Como realizar um controle de estoque efetivo?

Conheça o gerenciador de estoque WebMais

Independentemente de ser indústria ou distribuidora ou do seu segmento de atuação, ter um controle de estoque é fundamental. Este controle inicia no momento da entrada dos produtos, passa por um cadastramento correto de informações como data de validade e número da nota fiscal eletrônica e, encerra no momento em que este produto deixa seu estoque, seja por uma venda ou para industrialização.

Para que o seu controle aconteça sem erros e de forma eficaz, é essencial contar com um sistema completo de gestão de estoque. Nosso sistema realiza o controle de cada item armazenado, fornecendo um cadastro de produtos completo, integração com outros setores, como compras e vendas e ainda diversas funcionalidades que tornam sua gestão mais assertiva.

Demonstrativo Princípios Básicos Controle de Estoque
Demonstrativo Necessidade de Compra

Trabalhe com estoque mínimo com o sistema WebMais

Uma prática pouco usual e que deveria ser mais praticada pelas empresas é o uso do estoque mínimo. Esta prática traz muitos benefícios, como poder criar uma programação de compras, evitando aqueles pedidos em cima da hora e que geram um frete mais caro, ou o produto acaba saindo com um preço mais elevado.

Além disso, com o estoque mínimo, você evita perder vendas por falta de mercadoria, além de comprar de seu fornecedor uma vez só com a quantidade correta. Se você possui clientes que querem comprar com urgência, o estoque mínimo é um método que será ainda mais importante.

Nosso sistema de gestão permite que você opere com estoque mínimo e de segurança. Esta informação também é utilizada para compor o relatório de necessidade de compra, que você confere mais sobre ele abaixo!

Estoque e compras integrados para uma gestão mais eficaz

Para que a sua gestão seja completa, é fundamental integrar os setores, principalmente estoque e compras. Estes setores precisam trabalhar juntos para que o seu negócio alcance o sucesso. Para isso, nosso sistema conta com o relatório de necessidade de compra.

Este é um dos relatórios mais importantes e mais utilizados pelas indústrias e distribuidoras. Nele é apresentada uma lista exata de quais itens precisam ser comprados, baseado no seu estoque mínimo, estoque disponível, e caso tenha alguma ordem de compra em aberto, também considera-se este saldo.

Com isso, o comprador sabe exatamente quais produtos comprar e evita compras em cima da hora, deixando o estoque mais enxuto e com menos dinheiro parado.

Demonstrativo de Rotatividade
Demonstrativo de Rotatividade

Rotatividade de produtos, você conhece a sua?

Muitas empresas possuem produtos que são vendidos com frequência o ano inteiro, e outros produtos que são sazonais. Para que você conheça a rotatividade e a sazonalidade de cada item, nosso sistema oferece o relatório de rotatividade. Com ele, o gestor pode se planejar com antecedência para um determinado período em que alguns produtos irão ser mais solicitados ou ainda criar estratégias para movimentar o estoque nos meses com uma menor demanda.

Além disso, dentro deste relatório, é possível enxergar quais produtos estão demorando mais para completar o ciclo de rotatividade, o que pode também influenciar na programação de compras da sua empresa.

Gerencie de forma rápida seu estoque em poder de terceiros

Este controle é muito utilizado por quem trabalha com comodato ou industrialização, que é o estoque em posse de terceiros. Para quem já está enquadrado no SPED Fiscal Bloco K, é obrigatório controlar este tipo de estoque.

Cada vez que o gestor precisa saber o que a empresa tem de mercadoria em mãos de fornecedores, ou que tem “em casa” mas pertence a outras empresas, basta dar um clique e o ERP WebMais apresenta claramente esse tipo de informação. Além de um controle gerencial, o sistema está totalmente configurado dentro das normas do SPED Fiscal.

Se sua empresa vem sofrendo para conseguir controlar o estoque, o problema pode estar em seus processos ou nas ferramentas e tecnologias utilizadas.

Demonstrativo de Rotatividade
Demonstrativo de Rotatividade

Inventário de estoque, você realiza na sua empresa?

O inventário de estoque nada mais é do que uma relação de todos os itens armazenados, podendo ser matérias-primas, produto acabado ou produtos para revenda. Considera-se os itens que estão nas suas próprias instalações ou então em terceiros.

Esta prática é importantíssima para a sua gestão, pois é por meio dela que você fica sabendo, com exatidão, a quantidade certa de cada produto estocado. A realização do inventário de estoque é uma prática essencial na sua estratégia de gerenciamento de estoque e precisa ser realizada periodicamente.

Porém, dependendo do tamanho da sua empresa é inviável realizar este trabalho de forma manual, sem o apoio da tecnologia. Com nosso sistema, você pode inventariar seu estoque utilizando leitores de código de barras ou leitores RFID, dando muito mais agilidade ao processo.

Como nosso sistema de controle de estoque auxilia as empresas?

O estoque é um dos principais setores de uma empresa, principalmente indústrias e distribuidoras. Como há um alto volume de entradas e saídas de produtos, as empresas acabam tendo uma série de dificuldades em gerenciar o estoque sem auxílio da tecnologia.

