Você sabe o que é logística industrial?

Saiba O Que É Logística Industrial, Como Funciona E Importância

A logística industrial é um procedimento que envolve métodos e técnicas a fim de garantir o abastecimento dos estoques, a elaboração dos produtos e a entrega correta das mercadorias.

Cada departamento na empresa tem ligação com a logística de alguma forma. Por isso, assegurar que todas as áreas estão cumprindo suas funções conforme o planejado é crucial para alcançar o sucesso.

Quando uma empresa não se preocupa com o processo logístico, ela pode se deparar com uma série de problemas durante a produção. Isso prejudica a entrega dos itens e a satisfação dos clientes.

O ERP da WebMais é uma das soluções perfeitas para impedir esses desafios. Peça uma demonstração gratuita agora mesmo para provar isso!

Quer manter a competitividade do seu negócio e entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado? Veja, neste post, o que é logística industrial, qual a sua importância e os principais desafios dessa prática de gestão.

Veja ainda como a logística industrial aumenta a produtividade e quais são as ferramentas de controle e planejamento que ajudam na expedição e logística.

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

Afinal, O Que É Logística Industrial?

A logística industrial nada mais é que um conjunto de práticas ligadas à gestão da cadeia de suprimentos e distribuição de uma indústria.

Abrange o planejamento de compras, armazenamento de insumos e reposição. Também o controle de estoque, produção e fornecimento de matéria-prima.

Imagine que a logística da indústria está debilitada e algum departamento (compras ou estoque, entre outros) não realiza suas funções corretamente. Assim, a produção pode sofrer atrasos devido a falta de insumos e matéria-prima.

Esses atrasos podem prejudicar a fabricação dos itens e atrasar as entregas, afetando assim a reputação da marca e a sua competitividade no mercado. E que empresa quer correr esse risco? Nenhuma!

Como Funciona A Logística Industrial?

Para garantir que as matérias-primas sejam adquiridas, transformadas e distribuídas com eficácia, existem alguns passos indispensáveis que envolvem:

  • planejamento da produção: define a quantidade de produtos que precisa ser fabricada em um determinado período. Considera a demanda do mercado, a capacidade de produção da fábrica, os prazos de entrega e outros fatores relevantes;
  • compras e suprimentos: aquisição das matérias-primas necessárias para a fabricação dos produtos. Vai da negociação com fornecedores, a avaliação de custos até a emissão de pedidos de compra;
  • recebimento e armazenagem: o pedido é recebido e armazenado adequadamente em um local designado, conforme o controle de estoque;
  • produção e controle de qualidade: os materiais são processados conforme os procedimentos definidos, passando por diferentes etapas até a conclusão. Durante isso, o controle de qualidade é essencial para atender aos padrões estabelecidos;
  • armazenagem e distribuição dos produtos acabados: os produtos finalizados são armazenados até serem enviados aos clientes. Isso inclui a embalagem, a criação de etiquetas de remessa e a coordenação dos processos de distribuição;
  • transporte e entrega: seleção dos modos de transporte apropriados (rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo), o agendamento dos envios, a otimização de rotas, a gestão de documentos e a coordenação com transportadoras;
  • monitoramento e rastreamento: durante todo o processo logístico, é importante monitorar e rastrear as atividades e os fluxos de produtos. Isso pode ser feito por meio de software de gestão, com dados em tempo real;
  • análise e melhoria contínua: análise dos processos e o monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para identificar áreas de melhoria com base nas informações coletadas.

Por Que A Logística Industrial É Importante?

A logística industrial é responsável por assegurar o fornecimento e a distribuição de matéria-prima para produção.

Sem ela a empresa pode deixar faltar componentes importantes para a fabricação dos itens. E não só isso, realizar compras desnecessárias e contabilizar custos elevados de armazenamento.

Na indústria, os processos produtivos funcionam como “ramificações” — isto é, cada etapa complementa a outra. Assim, a logística industrial é crucial para ter sucesso na fabricação, estoque e entrega de mercadorias.

Mas mais que isso, é importante para a empresa se manter competitiva e ficar bem preparada para atender o mercado.

Quais São As Atividades Da Logística?

A logística abrange uma ampla gama de atividades essenciais para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos. Essas atividades podem ser divididas em dois tipos principais: atividades primárias e atividades de apoio.

Principais atividades da logística

Atividades Primárias

  • transporte: inclui a escolha de modos de transporte adequados, roteirização, consolidação de cargas, rastreamento e monitoramento;
  • manutenção de estoques: envolve o planejamento da demanda, previsão, controle de estoque, gestão de armazéns e distribuição eficiente dos produtos;
  • processamento de pedidos: engloba a gestão de pedidos, verificação de disponibilidade de estoque, separação de produtos, embalagem e envio.

Atividades de Apoio

  • armazenagem: refere-se a recepção, inspeção, identificação, organização e manutenção dos estoques nos armazéns;
  • manuseio de materiais: inclui carregamento e descarregamento de mercadorias, empilhamento, embalagem e etiquetagem;
  • embalagem: consiste no design, seleção de materiais, etiquetagem e embalagem eficiente dos produtos;
  • obtenção: envolve a avaliação de fornecedores, negociação de contratos e gerenciamento de relacionamentos com os fornecedores;
  • suprimento: trata-se do planejamento de suprimentos, monitoramento de estoques, reabastecimento e garantia de disponibilidade de produtos;
  • programação de produtos: foca no planejamento da produção, sequenciamento de operações, programação de máquinas e mão de obra.

Quais As Principais Vantagens De Ter Uma Boa Logística Industrial?

Uma boa logística industrial traz uma série de vantagens para as empresas. Ela permite a redução de custos operacionais, por meio da otimização dos processos, eliminação de desperdícios e melhor gestão de recursos.

Além disso, contribui para a melhoria do atendimento ao cliente, com prazos de entrega mais precisos e confiáveis, maior disponibilidade de produtos e serviços de qualidade.

Uma logística industrial eficiente também aumenta a competitividade da empresa, permitindo rápida adaptação às demandas do mercado e oferecendo preços mais competitivos e melhor serviço.

Por fim, promove a colaboração e parcerias sólidas ao longo da cadeia de suprimentos, resultando em maior eficiência colaborativa e compartilhamento de recursos.

Quais Os Benefícios Da Logística Industrial?

A logística industrial oferece uma série de benefícios para as empresas que entendem o seu funcionamento e implementam de maneira eficaz. Confira alguns deles.

Eliminação De Processos Desnecessários

A logística industrial visa otimizar os processos e fluxos de trabalho, eliminando atividades desnecessárias e redundantes.

Isso resulta em uma maior eficiência operacional, reduzindo os custos e o tempo necessário para executar as tarefas logísticas. A eliminação de processos desnecessários também aumenta a produtividade e melhora a utilização dos recursos disponíveis.

Ajuda Na Organização Do Espaço

Através da aplicação de técnicas de gestão de estoques e layout adequado, a logística industrial ajuda a maximizar o espaço disponível. Isso facilita a movimentação de materiais e produtos, reduz o tempo de busca e minimiza o risco de erros ou danos.

Otimização De Processos

Desde a aquisição de matérias-primas até a entrega dos produtos acabados, a logística industrial visa identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções eficientes.

Dessa forma, inclui a redução de tempos de espera, a eliminação de gargalos, a padronização de fluxos de trabalho e a automação de tarefas. Ou seja, otimiza as atividades.

Contribuição Na Troca De Dados

Por envolver a troca eficiente de dados e informações entre os diversos elos da cadeia de suprimentos, permite uma comunicação mais ágil e precisa. Isso possibilita uma melhoria na coordenação entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes.

Benefícios da logística industrial

A troca de dados facilita o planejamento, o rastreamento de remessas, a previsão de demanda, a colaboração e a tomada de decisões baseada em informações atualizadas.

3 Principais Desafios Para Otimizar A Logística Industrial

Uma vez que envolve uma série de etapas como aquisição, armazenagem, movimentação e distribuição de produtos, o gestor pode se deparar com alguns obstáculos para otimizar a logística. Abaixo, veja quais são os principais desafios.

1- Controle De Qualidade

O gestor precisa ficar atento a todos os processos para certificar que tudo está saindo conforme o planejado. Se não conseguir acompanhar os procedimentos, ficará mais difícil para ele garantir a qualidade dos seus produtos e serviços.

2- Prestação De Serviços

A empresa precisa assegurar que o cliente receberá o produto certo, na hora certa. O problema é que encontrar mão de obra especializada e experiente nem sempre é fácil.

Além disso, escolher o profissional errado pode ser suficiente para prejudicar a qualidade dos itens e a confiabilidade da marca.

3- Dificuldades Com O Transporte

O transporte é um dos setores mais importantes na logística. Por isso, exige maior atenção e cuidado por parte do gestor.

Fazer o planejamento de rotas e elaborar estratégias para reduzir os custos com combustível é tão importante quanto escolher o prestador de serviço certo. Mas nem sempre sobra tempo e disponibilidade para o gestor executar essas ações.

Como A Logística Industrial Pode Ajudar A Aumentar A Produtividade?

Nessa parte do texto você deve estar pensando que otimizar a logística é complicado demais.

Afinal, exige bastante trabalho, tempo e dedicação constante por parte do gestor. Mas, se dissermos que existe uma forma de você agilizar o departamento e garantir mais produtividade, você acreditaria?

Pois bem, veja abaixo 3 ações que você pode tomar para conseguir isso.

1- Otimizar O Espaço

Quando os produtos são armazenados corretamente, a distribuição e localização dos itens ocorre de forma mais fluida e fácil.

Se você pretende otimizar a sua logística, você precisa certificar que o seu depósito está usando os espaços corretamente e que possui um bom método de gestão de estoque.

2- Reduzir Movimentações Desnecessárias

Outro segredo para otimizar a logística está na objetividade. Ou seja, reduzir as movimentações desnecessárias que tomam tempo e energia do operador.

Quer realmente aumentar a produtividade? Crie uma política dentro da sua indústria para comprar, armazenar e distribuir apenas os insumos necessários.

3- Mapear E Automatizar Processos

A melhor forma de otimizar a logística em uma indústria é por meio da tecnologia. Utilizar um Sistema ERP para mapear e automatizar processos, por exemplo, pode fazer a sua empresa concluir as atividades e os serviços mais rápido.

Também, promover a facilidade do acesso à informação.

BANNER O ERP WebMais automatiza todos os processos da sua indústria

Quais São As Três Atividades De Apoio Da Logística?

Para funcionar corretamente, a logística industrial precisa de três atividades de apoio: processamento de pedidos, manutenção de estoques e transporte.

Processamento De Pedidos

Envolve o planejamento e a verificação das informações de vendas. Por exemplo, ao receber um pedido de um cliente, as informações são registradas e os produtos são separados para envio.

Manutenção De Estoques

Nesta atividade, ocorre a movimentação e organização das mercadorias no estoque. Por exemplo, os produtos são armazenados em locais apropriados, considerando a data de validade, para garantir que os itens mais antigos sejam utilizados primeiro.

Transporte

Também envolve o planejamento junto à execução da entrega das mercadorias. Por exemplo, é feito o planejamento da rota mais eficiente, considerando a proximidade dos destinos e otimizando os custos, como combustível e pedágios.

Qual A Influência Da Logística Industrial No Sucesso Das Empresas?

A logística industrial exerce uma influência significativa no sucesso das empresas. Ela desempenha um papel fundamental na eficiência operacional, na satisfação do cliente e na competitividade no mercado.

Uma logística bem estruturada e eficiente permite que as empresas entreguem produtos no prazo, reduzam custos, otimizem processos e atendam às demandas dos clientes de forma satisfatória.

Além disso, contribui para a colaboração com parceiros da cadeia de suprimentos, possibilita a expansão para novos mercados e fortalece a posição da empresa no mercado.

Ferramentas De Controle E Planejamento Para Otimizar A Logística

Até pouco tempo, a logística era considerada um procedimento demorado e complexo. No entanto, desde que a tecnologia foi inserida nas indústrias, fazer a gestão da cadeia de suprimentos ficou muito mais prático.

Vamos exemplificar com um sistema integrado, como o ERP WebMais, que possui um módulo dedicado à expedição e logística. Com ele, você já pode calcular a sua necessidade de produção, gerenciar por status (saldo e etapas) e as suas ordens de produção.

Não só isso, pode controlar o estoque de matéria-prima e produtos em poucos cliques de qualquer local com acesso à internet. Assim, você gera relatórios de necessidade de compra para otimizar a aquisição de itens e impedir a falta de produtos nas prateleiras.

Também pode avaliar todos os custos do seu processo produtivo, bem como organizar o setor financeiro e automatizar outras rotinas e tarefas burocráticas.

Como Otimizar O Processo Da Logística Industrial?

A otimização da logística industrial traz muitos benefícios por eliminar desperdícios, automatizar tarefas e melhorar o fluxo de dados e materiais. Para isso, basta seguir algumas dicas relevantes.

Mapeie E Automatize Processos

É essencial mapear e compreender os processos existentes na logística industrial. Com um software ERP, é possível visualizar e documentar todos os fluxos de trabalho, identificando pontos de melhoria e gargalos.

Com base nessa análise, há recursos para automatizar tarefas repetitivas, como emissão de pedidos, rastreamento de remessas e gestão de inventário. A automação reduz erros, acelera processos e libera tempo para atividades mais estratégicas.

3 passos para otimizar a logística industrial

Defina Uma Cadeia De Suprimentos De Ponta A Ponta

Use a tecnologia para ter uma visão abrangente e integrada de toda a cadeia de suprimentos. Desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente, o sistema permite monitorar e controlar todas as etapas do processo.

Com isso, é possível identificar gargalos, aprimorar a coordenação entre fornecedores, fabricantes e distribuidores, melhorar a gestão de estoque e garantir uma logística eficiente e sincronizada.

Otimize Espaço Físico E Virtual

Com recursos de gestão de estoque, a ferramenta ERP ajuda a planejar e controlar o nível ideal de estoque, evitando excessos ou faltas. Além disso, permite otimizar o layout dos armazéns, agilizando o fluxo de materiais e reduzindo tempos de espera.

No espaço virtual, o ERP facilita a troca de informações e colaboração entre os diferentes atores da cadeia de suprimentos, simplificando processos e garantindo uma comunicação eficaz.

BANNER Todas as informações da sua indústria reunidas em um único lugar: o ERP WebMais

Conclusão

A logística industrial desempenha um papel vital no sucesso das empresas, proporcionando eficiência operacional, satisfação do cliente e vantagem competitiva.

Uma logística bem planejada e executada permite que as empresas otimizem processos, reduzam custos, atendam às demandas dos clientes e alcancem resultados positivos.

Nesse contexto, a utilização de um sistema ERP, como o da WebMais, pode ser uma solução eficaz para otimizar ainda mais a logística industrial.

Para experimentar os benefícios do nosso na otimização da logística industrial, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.

Imagem de Sanon Matias
Sanon Matias

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição.

Deixe um comentário