tudo o que você precisa saber sobre o borderô

Descubra O Que É Borderô, Vantagens E Como Funciona

Imagem de Sanon Matias

O borderô é uma das ferramentas de gestão financeira que podem ser usadas dentro de uma empresa. Ele traz dados sobre contas a pagar e receber, podendo auxiliar a ter um maior controle sobre as entradas e saídas de valores da empresa.  

Dessa forma, é possível ter um negócio com uma maior saúde financeira, o que pode aumentar as chances de sucesso da sua empresa. 

Continue lendo este artigo para conhecer o borderô e suas vantagens e desvantagens, além de entender como ele é feito, os tipos de borderôs e para que servem.

Também vamos falar sobre outras ferramentas complementares que podem ser usadas junto com o borderô para melhorar sua gestão. 

Se quiser pular direto para a prática, saiba que o ERP WebMais está preparado para auxiliar com o borderô e toda a sua gestão financeira. Agende uma demonstração gratuita e saiba mais.

Agora, vamos continuar com a leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Borderô?

O borderô é uma ferramenta de organização de finanças empresariais. Ele é usado para organizar contas a pagar e a receber e representa títulos como cheques, boletos bancários, duplicatas e captações de cartão de crédito. 

O mais comum é que essa ferramenta seja utilizada em empresas de varejo. Mas, ele também pode ser útil para a prestação de serviços.  

O setor de eventos também utiliza bastante essa ferramenta. Nesse caso, o borderô serve como forma de fazer um resumo das despesas e receitas ocorridas em um determinado evento. 

O nome borderô vem da palavra francesa “bordereau”, que significa registro.

Para Que Serve O Borderô?

Essa ferramenta serve como uma representação de diversas negociações de uma empresa. Isso porque ele faz um agrupamento de contas a pagar e contas a receber

Isso auxilia na elaboração do balanço financeiro e nos processos de contabilidade da sua empresa. Além dessas funções, o documento também pode ser um balizador para decisões estratégicas e planejamento do negócio.

Como Funciona o Borderô?

O borderô é um documento representativo das mais diversas negociações feitas por uma empresa. Ele deve reunir as operações bancárias de um mesmo dia em uma mesma conta, separando os títulos em duas categorias: contas a pagar e a receber.  

Depois de finalizado, ele deve ser enviado ao banco ou empresa responsável pelo processamento e cobrança. Após esse processo, a instituição fará a cobrança de encargos financeiros e despesas bancárias.

Por Que Usar o Borderô?

A principal vantagem de utilizar o borderô na sua empresa é que ele facilita a organização financeira. E, como você sabe, isso é fundamental para o sucesso de um negócio.  

Agrupando todas as operações do dia em um único documento, o controle pode se tornar mais simples e prático.

Quais São os Tipos de Borderô?

(Ilustração) Quais são os tipos de borderô?  (Setas para os dois tipos)  - Borderô de pagamento  - Borderô de recebimento

Os borderôs de uma empresa podem ser classificados em três tipos: de pagamento, de recebimento e de evento. Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre cada um e quando são utilizados.

Borderô de Pagamento

No borderô de pagamento, a empresa deve registrar todos os seus gastos feitos em um dia. Isso inclui compras a prazo, pagamento de despesas, adiantamentos e contas a pagar.

Borderô de Recebimento

O borderô de recebimento deve agrupar todos os títulos a serem recebidos pela empresa, como duplicatas e cheques pré-datados. Por isso, ele também pode ser chamado de borderô de cobrança.

Borderô De Evento

Diferente dos tipos anteriores que servem para organizar as finanças da sua empresa, o borderô de evento é utilizado em organizações de eventos.

O borderô de evento se refere às despesas e receitas ocorridas durante um evento, tais como: vendas de ingressos, patrocínios e demais despesas e receitas. 

Esse tipo pode ser usado para a organização de shows, festivais, congressos, dentre outros eventos. Além disso, ele serve para verificar se o evento está dentro do orçamento previsto e identificar possíveis problemas financeiros.

Quais as Vantagens do Borderô?

Como falamos, a principal vantagem do borderô é que o documento facilita e simplifica o controle financeiro da empresa

Outro ponto positivo é que ele aparece no extrato bancário em uma única linha. Isso facilita significativamente o processo de conciliação bancária e reduz os gastos da empresa com impressão e materiais de escritório.

Quais as Desvantagens do Borderô?

O principal desafio de trabalhar com o borderô é que, como ele representa um conjunto de títulos, um erro em apenas um deles pode prejudicar toda a operação.  

Além disso, a empresa também pode ser prejudicada quando há erros no envio do documento para o banco ou empresa de processamento. Para evitar que isso aconteça, é importante estar sempre de olho no preenchimento dos dados.

Como Fazer um Borderô Para Sua Empresa?

Existem basicamente duas formas de fazer um borderô para a sua empresa. A primeira é manualmente, como se fazia antigamente. Hoje em dia, um borderô manual pode ser feito até mesmo em ferramentas digitais de criação de planilhas. 

No entanto, o mais indicado é usar o seu ERP (Enterprise Resource Planning) para a confecção do documento. 

Atualmente, os ERPs mais completos oferecem essa função, de modo que basta preencher os espaços disponíveis para ter um borderô completo. 

Além disso, os sistemas permitem o download do documento em uma série de formatos, para que você possa armazená-los da forma que achar melhor. Um borderô completo deve ter:

  • Nome da empresa;
  • Nome da contratante do serviço;
  • Descrição dos títulos;
  • Espécie do título;
  • Número dos documentos, de acordo com a nota fiscal;
  • Vencimento dos títulos;
  • Valor face;
  • Valor líquido;
  • Juros dos títulos;
  • Total de documentos expostos;
  • Menor e maior vencimento;
  • Prazo médio ponderado;
  • Dados e formas de pagamento.
Simplifique sua gestão de borderôs com o ERP WebMais Agende uma demonstração

Quais Outras Ferramentas de Gestão Financeira Empresarial Posso Usar?

Além do borderô, outras ferramentas podem ser utilizadas dentro das empresas para uma gestão financeira eficiente. Vamos ver um pouco sobre cada uma a seguir.

O ideal seria a utilização de um sistema ERP que integre essas e outras ferramentas. Isso porque o software diminui a probabilidade de erro e divergências entre os dados.

Conciliação Bancária

Podemos utilizar uma ferramenta de conciliação bancária e, com ela, acompanhar dados e movimentos feitos no banco, fazendo um alinhamento dos dados para evitar erros.

Sistema De Cobrança

O sistema de cobrança é uma ferramenta que automatiza as cobranças, para que não haja necessidade de entrar em contato com cada cliente individualmente.

Dessa forma, evita-se falhas e possíveis constrangimentos, já que com um sistema a cobrança é realizada de forma automática para evitar o aumento da inadimplência.

Gerenciar Notas Fiscais

O gerenciamento das notas fiscais pode ser feito manualmente, com alguém emitindo a nota e conferindo, ou por meio de um sistema que automatize esse processo.

Tendo uma ferramenta que gerencie notas fiscais, integrada a um sistema ERP, você tem mais confiabilidade nos dados. Além disso, também evita duplicidades e erros de preenchimento.

Como Levantar Os Dados Do Borderô?

Existem várias formas de levantar os dados para o borderô, cada um tem vantagens e desvantagens na utilização deles.

  • Digitando manualmente: os dados podem ser levantados e inseridos nessa ferramenta de forma manual. Mas, além de ser um gasto de tempo grande de algum colaborador, ainda há chances maiores de erros e divergências de dados;
  • Importando arquivos: os dados podem ser importados de arquivos gerados de outros sistemas, como extratos bancários e notas fiscais. Porém, deve-se ficar atento se os documentos inseridos estão atualizados;
  • Sistema integrado: sem dúvida a forma mais segura de levantar dados para o borderô é por meio da utilização de um sistema ERP. Isso porque ele contém diversas ferramentas de gestão integradas. Dessa forma, os dados são obtidos de forma automática.

Como Interpretar Os Números Do Borderô?

Há vários dados que você consegue ter interpretando os números do borderô. Com eles, é possível avaliar a saúde financeira da sua empresa e identificar possíveis melhorias na gestão financeira.

Por exemplo: com o borderô, você consegue analisar o fluxo de caixa, as contas a pagar e as contas a receber. Assim também se verifica se a empresa está tendo dificuldades para pagar as suas dívidas ou problemas com aumento de inadimplência.

Como eu faço para entender o borderô? (Gestor confuso com documento na mão, e um "?" em cima da cabeça)

Você pode utilizar essa ferramenta para comparar os números atuais com períodos anteriores, verificando se a empresa está melhorando ou piorando seus índices.

Os números podem ser apenas números, ou, quando bem analisados, podem virar dados interessantes para a gestão. Dessa forma, podem ser utilizados para o planejamento e criação de estratégias para o crescimento da sua empresa.

Como É Feito O Envio Do Borderô?

Para fazer o envio do borderô ao banco, primeiramente, é preciso escolher qual tipo de borderô vai ser enviado. O arquivo pode ser enviado de forma digital, por meio de e-mail ou sistemas – e em alguns casos, fisicamente – por meio de documentos impressos ou pen drive.

Também há a possibilidade de envio do borderô para o banco com o Eletronic Data Interchange (EDI). Ele nada mais é do que uma troca de dados feita de forma eletrônica entre sistemas.

Lembrando que o envio do borderô geralmente deve atender a regulamentações fiscais e legais do país ou região. 

Por isso, é importante ficar atento a prazos e requisitos específicos. Nesta fase do processo, pode haver a cobrança de impostos e custos bancários.

Quais Os Desafios Do Uso Dos Borderôs?

Existem vários desafios que podem surgir no uso dos borderôs, um dos principais erros ainda são os erros de digitação. Como vimos anteriormente, caso haja dados inseridos manualmente, isso pode aumentar o risco de erros e divergências nos dados.

Também é importante garantir que os dados dessa ferramenta sejam armazenados e transmitidos de forma segura, para evitar vazamentos de informações confidenciais.

Em resumo, utilizar borderôs pode ser desafiador devido a erros de digitação, dificuldade na integração de sistemas, requisitos legais, segurança de dados e dificuldade na análise de dados.

Caso você esteja enfrentando desafios com o gerenciamento de seus borderôs, uma solução pode ser implementar um sistema de ERP, como o da WebMais. Com ele, você automatiza e simplifica o processo. 

Um sistema de ERP pode integrar todos os seus sistemas financeiros em um único lugar, permitindo acesso fácil e preciso aos dados do borderô. Agende uma demonstração com um de nossos especialistas para entender melhor como o ERP pode auxiliar na gestão dos seus borderôs.

Transforme sua gestão financeira com um sistema de ERP especializado Entre em contato agora

Conclusão

Chegando aqui, você consegue entender que o borderô é um documento importante que registra as informações financeiras de contas a pagar e a receber. 

Além disso, também ficou claro que ele pode ser utilizado para auxiliar na elaboração do balanço financeiro e no processo contábil da sua empresa.

Por fim, é importante combinar o borderô com outras ferramentas de gestão, como o controle de fluxo de caixa, por exemplo, além das que já citamos aqui. 

Seguindo esses passos, com certeza o financeiro do seu negócio ficará mais organizado!

Por isso, implementar um sistema ERP pode ajudar a automatizar e simplificar o processo. Assim, você garante a conformidade legal, protege os dados e tem uma ferramenta avançada de análise de dados.

Entre em contato com a WebMais e descubra como um bom ERP pode melhorar a eficiência e a precisão da sua gestão financeira.

Deixe um comentário