Ter um controle de estoque preciso auxilia na gestão da sua empresa como um todo, podendo agilizar seu departamento de compras e até ajudar a potencializar suas vendas.

Para contribuir na otimização desse cenário, desenvolvemos um sistema web de controle de estoque especialmente moldado para as necessidades das indústrias e distribuidoras. Com ele é feita a estruturação de todo o controle de estoque de forma eficiente, integrando os módulos e controles de dados para facilitar a tomada de decisões de maneira inteligente. Ainda, permite um acesso a todas as funcionalidades de qualquer lugar, bastando uma conexão estável com a internet.

Quer conferir como o ERP WebMais pode ajudar sua empresa na prática? Solicite abaixo a sua demonstração do sistema.

Ficou alguma dúvida?

Confira algumas perguntas mais frequentes - FAQ

O que é controle de estoque?

O controle de estoque, ou gestão de estoque, é a operação responsável por controlar o fluxo de movimentação de entradas e saídas de produtos dentro de uma empresa. Consiste também em apontar informações importantes sobre vendas, bem como analisar e prever quais serão as necessidades de compras futuras.

Como fazer controle de estoque?

Para realizar a gestão de seu estoque, deve-se primeiramente definir padrões e regras para esta organização, pois somente desta forma você conseguirá ajustar os processos e responsabilidades de cada área da empresa.

Definidas as questões básicas de processos, deve-se registrar o fluxo das operações de entradas e saídas de mercadorias de forma rígida, com isso, você pode identificar o período correto para compra de produtos.

Mantendo este controle, você pode reduzir custos e ter uma organização melhor.

Quais são os tipos de controle de estoque?

Atualmente há 7 tipos de controle de estoque padrões utilizados pelas indústrias e distribuidoras. Seriam eles:

  • PEPS: Sigla para “primeiro a entrar, primeiro a sair”;
  • UEPS: Contrário de PEPS;
  • Custo médio;
  • Just in Time;
  • Curva ABC;
  • Preço específico;
  • Sistema WMS: Gestão de Armazenagem;
  • Dessa maneira, ao definir o tipo de controle ideal para a sua empresa, você conseguirá ter uma gestão muito mais efetiva e segura.

    Para que serve o controle de estoque?

    O controle de estoque é feito precisamente para gerenciar seus produtos de uma forma que traga:

  • Maior segurança nas decisões da sua empresa;
  • Redução de erros humanos;
  • Compreensão de quais produtos possuem mais e menos saída.
  • Com esse tipo de controle, é possível facilitar a rotina da sua empresa.

    Quais são os documentos utilizados no controle de estoque?

    Os documentos que geralmente entram no controle de estoque são os que propriamente movimentam o estoque, seja saída ou entrada. Eles são:

  • Notas fiscais (de entradas, saídas e de devoluções);
  • Romaneio;
  • Documentos de importação e exportação;
  • Ficha de controle de estoque
  • Ordens de compras;
  • Recibo;
  • Requisições para saída de produtos;
  • Entre outros.
  • Quais são os tipos de estoque que existem?

    Atualmente o estoque de indústrias e distribuidoras é comumente classificado em quatro categorias básicas:

  • Estoque de proteção;
  • Estoque de ciclo;
  • Estoque de antecipação;
  • Estoque no canal.
  • Quais os benefícios de se controlar o estoque?

    Há diversos benefícios trazidos por controlar seu estoque, mas os principais são:

  • Redução de custos;
  • Aumento de produtividade;
  • Planejamento de compras mais prático;
  • Melhor organização;
  • Facilitação da gestão da sua empresa
  • Mais praticidade na rotina da equipe;
  • Alguns de Nossos Recursos

    ícone especialista

    Controle de Lote e Validade

    Possibilita consulta rápida de lotes e data de validade, permitindo uma gestão de qualidade dos produtos entregues e em estoque. Saiba mais!

    ícone estoque

    Controle de Estoque

    Estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar tanto na compra de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços. Saiba mais!

    ícone materiais

    Gestão de Materiais

    Neste módulo é possível controlar o abastecimento de materiais, sejam eles para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente e etc. Saiba mais!

    ícone produção

    Controle de Produção

    Esta funcionalidade contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Saiba mais!

    ícone vendas

    Gestão de Vendas

    Neste módulo você acompanha todo o processo, desde a emissão de um orçamento até a confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente. Saiba mais!

    ícone expedição

    Controle de Expedição

    Estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas. Saiba mais!

    ícone financeiro

    Controle Financeiro

    Você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo inadimplência, provisionar caixa e muito mais. Saiba mais!

    ícone integração

    Integração com Terceiros

    Os principais objetivos são as extração de informações para tomada de decisões, entrega de obrigações legais e integração com softwares. Saiba mais!

    ícone clientes

    Gestão de Clientes

    Mantenha informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades e propostas além de acompanhar e otimizar a gestão de vendas da sua equipe. Saiba mais!

    A WebMais em Números

    Confira os indicadores que comprovam a qualidade da nossa solução

    20%

    Aumento médio nas vendas de clientes

    80%

    Redução de custo e manutenção

    95%

    Índice de satisfação de nossos clientes.