os tipos de empresas: grandes e pequenas, dos mais variados segmentos. São soluções que demandam investimento financeiro, mas minimizam o investimento de tempo em atividades corriqueiras e operacionais do dia-a-dia corporativo.
Muitas vezes acaba sendo deixado de lado, em troca de “urgências”, principalmente nas pequenas e médias empresas. A necessidade de criação e manutenção de um planejamento estratégico acaba sendo deixada de lado, pois o gestor ou equipe de gestão estão ocupados realizando atividades corriqueiras e resolvendo problemas operacionais da empresa.
Além de poder focar o tempo em planejar as ações estratégicas da empresa, com as atividades operacionais otimizadas sobra tempo para o gestor acompanhar áreas muito importantes para o crescimento da empresa, como a área comercial. Podem assim criar novas estratégias e ações, determinadas pelo alcance de metas e resultados.
Com o tempo otimizado o gestor e a equipe administrativa da empresa têm tempo para exercitar o espírito inovador. Pensando em melhorias e inovações para os produtos, serviços ou até mesmo para o dia-a-dia da empresa.
Percebeu como a sua empresa tem muito a ganhar com a otimização de tempo?
É por esse motivo que nossos esforços estão voltados para a criação de ferramentas e soluções gerenciais que otimizem tempo e criem oportunidades para gestores e suas equipes usarem seu tempo nas atividades estratégicas da empresa.
Uma dessas ferramentas é a conciliação bancária presente nos nossos sistemas de gestão.
Você pode acabar se perguntando por que investir dinheiro para ganhar tempo, ou então, parar de perder tempo, certo? A resposta já foi dada acima: por que o tempo também é um ativo!
Entenda que ao utilizar ferramentas para otimizar o tempo gasto com atividades operacionais como: lançamento de notas fiscais de mercadorias ou emissão e acompanhamento de boletos, você ganha tempo para se dedicar à outras atividades muito importantes para a gestão da sua empresa, e que muitas vezes acabam ficando esquecidas ou são postergadas por não se tratarem de atividades “urgentes”.
A conciliação bancária consiste em fazer a comparação física entre o saldo das contas bancárias com o controle financeiro interno da empresa. Por ser um processo que requer tempo e atenção, nada melhor do que otimizar e automatizar este processo, não é mesmo?
Os sistemas de gestão empresarial estão se tornando cada vez mais atualizados, contando com alta tecnologia e diversas integrações para tornar as atividades operacionais das empresas cada vez mais simples e automatizadas.
Um exemplo de integração importante que os sistemas ERP fornecem é a conciliação bancária. Esta funcionalidade consiste na integração e troca de informações entre o banco e a empresa. Inserindo essas informações de forma automática no sistema.
Como a conciliação bancária pode otimizar processos?
Você ganha tempo, emitindo o boleto pelo seu próprio sistema de gestão. No sistema estão todos os dados da venda e do comprador, o que automatiza a emissão do boleto além de reduzir o tempo em comparação a lançar um boleto pelo sistema do banco.
Também acontece de forma automatizada por baixar todas as duplicatas de uma única vez através da troca de arquivos digitais entre o banco e o ERP. Dessa forma seu sistema de gestão e cobrança estará sempre atualizado quanto à situação dos boletos emitidos.
É importante automatizar este processo para reduzir o tempo de conferência e ter maior segurança na informação, já que os pagamentos e recebimentos são feitos por troca de arquivos e não lançamento manual. Com isso, o gestor tem certeza que o cenário apresentado pelo ERP é o mesmo que apresentado pelo sistema do banco.
Através desses processos a gestão financeira da empresa é automatizada, evitando assim que a equipe demande uma quantidade desnecessária de tempo para a execução de atividades operacionais.
Tempo não é dinheiro. Mas, da mesma forma que o dinheiro, o tempo é um ativo importante para qualquer empresa! Por isso sugerimos que você faça o seguinte o cálculo: Quanto tempo é investido para executar algum desses processos? Quanto tempo seria reduzido se você otimizasse esse processo?
Agora multiplique essa diferença pelo valor da hora de trabalho.
Calculou? E então, ainda tem dúvida da importância de otimizar o tempo?