produção mais eficiente com o just in time

O Que É Just In Time, Quais As Vantagens E Como Funciona

Imagem de Sanon Matias

Gerenciar uma indústria é um trabalho complexo. Ele envolve uma série de atividades para garantir fluxos produtivos e evitar desperdícios de recursos, sejam eles materiais, financeiros ou naturais. Você sabia que existe uma lógica gerencial que facilita essa tarefa? Hoje, vamos falar sobre o Just in Time.

Ele é uma metodologia de gestão de processos que ajuda os líderes de empresas a otimizarem processos. Além disso, também garante que cada um deles utilize apenas os recursos essenciais e que cada etapa seja realizada apenas quando necessário. 

Continue lendo para saber mais sobre o método just in time, conhecer suas vantagens e saber como e quando aplicar!

just in time na prática

O Que É Just In Time?

Just in time significa “no tempo certo” e é uma metodologia de gestão da produção. O seu principal objetivo é fazer com que tudo ocorra no seu devido tempo — nem antes, nem depois.  

Assim, é possível cortar custos, diminuir o desperdício e evitar sobras no estoque. 

Segundo o conceito, nada deve ser produzido, transportado, entregue ou comprado antes da hora. As mercadorias devem ser vendidas e recebidas apenas quando for necessário. 

Mas, para que o just in time funcione, é fundamental que os gestores conheçam a fundo todos os processos produtivos da empresa. Também é necessário entender as necessidades dos clientes.  

Só assim é possível saber o que precisa ser comprado e vendido em cada momento.

Quer aplicar o Just in Time de maneira prática? Então conheça nosso sistema de gestão de produção e melhore os resultados do seu processo produtivo. 

Quando Surgiu O Conceito Just In Time?

Quem criou o just in time foi a empresa japonesa Toyota, após a crise de 1929. O país vivia – à época – um momento em de escassez de recursos naturais e, por isso, desperdícios não eram aceitáveis.  

Nesse cenário, o mercado automobilístico estava aquecido e exigia respostas rápidas da fabricante japonesa. Então, a Toyota conseguiu otimizar a sua produção e reduzir custos e desperdícios com o novo modelo de gestão.

Quais Os Objetivos Do Just In Time?

Os principais objetivos do just in time são a redução de custos da empresa e a diminuição do desperdício. Saiba mais sobre esses e outros objetivos das empresas que adotam essa metodologia!

Reduzir Desperdícios 

Um dos objetivos do just in time é ajudar as empresas a evitar o desperdício. É por isso que a produção somente do que é necessário é um dos seus pilares. 

Quando não se produz a mais e nem sem necessidade, a empresa, naturalmente, desperdiça menos tempo e recursos.

Otimização Da Produção

Produzindo somente conforme demanda, a empresa consegue otimizar a sua produção, mapeando todos os seus processos e executando-os com mais facilidade.

Processos Mais Efetivos

Outro objetivo do just in time é estabelecer uma cultura de erro zero nas empresas, levando os processos a estarem cada vez mais próximos da perfeição. Dessa forma, os processos se tornam mais eficazes.

Máquina estragada com um trabalhador confuso

Padronização De Processos 

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a padronização dos processos produtivos. Isso porque, com ela, a empresa precisa lidar com um número significativamente menor de imprevistos, além de produzir com mais qualidade e agilidade.

Como Funciona O Just In Time?

Para aplicar o just in time na sua indústria, é preciso se atentar a cinco pontos fundamentais. Eles são: tempo de preparação, mão de obra, layout, fornecedores e qualidade.

Como eles são muito importantes, o ideal é que a gestão domine cada um deles e saiba como aplicá-los de forma eficiente. Além disso, também é necessário entender como otimizar esses pontos.

Abaixo você conhece quais são. Mas, antes, que tal conhecer o ERP que vai transformar a sua indústria? Agende uma demonstração personalizada e saiba como o sistema da WebMais otimiza seus processos produtivos.

Tempo De Preparação

Para que a metodologia traga os resultados esperados, é preciso ter conhecimento sobre todo o tempo de preparo. 

E aqui não estamos falando sobre a velocidade de entrega apenas, mas sobre a capacidade do time de manter ou melhorar a qualidade produtiva. Porém, deve-se fazer isso gastando o mesmo tempo mesmo em épocas de mais demanda.

