Entenda a integração entre WMS e ERP

Como Funciona A Integração WMS E ERP E Principais Vantagens

Imagem de Sanon Matias

A integração WMS e ERP é a forma de conectar um WMS com um ERP. A ideia é que, desse modo, todas as informações sejam compartilhadas pelos dois sistemas.

O WMS é o sistema usado na gestão do estoque. Já o ERP é um sistema amplo, que engloba a gestão de diversas áreas da empresa. Por isso, a integração WMS e ERP torna-se muito importante para quem utiliza esses sistemas.

Neste texto, vamos ver como funciona a integração WMS e ERP. Além disso, vamos ver as principais vantagens que essa integração pode trazer para sua empresa. Boa leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É WMS?

Ter um gerenciamento eficiente do seu armazém é um ponto essencial para garantir a lucratividade do seu negócio. Além disso, é um dos fatores que influenciam a satisfação do cliente.

Por isso, usar a tecnologia ao seu favor é fundamental. É possível otimizar os processos relacionados ao estoque com o uso de tecnologias. E é assim que surgiu o WMS, que é a sigla em inglês para Warehouse Management System ou, em português: Sistema de Gerenciamento do Armazém.

Este software é usado para gerenciar as operações de um armazém ou centro de distribuição.

Dentro do sistema, é possível controlar desde o recebimento até o envio de mercadorias. Além de gerenciar a alocação de espaço e a organização do estoque.

Com o uso do sistema WMS você pode aumentar a eficiência e a produtividade, além de reduzir os custos operacionais. 

Qual A Principal Função Do WMS?

Gerenciar o armazém de forma eficiente é um desafio complexo. É necessário ter informações organizadas, precisas e rápidas para o funcionamento das operações.

O WMS tem como função principal otimizar e facilitar o gerenciamento de todos os processos relacionados ao armazenamento e movimentação das mercadorias. Da chegada até a saída do produto o sistema torna o processo muito mais ágil.

Garantindo que o gestor consiga ter acesso às informações em tempo real, contribuindo para o aumento da eficiência da logística.

Tudo o que você precisa saber sobre o WMS está no nosso ebook grátis

BAIXAR MATERIAL

Como Funciona Um Sistema WMS?

Ter um sistema WMS pode auxiliar todos os processos do seu gerenciamento de armazém. Como um banco de dados, ele transmite informações de seu estoque em tempo real para funcionários e gestores, facilitando processos rotineiros da empresa.

A integração WMS utiliza tecnologias como códigos de barras ou RFID (Radio Frequency Identification), que facilita a coleta de informações sobre o estoque.

Com um produto cadastrado no sistema, você consegue ter acesso em tempo real sobre informações de quantidade e localização de cada item no seu armazém. E consultá-las a partir de um computador, ou de dispositivos móveis como tablets ou smartphones.

Em resumo, a  integração WMS facilita todo o processo de armazenagem. Isso vai desde o recebimento de mercadorias e a localização e organização de produtos no estoque, até a separação e expedição de pedidos.

Por Que Integrar O ERP Ao WMS?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que integra os processos de uma empresa em um único lugar. 

Ele permite o controle de diversas áreas como finanças, compras, vendas, produção, entre outras. O objetivo do ERP é aumentar a eficiência e a produtividade da empresa, além de reduzir os custos e os erros operacionais.

É importante lembrar que o armazém não funciona de forma isolada. Fazer a integração WMS e do ERP e o WMS para garantir uma gestão eficiente de todo o processo logístico, da produção até a entrega do produto final.

O fluxo de informações deve iniciar no ERP, passar pelo WMS e retornar ao ERP. Por isso, é necessário que os dois sistemas estejam integrados de forma perfeita.

Em resumo, o ERP serve para gerenciar sua empresa no geral e a integração WMS otimiza as operações logísticas de estoque. Além disso, ela integra os sistemas e permite que os gestores fiquem a par de tudo que acontece na empresa.

ERP e WMS integrados otimizam sua gestão

Como Acontece A Integração Entre ERP E WMS?

Existem diferentes formas de fazer a integração WMS e ERP. Entre elas, as mais comuns são:

  1. Integração por APIs: as APIs (Application Programming Interfaces) são interfaces de programação que permitem que diferentes sistemas se comuniquem entre si de forma padronizada. Nesse tipo de integração, a integração WMS e o ERP pode ser programada para trocar informações específicas por meio de uma API.
  2. Integração de banco de dados: nesse tipo de integração, o ERP e o WMS compartilham o mesmo banco de dados. Assim, os sistemas trocam e atualizam informações em tempo real.
  3. Integração por webservice: essa integração ocorre por meio de troca de informações em tempo real entre as plataformas, utilizando a tecnologia de Web Services. Estes são uma tecnologia de comunicação entre sistemas que permite a troca de informações padronizadas e estruturadas em formato XML ou JSON.

Independente do tipo de integração WMS escolhido, é importante garantir que os sistemas estejam devidamente configurados. Além disso, as informações precisam ser atualizadas em tempo real para garantir a eficiência e a precisão dos processos logísticos.

Quais Os Benefícios Da Integração Entre ERP E WMS?

Como vimos, fazer a integração WMS e ERP faz com que os gestores tenham acesso a tudo o que acontece dentro da empresa em tempo real. Isso facilita a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio. 

A seguir, vamos ver alguns dos benefícios que essa integração pode trazer para sua empresa!

Transparência Nas Operações Da Cadeia De Suprimentos

Com a integração WMS com outros sistemas, é possível ter uma visão mais clara e precisa de toda a cadeia de suprimentos. Da produção até a entrega ao cliente.

A integração dos sistemas permite que os departamentos se comuniquem de forma mais eficiente e eficaz. Isso significa que as informações podem ser compartilhadas instantaneamente. Assim você elimina a necessidade de chamadas ou e-mails.

Maior Controle De Depósitos

Ao fazer a integração ERP e o WMS pode facilitar o seu controle do depósito. Com informações atualizadas em tempo real, é possível saber exatamente onde o produto está. Além de conseguir verificar informações como quantidades e prazos de validade.

Por exemplo: com as informações cadastradas no sistema, é possível fazer o controle da data de validade de produtos perecíveis. Assim você evita a perda de produtos dentro dos depósitos.

Aumento De Competitividade Administrativa

Com os sistemas integrados, a sua equipe comercial consegue ter informações precisas e em tempo real sobre a disponibilidade dos produtos no estoque.

Isso garante que a equipe de compras e vendas tenha informações atualizadas para poder fazer a negociação com o cliente e fornecedor.

Diminuição De Custos E Ganho De Produtividade

As informações podem ser compartilhadas de forma automatizada com a integração dos sistemas. Dessa forma se reduz a entrada de dados manual, diminuindo a possibilidade de erros e retrabalho. 

Os gestores também conseguem ter uma visão completa dos processos logísticos e de estoque. Isso permite um melhor planejamento e uma previsão mais precisa da demanda futura, reduzindo a necessidade de excesso de estoque.

Tudo isso auxilia na diminuição de custos e no ganho de produtividade da sua empresa.

Qual É O Melhor Modelo De Integração?

Não existe um modelo de integração que seja sempre melhor que outro. O melhor modelo de integração é aquele que irá se encaixar com o sistema que a empresa utiliza.

Por isso é muito importante que se faça um planejamento junto com o fornecedor do sistema, para verificar qual o modelo que será melhor para a empresa.

Como Evitar Problemas Na Integração Entre ERP E WMS?

Antes de iniciar a integração é preciso fazer um planejamento para a integração e verificar junto com os fornecedores dos sistemas a compatibilidade de ambos.

Por isso, contar com um fornecedor que ofereça os dois sistemas facilita a integração entre eles. Assim como acontece com o sistema WMS e o ERP da WebMais, que são totalmente integrados, facilitando o uso para a sua equipe.

Também é preciso realizar o treinamento com a equipe, para que eles saibam utilizar o sistema da melhor maneira possível.

E lembre-se: a empresa contratada será sua parceira, prestando o suporte e a manutenção sobre o sistema, então faça uma boa escolha!

Precisa de WMS e ERP 100% integrados? Conte com a WebMais
QUERO CONHECER

Conclusão

Chegando ao final desse texto já sabemos como funciona a integração WMS e ERP. Também vimos como a integração ajuda a ter um maior controle de depósitos, aumenta a competitividade administrativa, diminui custos e traz produtividade.

Agora você já sabe a importância de ter os sistemas ERP e WMS integrados, e como isso facilita a gestão do seu negócio!

Entre em contato com a nossa equipe e veja uma demonstração de como funciona a integração dos nossos sistemas WMS e ERP WebMais!

Deixe um comentário