Vendedores discutindo como o uso do crm otimizou suas vendas

CRM: 4 dicas para otimizar seu processo de vendas

As vendas são o coração de qualquer empresa e por isso é primordial que seu time comercial tenha a disposição ferramentas que auxiliem na otimização dos negócios. O CRM, software que realiza a gestão do relacionamento com os clientes, é essencial para otimizar as vendas.

Em meio a um cenário econômico altamente competitivo, é fundamental que as empresas busquem aumentar sua conversão de vendas. Um equívoco bastante comum aqui é pensar que esse aspecto pode ser melhorado apenas tendo ciência sobre o quanto é vendido. Na verdade, é primordial otimizar todo o processo, identificando pontos problemáticos para consertá-los a tempo e ainda potencializar o que vem dando certo.

Neste aspecto, trouxemos este artigo com 4 dicas de como utilizar um CRM para alavancar suas vendas! Vamos lá?

Como ser mais produtivo em vendas com um CRM?

Um dos grandes desafios de gestores comerciais é manter a equipe motivada, alinhada, produtiva e efetiva. Sabemos que o trabalho comercial proporciona alguns altos e baixos. Sendo que muitas vezes é preciso saber manter o foco e motivação para continuar realizando um bom trabalho de prospecção e vendas.

Nesse aspecto a produtividade é um fator importante no desenrolar diário do departamento comercial. O nível de produtividade da equipe impacta significativamente no número de contatos, propostas, apresentações e reuniões realizadas. O que têm relação direta com os índices de conversão final.

Além disso, todas as despesas relacionadas à equipe comercial vão impactar no CAC – Custo de Aquisição de Clientes. Dessa forma, contar com um equipe de vendas produtiva pode ajudar seu negócio a alcançar um CAC reduzido, aumentando assim o lucro sobre a venda.

Acredito que você já entendeu a importância e necessidade de estabelecer bons índices de produtividade para sua equipe comercial, certo? Mas, acredito também, que você esteja se perguntando como fazer isso. Vamos adiante que aí vêm algumas dicas para te ajudar:

Estabeleça um processo de vendas organizado

Organizar o processo de vendas é um passo importante para garantir a efetividade da equipe. Defina as etapas do processo pensando na jornada de compra do seu cliente. A partir dessas etapas documente um processo de abordagem e ação da sua equipe. Criar e manter um processo comercial bem organizado e documentado vai impactar muito positivamente na produtividade individual dos seus colaboradores. Teste e comprove!

Defina as tarefas prioritárias em seu CRM

A gestão de tarefas é um processo complicado em qualquer departamento. Mas, pode se tornar mais eficiente quando se estabelece uma definição de prioridades, contribuindo assim para a criação de um fluxo de trabalho mais consistente e organizado. Com tarefas priorizadas sua equipe saberá exatamente onde aplicar os esforços com mais energia e assim obter maior produtividade e eficiência.

Estabeleça prazos para a realização de atividades

Após organizar o processo de vendas e definir quais tarefas são prioridade da equipe o ideal é organizar um cronograma com prazos definidos para a conclusão de cada tarefa do processo. Por exemplo: >Primeira abordagem ao lead inbound: 1 a 2 dias após a conversão. >Agendamento de reunião para apresentação da proposta: até 1 semana após contato inicial. >Follow-up 1: 3 dias após envio da proposta. A ideia é que vocês definam os melhores prazos para atender às necessidades do prospect e manter a agenda de atividades organizada, de acordo com o negócio, solução e mercado de vocês.

Realize reuniões semanais de planejamento e follow-up de vendas

Reuniões são imprescindíveis para qualquer equipe comercial, por menor que ela seja. Invista tempo para motivar, organizar e planejar as ações com sua equipe, preferencialmente no início da semana, organizando assim o trabalho para que todos possam ser mais assertivos e produtivos nas vendas.

Como usar o CRM para otimizar o processo de vendas?

Depois dessas dicas, você deve estar desejando uma ferramenta que lhe ajude a operacionalizar todo esse processo de vendas, certo?

Pois bem, essa ferramenta é o tão falado CRM. Você conhece?

Um CRM é um sistema que tem por objetivo ajudar equipes e vendedores a manterem o processo de vendas mais organizado e eficiente. Além de permitir toda a organização e registro de tarefas, esse tipo de software conta também com a emissão de relatórios e estatísticas sobre o departamento comercial. O que contribui muito para a efetivação do departamento.

Ao usar um CRM para gerir o comercial do seu negócio você pode organizar de forma eficaz e intuitiva todo o departamento, efetivando assim o fechamento de vendas. Veja algumas possibilidades de atuação com um CRM:

  • Definição das etapas do processo de vendas;
  • Registro de informações do prospect: cadastro, contatos, informações colhidas na pesquisa inicial;
  • Agendamento de atividades para cada etapa;
  • Acompanhamento da evolução do prospect no funil de vendas;
  • Registro de informações de conversas e contatos realizados;
  • Definição de vendas fechadas ou perdidas;
  • Emissão de relatórios.

Dessa forma o CRM se torna uma ferramenta valiosa para manter a equipe focada, organizada e produtiva, o que impacta positivamente no índice de fechamentos da equipe. Afinal, quanto maior o número de contatos realizados, reuniões agendadas, propostas enviadas e follow-ups realizados melhor para o resultado de vendas.

A boa notícia? O ERP WebMais já conta com um módulo de CRM integrado ao software. Dessa forma toda a empresa tem acesso à um sistema integrado para gerir os diversos departamento do negócio, inclusive o departamento comercial!

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