Aprenda a fazer organização de estoque eficiente

Confira Passo A Passo Para Fazer A Organização De Estoque

Imagem de Sanon Matias

Uma boa organização de estoque afeta o seu controle e mostra os problemas reais que trazem resultados negativos na rotina empresarial. Tudo isso é encontrado de maneira facilitada por meio de informações valiosas escondidas.

Mas, mesmo sendo uma etapa fundamental para qualquer negócio, por otimizar os seus processos, muitos empreendedores negligenciam ao considerar esse setor menos importante do que outros.

Por isso, separamos maneiras de manter a organização de estoque e aproveitar todos os benefícios que traz à gestão.

E para ajudar você a colocar tudo em ordem, conte com o ERP WebMais para automatizar todas as tarefas com rapidez. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.

Agora, vamos às orientações para organizar o seu armazém!

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É Organização De Estoque?

Ter um estoque não significa apenas uma reserva de produtos ou matérias-primas. Sendo assim, é preciso ter certa organização para não virar uma grande bagunça que pode levar a perdas significativas.

Portanto, a organização de estoque é o processo de gerenciamento e controle do inventário. Isso envolve a classificação, armazenamento, rastreamento e distribuição de itens para garantir a quantidade certa de disponibilidade para atender às demandas dos clientes.

Quais Os Benefícios Da Organização Do Estoque?

A organização de estoque traz uma série de benefícios para os mais variados setores, como o financeiro, de vendas, etc. Dentre eles, destacamos:

  • Maior eficiência operacional: os produtos são armazenados de maneira estratégica. Assim, permitem a localização e movimentação com mais facilidade. Isso torna os processos de produção, embalagem e envio mais eficientes;
  • Redução de custos: é possível evitar perdas de produtos e reduzir as necessidades de reabastecimento, além de melhorar a previsão de demanda, evitando excessos ou faltas de produtos. Com essas práticas, a empresa pode economizar dinheiro;
  • Melhora no atendimento ao cliente: ao atender os pedidos dos clientes de forma mais rápida e precisa, garante a satisfação e aumenta a fidelização;
  • Avanço na gestão de estoque: a empresa monitora melhor seus níveis de estoque e evita problemas com decisões mais informadas sobre a compra e venda de produtos;
  • Aumento na qualidade dos produtos: garante a armazenagem correta, o que pode melhorar a qualidade dos itens e aumentar sua vida útil.

Quais Os Tipos De Estoque Existentes?

Embora seja uma reserva, existem diversos tipos de estoque e cada um atende a um método de gestão diferente. Por isso, separamos todos para você conhecê-los melhor e, assim, manter uma organização de estoque efetiva.

Estoque de Antecipação ou Sazonal

É o estoque mantido para atender as demandas sazonais, como o Dia das Mães ou o Natal. Assim, a empresa antecipa a demanda e mantém um estoque maior para garantir que atenda os clientes durante o período de pico.

Estoque Consignado

Um terceiro mantém o estoque e fica responsável pela venda dos produtos em nome da empresa que os forneceu. Então, nesse caso, o pagamento é feito somente quando é vendido pelo consignatário.

Tipos de estoque

Estoque de Contingência

Não é incomum haver problemas com fornecedores ou até mesmo avarias em produtos. Por isso, nesses casos, existe o estoque de contingência, usado para suprir a necessidade até tudo normalizar.

Estoque Inativo

São os produtos que não são vendidos há um longo tempo. Em outras palavras, não têm movimentações e não geram receitas para a empresa. Por isso, é possível descontinuá-los ou vendê-los em liquidações.

Estoque Máximo

É o nível máximo de estoque que a empresa está disposta a manter. Quando o estoque atinge esse nível, a empresa deve começar a tomar medidas para reduzi-lo.

Estoque Médio

É a média de estoque que a empresa mantém em um determinado período, geralmente calculado com base na demanda média de vendas nos anos anteriores.

Estoque Mínimo

Ao contrário dos últimos dois tipos, é o nível mais baixo de estoque que a empresa deve manter para evitar a falta de produtos. Seu estoque atingiu esse nível? Então, você deve fazer um novo pedido.

