como aplicar estratégias de vendas mais eficientes no seu negócio?

Estratégias De Vendas: Principais Fases E Como Aplicá-las

Imagem de Sanon Matias

Para vender mais, é preciso criar estratégias de vendas melhores e mais assertivas, correto? Então, na sua posição de gestão, você deveria saber como fazer isso. Porém, nem todo mundo entende como montar essas táticas.

Independentemente do segmento de atuação, o maior desafio de qualquer negócio sempre vai ser aumentar o número de vendas. Além disso, também é comum que seja preciso vender para clientes mais específicos.

Mas, quando você aprende e coloca em prática táticas de vendas, o desempenho do seu time aumenta. Só que as mudanças não acontecem num piscar de olhos. Porém, elas podem – e vão – impactar muito nos resultados da sua equipe.

Existem diversas ações que podem ser decisivas para que você aumente suas vendas e tenha um planejamento eficaz. Então, acompanhe o artigo e conheça as melhores estratégias de vendas para implementar no seu negócio.

Temos uma ótima dica se você quiser pular direto para a ação. O ERP da WebMais te ajuda a otimizar suas vendas. Quer saber como? Agende uma demonstração com nossos especialistas e entenda.

OTIMIZE SUAS VENDAS COM O ERP WEBMAIS  EXPERIMENTE AGORA

O que é estratégia de vendas?

Estratégias de vendas são ações desenvolvidas pelas empresas com o objetivo de gerar vendas e aumentar a receita

Elas fazem parte do planejamento estratégico e vão da prospecção e qualificação de potenciais clientes até medidas para o gerenciamento de contas e retenção dos atuais clientes.

Em resumo, ela diz respeito aos esforços que o seu time precisa realizar para fechar mais negócios. Mas nem todo mundo sabe quais são esses esforços.

Por isso, é muito comum que as pessoas confundam estratégias de vendas com técnicas de vendas. Isso porque, embora estejam relacionados, esses conceitos não são a mesma coisa. Confira as diferenças:

  • Estratégia de vendas: são objetivos comerciais que você precisa atingir, quando e o que é preciso fazer para atingi-los;
  • Técnica de vendas: são as habilidades utilizadas pelos seus vendedores para conseguir atingir o objetivo proposto na estratégia.

Agora que você já sabe o que é estratégia de vendas e como diferenciá-la de técnicas de vendas, continue conosco para conhecer mais sobre o processo. Também vamos falar sobre como montar uma estratégia de vendas eficiente.

PLANEJAMENTO DE VENDAS SEM MISTÉRIO BAIXE O EBOOK GRÁTIS

Como montar uma estratégia de vendas bem sucedida?

Montar estratégias de vendas pode parecer simples, mas reserva algumas armadilhas. Então, antes de falarmos sobre isso, é preciso que você defina os objetivos do seu negócio, de curto e longo prazo.

Já tem clareza no objetivo? Agora é a hora de criar a estratégia para vendas e torná-la possível financeiramente e operacionalmente.

Vamos exemplificar. Imagine que você quer dobrar o faturamento da sua fábrica no próximo ano. Para isso, é preciso considerar se você tem estrutura para produzir, desenvolver, administrar, entregar e vender seus produtos.

Mas não é só isso. Existem diversos outros questionamentos muito importantes para o seu funil de vendas. E não pense que são poucos. Por isso, é preciso responder tudo de forma precisa e direta.

Como está a sua força de vendas? Essa é uma pergunta bem importante para o seu negócio, e é através da resposta que você vai, por exemplo, saber como gerar fluxo na loja. Mas é preciso se questionar muito mais.

Como o Força de Vendas otimiza sua estratégia de vendas? (Pessoa segurando celular com força de vendas. Setinhas do celular para cada tópico:)  - Vendas alinhadas com a estratégia corporativa - Agilidade para emitir pedidos - Gerencia o desempenho da equipe - 100% integrado ao ERP WebMais

A força de vendas é própria ou terceirizada? Os vendedores atuam de forma externa, interna ou mista? Precisa investir em alguma tecnologia para otimizar o trabalho? Vai iniciar uma estratégia de vendas online?

