Aprenda como fazer um orçamento empresarial

Descubra Como Fazer Um Orçamento Passo A Passo

Imagem de Sanon Matias

Saber como fazer um orçamento empresarial é essencial para garantir o controle financeiro e o sucesso de uma empresa. Isso porque ele permite planejar ganhos, gastos e investimentos, oferecendo uma visão clara da saúde financeira da empresa.

Existem várias formas de fazê-lo, desde o trabalho manual, eletrônico até o tecnológico. É importante conhecer melhor os fatores para decidir qual a melhor opção para o seu caso.

Mas se quer simplificar ainda mais a gestão financeira da sua empresa, solicite uma demonstração gratuita do ERP da WebMais. Descubra como ele pode facilitar o processo de elaboração e acompanhamento do seu orçamento.

Agora, se você quer aprender mais sobre como fazer um orçamento empresarial de forma eficiente, continue a leitura do nosso blog. Temos dicas valiosas para alcançar o sucesso financeiro do seu negócio.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Orçamento Empresarial?

O orçamento empresarial é um plano financeiro com previsão das entradas e saídas de uma empresa em um período específico.

Mas, além de aprender como fazer um orçamento empresarial, é importante que você saiba que ele auxilia na gestão financeira, tomada de decisões e controle de gastos.

Qual A Importância De Elaborar Um Orçamento Para Empresa?

Muito mais do que saber como fazer um orçamento empresarial, é fundamental que entenda a sua importância para o sucesso de uma empresa. Monitorar receitas, despesas, investimentos e níveis de endividamento é crucial para seu desenvolvimento e evitar falências.

Ao aprender como fazer um orçamento empresarial, você se prepara para enfrentar desafios futuros, corrigindo erros de alocação de recursos e realizando cortes de gastos estratégicos.

Investir em um orçamento é fundamental para o crescimento do seu negócio. A capacidade de gerir e mantê-lo estável, operando em um orçamento adequado, é um dos segredos para o sucesso.

Qual A Relação Entre Orçamento Empresarial E Orçamento De Vendas?

O orçamento de vendas é uma parte essencial do orçamento empresarial. Por exemplo, se uma empresa de eletrônicos projeta vender 10.000 unidades de um novo smartphone por mês, essa estimativa será usada no orçamento de vendas.

Em seguida, essa projeção de receitas será incorporada ao orçamento empresarial, juntamente aos outros elementos financeiros, como despesas e investimentos. A ideia é ter uma visão completa da saúde financeira da empresa.

Essas etapas permitem um planejamento financeiro sólido e decisões estratégicas embasadas em números reais. Por isso, ambos os conceitos estão relacionados.

Como Fazer Um Orçamento Empresarial? Passo A Passo

Agora que sabe a importância desta ferramenta, vamos entender como fazer um orçamento empresarial na prática.

Elabore Um Diagnóstico Da Empresa

O futuro só pode ser projetado se você conhecer muito bem a realidade atual da sua empresa, incluindo seus problemas, limitações e oportunidades.

Por isso, o primeiro passo de como fazer um orçamento empresarial é pelo diagnóstico da empresa.

Comece a análise com dados de três anos atrás, reunindo o máximo que puder para avaliar como é a sua evolução até agora. Algumas informações para verificar são:

Defina Os Objetivos E Metas Da Empresa

O próximo passo de como fazer um orçamento empresarial é a definição de objetivos e metas.

É hora de definir os objetivos do próximo período com base nos pontos fracos e fortes identificados anteriormente.

Alinhe as metas do seu orçamento com os objetivos gerais do negócio contidos no Plano de Negócios. Assim, haverá mais coerência nas estratégias e facilitará a decisão de quais áreas receberão mais investimentos ou corte de gastos.

Conte Com A Ajuda De Uma Ferramenta

Não basta apenas entender como fazer um orçamento, é preciso saber qual ferramenta será usada para automatizar o controle de gastos e receitas, simplificar e agilizar as rotinas etc.

Um software ERP é a melhor solução para isso. Contudo, sabemos que pequenas empresas e familiares não costumam contar com esse sistema – embora seja viável e relevante.

