Como funciona a integração do ERP com outras ferramentas?

Principais Benefícios Da Integração Erp E Como É Feita

Imagem de Sanon Matias

A integração ERP é uma forma de conectar um sistema de gestão de empresas a outros softwares. A ideia é que, desse modo, todas as informações sejam compartilhadas ao mesmo tempo. 

Isso traz muitas vantagens para o negócio, pois facilita o acesso a dados e automatiza alguns fluxos de trabalho.

A capacidade de integração nem sempre fez parte dos sistemas ERP. Até algum tempo atrás, era preciso migrar os dados de um sistema para outro de forma manual. Mas isso exigia tempo de trabalho e ainda expunha a atividade a erros.

Com a integração, o compartilhamento de informações é muito mais rápido e, como é feito por máquinas, não há risco de erros.

Quer saber mais sobre a integração do ERP com outros sistemas e entender como ela pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva? É só continuar lendo este artigo!

Se quiser conhecer, na prática, um ERP 100% integrado, basta agendar uma demonstração gratuita do ERP WebMais. Nosso time de especialistas vai tirar suas dúvidas sobre o funcionamento dessa ferramenta completa para gestão de indústrias e distribuidoras.

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Integração ERP?

A integração ERP é a conexão entre esse e outros sistemas, de modo que as informações presentes em todos eles sejam compartilhadas. Assim, as diferentes áreas de uma empresa podem trabalhar de forma conjunta e automatizada.

É por conta da integração que informações geradas por um sistema de logística, por exemplo, podem chegar rapidamente ao sistema usado pelo gestor geral da empresa. 

Essa agilidade faz com que o fluxo de trabalho seja muito mais ágil e as decisões possam ser tomadas de forma mais rápida, além de economizar tempo na rotina.

O Que É API De Integração?

A API é a forma como um software interage com outros sistemas. Ela é uma aplicação necessária para que os dados disponibilizados pelo ERP possam ser acessados por outros programas, e vice-versa.

Ou seja, a API é uma espécie de intermediária entre o ERP e os outros sistemas. O seu trabalho é receber pedidos de integrações e entregar os dados solicitados, desde que essas permissões tenham sido concedidas pelos administradores.

Quer um exemplo simples de API? Quando você joga um jogo online e salva o seu progresso na nuvem, seja no Google Drive ou no Dropbox, você está usando uma API. Nesse caso, ela transfere as informações que o jogo disponibiliza para outro tipo de sistema.

Quais As Vantagens Da Integração ERP?

Usar um ERP que pode ser integrado a outros sistemas permite que o gestor da empresa tenha uma visão ampla sobre todas as áreas e suas atividades. Ao mesmo tempo, possibilita uma análise detalhada sobre cada uma delas, caso seja necessário.

Veja, abaixo, os principais benefícios da integração ERP!

Dados Centralizados

A integração do ERP com outros sistemas é uma forma de ter sempre acesso a dados atualizados no seu software de gestão de empresas. Isso porque as informações são transferidas em tempo real e ficam armazenadas e organizadas em um só lugar.

Operações Mais Precisas

Outra vantagem da integração é a automação da transferência de informações. Isso, além de reduzir o tempo gasto pelos funcionários com essa atividade, torna a operação muito mais precisa.

Como a tarefa é executada por computadores, não são cometidos erros ao longo do processo. Esses erros podem acontecer caso os dados estejam sendo transferidos por uma pessoa.

Melhor Visualização Do Fluxo De Trabalho

A integração do ERP com outras ferramentas também dá ao gestor uma visão mais ampla sobre todos os fluxos de trabalho da empresa. 

Com esse entendimento, é possível saber que trabalho está sendo executado por cada time. Isso ajuda na hora da troca de feedbacks e na atribuição de prioridades, por exemplo.

Vendas Mais Aceleradas

No caso da integração do ERP com um CRM, uma grande vantagem é a maior agilidade dos processos de vendas. 

Isso porque os dados dos leads fluem mais rapidamente para os setores responsáveis pelas conversões. Assim, é possível que os setores trabalhem de forma colaborativa e com muito mais agilidade.

(Ilustração/Infográfico)
Vantagens de usar um ERP integrado
(Troféu com "ERP INTEGRADO", ao lado dos benefícios:)

- Dados centralizados
- Operações mais precisas
- Fluxo de trabalho otimizado
- Vendas melhoradas
- Escalabilidade e flexibilidade

Escalabilidade E Flexibilidade

A integração permite ainda que o ERP escolhido acompanhe o crescimento do seu negócio. É que é muito fácil expandir a base de dados e acrescentar novos módulos, caso seja necessário.

Quais Os Desafios Da Integração ERP?

Além de trazer vantagens para a empresa, a integração de sistemas também traz consigo alguns desafios. Um deles é a atualização da integração, que deve ser feita sempre que novos elementos são adicionados ou removidos do sistema.

Além disso, também é preciso se atentar à padronização de dados em aplicativos, já que cada um deles pode fornecê-los em diferentes formatos. Quando isso acontece, a empresa deve se certificar de que esses formatos diferentes podem ser padronizados nos aplicativos.

Quais Os Tipos De Integração ERP Para Uma Empresa?

Existem muitos tipos de integração ERP. A escolha do mais indicado depende da necessidade de cada negócio. Conheça os principais:

  • Integração da comunicação entre sistemas: é feita quando a integração direta entre dois sistemas não é possível e, por isso, é utilizada uma terceira ferramenta que faz a transferência dos dados;
  • Comunicação banco a banco: é semelhante à anterior, porém voltada aos bancos de dados;
  • Troca de dados eletrônica: acontece quando as informações de um sistema são exportadas em um arquivo;
  • Integração por API: acontece por meio da interface de programação e permite a comunicação direta entre dois sistemas.

Qual A Diferença Entre API De Integração E Hub De Integração?

Você já viu aqui neste artigo o que é uma API e como funciona a integração ERP com esse tipo de aplicação. Mas existe também uma outra forma de fazer isso, que é utilizando um Hub de integração.

Essa solução serve para integrar dados que fluem via batches (lotes). A ideia é que a integração aconteça de vez, em um só lugar. O Hub pode ser muito útil em alguns casos, como quando a empresa pretende se conectar a um marketplace.

Mas, em geral, essa não é a melhor alternativa, já que cada aplicação acaba fazendo a integração da sua forma e pode acontecer de os dados finais serem inconsistentes.

Por isso, o mais indicado para a integração ERP é que ela seja feita por meio de APIs!

O ERP WebMais é 100% integrado com as melhores ferramentas do mercado
EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

A integração ERP é uma funcionalidade essencial para quem trabalha com mais de um sistema na empresa. 

Isso porque, ela permite a troca de informações em tempo real e facilita o trabalho do time e dos gestores, permitindo uma visão ampla sobre o negócio e a análise de dados para uma melhor tomada de decisão.

Por isso, antes de decidir qual é o melhor ERP para o seu negócio, não deixe de conferir se ele oferece essa possibilidade!

Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como a ferramenta vai otimizar seu trabalho e melhorar seus resultados. Conheça o ERP mais integrado e simplifique a gestão da sua indústria ou distribuidora.

Deixe um comentário