Conheça o ERP industrial e potencialize sua produção

O Que É ERP Industrial, Vantagens E Melhores Opções

Imagem de Sanon Matias

O ERP industrial é um sistema projetado para planejar, controlar e otimizar processos de negócios. Por isso, se tornou essencial para qualquer indústria, seja ela pequena, média ou grande. 

A maioria dos empreendedores considera a tecnologia como um gasto, e não investimento. Contudo, conseguir gerenciar a produção, qualidade, produtos, vendas e outros setores é indispensável para entender a realidade do negócio.

Agora, imagine poder acompanhar todos eles em um único local. Seria interessante, né? E é totalmente possível com um software desse tipo.

Para mostrar o quão poderoso é, separamos tudo o que precisa saber para operar com mais eficiência e aumentar a lucratividade a longo prazo através dessa dica. Confira!

Depois de terminar a leitura, que tal experimentar um ERP Industrial perfeito para sua empresa? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e veja o sistema.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Um ERP Industrial?

Para entender melhor, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais, em português.

Trata-se de um sistema completo para auxiliar na gestão das empresas de todos os portes, integrando dados sobre os setores e os organizando. Assim, todos podem ter acesso às informações necessárias para concluir suas tarefas.

Nesse contexto, o ERP industrial é a ferramenta de integração de todos os processos para controlar a movimentação dos insumos e produtos. Além disso, ele também mantém o fluxo de caixa e emite notas fiscais.

Quando Surgiu A Ferramenta ERP?

Se você pensa que esse software surgiu recentemente, está enganado. A origem do ERP ocorreu há cerca de 100 anos, com o modelo EOQ (Economic Order Quantity).

A partir disso, houveram inúmeras evoluções, mas ele surgiu com a indústria e manufatura. Em 1972, foi lançada comercialmente a sua primeira versão oficial na Alemanha pela empresa SAP.

Nos anos 90, foram incorporados recursos de vendas, finanças e RH. O motivo era claro: na época, era comum ter problemas de integração e comunicação entre diversos sistemas. Então, era preciso um único espaço para agrupar os dados.

Em resumo, nasceu da necessidade de buscar formas mais efetivas de gerenciar as informações e processos. Desde então, uma empresa moderna precisa de um ERP industrial para ter uma gestão eficiente.

Qual O Objetivo Do ERP Industrial?

Desde a sua criação, o objetivo de um ERP industrial sempre foi estimular a mobilidade das informações de todas as etapas de produção e vendas. Com isso, a empresa poderia aumentar a produtividade.

O seu papel é centralizar todas as tarefas para guiar os colaboradores com dados assertivos sobre o andamento de cada etapa e suas mínimas execuções. 

Assim, um vendedor externo pode saber o que há em estoque para oferecer na venda, por exemplo.

Supere suas metas com o APP de vendas da WebMais
QUERO VENDER MAIS

Qual É A Importância Do ERP Para A Rotina De Uma Indústria?

Graças a essa ferramenta avançada, qualquer indústria pode gerenciar todos os aspectos do fluxo de trabalho sem dificuldades. 

Por exemplo: tarefas antes complexas, como controlar o estoque, podem ser feitas em poucos cliques por conta da visão completa e em tempo real.

Podemos afirmar que todos os setores ganham. Até mesmo a contabilidade pode ter acesso a insights importantes para análises e projeções, ajudando a gerenciar os recursos financeiros.

Por ser automatizado, também é possível melhorar a eficiência operacional ao focar na parte estratégica, enquanto o trabalho repetitivo fica a cargo da tecnologia.

Quais São As Vantagens De Um ERP Industrial?

Quando bem implantado, o software ERP oferece vantagens que trazem sucesso para a sua gestão. Dentre as principais delas, destacam-se as citadas a seguir.

Integração Produtiva

A integração de um sistema ERP industrial permite ter uma comunicação em tempo real e garantir que as informações de estoque estejam bem registradas no software.

Dessa forma, o sistema alerta quando um determinado material será utilizado em um ponto da linha de produção. Ele também indica quantidades, quando deve sair do almoxarifado e qual o seu impacto no valor final do produto. Ou seja, é possível acompanhar de perto todas as ações.

Prevê Problemas, Antecipa Soluções

O sistema consegue prever possíveis falhas e automatizar a gestão desses problemas, evitando paralisações e até mesmo acidentes na linha de produção.

Além disso, permite prever e agendar paradas de manutenção, essenciais para evitar pausas inesperadas ou perdas de maquinário, garantindo a eficiência da operação. 

Por exemplo: imagine que tenha sido apontado o desgaste na refrigeração. Ao identificar essa falha, fica viável agendar a correção sem grandes problemas.

Gestão De Equipe

Através de relatórios de fácil análise com indicadores de produtividade, é possível saber onde os colaboradores performam melhor, ou não. Eles também ajudam a criar projetos de capacitação com mais segurança.

