aprenda a fazer uma ordem de produção eficiente

Entenda O Que É Ordem De Produção, Tipos E Como Fazer

Imagem de Sanon Matias

Você sabe o que é a ordem de produção (OP)? As indústrias podem achar que emitir uma OP é um processo complexo, cheio de etapas e condições. Mas não é assim! 

Principalmente com a ajuda de um sistema de gestão, gerá-la é bastante simples, sendo um elemento fundamental para organizar e controlar a produção dentro das indústrias.  

No post de hoje, descomplicamos o processo de geração das OPs para você não ter mais dor de cabeça com isso. 

Vamos explicar: 

  • O que é uma ordem de produção
  • Qual a sua importância;
  • Como emiti-la e quais são os seus componentes;
  • O papel da utilização da tecnologia.

Para complementar, temos uma dica que fortalece toda a sua produção: o ERP WebMais! Com o sistema, você controla as ordens de produção, além de todas as etapas do processo. Agende uma demonstração gratuita e conheça. 

Agora, vamos voltar para a leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Ordem De Produção?

A ordem de produção é um documento necessário para a execução de qualquer processo produtivo dentro de uma indústria. 

O seu principal objetivo é categorizar, organizar e controlar a produção industrial ou o estoque, dando uma visão completa da cadeia para os gestores.  

A fabricação de um produto em uma indústria só pode ser iniciada após a geração da OP. Isso porque ela traz todas as informações necessárias para o começo desse processo. 

Mais para frente, vamos ver exatamente quais são os dados que devem ser incluídos em uma ordem de produção.

OTIMIZE SUA PRODUÇÃO INDUSTRIAL COM O ERP WEBMAIS
EXPERIMENTE AGORA

Quais São Os Objetivos Da Ordem De Produção?

Os principais objetivos da ordem de produção se relacionam à organização do processo produtivo, o que também contribui para uma maior produtividade.

Além de organizar os processos, a OP também é feita com o objetivo de facilitar a gestão da indústria, tanto em relação ao estoque como às finanças.

Qual A Importância Da Ordem De Produção Para A Gestão Empresarial?

Lendo até aqui, você já deve ter percebido como a ordem de produção é importante, não é mesmo? Afinal, ela colabora com o trabalho tanto dos gestores como das equipes, fazendo com que consigam manter a organização de toda a produção da indústria.

Com a OP gerada, fica muito mais fácil gerenciar as etapas produtivas, desde a ordem de compra das matérias-primas até a logística de entrega. 

Isso porque, as informações que constam no documento oferecem uma visão abrangente sobre como funciona a produção de cada item. Elas fornecem os dados que cada setor precisa para organizar o seu trabalho.

Como Emitir Uma Ordem De Produção?

A OP a ser emitida depende do tipo de produção envolvida. Ela pode ser contínua ou por encomenda.  

A produção contínua diz respeito à fabricação em massa de produtos, normalmente com o objetivo de estocá-los. Ou seja, esse modelo privilegia os itens padronizados e que são produzidos com frequência.  

Para que o processo se inicie, é necessário emitir uma ordem de produção que tenha as instruções para a fabricação dos itens. O objetivo é guiar os responsáveis pela produção. 

A ordem de produção, nesse caso, precisa estar de acordo com a programação do processo industrial.  

Já a produção por encomenda é feita por meio de um pedido de venda realizado por um determinado cliente. Diferentemente do modelo anterior, aqui os itens não são padronizados e nem produzidos em massa.  

Pelo contrário, eles são feitos sob a demanda do consumidor. Para iniciar o processo produtivo, também é preciso gerar uma nova ordem de produção com as especificações dos itens a serem fabricados. 

Como dissemos, essa OP é emitida a partir do pedido de vendas para que então a produção comece.   

Ah, não podemos esquecer que todas as OPs geradas, seja qual for o caso, precisam estar bem armazenadas. Assim, você evita qualquer problema de rastreamento e registra as especificações de produção, facilitando os próximos processos.  