Desenvolver uma estratégia de vendas é muito mais do que definir objetivos e metas. Para os melhores resultados, ela precisa estar alinhada com a estratégia corporativa, além disso, se quiser ter vantagem competitiva é sempre recomendado investir em uma parceria com uma aceleradora de vendas, como a Groufy, essas empresas são expertas em desenvolver funil e estratégia de vendas com alta performance.

Em geral, é comum que essa estratégia seja dividida em 4 fases. Isso porque a ideia é tornar o desenvolvimento mais prático. Abaixo explicaremos mais sobre cada uma delas. Confira!

Se você ficou com a pulga atrás da orelha com as dúvidas acima, saiba que a resposta está no nosso aplicativo de força de vendas

Ele foi criado para otimizar suas vendas externas e melhorar os resultados do seu negócio de forma simples e eficiente. Experimente agora.

Quais as fases de uma estratégia comercial eficaz?

Quer vender mais? Então, o seu planejamento deve ser efetivo e trazer os resultados esperados.

Por isso, é preciso conhecer as fases da estratégia comercial e saber que elas podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente. Tudo vai depender do seu objetivo. Vamos a elas?

1 – Prospecção

Esta etapa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Sendo assim, você vai precisar que as suas equipes de marketing e vendas atuem de forma conjunta.

Aqui, seus vendedores podem trabalhar de maneira mais tradicional, como cold e-mails e cold calls. Ou seja, aquele contato frio, onde o vendedor procura apresentar sua oferta para um público que não teve contato prévio com a empresa.

Já a equipe de marketing pode utilizar táticas de marketing digital, como marketing de conteúdo, SEO ou links patrocinados e e-mail marketing. 

O importante é identificar quais canais de prospecção tem maior aderência com a persona da sua empresa.

QUER PROSPECTAR E VENDER MAIS? BAIXE NOSSO GUIA COMPLETO

2 – Qualificação

A etapa de qualificação é bastante importante e é a responsável em verificar se os clientes prospectados podem se tornar, de fato, uma oportunidade de venda. Para isso é importante ter uma pessoa da equipe dedicada para esta fase.

Além disso, esta fase evita que o seu vendedor perca tempo com um contato que possivelmente não irá avançar na jornada. Sendo assim, fica claro que é necessário ficar de olho na qualidade dos seus possíveis clientes.

3 – Negociação

Agora que você já atraiu clientes em potencial e sabe que eles têm boas chances de fechar uma venda, chegou a hora de conquistá-los. Assim, nessa fase, é fundamental que você conheça as dores, necessidades e desejos da maioria.

Acredite, essas informações são sempre importantes para todas as estratégias de vendas que deram certo. Isso porque, com elas, é possível oferecer o produto ou serviço que resolverá o problema com assertividade.

Para tanto, sua equipe de vendas precisa estar bem treinada para escutar seu cliente. Então, lembre-se de que a equipe deve ser empática e compreender o cliente da melhor forma possível.

É nessa etapa que seus vendedores irão utilizar técnicas de vendas para propor soluções que atendam às suas expectativas

Caso esse processo seja realizado com sucesso, o próximo passo é negociar com o cliente e, finalmente, fechar negócio.

4 – Fidelização

Esta é uma das etapas mais difíceis dentro do processo comercial. É que, nela, você precisa superar as expectativas dos clientes, além de gerar satisfação e encantamento. Assim é muito mais fácil de fidelizar um contato.

Ainda, este processo de fidelização pode garantir a expansão de uma compra ou uma venda adicional. 

Isso é conhecido como up-sell e cross-sell. Por fim, um cliente plenamente satisfeito pode indicar sua empresa para novos clientes, gerando mais vendas.

Quais Os Tipos De Estratégias De Vendas?

Como vimos, uma boa estratégia é importante para que o seu time comercial possa atingir as metas de vendas. Mas você conhece quais são os tipos de estratégias de vendas? Continue acompanhando e confira mais sobre o tema abaixo.

Quais tipos de estratégia de vendas existem?  Outbound Marketing - Marketing “tradicional” - Gera interesse pela marca - Resulta em vendas diretas Inbound Marketing - Os clientes que vem atrás da marca - Gera interesse por conteúdo de qualidade - A ideia é fidelizar os clientes

Outbound Marketing

Você provavelmente já se deparou com algum material de Outbound Marketing, também chamado de “marketing tradicional“. 

Isso porque alguns exemplos dessa estratégia de vendas incluem propagandas em TVs, jornais e revistas, rádios e na internet, através de banners, e-mail e outros canais de comunicação.

Para trazer clientes em potencial, o Outbound Marketing oferece produtos ou serviços específicos. Porém, isso é feito de forma direta. 

Como resultado, esse tipo de marketing quer gerar vendas diretas, com pouco foco no interesse gerado pela sua marca.

Inbound Marketing

Atrair e fidelizar clientes. Esses são os objetivos principais do Inbound Marketing. Mas, como ele faz isso? A dica já está no próprio nome: Inbound Marketing, em português, significa marketing de atração.

Sendo assim, fica mais fácil de entender que a ideia aqui é criar interesse nos seus clientes em potencial, e deixar com que venham procurar a sua empresa.

Para tanto, é necessário criar muito conteúdo – sempre de qualidade – que atenda às necessidades do seu público-alvo. De que adianta produzir um conteúdo excelente se ele não se comunicar com a sua persona, não é mesmo?

9 Táticas de vendas para implementar ainda hoje

Quer saber o que fazer para atrair mais clientes? Então chegou a hora de potencializar ainda mais os seus resultados. 

Mas, lembre-se de que é preciso conhecer bem o conceito de estratégia de venda, além de saber como desenvolver a sua.

Acompanhe abaixo as nossas 9 estratégias de vendas rápidas que vão otimizar os indicadores do seu negócio.

Se torne especialista no que você vende

Credibilidade e autoridade são dois fatores decisivos na hora de realizar uma venda. Clientes buscam pessoas que, além de serem capazes de entendê-los, tenham conhecimento sólido e sejam especialistas.

Por isso, não é à toa que, ao buscar por um serviço ou produto, os clientes novos tendem a procurar empresas consolidadas no mercado. Também é comum que busquem as mais bem avaliadas por clientes antigos.

Sendo assim, existem algumas boas práticas para vender melhor. Elas incluem argumentos de autoridade, como números e estatísticas, posicionamento corporal e uma fala segura e compreensível

Esses são elementos-chave para um contato próspero com o cliente e precisam de uma atenção extra.

Mas como fazer para que o seu vendedor adquira mais confiança no momento da venda? Uma boa ideia é criar um script com os principais aspectos e diferenciais da sua empresa e do produto/serviço que você comercializa.

FACILITE SEU PLANEJAMENTO DE VENDAS GARANTA SEU EBOOK GRÁTIS

Tenha um time preparado para às objeções de vendas

Se deparar com objeções de vendas é algo muito comum na vida dos vendedores. Isso porque elas são os questionamentos feitos pelo cliente em relação a aspectos do produto ou serviço/serviço. 

Sendo assim, mesmo quando o vendedor aplica algumas técnicas de persuasão, elas são bastante comuns.

Existem diversas barreiras que podem aparecer no momento da compra. Então, para te ajudar, preparamos uma lista com as mais comuns. Confira abaixo:

  • Desconfiança sobre a credibilidade da empresa;
  • Questionamentos sobre o preço do produto ou serviço;
  • Indecisão sobre a compra;
  • Incertezas sobre o timing da compra; 
  • Dificuldade em perceber a relevância ou a função do que está sendo oferecido. 

É importante que você verifique com o seu time quais são as mais frequentes no seu negócio. Isso porque de nada adianta preparar seus vendedores para obstáculos que não fazem parte do seu cotidiano.

Assim, quando entender quais são as dificuldades específicas do seu processo de vendas, é preciso tomar algumas ações. Comece preparando uma lista com cada uma delas e a justificativa. Isso vai auxiliar, e muito, na hora de vender.

Use gatilhos de vendas

Gatilhos mentais são estímulos transmitidos por meio da fala, da exibição de imagens ou vídeos, que direcionam uma pessoa a uma tomada de decisão

(Infográfico) Quais são os gatilhos que te fazem vender mais? (Pode fazer livre, desde que mostre o título e os gatilhos) - Escassez - Urgência - Aversão à perda - Exclusividade - Novidade - Autoridade - Prova social - Benefício

Eles são muito utilizados nas estratégias de vendas e marketing, pois ajudam a encurtar os ciclos de venda. 