Estoque de Segurança

Também chamado de estoque de proteção, é usado para prever uma situação negativa. Um bom exemplo é a alteração da demanda ou o preço do mercado, o que pode impactar nos custos. Assim, garante-se um estoque a um preço de custo menor.

BANNER Organize seu estoque com mais praticidade

Como É A Estrutura Do Estoque?

Antes de qualquer organização de estoque físico, você precisa ter consciência da estrutura que possui. Ela é a base para iniciar o seu trabalho, então foque em entender os principais pontos:

  • Equipamentos de armazenamento: são estruturas físicas, móveis ou imóveis (como estantes, pallets e câmaras frias), para acomodar as mercadorias. Dependem de quais e quantos itens são movimentados. Além disso, também é preciso ver o tamanho do depósito;
  • Equipamentos de movimentações de produtos: a movimentação das mercadorias envolve paleteiras, empilhadeiras, carrinhos e esteiras, que prezam pela sua qualidade;
  • Layout de estoque: o layout é a alocação de máquinas, pessoas e produtos de maneira que tudo esteja em ordem e de fácil encontro. Dessa forma, as operações são mais eficientes e rápidas.

Como Fazer A Organização De Estoque Correta?

Para fazer uma boa organização de estoque você precisa seguir alguns passos básicos. Abaixo, você confere quais são eles!

Faça A Contagem De Estoque

O primeiro passo para fazer a organização de estoque é fazer a contagem de estoque, com as descrições corretas, quantidade e local no armazém.

Você pode fazer isso de forma manual, em uma planilha, mas o mais indicado é com um sistema ERP para coletar os dados via código de barras.

Padronize Seu Armazenamento

Crie padrões para facilitar a operação do setor, como na nomenclatura, descrição, lógica de armazenamento e identificação de corredores. Tudo isso ajuda a organizar as entradas e saídas com mais rapidez.

Utilize Endereçamento De Estoque

Alocar produtos em locais adequados é muito importante. Por isso, o endereçamento é uma ferramenta eficiente para identificar a localização de cada item no depósito.

Em seu sistema, informe o endereçamento do produto, com corredores, prateleiras, posições e outras identificações. Assim, você tem mais facilidade em separar e acessar os materiais.

Faça Previsão De Demandas

As previsões de demanda percebem as necessidades e permitem o planejamento de espaço de maneira prática, conforme a sazonalidade do estoque.

Invista Em Tecnologia

Para fazer uma boa organização de estoque, o gerenciamento de todas essas etapas podem ser feitos por meio de tecnologia, como um sistema de gestão integrado.

Com ele, você pode organizar o estoque com eficiência, além de encontrar as mercadorias com mais rapidez e segurança do que em papéis.

Escolha Um Método De Acompanhamento

Por fim, para fazer a organização de estoque, é necessário escolher um método específico. Dentre eles, podemos destacar o custo médio, UEPS, PEPS, Curva ABC, Ciclo  PDCA, Just in Time, etc.

Como Fazer A Contagem De Estoque?

Contar o estoque é um processo indispensável para gerenciar e organizar o inventário da empresa. O primeiro passo para a sua realização é o planejamento das áreas a serem contadas, o período para isso, a equipe responsável, etc.

É preciso selecionar um método, como FIFO, LIFO e média ponderada, dependendo do tipo de produto vendido. Após isso, a contagem física deve ser realizada através da verificação do código de barras, número do lote e vencimento.

Em seguida, anote em seu sistema de registros qualquer diferença encontrada durante a avaliação. Com esse resultado, você fará os ajustes necessários e descobrirá a causa para corrigir a origem do problema e, claro, fazer a organização de estoque.

BANNER Tecnologia ideal para seu controle de estoque

Conclusão

Esperamos que as orientações sejam úteis para o seu negócio fazer uma boa organização de estoque físico. Essa prática deve fazer parte da rotina de todas as empresas, pequenas e grandes, sejam indústrias, distribuidoras ou lojas.

Atrele essa estratégia a uma software de gestão integrada para ter uma enorme diferença nos seus resultados. Com o ERP WebMais, você tem a solução ideal para manter o seu inventário sob controle.

Solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta para ter acesso a módulos integrados, com uma base de dados compartilhável, para agilizar o seu processo de organização!

Deixe um comentário