Gestora utilizando tecnologia de ERP para fazer orçamento da empresa

Então, apostar em planilhas e no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) podem ser saídas mais baratas, mas não tão eficientes quanto a tecnologia.

Inclua Todos Os Dados Importantes

Quanto mais completo você fizer o seu orçamento, maior é a chance de obter bons resultados. Nesse caso, analise muito bem os dados e anote os pontos indispensáveis, como:

  • custos de produção;
  • fluxo de caixa;
  • investimentos;
  • despesas;
  • ganhos;
  • empréstimos etc.

Liste Os Seus Custos Fixos E Variáveis

Um negócio precisa conhecer suas despesas com exatidão, para identificar problemas que precisam ser solucionados ou pontos a serem repensados. Para isso, comece com os custos fixos e variáveis.

Um custo fixo engloba aluguel, salários, seguros, tributos, telefone, internet, papel, entre outros. Já os custos variáveis são aqueles que dependem da produção, como aquisição de matéria-prima, transporte, contratação de mão-de-obra temporária, marketing, etc.

Faça Uma Projeção Para O Período

Até aqui você juntou diversos dados, agora é hora de aprender na prática como fazer um orçamento. Estime as despesas e receitas, a provisão do capital de giro e a projeção de crescimento da empresa.

Monte um calendário com as etapas ao longo do ano. Assim, você cumpre o cronograma sem extrapolar os limites identificados nos passos anteriores.

Monitore Os Resultados

De nada adianta aprender como fazer um orçamento, criá-lo e não monitorá-lo para saber se cumpre o que foi proposto ao longo do período estipulado.

Essa é uma medida preventiva que permite encontrar pontos de melhoria e oportunidades mais rapidamente, o que favorece a sua competitividade. Por isso, nunca esqueça de acompanhar cada etapa.

Quais As Melhores Ferramentas Para Acompanhar Seu Orçamento Empresarial?

O passo a passo de como fazer um orçamento não é difícil, mas exige uma boa estruturação. Ou seja, é preciso contar com ajuda da tecnologia para simplificar as tarefas e ter um controle mais efetivo.

As planilhas são uma boa solução, mas elas não são práticas e estão suscetíveis a erros manuais comuns, como a inserção incorreta de números, duplicação de dados etc.

O mais interessante é o investimento em um software de gestão integrada para centralizar as informações para todos os setores e evitar falhas na hora de lançá-las. Além de permitir um acompanhamento em tempo real.

Modelo De Orçamento Empresarial

Agora que sabe como fazer um orçamento, que tal escolher o modelo mais apropriado para suas necessidades, considerando suas diretrizes e padrões disponíveis?

Embora existam planilhas prontas e personalizáveis na internet, você pode aprender como fazer um orçamento sem conhecimentos avançados em Excel.

Comece pela divisão da planilha entre receitas e despesas, com cada item listado em linhas separadas e uma célula dedicada ao saldo. Se quiser um documento anual, preveja os valores para cada receita e despesa em cada mês.

Aproveite para automatizar os resultados por meio de fórmulas simples, como:

  • na célula do resultado de janeiro, insira o símbolo de igual (=) e subtraia as despesas das receitas;
  • depois, arraste a fórmula para os outros meses, selecionando a célula onde ela foi inserida.

Você também pode organizar o arquivo com cores diferentes para separar registros (por exemplo, entradas e saídas ou categorias de receitas e despesas).

BANNER Esqueça as planilhas! Faça orçamentos e muito mais de forma automatizada com o ERP WebMais

Conclusão

Agora você sabe como fazer um orçamento empresarial e pode manter a saúde financeira e o sucesso do seu negócio.

Ao seguir os passos apresentados neste artigo, você estará capacitado a elaborar um documento eficiente, com controle adequado dos ganhos, gastos e investimentos.

Lembre-se de revisar e atualizá-lo regularmente, para acompanhar as mudanças no mercado e garantir que as metas financeiras sejam alcançadas.

Utilizar ferramentas de gestão, como o ERP da WebMais, pode facilitar esse processo, proporcionando maior agilidade e precisão na elaboração do orçamento empresarial. Por isso, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo para ver os benefícios na prática.

Deixe um comentário