Conheça alguns dos gatilhos mentais mais utilizados e seus objetivos:

  • Escassez: transmite a sensação de que aquele produto é limitado e pode acabar a qualquer momento;
  • Urgência: semelhante ao gatilho da escassez, o argumento de urgência é utilizado para transmitir a sensação de pouco tempo, ou tempo limitado. Isso estimula um fechamento de venda mais rápido; 
  • Aversão à perda: este gatilho desperta no cliente a sensação de que ele pode perder algo se não fechar a venda (como resultados, clientes, agilidade, etc.);
  • Exclusividade: nesse caso, o vendedor oferece algo ao cliente que apenas ele, ou um grupo muito seleto, terá acesso; 
  • Novidade: argumento que desperta a sensação de experimentar ou vivenciar algo inédito ou novo no mercado; 
  • Autoridade: serve para validar uma informação. Para isso, usam-se nomes de especialistas no assunto;
  • Prova Social: gera estímulo com base na opinião de outras pessoas que já utilizaram o produto ou serviço daquela empresa;
  • Benefício: está relacionado à forma como determinada compra vai trazer vantagens para a vida do cliente.

Temos 12 dicas para otimizar a sua prospecção de novos clientes e aplicar os gatilhos mentais de forma eficiente. 

Baixe o ebook gratuito que preparamos e organize agora mesmo o seu processo de pesquisa por contatos que possam gerar vendas.

Crie Senso De Urgência

Ok, eu conheço os gatilhos mentais, mas como elaborar estratégias de vendas? Para responder essa pergunta, lembre-se dos gatilhos de escassez e urgência.

Se usados de forma correta, eles vão gerar muito interesse de compra. Quer ver um exemplo? Imagine que você possui uma fábrica de tintas e quer fazer uma promoção para queima de estoque.

Então, o seu time de marketing cria uma campanha que traz os gatilhos de urgência. A ideia é informar que os valores promocionais vão acabar em breve, junto com o estoque da promoção.

Mas, é claro que é preciso alinhar o discurso do marketing com os seus vendedores

Não adianta atrair clientes em potencial que buscam a queima de estoque com valores promocionais, se o setor Comercial não der segmento nessa necessidade do cliente.

Trabalhe A Geração De Demanda

Hoje em dia, os clientes não querem só comprar o seu produto ou serviço para depois se distanciar da marca. 

Muito pelo contrário! O mercado atual trabalha para fidelizar cada cliente e fortalecer esse vínculo, pois essa relação é benéfica para ambos os lados.

E isso é ainda mais forte quando falamos sobre geração de demanda b2b. A ideia desse conceito é fortalecer a atração de clientes em potencial, para depois mantê-los sempre por perto.

Então, você precisa trabalhar desde o começo com esse objetivo. Da captação dos leads até o pós-venda, a geração de demanda é essencial para resultados mais expressivos.

Para que isso seja possível, você deve pensar em estratégias que ajudem a gerar interesse contínuo na sua marca

Seja por programas de indicação, promoções exclusivas e criação de conteúdos direcionados, o seu cliente quer receber atenção, e você precisa atender esse desejo.

Faça Um Planejamento De Rotina De Trabalho

Você quer vendedores excelentes na sua empresa, correto? Mas, infelizmente, não é possível alcançar essa meta se a sua empresa deixa de lado dois fatores muito importantes para vender mais: organização e disciplina.

A verdade é que não são apenas sistemas avançados e técnicas de vendas consideradas infalíveis que vão transformar seu time e seus resultados. 

Por isso, planejar uma rotina de trabalho é essencial para que as suas estratégias de vendas deem certo.

A ideia é otimizar o tempo do vendedor, permitindo que ele consiga atender mais clientes em potencial. Em resumo, mais tempo se converte em mais vendas.

E é claro, as ferramentas tecnológicas vão complementar esse processo. Mas quem precisa planejar e desenvolver uma rotina é o próprio vendedor. Se preciso, a gestão deve auxiliar nessa tarefa.

Uma dica importante é analisar e entender o mercado de atuação da empresa. Isso é necessário para que seja possível adaptar as técnicas para a realidade do negócio e o profissional possa trabalhar de acordo com os obstáculos das vendas.

Use a tecnologia a seu favor

Além das técnicas que falamos acima, você ainda pode contar com o apoio da tecnologia para vender mais e melhor, bem como agilizar o processo de vendas. Conte com o poder do marketing digital, crie páginas nas redes sociais e mais: use softwares que irão potencializar seus resultados.

Um bom exemplo são os CRMs que organizam todas as informações dos clientes e prospects. 

Além disso, o aplicativo força de vendas permite que seus vendedores externos possam emitir pedidos de vendas pelo celular e acessar todo o histórico de vendas do cliente.

OTIMIZE SUA GESTÃO DE VENDAS COM O ERP WEBMAIS CLIQUE PARA TESTAR GRÁTIS

Tenha Métricas De Desempenho

Para complementar as suas estratégias para vendas, utilize métricas de desempenho. Elas são indicadores numéricos que permitem analisar como andam os resultados de cada vendedor.

A ideia é que o gestor possa acompanhar e entender o desempenho da equipe. Assim, você pode saber – de forma clara – se as suas estratégias de vendas deram certo e estão de acordo com o planejamento.

Além disso, esses dados também indicam a evolução do seu time de vendas. Dessa forma, fica mais fácil pensar em novas ações para direcionar as vendas para que as metas sejam batidas.

Como Estabelecer O Ciclo De Vendas?

Você sabe o que é um ciclo de vendas? Ele é o tempo que o vendedor leva para fechar um negócio. Esse período começa a ser contado ainda na prospecção do cliente em potencial, e segue até a conclusão da compra.

A duração do ciclo pode variar de acordo com o que você vende, mas as estratégias de venda usadas também podem afetar no tempo total. Por isso, elas devem estar muito bem definidas.

Também é preciso conhecer quais são as etapas do ciclo de vendas. Cada uma delas indica a fase de interesse e informações de um possível cliente. 

Dessa forma, o ciclo facilita o entendimento sobre os próximos passos e estratégias para cada lead.

Em resumo, o ciclo de vendas pode ser usado para otimizar o processo de vendas. Porém, para que isso seja possível, é preciso que múltiplos setores estejam integrados, de todas as formas. Abaixo você entende mais sobre o tema.

Faça A Prospecção De Novos Clientes

Para um ciclo de vendas efetivo, comece pela prospecção de novos clientes. Mas lembre-se: a prospecção vai muito além de fazer uma venda, mesmo que esse seja o objetivo final dela.

É preciso pesquisar sobre cada cliente em potencial, entender o que ele precisa e oferecer a ferramenta ideal para resolver os problemas que ele tem.

Precisa de ajuda para organizar a sua prospecção? Então confira a planilha que montamos para te ajudar nesse processo. Baixe grátis e comece a otimizar seus resultados agora mesmo.

Estabeleça O Primeiro Contato

Tudo certo com a prospecção? Então é hora de estabelecer o primeiro contato. Use os canais preferidos da sua persona para iniciar a conversa. 

Uma boa dica é mandar uma mensagem pelo WhatsApp, já que o app é usado por todos e está sempre à mão.

Adapte a linguagem para se aproximar do cliente em potencial. Essa personalização facilita o entendimento e aumenta as chances de gerar interesse na sua solução.

Se conseguir uma resposta, certifique-se de continuar a conversa de forma natural, sem sair oferecendo o seu produto a todo momento.

Saiba Quais São As Necessidades Do Cliente

Ao encontrar alguém com o perfil da sua empresa e iniciar o contato, você está criando uma relação com o cliente. 

Para que o relacionamento seja benéfico para ambas as partes, a sua estratégia de venda deve buscar oferecer soluções, e não apenas vender um produto.

(Infográfico/Ilustração) Quais etapas meu ciclo de vendas precisa ter? (um ciclo de venda mostrando cada tópico. O ultimo deve voltar pro começo, que é a prospecção) - Prospecção - Primeiro contato com o cliente - Entenda as necessidades do cliente - Apresente sua oferta - Tenha argumentos - Feche a venda - Faça um bom pós-venda

Isso só será possível se o vendedor conhecer a persona do negócio. Essa é a única forma de entender as necessidades do cliente e saber o que precisa ser feito para saná-las.

