contas a receber

Contas A Receber: Como Funciona E Como Fazer O Controle

Contas a receber e contas a pagar são dois conceitos que fazem parte da gestão financeira de qualquer empresa. Eles dizem respeito aos pagamentos e receitas do negócio, ou seja, aos ativos e passivos.

Controlar as contas a receber e a pagar é extremamente importante dentro da organização, pois facilita o equilíbrio das contas e favorece a saúde financeira do negócio.

Continue lendo para entender a diferença entre contas a receber e contas a pagar e conferir as nossas dicas para um melhor controle desse fluxo!

O Que São Contas A Pagar?

As contas a pagar são todas as obrigações financeiras de uma empresa, ou seja, tudo o que ela precisa pagar no futuro próximo. Dívidas longas, como financiamentos, são consideradas dívidas de longo prazo e, por isso, não são consideradas contas a pagar.

A análise das contas a pagar de uma empresa mostram o quanto é devido a cada fornecedor, funcionário, etc, e permitem que o gestor tenha uma visão mais ampla sobre as saídas de dinheiro do caixa.

O Que São Contas A Receber?

As contas a receber são todos os valores que uma empresa vai receber em um futuro próximo. 

Esse dinheiro vem principalmente da venda de produtos ou serviços para clientes, mas também pode ser fruto de rendimentos de aplicações, recuperação tributária e juros cobrados, por exemplo. 

Todo dinheiro que vai entrar na conta da empresa é considerado uma conta a receber.

Quais As Semelhanças E Diferenças Entre Elas?

A principal diferença entre contas a pagar e contas a receber é que uma representa todo o dinheiro que entra no caixa da empresa, enquanto a outra representa os valores que saem.

Porém, ambas têm muitas semelhanças. A principal delas é que as duas fazem parte do balanço da empresa e representam uma parcela importante do fluxo de caixa. Além disso, tanto as contas a pagar como a receber precisam ser bem organizadas para que a empresa tenha controle de suas finanças e um entendimento realista sobre a atual situação.

A gestão de uma está diretamente relacionada à gestão da outra. É dessa forma que o empresário consegue garantir que haja recursos suficientes no caixa para cumprir com os seus compromissos financeiros.

6 Dicas Para O Seu Controle De Contas A Receber

6 dicas para o seu controle de contas a receber

Fazer um bom controle das contas a receber da empresa é importante para que o caixa tenha sempre recursos. 

Assim, o negócio consegue honrar os seus compromissos financeiros e evitar a incidência dos juros bancários, que podem fazer uma grande diferença nas contas ao final do mês.

Confira as nossas dicas para um controle de contas a receber mais eficaz

1. Seja Organizado

A organização é uma das principais habilidades a ser desenvolvida pela pessoa responsável por controlar as contas a receber de uma empresa. 

Quem faz esse trabalho precisa ter registro de cada conta e saber tudo sobre ela – quando vence, qual o valor a receber e de que forma serão realizados os pagamentos. 

O responsável pelas contas a receber também precisa estabelecer uma rotina de cobranças, para evitar atrasos. Por isso, além da organização, é importante saber lidar com pessoas de diferentes perfis. 

2. Faça A Cobrança Dos Débitos

Quem cuida das contas a receber de uma empresa não pode ter medo e nem vergonha de cobrar. Precisa ter em mente que não há nada de errado em cobrar o pagamento por um produto já entregue ou serviço prestado.

É comum que as empresas cobrem de seus clientes após o prazo de vencimento e muitos já estão acostumados. 

Se o cliente se ofender com uma cobrança, talvez o melhor seja rever essa relação, pois, normalmente, são esses que estão sempre atrasando pagamentos e prejudicando o seu caixa.

3. Dê Vantagens A Quem Pagar Antecipado

Oferecer pequenos descontos para clientes que pagam antes do vencimento é uma prática comum no mercado e estimula o pagamento antecipado. 

Todo mundo sai ganhando – o cliente recebe um desconto que pode ser bastante atrativo e você garante que o seu caixa terá dinheiro suficiente para cumprir com os compromissos financeiros da empresa.

4. Estruture Seu Departamento De Contas A Receber

O departamento de contas a receber é tão importante como qualquer outro na empresa. Por isso, ele precisa ter uma equipe bem preparada, processos estabelecidos e o hábito de emitir e analisar relatórios. 

Para isso, você pode criar planilhas de controle ou investir em um software que automatize alguns desses processos

Esta última opção é a mais recomendada, pois um sistema diminui significativamente as chances de erros, organiza melhor as informações e fornece relatórios completos em poucos segundos, facilitando a tomada de decisão com base em dados.

5. Calcule O Índice Médio De Inadimplência

Infelizmente, a inadimplência é algo com que o setor de contas a receber precisa lidar em sua rotina. 

Por isso, o ideal é aprender a trabalhar com ela. Uma boa estratégia é calcular o índice médio de inadimplência – isso vai permitir que você faça projeções mais realistas sobre o fluxo de caixa e evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, índices muito altos indicam que é hora de tomar providências em relação a isso e começar a traçar estratégias para diminuir a inadimplência dos clientes.

6. Envie As Cobranças Em Tempo Hábil

Os seus clientes também têm processos internos de contas a pagar e a receber. Por isso, é fundamental que você envie as cobranças antecipadamente. Afinal, pode ser que ele precise de um tempo para programar o pagamento.

Procure enviar as cobranças o mais cedo possível – o ideal é que isso seja feito com, pelo menos, 10 dias de antecedência à data de vencimento.

Conclusão

Organizar as contas a receber da empresa é tão importante quanto controlar as contas a pagar. Esses dois trabalhos, quando equilibrados, garantem um fluxo de caixa saudável e a capacidade da empresa de cumprir com todos os seus compromissos.

Para essa tarefa, a tecnologia pode ser a sua grande aliada. Um sistema facilita a criação de fluxos de trabalho, diminui a incidência de erros e facilita a tomada de decisão com base em análises de dados reais.

Deixe um comentário

três × 1 =