automação industrial: o que é, como funciona e impactos

O Que É Automação Industrial E Impactos Na História

Imagem de Sanon Matias

Automação industrial é a aplicação de tecnologia a equipamentos com o objetivo de aumentar a autonomia dos processos produtivos

Neste conteúdo, vamos mostrar como isso pode ser feito na sua indústria e quais são as vantagens de adotar a automação, além de contar brevemente a história da automação industrial no Brasil e no mundo.

O Que É Automação Industrial?

Automação industrial é a aplicação de tecnologias de hardware, software e equipamentos específicos em processos produtivos. Isso é feito para permitir que as máquinas realizem algumas atividades de forma automática, sem precisar da intervenção humana para isso.

Mas isso não quer dizer que os sistemas automatizados substituem o trabalho humano. 

Para que os equipamentos funcionem, é preciso contar com especialistas que fazem as programações, manutenções e correções necessárias para que tudo saia conforme planejado.

O resultado são equipamentos com maior autonomia, que tornam os processos mais ágeis, mas que ainda precisam de esforços humanos para serem programados.

O Que É Um Sistema Automatizado?

Um sistema automatizado é aquele que já foi programado para realizar tarefas de produção automaticamente, sem a necessidade da operação humana. 

Até algum tempo atrás, os sistemas automatizados eram fechados e controlavam individualmente cada processo de uma instalação. 

Entretanto, com o passar do tempo, os sistemas passaram a ser abertos, com capacidade de abranger mais processos e otimizar ainda mais a produção da indústria.

duas partes principais de um sistema automatizado

Um sistema automatizado é composto por duas partes principais:

  • parte operacional: são os elementos que fazem com que a máquina se mova e realize a operação desejada. Alguns exemplos são motores, cilindros, válvulas, sensores, etc;
  • parte de controle: é a parte programável do sistema, considerada o cérebro da máquina.

Quais São Os Objetivos Da Automação Industrial?

Como você já sabe, o principal objetivo da automação industrial é aumentar a autonomia dos processos produtivos, de modo que a operação dependa de menos intervenção humana para funcionar. 

Dessa forma, a produção pode acontecer sem interrupções, afinal, as máquinas não têm horários definidos de trabalho e  não precisam parar durante a noite.

Mas, além desse, existem outros objetivos, como o aumento da capacidade produtiva da indústria, a maior segurança de trabalho, realização de atividades difíceis para seres humanos, simplificação de processos, aumento da eficiência e maior integração e desenvolvimento de sistemas.

Quais As Vantagens Da Automação Industrial?

vantagens da automação inustrial

Lendo até aqui, você já deve ter entendido que uma das grandes vantagens da automação industrial é a maior eficiência dos processos e aumento da produtividade. Mas quais são as outras vantagens que a automação traz para uma indústria?

Confira a seguir!

Virtualização Da Operação

Hoje em dia já existem softwares que são capazes de reproduzir a empresa no ambiente virtual, criando uma cópia digital fiel à planta. Com isso, é possível rodar testes e simulações que trazem informações valiosas para a tomada de decisão estratégica.

A análise desses resultados permite que a gestão adore melhorias que vão tornar os sistemas muito mais eficientes, diminuindo os erros e identificando os riscos.

Integração De Operações

A automação industrial também permite a integração entre os sistemas da indústria, seus fornecedores e clientes, abrindo espaço para melhores negociações e uma relação de maior confiança.

Na prática, o sistema da indústria consegue identificar a falta de um produto em estoque e passar essa informação para um fornecedor, por exemplo, que cuidará da entrega de novos insumos. 

Dessa mesma forma, o sistema do cliente pode indicar a falta de um determinado produto em seu estoque, indicando a necessidade do fornecimento pela indústria.

Descentralização De Decisões

A presença de sensores e coleta de dados feita por inteligência artificial permite que os gestores da empresa tenham acesso a informações precisas sobre o desempenho do sistema, isso permite que as decisões sejam tomadas com base em dados, descentralizando esse poder do time de gestores.

Redução De Erros

Outra vantagem da automação industrial é que ela padroniza os processos produtivos, garantindo que todos os itens fabricados tenham exatamente as mesmas características e qualidade.

A padronização ainda reduz significativamente as chances de erros na fabricação, tornando todo o processo mais produtivo e economizando recursos como o tempo que seria dedicado ao retrabalho e o dinheiro que a empresa gastaria para a fabricação de um novo item.

Monitoramento Otimizado

Também por causa dos sensores e dos sistemas de inteligência artificial, os gestores da empresa conseguem monitorar de forma mais rigorosa os processos produtivos. A qualquer momento é possível ter acesso a informações para tomada de decisões.

Como Ocorre A Evolução Da Automação Industrial Ao Longo Dos Anos?

A automação industrial surgiu no século XIX, durante a Revolução Industrial. Na época, ela era muito simples e permitia apenas a movimentação automática de algumas máquinas – mas já trazia resultados positivos para produtividade.

A partir da década de 1950, a automação começou a sofrer transformações maiores, com o surgimento de máquinas mais inteligentes e computadores com maior capacidade de processamento.

Foi em 1990 que o acesso à manutenção industrial se tornou mais fácil para a população em geral. Qualquer pessoa que quisesse, poderia aprender a programar sistemas automatizados.

Na era atual, a automação industrial atinge o seu ápice, possibilitado pelas novas tecnologias, como Wi-Fi, inteligência artificial e internet das coisas. 

A Automação Industrial No Brasil

No Brasil, a automação industrial foi popularizada pela indústria automobilística e de alimentos. Elas foram as primeiras a substituir alguns processos manuais pelos robotizados, trazendo mais produtividade e eficiência para os seus negócio.s

Hoje, a automação é essencial para as empresas que desejam se manter competitivas, aumentar a sua produtividade e ter acesso a dados precisos para tomadas de decisões estratégicas. 

Conclusão

A automação industrial é um processo que só traz benefícios para as empresas. Ela permite que uma planta tenha operações mais ágeis, produzindo produtos de maior qualidade e com menos erros, além de tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Aos poucos, ela vai deixando de ser considerada um diferencial e se tornando imprescindível para os negócios do setor, principalmente pela grande quantidade de benefícios que oferece para aquelas empresas que a adotam.

Deixe um comentário