entenda o que é gargalo de produção e aprenda a eliminar da sua empresa

Entenda O Que É Gargalo, Como Identificar E Eliminá-lo

Imagem de Sanon Matias

Em uma empresa, chamamos de gargalos alguns pontos específicos da produção que recebem mais demanda do que conseguem processar. E isso, como você pode imaginar, gera atrasos, falta de produtos e excesso de gastos.

Saber como identificá-los e o que fazer para solucioná-los é essencial para que o processo produtivo mantenha um fluxo satisfatório. Com isso, a empresa consegue, ao final de cada período, entregar os resultados esperados.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o gargalo de produção. Vamos explicar o conceito, mostrar quais são os principais tipos de gargalo, quais impactos podem gerar e trazer algumas dicas para minimizá-los. 

Depois de ler o texto, que tal conhecer uma ferramenta que facilita a identificação dos gargalos de produção da sua empresa? Com o ERP WebMais, você tem relatórios precisos que detalham cada etapa do seu processo produtivo, facilitando a sua tomada de decisões. Agende uma demonstração e saiba mais.

Agora, vamos ao artigo. Boa leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Gargalo De Produção?

O gargalo de produção é uma tarefa de um processo que não é realizada conforme o esperado. Então, por conta disso, o empecilho impede a empresa de produzir mais. 

Esse impedimento pode acontecer por uma série de fatores. Os principais são excesso de demanda, falta de capacidade, falta de manutenção, equipe operacional pouco treinada ou até mesmo uma gestão ineficiente.

Em resumo, podemos dizer que o gargalo é uma etapa do processo produtivo que opera com alguma restrição, reduzindo, assim, a produtividade do trabalho.

Como Funciona O Gargalo De Produção?

Os processos produtivos de uma indústria são compostos por diversas etapas e todas elas são dependentes uma da outra. Para que a segunda etapa seja iniciada, é preciso que a primeira seja concluída – e assim por diante.

Cada etapa tem as suas particularidades e, portanto, o seu tempo médio de conclusão. Mas, o ideal, no entanto, é que a diferença de tempo entre elas não seja muito grande. 

Quando há um gargalo produtivo, uma dessas etapas demora mais do que as demais, gerando um atraso em todas as fases seguintes.

Como os gargalos de produção funcionam?  (Ilustração de uma produção, pode ter 3 daquelas esteiras que levam os produtos, com alguns produtos em cima, e máquinas, como no exemplo:)  Máquina 1: Produção do item  Máquina 2: Empacotamento do item, Gera gargalo por falta de embalagens  Máquina 3: Produto embalado vai para o cliente

E, a depender do tempo de atraso e da demanda recebida pela empresa, esses atrasos podem impactar no resultado da empresa em um determinado período, de forma significativa.

O módulo de produção do ERP WebMais permite gerenciar os gargalos. Agende uma demonstração gratuita e entenda como o sistema vai otimizar a sua gestão completa desse tipo de problema que pode aparecer na sua indústria.

Quais Os Tipos De Gargalos Mais Comuns?

Existem, basicamente, dois tipos de gargalo que são comuns em indústrias – o de chão de fábrica e o de escritório.

O de chão de fábrica é mais fácil de ser identificado. Isso porque é fácil cronometrar o tempo gasto em cada etapa produtiva e saber quanto tempo cada uma leva. Assim, a empresa é capaz de fazer uma série de cálculos para entender a sua capacidade produtiva.

Alguns exemplos comuns de gargalos de chão de fábrica são a parada de máquina e falta de treinamento de operadores.

O outro tipo de gargalo é o de escritório, que já não é tão fácil de ser identificado. Afinal, é mais difícil saber quanto tempo cada funcionário gasta com cada atividade.

Mas eles também podem ser muito prejudiciais, e é preciso que o gestor esteja sempre observando o seu time e analisando dados.

Alguns exemplos são a falta de controle de estoque, dificuldade de comprar materiais com fornecedores, falta de documentos, entre outras coisas.

CONTROLE DE ESTOQUE COMPLETO PARA SUA INDÚSTRIA
CONHEÇA O ERP WEBMAIS 

Qual Os Impactos Do Gargalo De Produção?

Como você já sabe, os gargalos atrapalham todas as etapas seguintes de um processo produtivo. O principal impacto disso é o atraso da produção, que traz ainda outras consequências ruins para a empresa.

