Marketing digital: qual a sua importância para indústrias

Marketing digital: Saiba como utilizar na sua indústria

A transformação digital vem evoluindo rapidamente e está impactando grandemente as empresas, principalmente as indústrias. Muitas delas têm grandes dificuldades em acompanhar estas mudanças, ainda mais quando falamos em vendas e marketing digital.

A maneira como as pessoas estão procurando por produtos e serviços mudou drasticamente, portanto, as indústrias precisam estar atentas a estas mudanças de comportamento do seu público. Só assim será possível crescer, tanto em tamanho como em faturamento. 

Neste artigo, você vai encontrar todas as informações sobre como o marketing digital pode ser um aliado para o seu negócio. Boa leitura!

O que é marketing para indústria

Marketing nada mais é do que a criação de estratégias para promover sua empresa ou seus produtos com a intenção de aumentar as vendas e se tornar mais conhecido pelo seu público

Nesse sentido, o marketing industrial é uma solução criada para os objetivos das companhias que precisam direcionar sua mensagem para outras empresas. Ou seja, vendas entre empresas, mais conhecida como B2B (business to business).

Para tornar sua compreensão ainda melhor, imagine que você tenha uma fábrica de remédios. Você não precisa convencer o consumidor final a realizar a compra e a confiar na sua marca do seu medicamento. Sua estratégia precisa ser voltada para convencer farmácias, hospitais e médicos a utilizarem os seus produtos.

Portanto, pensar em estratégias de marketing digital para indústrias se torna, cada vez mais, uma necessidade para quem busca melhores resultados em diferentes campos, desde as vendas até à relevância dentro do seu segmento de mercado. Com as ações aplicadas corretamente, é possível ter excelentes retornos mesmo com pouco investimento.

Por que sua indústria deve investir em marketing digital?

A publicidade é fundamental para que qualquer empresa consiga atingir o seu público-alvo. Com as mudanças de comportamento da nossa sociedade, o marketing digital se tornou o principal canal de comunicação entre as marcas e os consumidores. Na indústria, esse assunto não deve ser tratado de forma diferente.

Por meio da produção de conteúdo relevante (inbound marketing), atuação nas redes sociais e outras estratégias, sua empresa poderá se relacionar melhor com as outras empresas. Além disso, torna-se possível se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

Essa diferenciação passa por apresentar para os clientes quais são as vantagens e diferenciais do seu negócio, atrair consumidores em potencial e, é claro, estabelecer a sua marca como uma autoridade dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais, por exemplo, se tornaram uma excelente plataforma de comunicação.

Não à toa, que a grande maioria das indústrias estão presentes nas redes sociais, afinal, esta estratégia é muito importante para as organizações. Por isso, o marketing digital é uma tendência cada vez maior para quem quer ter sucesso.

O setor está se atualizando como um todo — com conceitos como Indústria 4.0 e Internet das Coisas se tornando mais relevantes. Então, por que não levar essa modernização também para as estratégias de marketing? Além disso, é uma excelente forma de ampliar as possibilidades de negócio.

Quando falamos em Indústria, rentabilidade e custo-benefício são palavras-chave para o sucesso de qualquer companhia. Ao aplicar esse conceito para o marketing, é possível determinar, por exemplo, o ROI (Retorno Sobre Investimento) e, assim, identificar quais estratégias funcionam melhor e geram os melhores resultados.

Como criar estratégias de marketing digital para sua indústria

Mas qual é a relação entre o marketing digital e as vendas na Indústria? Toda! Porque as estratégias não são pensadas apenas para divulgar a sua marca sem que exista um propósito por trás. O objetivo é gerar resultados realmente efetivos para os objetivos da empresa, como um aumento da sua lucratividade.

Uma boa estratégia de marketing digital é composta de fases, como:

  • Atração: Nesta primeira etapa você precisa chamar a atenção do seu público alvo de alguma forma, seja por meio de conteúdo de blog, posts nas redes sociais ou patrocinados;
  • Interesse: Aqui, a empresa que você atraiu, demonstrou interesse pelo seu produto. Na maioria das vezes, elas deixam seu contato para obter um retorno;
  • Venda: Em seguida, seu time comercial entra em ação, realizando as ações necessárias para que a venda se concretize;
  • Encantamento: Na última etapa, negligenciada por muitos, você vai criar formas para que os clientes voltem a comprar de você, fidelizando-os e até recebendo indicações de novos clientes.
Estratégias de marketing digital: 4 passos

Atração;
Interesse;
Venda;
Encantamento.

Mas para que tudo isso funcione bem, é importante contar com o apoio da tecnologia. Portanto, utilizar sistemas como o RD Station para organizar e automatizar suas ações de marketing é muito importante.

Além disso, você precisa também contar com um software especialista em vendas para indústria, como o WebMais. Com ele você terá dados para tomar decisões mais assertivas – conhecida como gestão data driven -, relatórios e indicadores do progresso das vendas em tempo real. Dessa forma, sua gestão estará em um novo patamar, mais tecnológico e eficaz.

Saiba mais sobre o mundo da gestão industrial em nosso blog! Assine a newsletter e não perca nossos novos conteúdos.

<div role="main" id="fundo-do-artigo-fale-com-um-especialista-103df2c0a0b2c6087827"></div> <script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script> <script type="text/javascript"> new RDStationForms('fundo-do-artigo-fale-com-um-especialista-103df2c0a0b2c6087827', 'UA-43092956-1').createForm();</script>

Deixe um comentário