vantagens e guia completo sobre erp na nuvem

O Que É ERP Na Nuvem, Principais Vantagens E Como Funciona

Imagem de Sanon Matias

O mercado, como um todo, vem se tornando cada vez mais competitivo. Então, para que a sua empresa tenha um lugar de destaque, além da qualidade do produto, é preciso cuidar da gestão. Um ERP na nuvem é uma ótima forma de fazer isso com eficiência. 

Isso porque eles são sistemas modernos e que atendem todas às suas necessidades. 

Sim, o ERP tradicional mudou e evoluiu. Além dos recursos bases de um ERP, como a integração dos setores, o ERP tradicional ganhou novas funcionalidades e tornou o dia a dia dos gestores muito mais eficaz. 

Quer conhecer a fundo o funcionamento de um sistema ERP na nuvem? Continue lendo este artigo! Prefere fazer um teste prático? Experimente agora o ERP WebMais

conheça o melhor erp na nuvem

O Que É Um ERP Na Nuvem, Afinal?

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, ERP é uma abreviação para Enterprise Resource Planning. Ele nada mais é do que um sistema empresarial capaz de integrar todas as informações e setores da sua empresa. 

Como ele centraliza todos os dados em um único software, acaba por otimizar seus processos, dando mais agilidade à gestão. 

Atualmente, você encontra no mercado sistemas de gestão com instalação local ou em nuvem. 

Mas existe uma diferença crucial. É que o ERP local requer uma infraestrutura básica de TI na sua empresa para instalação e manutenção da ferramenta. Já o ERP na nuvem utiliza a tecnologia de cloud computing

Assim, as informações ficam armazenadas em um servidor online, necessitando de um menor esforço tanto para instalação quanto para manutenção.

Que tal economizar com um ERP na nuvem eficiente e totalmente integrado? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e saiba como ele vai otimizar seus processos e gestão completa. 

Como Ele Funciona?

Como as informações de um ERP na nuvem ficam armazenadas online, é normal que muitas pessoas tenham algum tipo de desconfiança em relação a ele. 

Porém, esta solução é o que há de mais moderno e seguro no mercado. Além disso, é a única que permite um acesso às informações de qualquer lugar e em tempo real. 

Para acabar de uma vez por todas com as inseguranças em relação a essa tecnologia, que tal entender como ela funciona de forma detalhada? 

Esta ferramenta é composta basicamente por três partes principais que operam de forma integrada, permitindo o acesso e uso de todas as funcionalidades:

  1. Aplicação: é por meio dela que os colaboradores da sua empresa, ou usuários do sistema, inserem os dados que o sistema irá utilizar nas operações. Eles serão, posteriormente, visualizadas pelo gestor;
  2. Banco de dados: local onde os dados são armazenados para um uso futuro, seja para uma busca rápida, visualização de relatório ou alguma automação;
  3. Framework: Nada mais é do que uma camada que permite a adaptação ou personalização do sistema. Isso permite que ele atenda e entregue os melhores resultados para todos os tipos de negócios.

Quais Os Benefícios Que Um ERP Na Nuvem Traz Para O Meu Negócio?

O uso de um sistema ERP na nuvem pode ter inúmeros benefícios para você e para o seu negócio. Listamos as principais vantagens logo abaixo, confira!

Segurança

Manter seguros e confidenciais os dados da sua empresa é fundamental e nós sabemos disso. Quando falamos em sistema em nuvem, toda a segurança é garantida pelo prestador contratado. 

Aliás, ERP na nuvem é o que há de mais seguro atualmente. Portanto, não é necessário investir tempo e dinheiro em atualizações e políticas contra ciberataques. 

Entretanto, quando a instalação é feita localmente, você e sua infraestrutura de TI são os responsáveis em criar protocolos de segurança. Isso exige maiores investimentos em meios para proteger os dados, já que perdas ou invasões podem trazer problemas a sua empresa.