Mas, mesmo com a ajuda da persona, ainda é preciso ouvir do próprio cliente quais problemas ele enfrenta

Por isso, uma boa abordagem abre espaço para que ele explique o que precisa. Então, uma estratégia que permita essa interação facilita o trabalho do vendedor.

Apresente A Oferta

Depois de fisgar o cliente e iniciar o contato, é hora de apresentar a oferta. Lembre-se: a ideia é vender, mas de forma natural. Não adianta forçar o produto de qualquer jeito.

Por isso, os vendedores precisam de um direcionamento para saber como apresentar a oferta de maneira simples, direta e atrativa. Se a sua empresa contar com um time de Marketing, eles podem ajudar com essa abordagem.

Tenha Bons Argumentos

Além de uma oferta atrativa, o vendedor precisa apresentar bons argumentos para defender a venda. Hoje em dia, os clientes não compram apenas por comprar.

É comum que eles façam pesquisa de concorrentes e analisem a melhor opção para resolver os problemas que enfrentam. 

Sendo assim, é justo dizer que o setor Comercial deve se preparar para responder a questionamentos precisos e avançados sobre o produto.

E claro, para que os bons argumentos existam, o vendedor precisa conhecer tudo sobre o produto que está oferecendo. 

Afinal, essa é a única forma de transmitir para o cliente a confiança de que o produto realmente é o que ele precisa para suprir suas necessidades.

Feche A Venda

Para chegar até a venda, o vendedor teve que conhecer muito bem a persona e o produto, soube como se comunicar de forma efetiva e conseguiu fisgar a atenção do cliente. 

São diversas etapas que consomem tempo e energia. Por isso, é ideal que a venda sempre seja realizada.

Porém, nem sempre é o caso. Mas, se tudo for feito corretamente, as chances de vender são altas. E elas aumentam se a empresa oferece táticas e estratégias de vendas que realmente fazem sentido com a realidade dos clientes.

Por isso, o vendedor precisa ficar de olho nas oportunidades com as maiores chances de se converterem em uma venda. 

Assim que elas são identificadas, é ideal manter um acompanhamento direto com o cliente até que o negócio esteja concluído.

Faça Um Pós-Venda

Por fim, para manter um bom ciclo de vendas ativo, a empresa deve oferecer um pós-venda agradável e de qualidade. 

É que, hoje em dia, os clientes estão conectados com as marcas o tempo todo, através das redes sociais e campanhas de marketing, por exemplo.

Com isso, as vendas evoluíram. Já não basta mais vender e sumir, aparecendo apenas na hora de vender novamente. O cliente prioriza as marcas que oferecem mais do que um produto, e sim uma experiência de compra.

Então, aplique estratégias de pós-venda que tragam resultados. Alguns exemplos incluem oferecer promoções exclusivas para quem já é cliente, solicitar feedbacks, humanizar o atendimento e criar conteúdos que engajem.

Quais Técnicas Podem Ajudar Uma Estratégia De Vendas?

Já sabe como atrair boas vendas? Então é hora de fortalecer a sua estratégia de vendas com as melhores técnicas complementares.

Para começar, é vital que você consiga entender as principais necessidades do seu cliente

Como o vendedor vai oferecer o produto ou serviço para um cliente em potencial sem saber quais as dores dele? Por isso, é aqui que o processo de vendas se inicia.

O complemento dessa técnica vem logo em seguida, com treinamentos e práticas que fortaleçam o conhecimento do vendedor sobre o produto

Afinal, de que adianta entender a necessidade do cliente, mas não saber o que oferecer para suprir essa dor?

O ideal é que o vendedor conheça detalhes técnicos sobre o produto ou serviço, facilitando o ponto de aproximação com a realidade do cliente. Uma dica é incrementar a venda com dados sobre os concorrentes, permitindo prós e contras.

Por fim, toda a empresa deve entender que a venda não acaba após o pagamento do produto ou serviço. O pós-venda é essencial para manter o interesse na sua marca. Por isso, trabalhe para otimizar o atendimento nessa área.

GESTÃO DE VENDAS AUTOMATIZADA E EFICIENTE CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Exemplos De Estratégia De Vendas De Sucesso

Para finalizar, vamos conhecer alguns exemplos de estratégias de vendas que deram muito certo e transformaram a realidade dessas empresas. 

