Mulher utilizando erp em computador

Como escolher um ERP de forma prática e segura

Ao passo que seu negócio cresce e evolui, sua empresa precisa buscar ferramentas que otimizem seus processos internos. Escolher um ERP será uma dessas tarefas. E hoje queremos te ajudar com algumas dicas e informações importantes na hora de escolher seu primeiro ERP.

Vamos lá? Para começar, queremos relembrar o conceito e importância de um ERP…

O que é um ERP?

Sigla para Enterprise Resource Plannig, um ERP é uma ferramenta integrada de gestão. Essa integração acontece entre os variados departamentos da sua empresa: compras, vendas, estoque, produção, logística, financeiro e controladoria, facilitando assim o fluxo de informações e troca de dados entre esses departamentos.

A importância do ERP

Um ERP é uma ferramenta muito importante para desenvolver e evoluir a gestão da sua empresa. Com um ERP sua empresa ganha mais otimização nos processos operacionais de lançamento de informações, além de proporcionar ao gestor mais rapidez e solidez nas decisões gerenciais. Essas otimizações são baseadas em informações confiáveis, atualizadas e integradas entre todos os setores da empresa.

Como escolher um ERP?

Dica 1: Escolher um ERP especializado no seu nicho

Existem muitas opções de ERPs no mercado, mas muitos deles são ferramentas especializadas em um setor específico da economia: serviços, indústria, distribuição, logística, varejo e etc.

Ao escolher um ERP que se enquadra no seu nicho de atuação, sua empresa ganha velocidade na implementação e efetividade nas soluções, já que são adaptadas às necessidades que seu negócio.

Dica 2: Escolher um ERP em nuvem

A tecnologia em nuvem proporciona mais flexibilidade na utilização do sistema, que não dependerá de um servidor local para sua instalação.

Além disso, os custos de implementação com esse tipo de solução também serão reduzidos, pois não será necessário criar uma infraestrutura de TI na empresa para suportar o ERP.

Dica 3: Informe-se sobre o processo de implementação e quanto ao suporte do fornecedor

No momento da pesquisa de fornecedores e contratação da ferramenta é importante que você se informe sobre como o processo de implementação ocorrerá, quanto tempo deverá ser dispensado durante esse período e se ele acontecerá de forma intensiva, podendo ser online ou presencial.

Outro ponto importante é pesquisar na internet e junto aos clientes dos fornecedores como é o padrão de atendimento e suporte para o sistema ERP.

Dica 4: Custo x Benefício

Avaliar o custo mensal e benefícios que o ERP entregará para seu negócio também é um ponto importante para escolher e contratar a solução.

Levante os custos de implementação e também a mensalidade de cada uma das opções, mas lembre-se sempre de avaliar o benefício e a solução em conjunto com os custos.

Dica 5: Descubra quais funcionalidades são essenciais para o seu negócio

Converse com a sua equipe, analise seus processos operacionais e gerenciais para entender quais funcionalidades são essenciais para fornecer benefícios para a sua gestão.

Dica 6: Compare as soluções para escolher um ERP

Depois de levantar e analisar todas as dicas e pontos destacados acima, você pode comparar as soluções encontradas para que possa escolher um ERP que se enquadre às necessidades e desafios do seu negócio.

face-com-especialista

Deixe um comentário

dezessete + oito =