Além disso, em um ERP na nuvem, os backups são realizados automaticamente e você não precisa se preocupar com isso. Precisou resgatar alguma informação? É só contatar a empresa fornecedora do serviço.

erp em nuvem seguro e eficiente

Mobilidade

Poder acessar todos os dados da sua empresa a qualquer hora e lugar é fundamental atualmente, principalmente depois da pandemia do coronavírus. Essa situação nos mostrou a importância de contar com a tecnologia e ferramentas modernas. 

Além disso, ele é a solução ideal para qualquer contratempo ou compromisso fora do ambiente físico de trabalho. Isso porque permite acessar os dados de forma completa de qualquer lugar e a qualquer momento – basta ter uma conexão estável com a internet.

Redução De Custos

Sim, é possível reduzir custos implementando um software online. Por isso, muitos negócios estão migrando para sistemas de gestão na nuvem. 

Além de ter uma implementação muito mais fácil, ele não requer estrutura de TI, servidores internos e manutenções periódicas. 

Ainda, utilizando um sistema de gestão empresarial web, outros custos podem ser reduzidos devido à eficiência da ferramenta. Isso porque, com relatórios bem organizados, materiais impressos, por exemplo, passam a ser dispensáveis.

Que tal migrar para a gestão em nuvem e economizar no processo? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e entenda como os recursos da sua empresa podem ser poupados e realocados.

Controles Mais Precisos

Conforme já falamos neste artigo, o ERP é um software que permite a centralização e a integração de todos os dados da sua empresa. 

Entretanto, com um ERP com armazenamento na nuvem você tem um acesso em tempo real a todas as informações. Em resumo, é possível gerar relatórios completos e com poucos cliques. 

Logo, você poderá tomar decisões mais acertadas para a sua empresa.

Maior Produtividade

O uso de uma ferramenta de gestão online com tantas possibilidades acaba tornando a sua rotina muito mais ágil. 

Além disso, todos os departamentos da empresa trabalharão de maneira muito mais integrada, o que melhora a comunicação interna e reduz erros e retrabalhos. Assim, como consequência, a produtividade e a economia tendem a aumentar.

erp integrado = sua empresa mais produtiva

Escalabilidade

A escalabilidade é outra grande vantagem do ERP na nuvem para as empresas. 

Como é possível acrescentar ou modificar funcionalidades com poucos cliques, o gestor consegue ajustar o sistema às suas necessidades de forma rápida. Além disso, não vai precisar investir mais em estrutura externa.

Velocidade

Um sistema ERP também permite automatizar alguns fluxos de trabalho, fazendo com que os processos internos sejam mais ágeis e dinâmicos. Isso traz velocidade para a rotina sem prejudicar a qualidade das entregas.

Flexibilidade Máxima

Os ERPs na nuvem têm a flexibilidade como característica, pois podem ser customizados de acordo com as necessidades da empresa. 

Além disso, eles têm interfaces otimizadas para o acesso por diferentes tipos de dispositivos, permitindo que o acompanhamento da operação seja feito a qualquer hora, em qualquer lugar.

Quais Áreas Podem Se Beneficiar Com Um ERP Em Nuvem?

Um ERP na nuvem pode otimizar o trabalho de diversas áreas dentro da empresa: comercial, RH, logística, financeiro, contabilidade, estoque, entre outras. 

Quais empresas devem usar ERP em nuvem?  Empresas que buscam otimizar resultados; Gestores que querem documentos precisos e em tempo real; Companhias que precisam de agilidade na gestão de dados. (Cada tópico embaixo de uma empresinha para simbolizar)

Para as áreas mais estratégicas, o ERP na nuvem também traz muitos benefícios, sendo o principal a possibilidade de acesso rápido a relatórios completos sobre o negócio. Isso permite uma tomada de decisão mais inteligente, feita com base em dados.

Segundo dados de um estudo da IDG Enterprise Cloud Computing Study, algumas áreas estão buscando melhorias com a adoção desse tipo de sistema com mais frequência. Elas são as de análise de dados em tempo real, armazenamento e gestão de dados e de melhorias na gestão da infraestrutura de TI.

Onde Fica Hospedado O Sistema ERP Em Nuvem?