Mão De Obra

A equipe da empresa tem um papel fundamental nessa implementação. Por isso, é muito importante que todos tenham as qualificações necessárias e conheçam o modelo de trabalho. 

Além disso, também é necessário que estejam inseridos em uma cultura de melhoria contínua e saibam lidar bem com uma operação sob demanda.

Layout

Além dos processos e dos funcionários, também é preciso pensar nos espaços físicos para aplicar o just in time na empresa. O chão de fábrica é a base de todo o trabalho e, por isso, deve ser otimizado para permitir e facilitar a execução de processos padronizados.

Fornecedores

Também é muito importante que os fornecedores consigam cumprir com suas demandas para que a produção just in time aconteça sem problemas. 

Sendo assim, você deve manter uma boa relação de confiança com eles. Outra boa dica é ter um plano B para cada item a ser comprado.

Qualidade

O quinto ponto para o funcionamento adequado da metodologia é o controle de qualidade. A ideia é que a qualidade dos produtos se mantenha a mesma ou melhor durante toda a existência da empresa.

produção mais eficiente com guia completo sobre pcp

Quais As Vantagens Da Metodologia Just In Time?

Por causa dos seus objetivos de redução de custos e desperdícios, o just in time consegue trazer uma série de benefícios para as indústrias.  

Vamos conhecer os principais!

Otimização de Processos

Para que a empresa consiga atingir os seus objetivos com o just in time, é de fundamental importância que os líderes conheçam muito bem todos os processos da fábrica. 

Somente dessa forma podem identificar gargalos e falhas e, com base neles, traçar planos de melhorias.

Como a melhoria contínua é um dos pilares da metodologia, um dos resultados obtidos com a sua implementação é a otimização dos processos. Com isso, eles se tornam cada vez mais eficientes.

Redução de Custos

O just in time busca fazer com que os custos com equipamentos, materiais e mão de obra sejam reduzidos ao que é essencial. Quando juntamos a isso a otimização dos processos, sobre a qual já falamos, temos uma significativa redução dos custos de operação.  

Além disso, também é possível observar a diminuição dos tempos de setup e de movimentação, dentro e fora da empresa.

Flexibilidade

A produção just in time também aumenta a flexibilidade de resposta do sistema. O tempo gasto com atividades que não agregam valor ao produto é diminuído, enquanto o tempo gasto com atividades agregadoras aumenta. 

Isso traz, ainda, flexibilidade para o time construir fluxos mais produtivos em relação às variações no mix de produtos.

Qualidade

Como um dos objetivos do sistema just in time é uma produção com zero defeitos, é natural notar um aumento na qualidade quando a metodologia é adotada pelas indústrias.  

Para isso, os trabalhadores devem ser treinados em todas as áreas, inclusive na gestão da qualidade. Dessa forma, eles sabem exatamente o que é uma peça de qualidade e como produzi-la.

trabalhadores conferindo a qualidade de uma peça e fazendo joinha

Precisa de ajuda para melhorar a qualidade do seu processo produtivo? Baixe o guia completo sobre PCP que preparamos e saiba como. 

Produção Limitada

A produção limitada, que segue somente a demanda do mercado, sem entregar produtos a mais, permite que o tempo de conclusão do trabalho seja reduzido. Assim, a empresa consegue fazer entregas melhores em menos tempo.

Diminuição De Desperdícios

A redução dos desperdícios é um dos principais objetivos do Just in Time, sendo uma das grandes vantagens dessa metodologia. 

Isso porque, quando a empresa produz somente sob demanda, deixa de lado a produção em excesso. Assim, é possível evitar produtos parados no seu estoque.

Dessa forma, além de diminuir o desperdício, evita custos a mais com manutenção e armazenamento.

Aperfeiçoamento Da Mão De Obra

Com processos mais produtivos e entregas de mais qualidade, o potencial do time de produção passa a ser melhor aproveitado. 

Essa experiência, no longo prazo, faz toda a diferença na agilidade da equipe. É que, assim, todos estarão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do trabalho.

E Quais As Desvantagens Do Modelo Just In Time?

A principal desvantagem do just in time é que a metodologia não pode ser aplicada em todas as indústrias. 

Aquelas que têm pouca previsibilidade sobre a demanda e que passam por muitas oscilações são um bom exemplo. Elas não conseguem estruturar os seus processos de acordo com esses sistema. 

Além disso, existem empresas que necessariamente precisam ter um estoque maior e que, por isso, também não se adaptam ao just in time.

gestão de estoque ineficiente?