Assim, em indústrias onde há muitas equipes para serem lideradas, esses dados ajudam os gestores a entender cada setor e colaborador. Isso permite lidar com cada um de forma individual.

Redução De Custos

O controle dos recursos necessários para a produção reduz despesas na indústria. Por consequência, evita o desperdício e permite uma gestão mais eficiente do estoque, tanto de materiais para o escritório quanto para a produção.

Melhoria De Comunicação

A comunicação é essencial em qualquer empresa, principalmente nas de grande porte. 

Com o ERP industrial, todos os membros da equipe são integrados de maneira harmônica. Isso porque a ferramenta permite o disparo automático de ordens de serviço e acompanhamento fácil das responsabilidades.

Nesse caso, pode acontecer situações como alerta de compra para reposição do estoque. Isso faz com que os funcionários foquem em aumentar a produção sem comprometer a qualidade e segurança.

Aumento De Produtividade

A implementação dessa tecnologia ajuda a aumentar a produtividade em geral por automatizar processos e gerenciar melhor a equipe, observando cada funcionário em seus encargos.

Os apontamentos de chão de fábrica ajudam na identificação de quais máquinas necessitam de mais tempo para realizar operações. Dessa forma, é possível remanejar tarefas sem prejudicar a produção.

Quais As Principais Funcionalidades Do ERP Para A Indústria?

Os benefícios de um ERP industrial só podem ser aproveitados se o seu pacote de recursos estiver adequado à realidade do seu negócio.

Principais funcionalidades do ERP Industrial

(Uma indústria rodeada pelos tópicos:)

- Gestão de estoque
- Controle de compras
- Gestão de produção
- Comercial
- Controle de lote e validade
- Gestão financeira

Não é uma tarefa fácil indicar quais os módulos e funcionalidades são perfeitos para atender a sua necessidade sem conhecê-la. Afinal, cada empresa tem as suas particularidades. No entanto, alguns deles são indispensáveis, como de:

  • estoque: gerencia todo o fluxo de materiais e produtos que entram e saem da empresa;
  • compras: acompanha todo o processo de aquisição de matéria-prima, equipamentos e outros materiais necessários para a produção;
  • produção: mostra o sistema produtivo, desde a criação do plano de produção até a expedição do produto final;
  • gestão comercial: faz a gestão das atividades de vendas e distribuição dos produtos;
  • controle de lote e validade: controla a qualidade de produtos, identificando cada lote produzido e sua respectiva validade;
  • expedição: monitora a saída de produtos acabados da empresa para o cliente;
  • financeiro: inclui todas as transações financeiras da empresa, como contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais eletrônicas, etc.;
  • integração com terceiros: permite a comunicação direta entre o sistema da empresa e outras soluções utilizadas por fornecedores, clientes, transportadoras, etc.;
  • gestão de clientes: visualização completa da sua carteira de clientes e suas informações, como dados de contato, histórico de compras, pedidos em andamento, etc.;
  • controladoria: fornece uma visão abrangente dos resultados financeiros, permitindo que os gestores decidam a partir de dados precisos e atualizados.

Como Escolher O ERP Ideal Para Sua Indústria?

Toda indústria precisa de um ERP industrial, mas se você ainda está com dúvidas, existem alguns sinais que apontam a necessidade de usar a solução.

Primeiramente, entenda se o seu negócio consegue lidar com as expectativas dos clientes de maneira completa. Se esse não for o caso, é necessário incorporar um sistema para entender onde está a falha.

No entanto, não basta escolher qualquer opção do mercado, ou guiar-se pelo valor do investimento. O mais adequado deve ser o que tenha as atribuições para atender a sua demanda e deve cumprir com o prometido.

Vale lembrar que essas funcionalidades devem ser contratadas sob medidas para acompanhar todos os processos relevantes da empresa, com base em um bom planejamento.

Além disso, após a contratação, o suporte do fornecedor deve ser eficiente, com solução nativa da nuvem e atualizações constantes para melhorar sua performance.

Conheça o ERP especializado em indústrias e otimize sua produção
QUERO EXPERIMENTAR

Conclusão

Contar com um ERP industrial ajuda na organização rigorosa de todas as atividades de uma empresa. Além disso, dá ao gestor uma visão realista sobre o andamento de cada etapa.

Isso é importante não apenas para a manutenção, mas para o desempenho positivo de toda a produção.

Na hora de escolher um software para a sua indústria, não deixe de procurar pelo que oferece soluções completas conforme a sua necessidade.

Com os módulos do ERP industrial WebMais, você gerencia todos os setores e pessoas em um só local, com integração de dados e controle completo. Faça um teste gratuito e veja os benefícios, na prática!

Deixe um comentário