Veja como o WMS fortalece a logística do seu negócio

Entenda O Que É WMS Logística, Vantagens E Como Funciona

Se você está envolvido no gerenciamento de uma empresa ou operação logística, provavelmente já ouviu falar do uso do WMS logística. Mas o que exatamente é WMS e como ele pode ajudar a aprimorar as operações de sua empresa?

Se você está procurando maneiras de melhorar a eficiência de sua empresa, o WMS pode ser uma solução útil a ser considerada.

Então, neste post, vamos explicar o que é WMS logística, as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio e como funciona na prática.

Além disso, também temos uma ótima dica se você procura um WMS tecnológico e eficiente: o WMS da WebMais. Agende uma demonstração gratuita e experimente agora o sistema.

Agora, vamos voltar para o artigo. Boa leitura!

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É WMS (Warehouse Management System)?

WMS é a sigla utilizada para Warehouse Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Em resumo, é um sistema de logística com objetivo de gerenciar as operações e processos logísticos que acontecem em um centro de distribuição ou armazém.

Com o uso do WMS logística você consegue facilitar as operações de gestão de estoque. Além disso, pode otimizar o armazenamento dos produtos com base na curva ABC.

O sistema WMS registra todas as informações referentes aos pedidos, organizando relatórios por clientes, produtos e até por período.

Assim você garante mais segurança e controle sobre os seus produtos armazenados e torna sua gestão de estoque muito mais precisa.

Quais As Principais Funcionalidades Do WMS?

O WMS foi criado principalmente para os processos logísticos serem otimizados em um estoque. E para entender mais sobre o sistema WMS logística, vamos falar um pouco sobre as suas principais funcionalidades.

Mapeamento Por Picking

O termo Picking é usado para nomear o processo de separação dos produtos no estoque. Esse é um processo muito importante para o gerenciamento dessa área, pois aumenta a sua eficiência.

Sendo assim, o mapeamento do seu armazém por picking garante uma melhora na eficiência da sua entrega. Com os dados do sistema você consegue comparar o número de pedidos com os itens em estoque, mapeando o seu estoque com base nesses dados.

Dessa forma você garante uma otimização na hora de fazer o reabastecimento e a movimentação do estoque.

Curva Abc

Com a aplicação da curva ABC, você tem um estoque organizado de forma inteligente. Ter um sistema compatível com as regras da curva ABC facilita o fluxo de materiais.

Utilizando o relatório de curva ABC, você sabe quais os produtos que têm mais saída. Assim, consegue organizar o seu espaço físico, deixando produtos com maior venda próximos às áreas de carregamento.

Enquanto produtos com menos saída podem ser deixados mais distantes. Com o estoque mapeado e organizado de forma inteligente, você gerencia melhor as entradas e saídas.

Solicitações Por Picking

Com o estoque mapeado por picking e com o uso do WMS logística, a empresa pode ter a análise de entrada e saída do estoque. Esses dados ajudam a organizar o estoque com base na solicitação por picking.

Em outras palavras, o sistema sugere melhorias para a organização do estoque, facilitando e aumentando a eficiência no manejo dos produtos de um estoque.

Gerenciamento

Com o uso do WMS logística, você gerencia de maneira eficiente o seu estoque. E tudo isso com maior agilidade na hora de fazer a contagem do seu inventário e o abastecimento de mercadorias.

Em resumo, o sistema WMS logística permite uma visão completa, detalhada, atualizada e precisa do seu estoque. Isso porque ele armazena dados como a quantidade de itens, entradas e saídas, localização e histórico de cada produto.

Ilustração de um robô industrial segurando uma caixa de papelão, rodeado com as principais funcionalidades do WMS:

- Mapeamento por picking
- Curva ABC
- Solicitações por picking
- Gerenciamento
- Armazenamento
- Expedição
- Visualização em um único sistema

Por meio de um sistema como o WMS Webmais você consegue ter mais precisão dos dados do seu estoque. Assim, você garante a confiabilidade dos seus processos.

Armazenamento

O WMS gerencia o recebimento de mercadorias, desde a entrada no armazém até a sua armazenagem. Ele controla a quantidade, a qualidade e a condição, além de gerar documentos fiscais e de controle.

Assim, define a localização dos itens no armazém, segundo os critérios de otimização, como rotatividade, tamanho e peso. Ele também controla o estoque, identificando produtos com baixa ou alta demanda, e monitora o vencimento.

Nesse caso, também gerencia a movimentação de cargas no depósito, incluindo o picking, o putaway e o cross docking. Assim, realiza inventários periódicos ou rotativos, para garantir a precisão do estoque.

Expedição

Além da separação, que indica quais produtos devem ser enviados nos pedidos, o WMS logística controla a expedição de mercadorias, desde a preparação do pedido até a entrega ao cliente.

Ela se concentra em preparar e gerenciar o envio de produtos do armazém para os clientes ou para outros destinos. Dessa forma, garante que os produtos certos sejam entregues no prazo correto e com precisão.

