Os tipos de ERP e como escolher o melhor para o seu negócio

Confira Os Sistemas Erp Mais Usados No Brasil

Imagem de Sanon Matias

Pesquisar sobre os sistemas ERP mais usados é um passo importante na hora de escolher o melhor para a sua empresa. 

Afinal, buscar referências é uma forma de entender que tipo de funcionalidade esses softwares podem oferecer, ter ideia da média de investimento, entre outras coisas.

Neste artigo, vamos ajudar você nessa missão. Aqui, listamos os sistemas ERP mais usados e falamos um pouco sobre cada um deles – as suas principais funções, vantagens e desvantagens. 

Assim, você cria uma boa base para comparação e pode escolher a melhor solução para o seu negócio! Para sair na frente, agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e conheça um dos sistemas mais usados do Brasil. 

Vamos lá?

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É ERP?

ERP, ou Enterprise Resourcing Planning, significa Planejamento de Recursos da Empresa. Ele é um sistema que armazena e organiza todas as informações sobre a empresa, permitindo uma gestão de ponta a ponta.

Para isso, o ERP integra dados de todas as áreas de negócio e automatiza algumas tarefas. Além de facilitar o acesso às informações, isso também torna o trabalho mais ágil, prático e diminui as chances de erros nos mais diversos processos.

Quais Os Benefícios De Contratar Um Erp?

O sistema ERP é um grande aliado da gestão de uma empresa, independentemente da sua área de atuação ou do seu tamanho. 

Isso porque, o gestor, para realizar o seu trabalho de forma eficaz, precisa ter acesso a dados sobre o seu setor e também sobre outros. E, ainda, o gestor geral precisa ter acesso a informações sobre todas as áreas.

Quando essas informações circulam de forma manual, as chances de falhas e atrasos são maiores. Mas, com um ERP, esses dados são compartilhados rapidamente, muitas vezes até de forma automática, e praticamente eliminando as chances de erros. 

Benefícios de contratar um ERP especializado  - Redução de custos (Linkado com o porquinho) - Mais produtividade (linkado na imagem da ilustração da equipe reunida) - Facilita e agilita o trabalho (Linkado com estoque) - Processos mais eficientes (linkado com chegada de produtos) - Gestão de impostos simplificada (Linkado com financeiro) - Mais segurança de dados (Linkado com servidor de dados)

Além disso, o ERP também consegue organizar essas informações em relatórios completos sobre a empresa, a partir de diferentes perspectivas.

Isso, na prática, traz uma série de benefícios para o negócio:

  • Ajuda a reduzir custos;
  • Aumenta a produtividade do time;
  • Torna o trabalho mais ágil e prático;
  • Deixa os processos mais eficientes;
  • Auxilia na gestão de impostos;
  • Traz mais segurança para as informações.

Quais Os Sistemas ERP Mais Utilizados No Brasil?

Diante de tudo isso, você deve estar querendo saber quais são os sistemas ERP mais usados no mercado, não é mesmo? A seguir, listamos os principais deles e falamos mais sobre cada um!

Webmais

O Webmais é um ERP desenvolvido especialmente para indústrias e distribuidoras. Por isso, conta com módulos que atendem a necessidades específicas desse tipo de empresa, além de todas as outras funcionalidades que esse tipo de sistema oferece. 

Além disso, ele também ajuda na gestão das finanças, pessoas, compras, vendas, fornecedores e clientes. Por fim, organiza dados sobre estoque, logística, distribuição, além de ajudar a organizar todo o processo produtivo.

Outra vantagem do Webmais é que ele pode ser facilmente integrado a outras tecnologias, como plataformas de pagamento, bancos, sistemas de expedição, entre outros.

O Webmais também o suporte como um grande diferencial, já que a empresa disponibiliza um time que está sempre pronto para tirar as dúvidas dos clientes.

O ERP especializado em indústrias e distribuidoras vai otimizar sua gestão completa EXPERIMENTE AGORA

SAP

A SAP é uma empresa alemã que tem um dos sistemas ERP mais usados no mundo. Ela se destaca, especialmente, pela segurança das informações e pelas atualizações, que são realizadas em tempo real.

O sistema SAP promete ajudar a empresa na gestão de pessoas, compras, produção, serviços, vendas e finanças.

