Quais formas de pagamento você usa na sua empresa?

Descubra As 15 Formas De Pagamento Mais Usadas No Brasil

Imagem de Sanon Matias

As formas de pagamento são as opções que uma empresa oferece ao seu cliente para realizar o pagamento por um produto ou serviço. Por isso, é importante conhecê-las a fundo.

Existem diversas possibilidades no mercado brasileiro, e oferecer variedade é fundamental. Afinal, isso traz mais comodidade para o consumidor e aumenta as chances de compra.

Mas quais são as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil? E como saber quais são as melhores para o seu negócio?

Neste artigo, você saberá mais sobre as opções disponíveis no nosso mercado. Além disso, conferirá as nossas dicas para escolher aquelas que melhor atendem às suas necessidades e as do seu público.

Se você quer gerenciar com eficiência as informações financeiras e transações relacionadas aos pagamentos na sua empresa, conheça e experimente o ERP WebMais. O módulo financeiro do sistema permite controlar e automatizar os processos de pagamento!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que São Formas De Pagamento?

Formas de pagamento se referem aos diferentes meios pelos quais as transações financeiras são realizadas para adquirir bens ou serviços.

Esses métodos variam amplamente e podem incluir dinheiro físico, cartões de crédito, transferências eletrônicas, cheques, entre outros.

As formas de pagamento são importantes na economia global, afetando tanto consumidores quanto empresas. Elas influenciam a conveniência, a segurança e a eficiência das transações financeiras.

Qual A Diferença Entre Formas E Meios De Pagamento?

Como você sabe, as formas de pagamento se referem aos diferentes tipos ou categorias gerais de métodos utilizados para efetuar transações financeiras.

Por outro lado, os meios de pagamento referem-se aos mecanismos específicos utilizados em uma determinada forma de pagamento para transferir fundos ou concluir uma transação.

Por exemplo, na forma de pagamento “cartões de crédito”, os meios podem incluir cartões emitidos por diferentes instituições financeiras, como Visa, Mastercard, American Express, e assim por diante.

Além disso, também podem incluir detalhes como números de cartão, datas de validade e códigos de segurança.

Que Formas De Pagamento São Usadas No Brasil?

Você certamente já notou que as formas de pagamento vêm mudando rapidamente nos últimos anos. Os cheques, por exemplo, praticamente não são mais vistos, enquanto o PIX e o pagamento por aplicativo vêm ganhando espaço.

Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) indica que, em 2021, 67% das pessoas já usavam o PIX para pagamentos de produtos, serviços e mensalidades.

O fato é que existem diversas formas de pagamento para todo tipo de empresa e consumidor. A escolha entre elas depende das preferências pessoais, da conveniência, da segurança e da disponibilidade.

Vamos entender um pouco mais sobre as características de cada uma.

Dinheiro

Apesar de ser a forma de pagamento mais tradicional e uma das mais antigas ainda praticadas, o dinheiro ainda é bastante utilizado no Brasil.

Ilustração com as principais formas de pagamento usadas no Brasil

De acordo com uma pesquisa, 71% das pessoas utilizam essa forma para pagamentos à vista, principalmente pela possibilidade de conseguir descontos e pela praticidade.

É amplamente aceito em todo o país, sendo usado em diversas transações do dia a dia, como compras em mercados locais, pagamento de pequenas despesas e para dar gorjetas em restaurantes.

Boleto Bancário

O boleto bancário é outra forma de pagamento bastante utilizada, principalmente para contas de consumo e faturas de cartão de crédito.

Além disso, ele é muito utilizado em e-commerces, como uma alternativa ao pagamento em cartão, e para cobranças entre empresas.

Desde 2018, é obrigatório que todo boleto emitido seja registrado em uma instituição bancária, o que trouxe ainda mais segurança para esse meio de pagamento. 

Assim, os dados do cliente ficam registrados e é possível tomar providências legais em caso de não recebimento.

Cartão De Crédito

O uso de cartões de crédito vem aumentando nos últimos anos e traz uma série de vantagens para os consumidores.

Entre elas estão a possibilidade de parcelamento, pagamento da primeira parcela em 30 dias. Além disso, em alguns casos, o acúmulo de pontos que podem ser trocados por milhas, por exemplo. 

Para as empresas, essa forma de pagamento, apesar de ter algumas taxas, também é bastante vantajosa, principalmente pela segurança. 

A operadora do cartão garante que a empresa receba todas as parcelas de compras feitas a prazo. Em caso de inadimplência, a dívida do cliente fica com a operadora, e não com a empresa que fez a venda.

Enfim, os cartões de crédito oferecem flexibilidade financeira e são aceitos em quase todos os estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e online.

Cartão De Débito

O cartão de débito também é uma forma de pagamento muito segura. Uma grande vantagem é de que a empresa recebe o dinheiro mais rapidamente do que nas compras no crédito.

Além disso, é possível receber pagamentos à vista sem se preocupar em providenciar dinheiro para o troco.

Para os consumidores que não têm costume de andar com dinheiro na mão, o cartão de débito é uma excelente solução. Afinal, é uma forma amplamente aceita em lojas, restaurantes e caixas eletrônicos em todo o Brasil.

Pix

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o PIX é uma das formas de pagamento que está em ascensão no Brasil.

Ilustração de duas pessoas com celulares nas mãos, sorrindo, com o texto "O Pix é uma das formas de pagamento mais usadas atualmente"

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ele já é responsável por 77% do volume das transações financeiras do país. Para o futuro, a expectativa é que esse número continue subindo.

A grande vantagem do Pix é a sua rapidez. O dinheiro transferido chega na outra conta em tempo real, mesmo quando a transação é realizada fora do horário de funcionamento dos bancos.

Além disso, o Pix é gratuito, o que o torna bem mais vantajoso do que as tradicionais transferências entre bancos. Por isso, é muito usado para transferências entre pessoas, pagamento de contas e compras online, tornando-se uma opção rápida e conveniente.

Crediário

O crediário é uma forma de pagamento em parcelas, feita por meio de boletos emitidos no momento da compra.

É uma excelente alternativa para os consumidores que não têm cartão de crédito e desejam parcelar as suas compras, principalmente aquelas com valor mais elevado.

No entanto, para as empresas, esse meio não é muito vantajoso, pois há maiores chances de inadimplência. Ainda assim, é oferecido por lojas e empresas que vendem produtos de maior valor, como eletrodomésticos e móveis.

Transferência Bancária

As transferências bancárias já foram as formas de pagamento mais comuns no Brasil, mas hoje vêm dando lugar ao Pix. Nesse meio de pagamento, o cliente transfere o dinheiro da sua conta para a conta da empresa, por meio de um DOC ou TED.

Justamente por ser menos utilizado atualmente, a forma através do DOC deixará de existir até 29 de fevereiro de 2024 pelos brancos associados à Febraban, segundo o Portal G1.

Mas, enquanto isso não ocorre e diferentemente do que acontece com o Pix, nem sempre o valor chega imediatamente à outra conta. Outro ponto negativo é que é preciso pagar uma taxa pela transação.

Link De Pagamento

Assim como o Pix, o link de pagamento é uma solução muito interessante para empresas que vendem online, especialmente pelas redes sociais, ou ainda, para serviços de entrega e profissionais autônomos.

Funciona assim: a empresa que faz a cobrança envia um link para o cliente, que, por meio dele, acessa uma página temporária para o pagamento da fatura.

Esse serviço é oferecido por diversas empresas intermediadoras de pagamento e o cliente tem a vantagem de poder escolher entre diversas formas de pagamento. As principais são crédito, débito, boleto ou Pix.

Vales

Os vales são documentos que representam um valor monetário pré-pago e são usados para adquirir bens ou serviços específicos.

Um exemplo comum é o vale-refeição, amplamente utilizado por empresas para fornecer aos funcionários uma forma de pagamento para refeições em restaurantes ou supermercados credenciados.

Ilustração de patrão pagando vale para funcionário

Essa forma de pagamento é particularmente comum em locais de trabalho onde o benefício é oferecido como parte dos pacotes de remuneração dos funcionários.

Outros tipos de vales incluem vales-transporte e vales-cultura, que podem ser usados para cobrir despesas de transporte e atividades culturais. 

Carteiras Digitais

As carteiras digitais são aplicativos ou serviços online que permitem aos usuários armazenar dinheiro virtualmente e realizar transações eletrônicas. No Brasil, exemplos populares incluem PicPay, Mercado Pago e PayPal.

As carteiras digitais são amplamente usadas para compras online, recarga de crédito em celulares, pagamento de contas e transferências de dinheiro entre pessoas.

Eles também oferecem conveniência ao permitir que os usuários façam pagamentos com seus smartphones em lojas físicas usando tecnologias como o QR code.

Pagamento Recorrente

O pagamento recorrente é utilizado para cobranças regulares, como assinaturas de serviços, mensalidades e planos de assinatura. Exemplos incluem serviços de streaming como Netflix, Spotify e academias de ginástica que debitem mensalmente a taxa de associação da conta do cliente.

Essa forma de pagamento é conveniente tanto para empresas quanto para consumidores, pois automatiza transações regulares, garantindo que os pagamentos sejam feitos pontualmente.

Cartão Da Loja

Os cartões de crédito emitidos por lojas específicas são conhecidos como cartões de loja. Eles oferecem benefícios exclusivos, como descontos e parcelamentos especiais em compras feitas naquela loja.

Um exemplo é o cartão de crédito de grandes redes de supermercados, que permite que os clientes acumulem pontos ou descontos específicos nas compras realizadas naquela marca.

Cheque

Embora tenha perdido popularidade devido à ascensão dos métodos eletrônicos de pagamento, o cheque ainda é utilizado em algumas transações no Brasil. É comumente usado para pagamentos de alto valor, como aluguéis, compras de imóveis e negócios empresariais.

O cheque oferece uma forma tangível de pagamento, mas requer tempo para processamento e pode estar sujeito a riscos, como cheques sem fundos.

Intermediadores De Pagamento

Os intermediadores de pagamento, como PagSeguro e Cielo, facilitam transações financeiras entre compradores e vendedores online. Eles atuam como intermediários, protegendo as informações financeiras dos clientes e garantindo a segurança das transações.

Empresas de e-commerce os utilizam para aceitar pagamentos online de forma segura, oferecendo uma variedade de métodos de pagamento aos clientes.

Gateway

Um gateway de pagamento é uma tecnologia que conecta o site de um vendedor ao sistema de pagamento do adquirente, como bancos e instituições financeiras. Exemplos incluem Pagamento Digital e PayU.

Esses gateways são cruciais para empresas online que desejam processar pagamentos de forma eficaz e segura, aceitando cartões de crédito e outras formas de pagamento eletrônico.

Quais São As Formas De Pagamento Online?

Com a popularização do comércio eletrônico e crescimento das vendas pela internet, as formas de pagamento online também vêm crescendo. 

Principais formas de pagamento online

- Pix
- Transferências bancárias
- boletos
- cartões de crédito ou débito
- carteiras virtuais

Diversas delas, inclusive, têm adaptações da sua forma analógica para o meio digital. Esse é o caso do Pix, das transferências bancárias, boletos e transações com cartões de crédito e débito.

Mas, além disso, empresas de tecnologia vêm oferecendo outros tipos de soluções interessantes. As mais vistas são o caso do PayPal, do PagSeguro e PicPay, por exemplo, que funcionam como carteiras virtuais.

Elas permitem que você faça a transferência de valores de uma conta para outra e deixar salvas as informações sobre os seus cartões. Essa opção serve para caso você prefira fazer os pagamentos no crédito ou débito.

Por Que Diversificar As Formas De Pagamento?

Oferecer diversas formas de pagamento para o seu cliente é uma maneira de levar comodidade e mostrar que a empresa conhece e segue as tendências do mercado.

Além disso, a forma de pagamento pode ser um fator de desempate na hora da decisão de compra. Se um cliente quiser pagar no crédito e a empresa não trabalhar com cartões, ele certamente buscará uma concorrente para fazer a compra.

Você já tinha pensado sobre isso?

Como Escolher As Melhores Formas De Pagamento?

Mas oferecer flexibilidade e variedade não quer dizer que você precisa aceitar todas as formas de pagamento. Até porque, em alguns casos, isso pode elevar bastante os custos da empresa.

Por isso, é importante selecionar aquelas formas de pagamento mais adequadas para o seu tipo de negócio. Para fazer as melhores escolhas, siga essas dicas:

  • avalie os custos e as taxas de cada opção;
  • entenda o que o seu cliente busca;
  • análise o tempo de recebimento do dinheiro.
BANNER Pix? Boleto? O ERP WebMais ajuda sua empresa a receber de qualquer forma de pagamento

Conclusão

Assim como oferecer diversas formas de pagamento, trabalhar com diferentes condições também pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Mas com tantos meios de pagamento, é importante organizar os relatórios financeiros, a fim de gerenciar seu fluxo de caixa de maneira eficiente.

Nesse caso, trabalhar com um ERP online pode ajudar o seu negócio a se organizar. Além de controlar as contas a pagar e receber, o sistema cria relatórios em tempo real, listando todos seus compromissos financeiros e informando quais foram seus últimos recebimentos.

Além disso, com nosso sistema online você pode emitir recibos de pagamento, nota fiscal, boleto online e muito mais.

Combinando a estratégia de oferecer diferentes meios de pagamento com a aplicação de um controle preciso da sua operação, você potencializa os resultados do negócio e pode acompanhar o seu crescimento de forma sustentável.

Conheça agora mesmo o ERP WebMais e tenha acesso ao módulo financeiro para automatizar as suas formas de pagamento!

Deixe um comentário