Faça uma boa gestão de armazém para seu negócio

Entenda Qual É A Importância Da Gestão de Armazém

A gestão de armazém é um aspecto fundamental para a eficiência e sucesso das operações logísticas de uma empresa. 

Isso porque o armazém é o local onde são armazenados os produtos, sendo responsável pela gestão do estoque, recebimento, separação e expedição dos itens. 

Dessa forma, uma gestão eficiente do armazém pode trazer inúmeros benefícios, como a redução de custos, aumento da produtividade, melhoria na qualidade do serviço e maior satisfação dos clientes. 

Durante esse texto vamos entender o que é gestão de armazém e como ele funciona. Além disso, vamos ver os benefícios e os passos para uma boa gestão de armazém. Boa leitura!

Ah, antes de iniciar, que tal agendar uma demonstração do nosso WMS? Assim, você poderá ver, na prática, como o sistema funciona.

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É Gestão De Armazém?

A gestão do armazém é o processo de planejamento, organização, controle e supervisão de todas as atividades relacionadas à armazéns ou centros de distribuição.

Dentro da gestão está incluído desde a entrada dos produtos, controle de níveis do estoque, organização e inventário, dentre outras etapas, até a saída desses itens do estoque. 

Fazer a gestão de armazém é importante para garantir que o estoque esteja sempre disponível para atender às demandas da empresa. Ao mesmo tempo, fazer essa gestão evita excesso ou a falta de estoque.

Sendo assim, tudo isso pode melhorar a sua produtividade, reduzir os custos de armazenamento e aumentar a satisfação do seu cliente.

Como Funciona A Gestão De Armazenagem?

Como vimos, a gestão do armazém é muito mais que só armazenar os produtos. Assim, esse gerenciamento deve acompanhar o estoque desde a entrada dos produtos ou insumos, até a venda e entrega dos produtos para o cliente.

Atualmente, com o uso da tecnologia, a gestão do armazém é feita por meio de softwares e sistemas criados especificamente para atender esta demanda.

Todos os processos realizados tem como objetivo garantir que o estoque seja armazenado, movimentado e controlado de forma eficiente e ágil.

Para que você consiga ter esse controle, é essencial ter um sistema que permite uma visão completa, detalhada, atualizada e precisa do seu depósito. E, além disso, que informe a quantidade de itens, entradas e saídas, localização e histórico de cada produto.

A gestão da armazenagem se dá por meio de etapas, que vamos ver a seguir.

Quais As Etapas Da Gestão De Armazenagem?

Da entrada do produto no estoque, até a sua saída, passamos por algumas etapas. E para que a gestão seja feita de forma eficiente é preciso que você entenda quais as etapas que fazem parte. 

Etapas da gestão do Armazém

Recebimento

A primeira etapa da gestão de armazém é o recebimento. Nessa fase, a empresa irá receber os produtos do fornecedor ou fabricante. 

É importante verificar se as quantidades e os produtos recebidos estão de acordo com o pedido ou há divergências e erros.

Conferência

Durante a etapa de conferência, são identificados dados detalhados sobre os produtos. Em primeiro lugar, é importante verificar a integridade física do item, para saber se há quebras ou danos. 

Além disso, nessa fase também são coletadas as informações sobre o lote, validade, número de série, data de fabricação, entre outros.

Identificação

A etapa de identificação pode ser realizada manualmente ou por meio de softwares que utilizam tecnologia para economizar tempo e aumentar a produtividade.

Nesse momento, caso você use um sistema como o WMS WebMais, todos os produtos poderão ser marcados com um código de barras. Essa será a referência utilizada para rastreamento, movimentação ou contagens dentro do seu armazém ou centro de distribuição.

Armazenagem

A etapa de armazenagem é uma das principais atividades da gestão de armazém. Essa fase é importante porque, se não for realizada corretamente, pode levar a problemas como danos aos produtos, falta de espaço para novos produtos e atrasos na expedição.

Para fazer a armazenagem de forma correta podemos utilizar métodos específicos. Eles são o FEFO (first expire, first out), o FIFO (first in, first out) e o LIFO (last in, first out).

Expedição

Essa é a última fase do produto dentro do estoque. Então, durante o momento de expedição, é feito o picking (seleção e separação) e os produtos são embalados e enviados ao destinatário.

Assim, para garantir a maior qualidade possível nessa etapa, é importante considerar fatores como a localização do armazém, o transporte utilizado, o planejamento e a logística de entregas.

Quais Os Benefícios Da Boa Gestão De Armazém?

A boa gestão de armazém é essencial para garantir a eficiência e eficácia das operações logísticas e de armazenagem. 

Isso porque, além de garantir a satisfação do cliente, uma gestão de armazém bem-feita traz diversos benefícios para as empresas. 

Neste texto, iremos explorar mais a fundo os benefícios da boa gestão de armazém. Sendo assim, vamos falar sobre otimização de processos, controle do estoque e a diminuição de perda dos produtos armazenados.

Otimização De Processos

A gestão de armazém ajuda a otimizar os processos de armazenamento e distribuição de produtos. 

Com o uso de tecnologias como sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) os processos referentes ao estoque se tornam mais ágeis. Assim, as tarefas de recebimento, armazenamento e expedição de produtos podem ser realizadas de maneira otimizada. 

Tudo isso ajuda a reduzir o tempo de espera dos clientes, melhorar a eficiência dos processos e aumentar a produtividade dos trabalhadores.

Controle De Estoque

Uma boa gestão de armazém também ajuda a controlar e monitorar o estoque de produtos armazenados. Dessa forma, com o uso de sistemas WMS, é possível monitorar as quantidades de produtos disponíveis no armazém e rastrear a movimentação de cada item.

Isso pode ajudar a evitar erros de contagem de estoque e a garantir que os produtos estejam sempre disponíveis quando necessário. Além disso, também ajuda a diminuir o prejuízo por perdas de produtos no estoque.

Diminuição De Perda De Produtos

A gestão de armazém pode ajudar a diminuir a perda de produtos. Isso porque ela proporciona controle de qualidade e redução de danos aos produtos durante o manuseio e armazenamento.

Com uma boa gestão, cada material contido no local é manuseado de forma apropriada, evitando danos causados por manipulação inadequada. Além disso, o acompanhamento do tempo de vida útil dos produtos é facilitado, o que reduz o risco de perda devido à obsolescência.

Quem Gerencia O Armazém?

O armazém, geralmente, é gerenciado pelo dono do lugar, seja ele fabricante ou comerciante. E pode ser gerenciado por diferentes profissionais, dependendo da estrutura e tamanho da empresa. 

Por outro lado, cada vez mais empresas estão optando por terceirizar os serviços de logística e armazenagem.

O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é projetado para gerenciar especificamente as funções relacionadas ao armazém. Ele é uma ferramenta a ser utilizada pelo responsável, para facilitar a gestão do armazém.

A melhor forma de gerenciar seu armazém é com a tecnologia mais atual do mercado
CONHEÇA O WMS WEBMAIS

Quais Os Tipos De Armazenagem?

Existem dois tipos de armazéns: próprio e terceirizado. A utilização de cada um será definido pelas necessidades e possibilidades da sua empresa.

O armazém próprio é de propriedade da própria empresa. Assim, nesse caso, a empresa é responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas ao armazenamento, como recebimento, armazenamento, movimentação e expedição de produtos.

Já o armazém terceirizado é uma instalação de armazenamento gerenciada por uma empresa especializada em serviços logísticos. Então, nesse caso, uma empresa contrata outra para gerenciar todas as atividades relacionadas ao armazenamento.

A empresa contratante pode optar por terceirizar todas as atividades de armazenagem ou apenas algumas delas, dependendo de suas necessidades e recursos.

Como Melhorar A Produtividade Do Armazém?

A maneira mais eficiente de melhorar a produtividade do seu armazém é utilizar um Sistema de Gerenciamento de Armazém, comumente chamado de sistema WMS.

Assim, controlar o seu armazém por meio do sistema WMS irá garantir mais segurança e controle sobre os seus produtos armazenados.

Por meio do aplicativo, você agiliza o registro das informações de entrada e saída dos produtos, bem como as movimentações internas. Além de otimizar o armazenamento dos produtos com base na curva ABC, o sistema WMS simplifica o controle de expedição. 

Como Fazer A Gestão Do Armazém De Forma Eficiente?

A gestão eficiente do armazém é fundamental para garantir que o estoque esteja organizado e disponível para atender à demanda.

Então, para isso, existem cinco pontos que devem ser considerados para otimizar a gestão do armazém. Eles são: planejamento, mapeamento de processos, layout do armazém, treinamento da equipe e investimento em tecnologia.

5 passos para uma gestão de armazém eficiente

(Corredor numa pista de corrida, com cada obstáculo sendo um dos tópicos abaixo, e a linha de chegada escrito "Armazém controlado")

- Planejar 
- Mapear processos do armazém
- Definir layout do estoque
- Promover treinamentos para a equipe
- Investir em tecnologias que facilitam o processo

Elabore Um Planejamento

O planejamento é fundamental para a gestão eficiente do armazém. Então, elabore um planejamento com objetivos claros, defina as prioridades e o orçamento disponível para investir em tecnologia, equipamentos e treinamento da equipe. 

Faça O Mapeamento De Processos

O mapeamento de processos contém todas as atividades realizadas no armazém. Isso inclui desde o recebimento de mercadorias até a expedição dos produtos. 

Assim, com o mapeamento de processos, é possível identificar gargalos, pontos de melhoria e oportunidades para reduzir os custos e melhorar a eficiência do armazém.

Defina O Layout

O layout do armazém é outro aspecto importante da gestão eficiente. É preciso planejar a disposição das áreas de recebimento, armazenagem, separação e expedição. Mas, você deve considerar o volume de produtos, o tipo de mercadoria e as características do espaço físico. 

Um layout bem planejado pode reduzir os tempos de movimentação, aumentar a segurança e melhorar a visibilidade das operações.

Promova Treinamentos Com A Equipe

A equipe da sua empresa é um dos pontos principais para a gestão do armazém. Por isso, é fundamental promover treinamento e capacitação.

Os funcionários devem receber orientações sobre os processos, técnicas de armazenagem, manuseio de equipamentos, normas de segurança e sobre o sistema. Com uma equipe bem treinada, é possível garantir a qualidade do serviço e reduzir os riscos de acidentes e falhas.

Invista Em Tecnologia

Por fim, é importante destacar a importância do investimento em tecnologia. Existem diversas soluções que podem ajudar a otimizar a gestão do armazém, como sistema WMS, leitores de códigos de barras, dentre outros.

Essas ferramentas podem aumentar a eficiência, reduzir os custos e melhorar a precisão das operações.

WMS WebMais: controle completo para seu armazém
VEJA A FERRAMENTA

Conclusão

Agora você já entende qual a importância de fazer uma boa gestão de armazém na sua empresa. E que esse é um processo de planejamento, organização, controle e supervisão de armazéns ou centros de distribuição.

Com práticas eficientes de gestão de armazém, a empresa pode ter uma vantagem competitiva no mercado, melhorar a satisfação do cliente e maximizar o lucro. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma demonstração do sistema WMS!

Deixe um comentário