Just In Time e Kanban: Qual a Relação?

O kanban é uma metodologia que organiza as fases de um projeto. Ele ajuda na definição das etapas e no controle do ritmo da produção, além de sinalizar quando uma nova fase deve ser iniciada. 

O kanban é considerado uma forma de atingir o just in time. Isso porque ele ajuda a garantir que apenas os recursos necessários sejam utilizados em cada fase da produção.

Como Implementar a Metodologia Just In Time?

Se a sua empresa tem previsibilidade sobre as demandas e processos bem estruturados, implementar o just in time pode trazer bons resultados. Além disso, também costuma garantir melhorias nos fluxos de trabalho.  

A seguir, veja o passo a passo para começar a usar o just in time no seu negócio.

Repense os Espaços

É importante que o espaço físico da empresa esteja organizado para facilitar os fluxos de trabalho. 

Toda a disposição dos equipamentos e setores deve ser pensada estrategicamente, atentando-se a todas as etapas. Isso significa considerar desde o recebimento de mercadorias até a entrega de produtos.

Reorganize os Objetivos

Os objetivos da empresa devem refletir a nova organização. Com o just in time, a fábrica deixa de precisar de um grande estoque

Por isso, as suas metas devem ser voltadas para a aquisição de clientes. Isso garante o bom volume de vendas e os níveis de produção.

Repense as Métricas e KPIs

Com novos objetivos e nova organização, é natural que a empresa precise definir novos KPIs para todos os seus processos. Isso deve ser feito por todos os times, desde a compra de matérias-primas até o time de vendas.

Tenha Uma Comunicação Clara

Uma grande mudança dentro da empresa pode deixar os funcionários confusos. Por isso, é fundamental que todos estejam por dentro do que está acontecendo, conheçam os novos objetivos e KPIs.

Realize Treinamentos

Além de estarem alinhados com os novos objetivos da empresa, é muito importante que todos sejam treinados para operacionalizar os processos recém-implantados. 

Além da parte técnica, também é muito importante que o time entenda o que é o just in time. Para complementar, é interessante que saibam quais são as suas vantagens e como ele pode impactar nos resultados do negócio.

Quais Os Cuidados Ao Aplicar O Just In Time?

O just in time tem um grande potencial para trazer melhorias para a empresa e ajudá-la a alcançar os resultados almejados. Mas, para que tudo corra de maneira adequada, é preciso tomar alguns cuidados.

3 cuidados para aplicar o just in time com eficiência

O primeiro deles é entender se a metodologia é ideal para o tipo de empresa que você administra (falaremos mais sobre isso no próximo tópico). 

Outro ponto a ser analisado é se os seus fornecedores são capazes de atender às suas demandas no momento e na medida certa. Isso porque atrasos e falta de materiais podem prejudicar toda a produção.

Como Saber Se A Minha Empresa Pode Usar O Just In Time?

Infelizmente, nem todas as empresas podem incorporar o just in time às suas rotinas produtivas. É que a metodologia só é indicada para indústrias com boa previsibilidade de demanda.

Empresas com pouca previsibilidade ou com muitas oscilações na quantidade e variedade de pedidos não vão conseguir aproveitar todo o potencial da metodologia. Além deles, os negócios que de fato precisam ter um estoque disponível também devem passar longe.

Por isso, antes de tomar a decisão sobre a implementação do just in time, se faça as seguintes perguntas:

  • A empresa consegue produzir e entregar mais rapidamente quando o mercado demandar?
  • Os fornecedores são mesmo ágeis e confiáveis?
  • A gestão tem total entendimento sobre a demanda do mercado, considerando inclusive as sazonalidades e as flutuações?

Se a sua resposta for sim para esses questionamentos, provavelmente o just in time é uma metodologia adequada para o seu negócio!

aplique o just in time na sua empresa

Conclusão

O just in time é uma metodologia voltada para a agilidade na execução de processos e economia de recursos. 

A tecnologia pode ser uma grande aliada na implementação desse sistema. Ela torna mais fácil o controle sobre os processos, a tomada de decisões e o acompanhamento dos KPIs.

Por isso, um sistema de gestão empresarial é o mais indicado para otimizar ainda mais esse controle sobre a produção. Converse com nossos especialistas e saiba como o ERP da WebMais vai transformar o seu negócio.

Deixe um comentário