Você sabe o que é um sistema WMS? Entenda

O Que É WMS Software, Como Funciona E Melhores Opções

Imagem de Sanon Matias

Você sabe o que é o WMS software? Essa é uma ferramenta importante para que você evite erros e perdas dentro do seu estoque, principalmente para distribuidoras.

Durante a leitura desse post vamos aprender mais sobre o que é o WMS e suas funções, e como elas vão te ajudar a ter controle sobre o estoque

E, além disso, vamos ver quais as suas vantagens e possíveis desvantagens.

Aproveite para conhecer o WMS WebMais na prática. Experimente agora e entenda como a ferramenta vai transformar a sua gestão de estoque!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Um Software De WMS?

A sigla WMS vem do inglês Warehouse Management System que, em tradução livre para o português, significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, um software que foi pensado para otimizar a gestão do seu estoque.

Com um WMS software, você tem uma visão centralizada, atualizada e detalhada do seu estoque. Nele você consegue gerenciar quantidade de itens, localização, entrada e saídas dos produtos, diminuindo erros e perdas de produtos.

Com ele você tem acesso a todas as informações importantes sobre um produto. Os dados vão da entrada até a saída, além de informações como a data de validade, quantidades e até onde encontrar a mercadoria dentro do seu estoque.

Resumindo, o WMS software é uma ferramenta que irá te auxiliar no gerenciamento do seu estoque ou centro de distribuição.

Qual A Função Do Software De WMS?

O WMS software foi projetado para aumentar a eficiência dos seus processos logísticos. 

Para isso, a partir de um software WMS, você deve conseguir realizar diversas funções. Elas incluem gerenciar os recebimentos, cadastrar os novos produtos, facilitar a movimentação dos produtos dentro do armazém e organizar a separação e expedição dos materiais.

Uma das funções de um software WMS é automatizar uma série de processos necessários para a organização do seu estoque.

O WMS deve facilitar o manejo do estoque. Por isso, atualmente, é indispensável que esse sistema tenha a possibilidade de ser acessado por um dispositivo móvel, como um celular ou tablet. Assim, é possível ter sempre as informações precisas e atualizadas.

Sua logística mais tecnológica, ágil e precisa  CONHEÇA O WMS DA WEBMAIS

Quais As Vantagens Do Software De WMS?

Agora você já sabe o que é o WMS software e também qual sua função. Mas e quais são as vantagens que a sua empresa teria com o investimento em um software de WMS?

Com a implantação de um sistema WMS na sua empresa, você consegue ter um aumento na produtividade. Já que, por exemplo, com a função de leitor de código de barras os processos de abastecimento e conferência do estoque ficam muito mais ágil e fácil.

Além disso, como os produtos cadastrados e organizados, você tem uma redução de tempo na entrega do produto, pois consegue saber onde ele está com facilidade.

Uma redução nos custos também poderá ser notada, pois o uso do WMS software reduz processos manuais. Todos esses pontos também garantem uma maior confiabilidade nos dados referentes ao estoque.

Por meio dos relatórios e dados emitidos pelo sistema, sua empresa terá uma gestão ainda mais eficiente. Dessa forma, se obtém indicadores precisos e valiosos para uma visão estratégica e planejamento assertivo do seu negócio!

Como Funciona Software WMS?

O WMS software funciona de maneira simples: o sistema é conectado a um banco de dados, onde são inseridas informações ao cadastrar cada produto. Em cada cadastro conseguimos especificar quantidade, dimensão, validade, lote, dentre outras informações importantes.

A partir disso, é possível usar o código de barras para registrar todas entradas e saídas de produtos no estoque de forma fácil.

O WMS software  também pode sugerir métodos de organização do estoque de acordo com as principais demandas da empresa. Por exemplo: otimizando o armazenamento dos produtos com base na curva ABC.

Com o uso do WMS software, a equipe têm acesso às informações atualizadas dos itens em tempo real, o que facilita a identificação e procura dos produtos.

Como O WMS Atua Nos Processos Logísticos?

No abastecimento, o WMS software acelera o processo da entrada dos itens para o estoque. Isso porque, com o leitor do código de barras, esse processo se torna muito mais simples e ágil. 

Como o software organiza o seu estoque de forma inteligente, você consegue localizar o lugar específico de cada item facilmente. Essa organização facilita o processo de separação dos produtos para a expedição.

Por fim, o WMS software trabalha com informações atualizadas em tempo real, facilitando o rastreamento dos produtos dentro do seu estoque.

Podemos perceber que o WMS software facilita os processos logísticos, desde a entrada até a saída dos produtos.

Quais As Desvantagens Do WMS Para As Empresas?

Agora que já vimos todas as vantagens que ter o software WMS pode trazer para sua empresa, você pode se perguntar quais desvantagens ele pode ter.

Como desvantagem do WMS, podemos citar os custos do sistema. Eles incluem implantação e manutenção, além de custos com treinamento para a equipe e, em alguns casos, custos com novas tecnologias e equipamentos.

Porém, com o decorrer do tempo os vários benefícios, como redução de custos e aumento da produtividade, ultrapassam a desvantagem do custo da ferramenta.

Quais As Diferenças Entre Os Sistemas WMS, TMS e YMS?

Até aqui aprendemos sobre o WMS software. Mas você já ouviu falar em TMS e YMS? Em comum, temos que as três são siglas para sistemas que atuam nos processos de estoque e distribuição. 

Mas e quais as diferenças?

WMS Sistema para gestão de armazém, da entrada do produto até a saída  TMS Gestão de transportes, com foco nas operações de deslocamento do item  YMS Gestão de pátio, controlando e agendando operações, além de planejar o tráfego dos veículos

Como vimos anteriormente, o WMS é um sistema de gerenciamento do armazém, atuando desde a chegada de um produto até a sua saída. Sua principal função é facilitar a organização do estoque e dos seus processos.

A sigla TMS significa Transportation Management System ou, em tradução livre, Sistema de Gerenciamento de Transportes. Esse sistema tem como foco principal gerenciar as operações relacionadas ao transporte.

Já YMS vem de Yard Management System – ou Sistema de Gerenciamento de Pátio. Ele tem como finalidade controlar e agendar operações. Além disso, busca planejar o tráfego dos veículos e medir o tempo dos processos. Gerenciando a movimentação dos produtos dentro da empresa, do estoque até o transporte.

Como A Falta De Um Software De WMS Pode Impactar A Gestão Do Estoque?

Não ter um bom WMS software ao seu lado pode impactar negativamente a sua gestão de estoque. Isso porque automatizar os processos é um dos passos fundamentais para evitar problemas no controle do seu estoque.

Sem essa ferramenta ao seu lado é possível que tenha um maior número de erros causados por inventários e relatórios feitos de forma manual. 

Esses erros podem se transformar em grandes prejuízos em caso de perdas de produtos do estoque, ou até em compras feitas sem real necessidade para sua empresa, por exemplo. 

Além disso, a sua equipe irá demorar mais para realizar os processos, como o abastecimento do estoque e a separação dos produtos.

Como Escolher Um Software WMS Para Sua Empresa?

Primeiramente, para escolher um WMS software para sua empresa, é preciso que você entenda quais as necessidades da sua empresa. 

Fique atento às funcionalidades que o sistema oferece. Elas estão compatíveis com o que a sua empresa precisa?

Também é importante lembrar que o fornecedor do WMS software deve ser seu parceiro, já que você precisará contar com o seu suporte para dúvidas e atualizações. Por isso, encontre uma empresa que você possa confiar!

Outra questão a ser analisada é a possibilidade de integrar os sistemas que você usa, pois assim garantirá muito mais eficiência nos seus processos! Como o nosso sistema WMS, que pode ser integrado ao ERP WebMais, facilitando ainda mais a gestão da sua empresa.

WMS e ERP integrado otimizando os resultados da sua empresa? Só na WebMais EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

Agora você já sabe o impacto de um software WMS dentro da sua empresa! Viu como o WMS funciona, suas vantagens e desvantagens.

Também vimos algumas dicas de como escolher o melhor software para o seu negócio. Quer saber na prática como o WMS da WebMais pode aumentar a produtividade da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário