gestão inteligente com o planejamento financeiro

Guia De Planejamento Financeiro E Passo A Passo

Imagem de Sanon Matias

O planejamento financeiro empresarial funciona como um roteiro que projeta o futuro da empresa em relação às suas finanças, tomando como base a situação atual.

Esse planejamento é essencial para que a gestão tome decisões inteligentes, considerando as estimativas para o fluxo de caixa, margens de lucro e outros fatores.

Neste artigo, você vai entender a importância do planejamento para a saúde financeira da empresa e conferir as nossas dicas para fazer o seu. Acompanhe!

Antes de iniciar a leitura, temos uma dica para melhorar o seu controle financeiro: o ERP WebMais. Entre em contato com nossos consultores para saber como otimizar sua gestão.

O Que É Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro da empresa engloba uma série de ações, ferramentas e controles. Eles têm o objetivo de entender a situação da empresa, organizar e gerenciar os seus recursos financeiros, na busca pelos melhores resultados.

As ações que fazem parte de um planejamento financeiro dizem respeito a projeções de receitas e despesas, além de diferentes cenários (mais ou menos favoráveis). 

Assim, o empresário consegue se preparar para diversos tipos de situação e evitar que elas prejudiquem as contas do negócio.

Qual A Importância De Um Planejamento Financeiro?

O planejamento financeiro é a base de um negócio bem-sucedido. 

É ele que vai indicar como a empresa deve ser conduzida no presente e no futuro. A ideia é que a organização tenha recursos disponíveis para arcar com todos os seus compromissos financeiros e ainda dar lucro.

A empresa que opera sem planejamento corre maior risco de não conseguir cumprir as suas obrigações. Além disso, pode sofrer impactos ainda maiores diante de imprevistos e mudanças na economia e no mercado.

Quais As Vantagens do Planejamento Financeiro Empresarial?

A empresa que tem as suas finanças planejadas e organizadas usufrui de diversos benefícios:

  • tem orçamento mais organizado e realista;
  • consegue prever cenários futuros para as finanças da empresa;
  • identificar desperdícios;
  • consegue cortar gastos;
  • identifica o momento de solicitar crédito;
  • sabe quando pode fazer novos investimentos;
  • pode elaborar planos de ação mais rápida e eficientemente, se certificando de que há recursos disponíveis para todas as necessidades.

Como Fazer Um Planejamento Financeiro?

planejamento financeiro em 5 passos

Para fazer um planejamento financeiro eficaz, é preciso cumprir algumas etapas. A primeira delas é estabelecer objetivos e metas. 

Depois, é importante entender como as finanças da empresa estão no presente. Para isso, é preciso analisar diversos indicadores, como a margem de lucro, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, ticket médio, entre outros.

Essa análise permite que você faça um diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa e entenda se ela tem reservas ou pode se endividar.

A próxima etapa é o planejamento futuro. No seu plano, você deve estabelecer ações para cada meta, indicando elementos para cada uma delas.

Por fim, é importante manter um rígido controle sobre as contas. Assim você sabe se o planejamento está sendo seguido e se está trazendo os resultados esperados.

Para isso, é preciso acompanhar indicadores e registrar todas as movimentações feitas no caixa da empresa.

Dicas De Planejamento Financeiro

Agora que você já sabe como fazer o planejamento financeiro do seu negócio, confira as nossas dicas para um plano de sucesso!

Faça Um Check-Up No Seu Orçamento

O conhecimento sobre a situação atual é essencial para o sucesso do planejamento futuro. Por isso, não deixe de fazer um check-up geral nas suas contas.

É isso que vai fazer você entender quais devem ser os próximos passos do negócio. Enquanto alguns podem planejar novos investimentos, outros certamente ainda precisam criar reservas e pagar dívidas.

Sem esse diagnóstico, dificilmente você conseguirá traçar metas realistas.

Controle Os Gastos Da Sua Empresa

Conhecer e controlar os gastos da empresa é o primeiro passo para uma boa saúde financeira. É muito importante que a gestão esteja sempre a par de tudo o que entra e sai do caixa da empresa, por menores que sejam as movimentações.

Dessa forma, é possível evitar erros nos registros e nas declarações, além de identificar fraudes que podem prejudicar as contas no longo prazo.

Estabeleça Metas Financeiras

Como você já deve saber, quem não sabe onde quer chegar não tem como escolher o melhor caminho. Por isso, estabelecer metas e objetivos é essencial para um planejamento financeiro eficaz.

Avalie O Uso Do Cartão De Crédito

O cartão de crédito pode ser uma excelente forma de pagamento, mas também pode ser um tiro no pé de quem não sabe como usá-lo a seu favor.

Antes de decidir que essa é a melhor forma de pagar alguns gastos da sua empresa, avalie a situação atual. Você precisa entender se a empresa pode assumir o compromisso de pagamento das faturas, especialmente em casos de compras parceladas.

Tenha Uma Reserva De Emergência

A reserva de emergência da empresa é o montante que pode ser usado em casos de imprevistos, como o nome indica. 

Dessa forma, caso seja necessário fazer investimentos que não estavam previstos no plano, a empresa pode arcar com as despesas sem prejudicar as suas outras metas.

Inclusive, se a sua empresa ainda não tem uma reserva, a sua formação pode ser uma das metas do seu próximo planejamento!

Faça Investimentos

Para evitar a desvalorização do dinheiro da empresa, faça aplicações usando os seus recursos. Assim, além de garantir alguns rendimentos, você protege o seu dinheiro contra a inflação.

invista e aumente os rendimentos da empresa

Tenha em mente que as empresas não podem investir em todos os produtos disponíveis no mercado. Porém, alguns investimentos possíveis podem ser bastante vantajosos, como CDB, LCI, LCA e fundos diversificados.

Conclusão

Independentemente do tamanho da sua empresa, o planejamento financeiro é essencial para que ela tenha uma boa rentabilidade e atinja os resultados esperados. 

Sem isso, fazer uma boa gestão de recursos fica muito mais difícil e a empresa corre o risco de não conseguir sobreviver a crises e imprevistos.

Para uma gestão ainda mais eficiente, é importante contar com um sistema ERP completo, que armazene e organize todas as informações sobre o negócio. 

Assim, você pode ter um controle ainda mais rígido sobre as finanças e ter acesso rápido a relatórios complexos, que permitem a tomada de decisão mais inteligente.

Quer saber como otimizar a gestão financeira do seu negócio? Entre em contato, receba um diagnóstico do nosso time de especialistas e assista uma demonstração prática do ERP WebMais.

Deixe um comentário