Para realizar isso de maneira eficiente, o WMS logística prepara pedidos criando listas de coleta organizadas conforme data de entrega, prioridade e localização no armazém. Logo, faz a etiquetagem de remessas e rótulos de identificação de pacotes para envio.

Também gera documentos de transporte, como faturas, notas fiscais e declarações alfandegárias, e de rastreamento em tempo real, além de monitorar o status das entregas.

Visualização Em Um Único Sistema

Com o uso de um sistema WMS logística, você consegue todas as informações que precisa em um único sistema. Dessa forma, os seus processos de controle de estoque ficam muito mais fáceis e ágeis.

Podendo consultar dados como as movimentações dos itens, expedição, recebimento, dentre outros dados importantes para a logística.

Como O WMS Funciona Na Prática?

O funcionamento do sistema WMS logística é simples. Como uma forma de banco de dados, ele transmite informações de seu estoque em tempo real para funcionários e gestores. A ideia é facilitar processos rotineiros da empresa.

O WMS faz a organização de relatórios por clientes, produtos e até por período. A partir disso, você consegue previsões com base no histórico das suas movimentações. Assim, você pode prever o volume de compras para garantir a cobertura de estoque.

Se você quiser ver como o WMS funciona na prática, pode agendar uma demonstração gratuita e tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema!

BANNER Conheça o WMS WebMais e veja como a tecnologia vai fortalecer sua logística

Qual Empresa Utiliza O WMS?

Empresas de todos os portes e segmentos podem utilizar o WMS logística. Alguns exemplos de empresas que o utilizam incluem:

  • varejo: lojas de varejo, como supermercados, lojas de roupas e de eletrônicos, usam para gerenciar o estoque e o envio de pedidos;
  • logística: transportadoras e operadores logísticos, usam para gerenciar o transporte e a armazenagem de mercadorias;
  • indústria: empresas industriais, como fabricantes de produtos alimentícios, farmacêuticos e eletrônicos, aplicam para controlar o fluxo de materiais e produtos acabados;
  • atacado e distribuição: distribuidores de produtos, como empresas que fornecem eletrônicos, peças industriais, materiais de construção e muito mais, implementam para otimizar suas operações de armazém e melhorar o atendimento ao cliente;
  • saúde: hospitais e sistemas de saúde também podem usar para rastrear suprimentos médicos, medicamentos e equipamentos, garantindo que os itens estejam prontamente disponíveis quando necessário.

Quais Os Benefícios Do Uso De Um Software De WMS?

Utilizar um sistema WMS logística pode trazer vários benefícios para sua empresa, da redução de custos ao aumento da confiabilidade dos processos do seu trabalho.

Esses pontos positivos nas suas operações de armazém e logística podem fazer uma diferença significativa no desempenho e na competitividade da empresa.

Por isso, confira abaixo quais são eles!

1. Redução No Tempo De Espera Dos Pedidos

Com o apoio de um sistema WMS logística, você consegue diminuir o tempo de entrega. 

O WMS otimiza o percurso do pedido, já que ele informa a localização exata do item a ser despachado. Assim a empresa sabe qual é o depósito mais perto do cliente e garante um envio mais ágil.

Sem mencionar que faz o “picking por onda”, onde várias ordens de coleta são agrupadas com base em critérios como localização, produtos similares ou prioridade do cliente. Isso minimiza o tempo gasto no deslocamento entre locais de coleta.

2. Mais Qualidade E Eficiência

O software WMS pode ajudar a melhorar a qualidade e a eficiência do processo de armazenamento e expedição. Isso ocorre porque o software automatiza muitas tarefas, como recebimento, armazenamento, picking e expedição.

Como resultado, os erros e o tempo de processamento dos pedidos são reduzidos. Por consequência, há menos devoluções, maior satisfação do cliente e eficiência operacional aprimorada.

 3. Melhora Na Comunicação Interna

O software WMS logística pode melhorar a comunicação interna entre as diferentes equipes envolvidas no processo de armazenamento e expedição.

Essa situação positiva ocorre porque o software fornece uma plataforma única para as equipes compartilharem informações e trabalhem em conjunto, para entenderem como seu trabalho se encaixa no processo geral.

Ilustração de gestora com megafone

Ou seja, os operadores podem acessar listas de tarefas atualizadas, compartilhar informações sobre produtos, localizações de estoque e problemas potenciais, fluindo a comunicação e colaboração entre os membros da equipe.

4. Informações Em Tempo Real

O software WMS fornece informações em tempo real sobre o status do estoque e das operações de armazenamento e expedição. Isso vai desde a quantidade, localização e condições.

Graças a esses dados, permite que os gerentes tomem decisões informadas e respondam rapidamente a quaisquer problemas sobre reposição de estoque e gerenciamento de pedidos, principalmente se forem ajustes urgentes, como na rota de coleta com base no tráfego atual.

5. Otimização Do Espaço Físico

Com o WMS logística é possível otimizar o espaço físico do armazém. Isso ocorre porque ele determina a melhor localização das mercadorias e o melhor fluxo delas no armazém.