Totvs

Assim como o Webmais, o Totvs é uma solução nacional de ERP. A sua proposta é que o sistema cresça junto com a empresa, permitindo que novas funcionalidades sejam agregadas com o passar do tempo. 

Por isso, atende bem a negócios de diferentes tamanhos. Um dos destaques desse software é a análise e estimativa do ROI (Retorno Sobre o Investimento). Mas, o sistema também oferece funcionalidades padrão, como gestão de finanças e de atividades administrativas.

Senior Sistemas

Já o Senior, apesar de ser um dos sistemas ERP mais usados, é uma ferramenta mais simples, indicada para empresas que não têm operações tão complexas. 

Ele também oferece todas as funcionalidades padrão e tem o objetivo de simplificar a rotina de trabalho do empreendedor.

O seu destaque é a ferramenta de controle de fluxo de caixa e demais funcionalidades voltadas para as finanças da empresa.

Omie

O ponto forte do Omie é a gestão financeira, principalmente para pequenas e médias empresas. Ele se destaca pela automação de tarefas contábeis como a emissão de notas, cálculos de comissões, faturamento, entre outras coisas.

Mas a ferramenta também oferece soluções eficientes para a gestão de serviços, vendas e marketing.

Assim como o Webmais, o Omie também pode ser integrado a diversas outras ferramentas 0 nesse caso, 35 – que vão ajudar a gestão a ser ainda mais eficiente.

Nomus

O Nomus é um dos sistemas ERP mais usados e é voltado para a gestão de pequenas e médias indústrias. 

O seu principal diferencial é que oferece planos mais em conta para empresas que estão enquadradas no Simples Nacional. 

Também é possível fazer a implantação com base em vídeos gravados, o que pode reduzir o investimento necessário para começar a usar o sistema na empresa.

Sankhya

A solução da Sankhya vai além do ERP e agrega o conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform). Ou seja, o seu sistema aprende com o usuário e o conduz pelas melhores práticas de gestão, mostrando inclusive onde estão os gargalos de cada processo.

Outro destaque da Sankhya é a possibilidade de comparação dos seus indicadores com aqueles obtidos pelas principais empresas do seu segmento. Isso pode servir de base para um excelente diagnóstico sobre a real situação do negócio.

Como Ocorreu A Evolução Dos Sistemas Erp No Brasil?

Você sabia que na década de 1980 muitas empresas ainda desenvolviam soluções específicas para cada área do negócio? Isso quer dizer que tinham uma ferramenta para gerenciar finanças, outra para pessoas, outra para produção (PCP). 

Com o avanço da tecnologia, empresas de desenvolvimento passaram a oferecer soluções cada vez mais completas, agregando funcionalidades em um sistema só. Com isso, o sistema único começou a ganhar espaço.

Depois do cloud computing, o que era uma tendência se consolidou. Isso porque essa tecnologia possibilita o acesso ao sistema de qualquer lugar do mundo. Assim, o trabalho se torna mais flexível, aumenta a segurança de dados e diminui o investimento.

Como Escolher O Melhor Erp?

E agora que você já conhece os sistemas ERP mais usados, que tal conferir as nossas dicas e como fazer a melhor escolha para a sua empresa?

  • Levante as necessidades do seu negócio: assim, pode garantir que o ERP oferece tudo o que você precisa;
  • Avalie custos: afinal, é importante que o investimento caiba no seu orçamento;
  • Pesquise sobre o fornecedor: ele deve ter boa reputação e credibilidade;
  • Pergunte sobre o suporte: isso é importante para que você não tenha dores de cabeça no futuro!
Experimente agora o melhor ERP do mercado para indústrias e distribuidoras CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os sistemas ERP mais usados, lembre-se que a adoção de um sistema de gestão é um grande passo para a empresa. 

Ele faz toda a diferença na rotina de trabalho, podendo torná-la mais ou menos produtiva, a depender das funcionalidades que oferece.

Além de conhecer os sistemas ERP mais usados, também é importante que você avalie as necessidades do seu negócio. 

Isso porque, além de contratar um sistema de confiança, você precisa contar com um software que adere ao modelo da sua empresa. Ele também deve poder acompanhar o negócio em todas as suas fases!

Conheça o ERP da WebMais! Agende uma demonstração gratuita e entenda como a ferramenta otimiza a gestão completa de indústrias e distribuidoras.

Deixe um comentário