Processos com esse tipo de problema tendem a ser mais dispendiosos, além de atrasar a entrega dos produtos para os clientes. 

Isso pode prejudicar a imagem da empresa perante o mercado, o seu relacionamento com clientes e até o seu faturamento, que pode ficar aquém do previsto.

Quais Os Prejuízos Podem Ser Causados Por Um Gargalo De Produção?

Noa rotina de uma empresa, os gargalos de um processo podem causar uma série de prejuízos:

  • Atrasos na produção;
  • Máquinas paradas;
  • Colaboradores ociosos;
  • Custos de produção elevados;
  • Travamento do escoamento da produção;
  • Perdas na produção.

Como Identificar Um Gargalo Do Fluxo De Trabalho?

Saber se o seu processo produtivo tem algum gargalo e qual é ele não é uma tarefa muito complexa, apesar de importante. Para isso, você deve seguir três passos:

Visualizar: observe e acompanhe o processo produtivo para entender onde o trabalho está concentrado e quais são as principais questões das pessoas envolvidas na operação.

Mapear filas e atividades: dessa forma, é possível entender qual o tempo de espera de cada produto antes que ele avance para a próxima etapa. Se a fila cresce mais rápido do que a atividade que processa o trabalho, você tem um gargalo.

Calcular o Tempo de Ciclo por Estágio: isso permite que você construa um diagrama e conheça os estágios que tomam mais tempo.

Como Reduzir Os Prejuízos Causados Por Um Gargalo De Produção?

Agora que você já sabe como identificar os gargalos, é preciso saber também o que fazer para lidar com eles. Assim, é possível reduzir os impactos negativos que podem causar para os resultados da organização.

Mapeie E Monitore Seu Processo

O primeiro passo é mapear e registrar todos os processos que acontecem dentro da empresa. Depois, você deve levantar a capacidade utilizada e a capacidade não utilizada de cada recurso.

Então, monitore os dados e busque grandes diferenças entre os tempos de produção. Assim será mais fácil identificar os problemas e as suas causas.

Defina Indicadores De Desempenho

Além de desenvolver soluções para reduzir ou eliminar esses problemas, também é preciso estipular indicadores de desempenho e fazer o monitoramento constante. Somente dessa forma você saberá se as suas ações estão sendo efetivas ou não.

A vantagem desse passo é que, além de permitir o monitoramento, ele ajuda o time a tomar cada vez mais decisões orientadas por dados.

Promova Treinamentos Para Equipe

A capacitação e motivação da equipe são fundamentais para a redução dos gargalos operacionais. O ideal é que os colaboradores consigam identificar e solucionar esses problemas por conta própria!

Para isso, além de promover treinamentos, uma boa dica é adotar um software de gestão que permita que todos os interessados tenham acesso aos dados sobre a produção.

O ERP WEBMAIS INTEGRA TODA A SUA PRODUÇÃO
CLIQUE PARA EXPERIMENTAR

Exemplo De Um Gargalo De Produção

Para que você entenda o que é um gargalo e como ele funciona na prática, vamos imaginar um exemplo. Considere que uma fábrica tem a capacidade de produzir 500 produtos por dia, mas somente 300 embalagens. 

Claramente, a produção de embalagens é um gargalo nesse caso, pois vai atrasar a entrega de 200 dos 500 produtos produzidos por dia.

Agora imagine que o gestor dessa empresa resolveu comprar novas máquinas de embalagens. Então, agora, a indústria consegue embalar 600 produtos por dia, mas continua produzindo somente 500. 

Nesse caso, a quantidade produzida passa a ser um novo gargalo.

Conclusão

O gargalo de produção é algo muito comum nas indústrias e é difícil que não exista nenhum em um processo produtivo. 

O que as empresas precisam fazer é estar sempre monitorando os seus processos para transformar esses gargalos em oportunidades de crescimento.

Para isso, contar com a tecnologia é fundamental. A adoção de um sistema de ERP permite o armazenamento e a organização de todas as informações pertinentes a essas atividades. E é claro, tudo enquanto entrega relatórios completos em poucos segundos. 

Assim, a gestão consegue tomar decisões mais rápidas e inteligentes. E você pode contar com a tecnologia para isso!

O ERP WebMais facilita a identificação e resolução dos gargalos produtivos da sua empresa. Experimente agora e saiba como o sistema permite encontrar cada gargalo e te dá os dados necessários para eliminá-los.

Deixe um comentário