Aprenda a fazer uma ordem de produção eficiente


IMAGEM 1
Tipos de produção e relação com a OP

(Comparativo/Ilustração)

Produção contínua
- Fabricação em massa
- Objetivo de estocar produtos
- Privilegia itens padronizados 
A ordem de produção deve instruir a fabricação dos itens, sem necessitar de um pedido


Produção por encomenda
- Após pedidos de venda específicos
- Sem produção em massa
- Feitos sob demanda
A ordem só é emitida após um pedido de cliente

Por isso é tão importante contar com um sistema de gestão confiável para guardar as OPs. Vamos falar mais sobre isso no último tópico do post. Não deixe de ler! 

Agora, como vimos, para gerar uma ordem de produção, é necessário incluir alguns componentes no processo de emissão. Vamos ver quais são eles a seguir. 

Quais Os Componentes De Uma Ordem De Produção?

Uma ordem de produção traz todas as especificações necessárias para dar início a fabricação de um produto. Além disso, é a OP que traz o código para rastrear os itens fabricados. 

Entre os seus componentes estão:

  • Número; 
  • Data de emissão;
  • Relação das matérias-primas usadas no processo de produção;
  • Quantia de cada matéria-prima;
  • Prazos de montagem e entrega;
  • Quantidade de itens a serem produzidos matéria-prima utilizada em cada produto;
  • Outras especificações do item produzido;
  • Demais observações.

Quanto mais completa for a OP, mais dados os operadores vão ter para produzir os itens de acordo com as diretrizes da indústria.  

Todas essas informações são extremamente relevantes para a cadeia produtiva. Mas, além do detalhamento da produção, quais são as vantagens de gerar uma ordem de produção para a sua indústria? 

Quais As Vantagens De Usar A Ordem De Produção?

Lembra que falamos sobre a organização e o controle que uma ordem de produção traz para a indústria? Então, além desses benefícios, as OPs também trazem muitas outras vantagens!

Auxilia Na Organização De Processos

Como você já sabe, emitir uma ordem de produção é o primeiro passo para organizar os processos produtivos de uma indústria. Isso porque ela fornece uma visão macro sobre todas as etapas. 

Na prática, ela funciona como um roteiro a ser seguido por cada núcleo. Isso facilita o trabalho, já que o documento reúne todas as informações essenciais para que ele seja realizado.

Aumenta A Produtividade Das Equipes

A emissão de OPs também ajuda os times a serem mais produtivos. Isso porque, como falamos, elas funcionam como um roteiro a ser seguido, trazendo etapas que já foram testadas e têm sua efetividade comprovada.

Contribui Para O Controle Do Estoque

Outra vantagem da ordem de produção é que ela permite que a empresa tenha mais precisão sobre o que está sendo produzido. Assim, o trabalho de gestão do estoque é facilitado, pois permite mensurar o que é preciso providenciar em relação a armazenamento e distribuição.

Melhora A Comunicação Entre Os Setores

Quando as ordens de produção são automatizadas e feitas com o auxílio de um ERP, as informações são disponibilizadas automaticamente para todas as áreas interessadas.

Além de trazer agilidade, isso também melhora a comunicação entre os setores.

INTEGRAÇÃO COMPLETA ENTRE TODOS OS SETORES? COM O ERP WEBMAIS, É POSSÍVEL!
CONHEÇA O SISTEMA

Quais As Etapas De Uma Ordem De Produção?

Uma ordem de produção segue um ciclo dentro de uma empresa, passando por diversas etapas até que seja cancelada ou encerrada.

Essas etapas, naturalmente, dependem do tipo de item que será produzido por cada indústria. Mas, de maneira geral, essas são as etapas mais comuns, que se dividem de acordo com o seu status:

  • Planejada;
  • Confirmada;
  • Liberada;
  • Requisitada parcialmente
  • Requisitada;
  • Encerrada parcialmente;
  • Encerrada;
  • Cancelada.

Qual O Melhor Tipo De Ordem De Produção?

Para escolher a melhor maneira de emitir ordens de produção na sua empresa, você precisa considerar alguns fatores. 

Existem, basicamente, duas opções – criar os documentos de forma manual, utilizando programas como o Excel, ou de forma automatizada, com o apoio de um ERP.

É claro que emitir de forma automatizada é mais rápido, produtivo, seguro e prático. Mas, para isso, é preciso investir em um sistema ERP.

Portanto, antes de decidir se vale a pena ou não fazer esse investimento, pense sobre os seguintes pontos:

  • A sua empresa está crescendo ou você planeja um crescimento em curto, médio e longo prazo?
  • Os setores da sua empresa já estão bem alinhados?
  • Todos os colaboradores são organizados e conseguem lidar bem com um grande volume de documentos?