Ou seja, conforme os fatores como rotatividade, tamanho e peso, são feitas recomendações para os itens serem alocados para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Porém, é claro, sem deixar que sejam encontrados e retirados rapidamente, reduzindo o tempo de processamento dos pedidos, mas, ao mesmo tempo, economizando tempo e espaço.

6. Melhor Gerenciamento De Equipe

Ter um sistema WMS torna os processos da empresa muito mais ágeis. Isso porque, com o estoque totalmente mapeado, toda a equipe sabe onde cada produto está.

Além disso, o software aloca tarefas de forma eficiente com base em critérios como a proximidade dos operadores aos locais de coleta, a prioridade dos pedidos e a capacidade de cada um. Isso evita a sobrecarga de trabalho em alguns funcionários enquanto outros estão ociosos, otimizando o uso da equipe disponível.

As informações sobre o estoque ainda podem te auxiliar no treinamento de novos funcionários. Os processos de coleta podem ser padronizados e documentados no sistema, facilitando o treinamento e a integração de novos membros da equipe.

7. Redução De Custos

Com a logística otimizada, o giro de estoque é rápido. Dessa forma, os produtos não ficam por muito tempo armazenados. Isso também auxilia a diminuir os gastos com o tamanho do armazenamento.

O controle de validade também elimina os custos com produtos que vencem no estoque. Para setores como alimentos e produtos farmacêuticos, essa gestão é indispensável.

Sem falar que a automação de processos elimina a necessidade de documentação em papel e registros manuais, reduzindo custos relacionados à impressão, armazenamento e gerenciamento de documentos.

E por não haver registros em papéis, há menos chances de erros. Por isso, diminui custos associados à correção, como devoluções de produtos, reembolsos e insatisfação do cliente.

8. Aumento da confiabilidade

Como o sistema é automatizado, as chances de haver erros é quase inexistente. Assim o seu controle de estoque tem uma maior confiabilidade.

Afinal, como WMS logística utiliza tecnologia de rastreamento avançada, como leitores de código de barras e voz, para orientar os operadores de coleta de forma precisa e eficiente, não há como ter dados imprecisos.

9. Impedimento de perdas de materiais

Com o sistema WMS você tem acesso fácil aos relatórios atualizados sobre o seu estoque. Sendo assim, a empresa tem um maior controle sobre o estoque.

Ilustração com monitor de computador com o texto ao redor: 

"9 benefícios do WMS para as empresas
1 - Menos tempo de espera dos pedidos
2 - Mais qualidade e eficiência
3 - Melhora na comunicação interna
4 - Informações em tempo real
5 - Otimização do espaço físico
6 - Melhor gerenciamento de equipe
7 - Redução de custos
8 - Auomento de confiabilidade
9 - Impedimento de perdas de materiais"

Tudo isso resulta em menos perda dos materiais por prazo de validade, falta de organização, furtos ou roubos, ou outro motivo. Todas as movimentações de cargas são registradas para alertar sobre discrepâncias.

Quais As Desvantagens Do WMS Para As Empresas

Como vimos, usar o sistema WMS logística da sua empresa traz diversos benefícios. Mas usar o WMS pode trazer desvantagens?

As desvantagens do WMS logística são questões relacionadas a sua implementação. Podemos citar os custos com o software, tempo e custos com a implementação e treinamento da equipe para uso do sistema.

Contudo, mesmo podendo ser consideradas desvantagens, elas não superam as vantagens citadas acima. Afinal, embora o custo de implementação possa parecer alto para você, por exemplo, trata-se de um investimento que trará muito retorno a curto e longo prazo.

Como Escolher Um Sistema WMS Adequado Para Sua Empresa?

Já falamos sobre o que é e como funciona o WMS logística. Mas você pode estar se perguntando como escolher um sistema WMS que seja adequado para sua empresa. Vamos responder essa dúvida.

Em primeiro lugar, na busca pelo WMS logística perfeito para a sua empresa, você deve ficar atento às funcionalidades desse sistema. Ele deve conter as principais funcionalidades que citamos anteriormente. 

Também é preciso encontrar uma empresa confiável para se tornar parceira no sistema. Isso porque você precisará contar com uma equipe de suporte que estará pronta para te auxiliar no uso do sistema. 

A integração com outros softwares é muito importante para aumentar a eficiência do seu negócio. Por exemplo, o nosso sistema WMS pode ser integrado ao ERP WebMais, facilitando a gestão completa da sua empresa.É importante que você saiba qual a necessidade da sua empresa na hora de pesquisar as opções disponíveis. Dessa forma, é mais fácil encontrar o sistema WMS logística que se encaixa melhor no seu negócio.

O WMS mais tecnológico do mercado fortalece a sua logística
EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

Agora que chegamos ao final deste artigo, já sabemos o que é e qual a função do WMS logística para todos os tipos e portes de negócios.

Você também já sabe quais as principais finalidades de um sistema WMS logística de uma empresa. E já tem as informações para saber como escolher o software que se adequa mais ao seu negócio. 

Gerenciar a logística é mais simples com a integração do WMS logística com o ERP WebMais. Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar a ter o controle completo do seu armazém! Agende uma demonstração gratuita agora mesmo.

Deixe um comentário