Esse tipo de sistema fica hospedado em servidores remotos, que podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento. Normalmente, esses servidores oferecem também todo o suporte necessário para reparos e manutenções do serviço.

Diferentemente dos ERPs em nuvem, os ERPs locais ficam armazenados em servidores físicos, comprados e armazenados pela própria empresa. Nesse caso, a empresa também fica responsável pela sua segurança e manutenção.

Quais As Desvantagens De Um ERP Em Nuvem?

Apesar de trazer muitos benefícios para a empresa que o adota, o ERP na nuvem também tem alguns pontos negativos, ainda que poucos. São eles:

  • a segurança dos dados fica por conta do fornecedor;
  • ele é menos personalizável do que o sistema local.

Quais As Desvantagens De Um Sistema ERP Local?

Já o ERP local tem algumas desvantagens a mais. São elas:

  • custos imprevisíveis;
  • necessidade de aquisição e manutenção de hardware;
  • grande investimento em segurança da informação;
  • dificuldade para atualizar o sistema para novas versões;
  • personalizações podem atrasar a implementação.

Quais As Diferenças Entre O ERP Local E Em Nuvem?

Se você chegou até aqui, já percebeu ao longo do texto diversas diferenças entre os sistemas de gestão com instalação local e em nuvem, não é mesmo? 

ERP na nuvem x ERP local  (Nuvem:) Acesso via internet Pagamento mensal (Local:) Estrutura interna própria Recursos físicos específicos para o sistema Pagamento único, mais pesado

Mas, para sanar todas as suas dúvidas sobre ERP na nuvem e as principais diferenças entre ele e o local, siga conosco na leitura!

ERP na nuvem x ERP local:

O acesso do ERP na nuvem é feito via internet por um navegador. Além disso, o pagamento é realizado de forma mensal de acordo com os recursos utilizados e/ou o número de usuários.

Já no ERP local, a empresa precisa dispor de uma estrutura interna e recursos físicos para que o sistema funcione.

Em relação ao pagamento, a empresa compra o sistema e realiza a sua administração. Caso precise de algum tipo de suporte, normalmente é pago a parte.

Quais Os Preços De Sistema ERP Na Nuvem X ERP Local?

Os preços dos sistemas podem variar bastante de acordo com as suas funcionalidades. Mas, de modo geral, o ERP na nuvem costuma ter valores mais acessíveis. 

Isso porque, o seu contrato se baseia em uma assinatura mensal, que já inclui as despesas de suporte, treinamento e atualizações.

Já o ERP local exige mais investimentos para a aquisição de uma licença perpétua e todo o hardware necessário para a sua instalação. Além disso, também exige a contratação de pessoas especializadas para a implementação.

Qual O Futuro Do ERP?

Desde a pandemia, o sistema ERP na nuvem deixou de ser encarado somente como uma possibilidade de solução para empresa e passou a ser uma necessidade. 

Atualmente, existe uma tendência do trabalho híbrido e o crescimento de contratos de trabalho remotos. Então, oferecer ao time a possibilidade de acessar os dados sobre a empresa de qualquer lugar é muito importante.

E é comum que bons gestores desejem que a empresa esteja sempre atualizada com as melhores práticas do mercado. Assim, investir em um ERP na nuvem pode ser muito mais vantajoso do que em um sistema local. 

ERP COMPLETO PARA INDÚSTRIAS E DISTRIBUIDORAS  EXPERIMENTE AGORA

Conheça O ERP Online Webmais

A WebMais está no mercado há mais de 15 anos e é pioneira na utilização da computação em nuvem em sistemas de gestão. Somos especialistas em ERP para indústrias e distribuidoras dos mais diversos segmentos. 

Nosso sistema de gestão conta com diversos recursos, automações e integrações, como aplicativo, força de vendas e e-commerce. Tudo isso para otimizar sua gestão e impulsionar resultados. 

Entre em contato e converse com um de nossos consultores para saber como nós podemos auxiliar a sua empresa. Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita.

E para não perder nenhum conteúdo, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as nossas novidades.

2 Comentários “O Que É ERP Na Nuvem, Principais Vantagens E Como Funciona

Deixe um comentário