Você sente que os setores ainda precisam se organizar melhor e quer facilidade para a sua equipe encontrar todas as informações que precisa em um lugar só?

Se sim, investir em um ERP pode ser a melhor opção – especialmente se você planeja um crescimento para o negócio.

Isso porque, mais cedo ou mais tarde, você vai precisar apostar em um ERP completo. Então, por que não fazer isso agora e já começar a usufruir dos benefícios?

Como Fazer Uma Ordem De Produção Corretamente?

A maneira correta de emitir uma ordem de produção depende do método escolhido. Se você ainda faz isso manualmente, a melhor forma é usar planilhas. 

Existem muitos modelos prontos disponíveis, mas você também pode criar o seu próprio template, de acordo com as particularidades do seu negócio.

Como fazer uma boa ordem de produção?  (Ilustração/Infográfico)  (Gestor confuso, ao lado de um computador com planilha, tudo de um lado da imagem. Do outro lado, Colocar um "ERP" grande, com brilhinhos, e vários documentos ao lado dele)  Troque a planilha por um sistema ERP

Caso queira fazer isso de forma automatizada, usando um ERP, deve seguir os passos indicados por cada sistema!

Como Acompanhar A Ordem De Produção?

Depois que uma ordem de produção é requisitada e o processo produtivo começa, é possível fazer o apontamento da produção. É nessa hora que se indica o início e o fim de cada ciclo. 

Assim, dá para ver com mais clareza a evolução de cada OP, entender quais etapas já foram concluídas e como cada uma delas está avançando.

Para isso, a equipe de acompanhamento deve estar sempre de olho em alguns pontos. Eles incluem o consumo de matérias-primas, tempos de produção e cumprimento da programação a cada dia de trabalho. 

É importante que tudo seja registrado para que a posterior análise traga insights valiosos sobre pontos a serem melhorados nos próximos ciclos.

Qual A Importância De Automatizar A Ordem De Produção?

A principal vantagem de automatizar a emissão da OP é que um sistema que oferece essa funcionalidade integra todo o fluxo de informações. 

Ou seja, além da área operacional, todos os outros setores recebem informações que são importantes para o seu pleno funcionamento. Esse é o caso do financeiro, vendas, compras, estoque, logística, etc.

E quem trabalha com indústria sabe que uma operação não funciona sem o envolvimento de todas essas áreas. Por isso a integração é tão valiosa.

A automação também permite a emissão de OPs de forma mais eficiente, ágil e segura.

Como Um ERP Pode Ajudar?

Um ERP pode contribuir muito para organizar o processo produtivo na indústria, incluindo a emissão e o armazenamento das OPs. 

Um sistema como esse permite não apenas o acompanhamento da ordem de produção, como o gerenciamento das receitas a serem produzidas. Isso tudo com o monitoramento em tempo real do que é fabricado.  

Além disso, um ERP permite padronizar os processos, ter exatidão na produção e controlar o uso das matérias-primas com grande precisão. 

Quer garantir a qualidade da entrega na sua indústria e facilitar o processo de geração e acompanhamento da ordem de produção? Então você deve buscar um ERP robusto que se adeque aos padrões da sua empresa. 

PRODUÇÃO OTIMIZADA COM O ERP ESPECIALIZADO EM INDÚSTRIAS
EXPERIMENTE AGORA

Conheça O Módulo De Produção Do Sistema ERP Webmais

O ERP Webmais tem uma funcionalidade completa de cadastro de Ordem de Produção a partir de pedidos de venda. Assim, seu processo de fabricação se torna automático e mais seguro.

Sabemos que a rotina de trabalho nas indústrias é corrida. Então, ter praticidade na realização das atividades é uma questão essencial. 

Com o sistema de gestão WebMais, a emissão de uma ordem de produção pode acontecer em poucos cliques.

Além disso, o sistema possibilita, também, o acesso a diversos relatórios e consultas em tempo real. Isso traz mais segurança para análise de informações e tomada de decisões. 

Integrando sua empresa dessa maneira, você evita erros e retrabalhos, tornando as operações mais seguras e ágeis.
Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e conheça o ERP WebMais. Nosso time de especialistas está pronto para sanar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário