Quais tipos de layout de estoque existem?

Conheça Os Tipos De Layout De Estoque E Vantagens

Imagem de Sanon Matias

Antes de alocar os produtos em um depósito, o layout de estoque é o primeiro fator a ser pensado para uma distribuição adequada e agilização dos processos logísticos.

Sendo assim, manter a ordem das mercadorias estocadas influencia diretamente no bom andamento das operações e traz diversos benefícios à rotina corporativa.

Para provar a sua eficiência, preparamos este artigo com o conceito, importância, vantagens e, sobretudo, quais são os tipos de layout de armazém e como estruturá-lo. Confira a seguir!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Layout De Estoque?

Quando falamos em layout de estoque, estamos nos referindo à organização física dos itens em um espaço de armazenamento. Ou seja, é o arranjo dos produtos nos sistemas de armazenagem disponíveis, como prateleiras, racks, paletes etc.

É uma forma de buscar o melhor aproveitamento do espaço disponível, para facilitar o acesso aos produtos. Por isso, envolve o posicionamento de máquinas, pessoas, matérias-primas e produtos da melhor forma possível.

Qual A Importância Do Layout De Estoque?

O layout de armazenagem é uma das principais estratégias de logística, porque através dessa organização a empresa obtém o melhor resultado da interação dos elementos envolvidos.

Assim, quando bem estruturado, agiliza a separação de pedidos com a fácil localização dos produtos, pois permite um bom fluxo dos equipamentos de movimentação de carga.

Além disso, processos como o recebimento, movimentação e expedição de itens interagem perfeitamente, o que aumenta a produtividade e reduz perdas pela facilidade de rastreá-los.

Não podemos deixar de mencionar a criação de um ambiente de trabalho mais seguro. Isso ocorre pela divisão e sinalização de tudo o que está estocado conforme as normas e regras da empresa.

Quais Características Do Layout De Estoque?

Um bom layout de estoque possui algumas características indispensáveis. Dentre elas, destacamos as principais a seguir.

Capacidade De Armazenagem

A capacidade de estoque estabelece o volume máximo de mercadorias armazenadas na estrutura de armazenagem definida. Por isso, é muito importante para a logística.

Somente a partir do valor determinado, pode-se estipular estratégias de produção, recebimento, expedição e vendas. Ou seja, o espaço precisa ser alinhado aos objetivos do negócio.

Estrutura De Armazenagem

A estrutura de armazenagem é a instalação usada para aproveitar o espaço de um depósito. Por isso, são criadas para atender as necessidades da empresa e são estratégicas para o planejamento logístico.

Se a estrutura for mal dimensionada, pode resultar em custos adicionais e baixa eficiência operacional. Sendo assim, é preciso considerar sempre as características dos produtos, do local, estoques, equipamentos, fornecedores, operações, etc.

Quais São Os Tipos De Layout De Estoque?

Uma empresa pode optar pelos diversos tipos de layouts de estoque para armazenar seus produtos de forma eficiente e econômica. A seguir, você confere as opções.

Rack

Trata-se de uma estrutura de mental vertical, fixa ou móvel, para armazenar uma grande variedade de produtos. É ideal para negócios com itens de diferentes tamanhos e formas, por ser fácil de acomodá-los conforme a necessidade de cada um.

Carrossel

Esse tipo possui prateleiras que giram em torno de um eixo central. Por isso é adequado para quem precisa de alta velocidade de movimentação de produtos e grande eficiência de armazenamento.

Escoamento Geral

Aqui, os produtos são organizados conforme a frequência de movimentação. Aqueles com maior busca são colocados perto da saída do estoque, enquanto os demais são posicionados mais longe. Ou seja, é adequado para baixo giro ou com prazos de validade mais longos.

Armazenamento Por Semelhança

Como o nome sugere, os itens são organizados segundo as suas características. Por exemplo, aqueles com tamanho semelhante são agrupados juntos para serem localizados e movimentados com facilidade.

Os tipos de layout de estoque são:

- Rack
- Carrossel
- Escoamento Geral
- Armazenamento por semelhança
- Características dos produtos
- Flor rack
- Mezanino
- Porta paletes
- Volume e tamanho
- Giro de produtos

Características Dos Produtos

As características dos itens podem ser consideradas. Então, os que são grandes e volumosos requerem mais espaço no depósito e exigem prateleiras especiais. Já os com alta frequência de movimentação precisam ter acesso rápido e facilitado.

Flow Rack

O Flow Rack usa prateleiras inclinadas para permitir que os produtos deslizem para frente, tornando o encontro fácil. Dessa forma, é útil quando há grande volume de pedidos ou para atender clientes em um curto tempo.

Mezanino

O Mezanino é uma plataforma elevada que fica acima do chão e pode ser usada para armazenar produtos adicionais. Esse tipo de layout é indicado para empresas que precisam de mais espaço de armazenamento.

Porta Paletes

Trata-se de uma estrutura com prateleiras ajustáveis conforme a altura do produto. Os negócios com itens de tamanhos variados podem aproveitá-la para acomodá-los com segurança e eficiência.

Volume E Tamanho

O volume e tamanho dos produtos são características importantes a serem consideradas ao escolher o layout de estoque. Os maiores requerem mais espaço e exigem lugares especiais para armazená-los. Já os pequenos e leves podem ser armazenados em prateleiras mais compactas.

Giro De Produtos

O giro de produtos refere-se à frequência com que os produtos são movidos ou vendidos. Então, é importante considerá-lo ao escolher o layout de estoque, para garantir que os produtos mais populares estejam facilmente acessíveis.

Como Estruturar Um Layout De Estoque?

Agora que sabe o que é, a importância e os tipos, que tal aprender a como fazer um layout de estoque com eficiência para a sua empresa?

O primeiro passo é definir a instalação de armazenagem ou se será preciso ampliar ou reorganizar a já existente. Para decidir corretamente, considere:

  • Aproveitamento adequado do espaço;
  • Diminuição da manipulação de produtos;
  • Facilidade de acessar os itens;
  • Boa rotatividade;
  • Flexibilidade para alocá-los;
  • Agilidade no controle de quantidades dos produtos.

Se o espaço atender todos os requisitos, indique como será realizada a distribuição das mercadorias, além da organização por particularidades, conforme um dos tipos de layout de armazenagem escolhido.

A tecnologia que você precisa para gerenciar seu armazém, integrado com o ERP
CONHEÇA NOSSO WMS

Conclusão

Percebeu a importância de implementar um layout de estoque adequado para as necessidades do seu negócio?

Isso porque a estratégia é crucial para ganhar eficiência nos seus processos logísticos, alcançar bons resultados no dia a dia empresarial e manter os seus clientes sempre satisfeitos.

Para potencializá-la, que tal fazer uma demonstração gratuita do ERP WebMais? A ferramenta permite um controle preciso do estoque, mantendo registros atualizados de todos os produtos armazenados, sua localização e quantidade.

Deixe um comentário