quais as condições de pagamento ideais para o seu negócio?

Guia Sobre Condição De Pagamento E Meios De Pagamento

Conduzir um negócio envolve uma série de decisões a serem tomadas, seja em relação a estratégia, administração, relação com clientes ou outras coisas. Uma das decisões a serem tomadas é sobre as condições de pagamento oferecidas aos seus clientes.

A princípio, isso pode parecer algo pequeno diante de tantas outras decisões a serem tomadas. Mas, na prática, as condições de pagamento podem ser um fator decisivo para que o cliente feche negócio ou não.

Aqui neste artigo, você vai saber qual é a importância de oferecer boas condições e meios de pagamento para o seu público. Além disso, confira as nossas dicas para fazer as melhores escolhas.

Também temos uma dica para facilitar seu controle de pagamentos e otimizar sua gestão financeira. Depois de ler o texto, converse com nossos consultores sobre o seu negócio e agende hoje mesmo uma demonstração gratuita no ERP da WebMais. 

Vamos lá? Acompanhe o artigo abaixo.

controle suas vendas com eficiência

O Que São Condições De Pagamento?

As condições de pagamento são as regras que devem ser seguidas para que um cliente possa fazer uma compra com a sua empresa. 

E não existem normas que determinem quais devem ser essas regras. Cada empresa desenvolve a sua própria política, oferecendo as condições que julgar mais justas e vantajosas para ambas as partes.

Para você entender melhor, vamos dar um exemplo. Uma loja pode oferecer diversas condições de pagamento para o mesmo produto, como:

  • 10% de desconto para pagamento à vista;
  • pagamento em 30 dias;
  • parcelamento sem juros;
  • parcelamento com juros.

O Que São Os Meios De Pagamento?

Já os meios de pagamento se referem à forma como o cliente vai cumprir com o compromisso financeiro que foi estabelecido com a compra. 

Se ele escolheu a condição de pagamento à vista com desconto, pode pagar com dinheiro em espécie, no débito ou no PIX. Se escolher pagar parcelado, pode fazer isso com o cartão de crédito.

O boleto bancário também é um meio de pagamento bastante utilizado aqui no Brasil. 

Qual A Diferença Entre Meios De Pagamento E Condições De Pagamento?

As condições de pagamento e o meio são duas coisas que estão diretamente relacionadas. Inclusive, algumas empresas atrelam determinada condição à utilização de um meio específico de pagamento, como descontos para pagamentos em espécie, por exemplo.

exemplos de condições e meios de pagamento

A condição de pagamento é um conceito que está mais relacionado ao tempo que o cliente tem para cumprir com o compromisso financeiro que fez com a empresa. 

Já o meio está relacionado à forma como o dinheiro vai sair da conta do cliente e passar para a conta da empresa.

Qual A Importância De Oferecer Condições De Pagamento Para Os Clientes?

Como falamos no começo do artigo, a decisão sobre as condições de pagamento a serem oferecidas para o cliente parecem, a princípio, pouco relevantes. 

Mas ela pode ser bastante significativa. Isso porque, muitas vezes, os clientes usam essas condições como critério para tomar uma decisão de compra.

Caso uma pessoa esteja em dúvida entre comprar o mesmo produto, com o mesmo valor, em um fornecedor ou outro, certamente vai usar a condição de pagamento como critério de desempate. Assim, vai escolher aquela que oferecer mais prazo ou um desconto maior para o pagamento à vista.

a condição de pagamento é um diferencial competitivo de mercado

Ter uma variedade de meios e condições de pagamento também facilita a rotina da empresa e ajuda a ampliar as possibilidades de negócio. A empresa que recebe apenas um meio e não tem flexibilidade nas suas condições, acaba afastando o público.

Também é importante estar a par das tendências de pagamento do mercado. Hoje em dia, uma empresa que não trabalha com cartões ou com PIX, por exemplo, pode ser considerada desatualizada e desinformada. Assim, pode até sofrer prejuízos à sua imagem por isso.

Como Escolher As Melhores Condições De Pagamento?

Mas como escolher as melhores condições de pagamento para cada negócio? Naturalmente, cada empresa tem as suas particularidades, e elas precisam ser levadas em consideração.

Além disso, a condição que é vantajosa para um negócio pode não ser para o outro.

Para ajudar você a tomar essa decisão, trouxemos algumas dicas!

Observe As Preferências Do Seu Consumidor

Um ponto muito importante na hora de escolher as condições de pagamento para a sua empresa é entender as necessidades e preferências do seu público. 

Seus clientes preferem pagar parcelado ou à vista? Eles têm condição de arcar com o custo dos produtos de uma única vez?

Ofereça Um Negócio E Transações Seguras

Também é muito importante pesquisar sobre a segurança de cada meio de pagamento. Hoje em dia, as pessoas estão sujeitas a diversos tipos de fraude quando realizam pagamentos, e você não quer que algo assim aconteça com a sua empresa.

Por isso, quando for pesquisar, procure saber sobre a política de segurança das empresas que serão suas parceiras nessa questão.

Procure Soluções Que Sejam Vantajosas Para Ambas As Partes

Lembre-se de que as condições de pagamento devem ser vantajosas para a empresa e para o cliente. Não adianta oferecer condições super vantajosas para o público se a empresa vai ter prejuízo ou dificuldade para cumprir com os seus compromissos.

Por outro lado, não oferecer nenhuma flexibilidade e nem vantagem para o cliente pode fazer com que ele procure a sua concorrência.

Conclusão

Como você viu aqui neste conteúdo, oferecer boas condições de pagamento para os seus clientes é importante para o negócio. Elas podem fazer toda a diferença na decisão de compra.

Também é fundamental aliar a essas boas condições uma organização financeira eficaz. Assim, você evita erros nas previsões de receita, atrasos em pagamentos e falta de dinheiro em caixa para cumprir com os compromissos financeiros do negócio.

Um software ERP é a solução ideal para isso. Ele armazena e organiza todas as informações sobre a empresa, transformando-as em relatórios completos em poucos segundos.

Assim, fica mais fácil tomar decisões que impactem o futuro da empresa e manter em dia todas as obrigações do negócio.
Quer conhecer o sistema que vai otimizar o seu negócio e aumentar o resultado das suas vendas? Agende hoje mesmo uma demonstração gratuita do ERP WebMais e alcance suas metas com mais facilidade.

Deixe um comentário