minha empresa deve usar lifo, fefo ou fifo?

Entenda O Que São Lifo, Fefo E Fifo E Diferenças

LIFO, FIFO e FEFO são três metodologias diferentes para gestão do estoque

Cada uma delas estabelece os seus parâmetros para a organização do espaço e ordenamento dos itens a serem retirados. Isso serve para vendas ou para utilização interna, como é o caso de matérias-primas e objetos de consumo próprio para o negócio.

Neste artigo, vamos falar sobre cada um deles, explicando como funcionam, quando aplicar cada um e as suas vantagens. Além disso, você vai saber como fazer a escolha do método mais indicado para o seu negócio.

Para simplificar sua gestão de estoque, utilize o ERP WebMais. Todas as três metodologias podem ser aplicadas com a ferramenta, otimizando seu estoque de forma automatizada. Depois de ler o artigo, agende uma demonstração gratuita

Boa leitura!

O Que São LIFO, FIFO E FEFO?

LIFO, FIFO e FEFO são metodologias de gestão de estoque bastante utilizadas por empresas de varejo, indústrias e distribuidoras. 

A sua aplicação permite que as organizações consigam melhorar diversos aspectos da sua operação, controlando melhor o fluxo de mercadorias, cumprindo prazos e evitando perdas.

sistema wms para controle de armazém

LIFO

LIFO é a sigla para “Last In, First Out”, ou, na tradução, “último que entra, primeiro que sai”. Nesse método, o último produto a entrar no estoque sempre será o primeiro a sair, tanto para venda como para utilização interna. 

Sendo assim, essa técnica é indicada para empresas que trabalham com produtos que não têm prazo de validade. Isso porque os primeiros a entrar serão os últimos a sair, e, por isso, certamente passarão bastante tempo armazenados.

O LIFO é normalmente utilizado quando há um aumento no valor de compra recente em relação aos itens já existentes.

Assim, há um ganho referente ao aumento também da margem de venda. Isso porque peças adquiridas recentemente podem ter um valor mais elevado do que outras que foram compradas há mais tempo.

FIFO

FIFO quer dizer “First In, First Out”, ou , em português, “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Essa estratégia organiza os itens de um estoque em filas de espera, de modo que os produtos recém-chegados sejam sempre colocados no final da fila. 

Dessa forma, os produtos são utilizados por ordem de chegada.

FEFO

FEFO quer dizer “First Expired, First Out”, ou “primeiro a vencer, primeiro a sair”. Nesse caso, os produtos que têm data de validade mais próxima sempre serão utilizados primeiro, independentemente de sua data de entrada de estoque. 

Esse é um método que ajuda no controle de lote e validade. É que ele acelera a saída dos produtos e diminui o risco de perderem o prazo de validade ainda no armazém da empresa.

lifo, fifo e fefo no controle de lote e validade

Para aplicar o FEFO de forma eficiente, utilize o ERP WebMais. Com o sistema, você otimiza seu controle de lote e validade dos produtos e diminui prejuízos. Agende uma demonstração personalizada e saiba mais. 

Quando Aplicar O LIFO, FIFO E FEFO?

As três metodologias têm características bem diferentes e, por isso, devem ser aplicadas em situações distintas. A seguir, veja as principais indicações para cada uma delas:

  • LIFO: deve ser aplicada em empresas que trabalham com produtos com validade longa ou sem validade, que são mais resistentes ao tempo. Alguns exemplos são carros, smartphones, roupas e cimento;
  • FIFO: é muito utilizado em e-commerces e empresas que trabalham com produtos perecíveis ou com validade média. Um bom exemplo são os alimentos congelados;
  • FEFO: deve ser utilizado por empresas com alto giro de estoque, como supermercados, e empresas que trabalham com produtos com prazo curto de validade, como farmacêuticas, indústria cosmética e química.

Como Usar O LIFO, FIFO, FEFO?

Independentemente da metodologia escolhida para a sua empresa, você deverá seguir alguns passos para começar a usá-la. 

A primeira é fazer uma análise do que você já tem em estoque e do espaço disponível para armazenamento. Assim, poderá fazer a escolha do melhor método e definir estratégias de compra.

Depois, deve cuidar da organização física do estoque. Deve-se organizar os itens já presentes em filas, pilhas ou lotes, de acordo com o método a ser aplicado. 

É importante também que todos os colaboradores envolvidos com o trabalho no estoque estejam cientes do método escolhido e saibam como ele funciona. 

Dessa forma, você garante que todos trabalharão seguindo o mesmo padrão e evita confusões na hora de organizar ou retirar produtos do estoque.

controle de lote e validade para o seu estoque

Quais As Vantagens Do LIFO, FIFO, FEFO?

LIFO, FIFO e FEFO, apesar de terem aplicações distintas, trazem os mesmos benefícios para a sua empresa. São eles:

  • Diminuição de desperdícios e perdas;
  • menor risco de vender mercadorias fora do prazo de validade;
  • redução da necessidade de trabalhar com grandes quantidades dentro do estoque;
  • mais organização;
  • otimização do espaço físico;
  • menos custos com armazenamento;
  • agilidade na expedição de pedidos;
  • aumento da velocidade da precificação;
  • maior agilidade para a operação;
  • identificação de itens obsoletos com mais facilidade;
  • facilidade para identificar gargalos operacionais.

O LIFO, FIFO e FEFO fazem muita diferença para os resultados da empresa. E é ainda mais fácil de utilizar essas metodologias com a ajuda do ERP WebMais, especializado em indústrias e distribuidoras. Experimente agora

FIFO No Transporte De Mercadorias?

Todos os cuidados em relação ao gerenciamento do estoque também devem se estender ao transporte de mercadorias. Isso porque ambas as operações estão diretamente relacionadas. 

Quando todos os processos são realizados de acordo, o trabalho como um todo se torna mais eficiente e as chances de erros são menores.

Assim, a empresa consegue garantir que os produtos cheguem ao seu destino mais rapidamente e que os produtos entregues estão dentro do prazo de validade.

Qual A Importância De Uma Boa Gestão De Estoque?

O estoque é um dos principais ativos da empresa e, por isso, deve ser muito bem gerenciado. Um estoque com itens faltantes pode resultar em perdas de vendas. Isso não é nada bom para o negócio e para a sua relação com o público.

Por outro lado, um estoque com itens em excesso pode significar gastos desnecessários de recursos. Afinal, tanto comprar como armazenar itens são tarefas que exigem investimentos.

É por isso que a boa gestão do estoque é essencial para a manutenção da empresa. Com tudo alinhado, sua saúde financeira, agilidade da operação e sua relação com clientes são otimizadas.  

para que serve a gestão de estoque

Um estoque equilibrado não traz gastos desnecessários para a empresa e, ao mesmo tempo, evita a perda de vendas por falta de produtos.

Também evita perdas por expiração de prazos, torna o processo de expedição mais ágil e facilita a operação da produção. Por fim, como falamos, também tem impactos positivos para o setor logístico.

Como Escolher O Melhor Método De Gestão De Estoque?

Para escolher entre LIFO, FIFO e FEFO, a primeira coisa a se observar é o tipo de produto com o qual a sua empresa trabalha. A partir daí, você já conseguirá eliminar uma ou duas opções. 

Também é importante analisar o espaço que a empresa tem disponível para o armazenamento. Assim você pode definir um layout de organização adequado.

É importante ter em mente que também é possível combinar os métodos entre si, especialmente nas empresas que trabalham com produtos muito variados. 

Uma grande rede de supermercados, por exemplo, pode usar o FEFO para o estoque de alimentos perecíveis e o LIFO para os eletrônicos.

Seja qual for o método definido, você precisa gerenciar a estratégia em um sistema de gestão eficiente. O ERP WebMais faz o controle de estoque de maneira inteligente e otimizada para o seu negócio. Experimente agora

Conclusão

LIFO, FIFO e FEFO são três metodologias consolidadas e muito utilizadas no mercado, por empresas de diferentes setores e tamanhos. 

Para que se consiga usufruir de todos os benefícios que esses métodos proporcionam, o ideal é combiná-los com a utilização de um sistema ERP. Ele deve trazer um módulo completo de gerenciamento de estoque, como o Webmais.


Assim, você consegue registrar e organizar todas as informações sobre o negócio. Isso porque ele vai integrar os dados do estoque com os demais setores da empresa, como a logística, financeiro, vendas e compras, por exemplo.

Esse tipo de sistema, além de simplificar a operação, ainda facilita o seu acesso a relatórios completos sobre o negócio. Dessa forma, você pode tomar decisões mais inteligentes, sempre baseadas em dados.

Converse com nossos especialistas e entenda como a ferramenta vai otimizar a gestão de estoque e outras áreas do seu negócio. Experimente agora e alcance resultados mais expressivos. 

erp para controle de estoque

Deixe um comentário