Acompanhe abaixo 3 estratégias de vendas ótimas para implementar no seu negócio. Vamos conferir.

ChocoVivo

Um ótimo exemplo de estratégia de vendas para conhecer é o da ChocoVivo. Isso porque essa empresa alimentícia dos Estados Unidos fez história ao criar uma linha fitness e que fosse benéfica para a saúde do consumidor.

Esse insight ocorreu após uma grande queda no mercado dos chocolates. Muitas pessoas pararam de comer o doce por conter diversos componentes químicos, como os que permitem a conservação do item por mais tempo nas prateleiras.

Então, a ChocoVivo começou a produzir apenas chocolates sem compostos prejudiciais, além de retirar o leite em pó dos produtos. 

Assim, a estratégia produtiva e de negócios foi alterada, e a empresa acertou em um novo mercado, ainda em ascensão.

Hoje, a ChocoVivo comemora os resultados da nova estratégia de vendas, mais focada nos produtos saudáveis. Os números foram expressivos: em 3 anos, o faturamento da empresa subiu em U$ 400 mil mensais.

Heineken

Um dos exemplos de estratégia de vendas que deu mais certo é o caso da Heineken. Isso porque a marca – já consolidada – precisou entrar na competição contra outras empresas muito consumidas.

Algum tempo atrás, a Heineken começou a perder espaço para uma concorrente no Sul do Brasil. Então, para conquistar os consumidores, a empresa precisou repensar toda a sua estratégia na região.

A nova estratégia de marketing para vendas da Heineken passou, então, a usar geolocalização e análise comportamental dos clientes do sul. Com esses dados, eles criaram uma persona exclusiva para o Rio Grande do Sul.

Dessa forma, foi possível encontrar os locais que essa persona frequentava, indicando onde a marca precisava reforçar sua presença. 

Esse case prova que até as gigantes do mercado precisam rever suas táticas para acompanhar as necessidades do mercado.

Udacity

Por fim, o caso da Udacity tem relação com a Black Friday. A ideia era aproveitar a data para lançar uma nova campanha e conquistar mais alunos.

Então, a estratégia de vendas escolhida foi se diferenciar das outras promoções com um slogan chamativo. O selecionado foi: “Onde todo mundo vê desconto, a Udacity vê investimento em sua carreira”.

Com o approach definido, a marca só precisou espalhar a promoção nos mais variados canais de comunicação. 

Então, quem visualizou a campanha pode aproveitar descontos de 30% no primeiro curso adquirido, mais 30% para cursos adicionais.

Com o sucesso de vendas na Black Friday, a Udacity coletou dados que guiaram o plano de crescimento da empresa para o ano seguinte. O resultado mostra que uma boa estratégia pode ser simples, desde que seja acompanhada por criatividade.

GARANTA O SUCESSO DAS SUAS VENDAS  EXPERIMENTE AGORA O ERP WEBMAIS

Conclusão

As estratégias de vendas são essenciais para otimizar os resultados do seu time comercial. Por isso, é muito importante que o seu planejamento esteja em dia e as técnicas aplicadas sejam as mais atualizadas e eficientes para a sua realidade.

Facilite o seu trabalho com a tecnologia. O ERP da WebMais foi criado para simplificar toda a gestão de vendas da sua empresa. 

Clientes, histórico de vendas e muito mais estão à disposição no sistema e, de forma integrada, no app de Força de Vendas.Fale com nosso time de especialistas, receba um diagnóstico do seu negócio e agende uma demonstração gratuita.

Se você perguntar para qualquer gestor da área de vendas, independente do segmento em que atua, qual o seu maior desafio, a resposta será unânime: vender mais e melhor. E como isso é possível? Criando estratégias de vendas melhores e mais assertivas.

Quando você aprende e coloca em prática táticas de vendas, o desempenho do seu time aumenta. Sabemos que mudanças não acontecem num piscar de olhos, porém elas podem impactar muito nos resultados da sua equipe.

Existem diversas ações que podem ser decisivas para que você aumente suas vendas e tenha um planejamento eficaz. Continue a leitura e conheça as melhores estratégias de vendas para implementar no seu negócio.

Deixe um comentário