Você sabe como fazer a Curva ABC? Atualmente, essa metodologia é uma poderosa ferramenta de gestão de estoque e pode trazer benefícios significativos para sua empresa quando bem aplicada.
Neste guia, vamos te mostrar o passo a passo de como fazer Curva ABC para tomar decisões mais estratégicas sobre seu estoque.
E, para facilitar ainda mais o processo, temos uma dica exclusiva para você: o sistema de gestão de estoque da Web Mais! Ele é uma solução completa que pode te auxiliar nessa tarefa.
Agora, pronto para aprender e otimizar seu gerenciamento de estoque com a Curva ABC? Então continue lendo para entender mais na prática e aplicar esse método simples e eficiente.
A Curva ABC, também conhecida como análise ABC ou classificação ABC, é uma técnica de gestão utilizada para classificar itens ou elementos conforme sua importância relativa.
Sendo assim, essa metodologia é amplamente aplicada em diversos campos, como estoque, compras, vendas, gestão de projetos, entre outros.
Aprender como fazer Curva ABC exige entender ela divide os itens em três categorias principais: A, B e C, conforme sua relevância:
Primeiramente, antes de entender como fazer Curva ABC, vamos começar pela sua origem. Ela foi desenvolvida com base no princípio de Pareto, uma teoria econômica estabelecida por Vilfredo Pareto, no início do século XX.
Pareto observou que uma pequena porcentagem da população possuía a maioria da riqueza, estabelecendo uma relação desigual entre causa e efeito.
A observação foi posteriormente aplicada em outros campos, surgindo a Curva ABC. Essa análise foi inicialmente aplicada na área de estoque e gestão de materiais, visando identificar os itens mais importantes em termos de valor ou impacto.
A técnica ganhou popularidade na década de 1950, quando empresas adotaram métodos mais sofisticados para gerenciar. Desde então, tem sido amplamente utilizada em diferentes setores e contextos empresariais.
Como você aprendeu, a Curva ABC e o Diagrama de Pareto estão relacionados, pois ambos se baseiam no princípio de Pareto. Então, aprender como fazer Curva ABC também exige esse entendimento.
No caso do diagrama, trata-se de uma representação gráfica da distribuição de um fenômeno segundo sua frequência ou impacto. Por exemplo, se for analisar as reclamações dos clientes em relação a seus produtos, use essa técnica.
Ao plotar as barras conforme a frequência dos feedbacks, visualize quais problemas são responsáveis pela maioria das insatisfações e, assim, priorize suas ações de melhoria.
De modo geral, para criar um diagrama de Pareto, é necessário coletar dados a partir de pesquisas, entrevistas ou registros históricos sobre o fenômeno que deseja analisar.
Então, com os dados coletados, é possível criar o gráfico com as barras organizadas de forma decrescente, de modo que a mais alta representa a causa mais importante.
Seguindo nosso exemplo sobre reclamações dos consumidores, uma empresa que fabrica roupas pode usar o diagrama de Pareto para analisá-las a partir da coleta de tipo de reclamação, a frequência e a satisfação do cliente.
Com essas informações, é possível criar um gráfico com as barras representando a frequência de cada tipo de reclamação, mostrando também se são sobre o tamanho, a qualidade do material e a durabilidade das roupas.
Assim, com base nessa análise, priorizam-se as ações de melhoria para esses problemas.
Por exemplo, a criação de um novo processo de controle de qualidade para garantir que as roupas sejam do tamanho correto e que sejam feitas com materiais de alta qualidade.
Para entender como fazer Curva ABC, você precisa entender onde ela pode ser aplicada. Isso porque, na prática, existem diversos contextos que aceitam o seu uso, incluindo:
Controle de estoque
É a aplicação mais comum. Por meio dela, é possível identificar os itens de estoque mais importantes para o negócio, ou seja, aqueles que representam a maioria do valor total do estoque.
Essa informação pode ser utilizada para priorizar as ações de gestão de estoque, como a reposição, a manutenção e o controle de custos.
Gestão de clientes
Pode ser utilizada para classificar os clientes de uma empresa segundo o seu valor para o negócio:
Essa informação direciona as ações de marketing e vendas, para priorizar aqueles mais importantes.
Gestão de processos
Classifica os processos conforme a sua importância, semelhante aos clientes. Essa informação pode priorizar as ações de melhoria contínua, de forma a concentrar os esforços nos processos mais importantes.
Gestão de custos
Classifica os custos conforme a sua importância, direcionando as ações de redução de custos, para concentrar os esforços nos custos mais importantes.
Mas, antes mesmo de aprender como fazer curva ABC, você já tem conhecimento de que é uma ferramenta abrangente que pode ser empregada para aprimorar a eficiência e eficácia de diversos processos empresariais.
A aprendizagem de como fazer Curva ABC vai além do cálculo. Então, que tal conhecer um pouco dos benefícios trazidos por essa técnica? Veja!
O planejamento de compras é um processo essencial para qualquer empresa, pois assegura os itens necessários para atender às suas necessidades, no momento certo e pelo preço certo.
Ao classificar os itens conforme importância na hora de aplicar como fazer Curva ABC, a empresa pode concentrar seus recursos e esforços nos que pertencem à classe A.
Isso garante o atendimento das necessidades de maneira adequada e oportuna.
Em outras palavras, ao priorizar os itens de maior impacto, é possível evitar a escassez de produtos essenciais, principalmente em períodos de alta demanda, e otimizar a gestão do estoque.
A logística entrega seus produtos ou serviços aos clientes de forma eficiente e rentável. Ela é responsável por garantir que eles cheguem ao cliente no momento certo, no local certo e nas condições certas.
A identificação das mercadorias mais importantes ao aprender como fazer Curva ABC permite o direcionamento dos esforços logísticos de forma prioritária para garantir a disponibilidade adequada.
Assim, a Curva ABC resulta em uma alocação mais eficiente de recursos, como armazenagem, transporte e tempo, melhorando o desempenho logístico e reduzindo custos.
Ter estoque de acordo com a demanda de cada produto significa ter a quantidade certa de cada um no momento certo. Ao aprender como fazer Curva ABC, você consegue identificar isso.
Itens de categoria A, com maior importância, podem exigir níveis de estoque mais robustos para atender à demanda.
Já aqueles classificados em B e C, com menor relevância, podem ser gerenciados com estoques menores.
Essa abordagem baseada na classificação ABC permite ajustar os níveis de estoque conforme a demanda específica de cada produto.
Então, como consequência, evita a falta de itens críticos e reduz os custos associados ao excesso de armazenagem.
A saúde financeira é um indicador de sua capacidade de gerar lucros, pagar suas dívidas e cumprir suas obrigações.
Dessa forma, uma empresa com saúde financeira forte é mais resiliente a desafios econômicos e tem mais chances de sucesso no longo prazo.
Então, ao entender como fazer Curva ABC e focar no que realmente é relevante para a empresa abre espaço para investir de forma mais eficiente, sem perder recursos com o que não traz retornos significativos.
Isso porque resulta em uma alocação de capital mais estratégica, evitando gastos excessivos. Além disso, uma gestão adequada do estoque evita o bloqueio de capital em estoques desnecessariamente elevados.
Ter estratégias de vendas mais assertivas é importante para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas e melhorar seus resultados.
As estratégias de vendas também podem ser aplicadas usando essa técnica. Com base na categorização dos produtos com retornos mais expressivos, o setor de marketing e vendas pode impulsionar a demanda por eles.
Dessa forma, é uma abordagem mais focalizada, pois maximiza as vendas dos itens mais relevantes e impacta positivamente os resultados financeiros da empresa.
A lucratividade é uma medida da eficiência operacional de uma empresa, pois quando é lucrativa consegue gerar mais receita do que despesas.
A curva ABC permite que as empresas identifiquem os itens, clientes, processos ou riscos mais importantes para o seu sucesso. Com essa informação, é possível concentrar os esforços nesses itens, o que pode levar a um aumento da lucratividade.
Por exemplo, uma empresa de varejo pode entender como fazer curva ABC para classificar seus produtos de acordo com suas vendas.
Os produtos que representam 80% das vendas são os itens A, os mais importantes para o faturamento da empresa.
Sendo assim, se concentrar seus esforços de marketing e vendas neles, é possível aumentar suas vendas e, consequentemente, sua lucratividade.
Investir na empresa e obter bons retornos é sempre uma das tarefas de todo negócio para iniciar e, principalmente, se manter ativo no mercado.
Aprender como fazer curva ABC também pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de investimento que podem gerar um retorno sobre o investimento (ROI) elevado.
Por exemplo, uma empresa de manufatura pode utilizá-la para classificar seus processos de acordo com seu custo.
Os processos que representam 80% do custo total são os processos A, os mais críticos. Investindo em melhorias nesses processos, se reduz os custos e, consequentemente, aumenta seu ROI.
Essa ferramenta é benéfica por identificar oportunidades de redução de desperdício. Por exemplo, uma empresa de serviços pode usá-la para classificar seus clientes conforme seu valor de vida útil.
Aqueles que representam 80% do valor de vida útil são os clientes A, os mais lucrativos.
Investindo na retenção deles, a empresa pode reduzir a taxa de churn – percentual de clientes que cancelaram um serviço ou produto em um determinado período – e, dessa forma, diminuir o desperdício de recursos.
Como a gestão de estoque ajuda a manter os níveis de armazenamento adequados, entender como fazer Curva ABC nesse setor é indispensável. Por isso, siga os passos abaixo.
Para iniciar o seu aprendizado sobre como fazer Curva ABC, compile uma lista de todos os produtos presentes no estoque. Certifique-se de incluir informações relevantes, como descrição, código do produto e quantidade em estoque.
É importante ter uma lista completa e atualizada dos produtos em estoque para a curva ABC ser precisa.
Calcule o valor de importância de cada produto. Isso pode ser baseado:
Com base nos cálculos realizados, classifique os produtos nas categorias A, B e C. A proporção entre as categorias pode variar dependendo da estratégia e dos critérios definidos pela empresa.
Por exemplo, pode-se definir que os 20% principais produtos serão classificados como A, os 30% seguintes como B e os 50% restantes como C.
Para finalizar a aprendizagem de como fazer Curva ABC, organize os produtos em ordem de importância em cada categoria. Você pode utilizar uma tabela ou uma planilha eletrônica para registrar as informações.
Atualize essa classificação sempre que houver mudanças nas quantidades em estoque ou nas métricas usadas para o cálculo da importância.
Agora, vamos aprender a como fazer curva ABC na prática.
Primeiramente, comece com a coleta de dados de todos os produtos e faça uma lista com as informações sobre o preço de compra, de venda e a quantidade vendida de cada um.
Depois, calcule a margem de lucro (percentual de lucro que um produto ou serviço gera) de cada item.
A fórmula para isso é: (Preço de Venda – Preço de Compra) / Preço de Venda. Em seguida, ordene um a um de forma decrescente com base nos valores encontrados.
O próximo passo é calcular o valor acumulador, somando a margem de lucro de venda ao valor do produto anterior, começando pelo produto com maior margem de lucro.
Por fim, calcule a porcentagem acumulada dividindo o valor acumulado de cada item pelo valor total de margem de lucro e multiplicando por 100. Então, com tudo feito, classifique os itens nas categorias A, B e C.
Vamos a um exemplo de uma distribuidora para aprender de uma vez por todas como fazer Curva ABC.
O gestor coleta os dados dos seguintes produtos:
Ao calcular a margem de lucro, ele obtém os seguintes valores:
Logo, a ordem decrescente é:
O cálculo do valor acumulado e porcentagem acumulada resulta em:
Nesse cenário, podemos concluir a aprendizagem de como fazer Curva ABC com a seguinte classificação:
Agora você aprendeu como fazer Curva ABC e qual é a sua real importância. Então, que tal aplicar essa metodologia hoje mesmo em seu setor?
Não importa o seu segmento ou porte, o método é simples e eficiente para calcular a estocagem da empresa e entender o que priorizar para obter retornos ainda mais significativos.
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