Entenda O Que É CCQ (Círculos de Controle De Qualidade) e Quais as Suas Etapas!

Entenda O Que É CCQ (Círculos de Controle De Qualidade) e Quais as Suas Etapas!

Toda empresa que deseja se desenvolver e entregar resultados cada vez melhores precisa estar em constante melhoria. O CCQ é uma metodologia com esse objetivo.

Neste artigo, você vai entender como esses grupos funcionam, quais são as vantagens de criá-los na sua empresa e conferir um passo a passo para a implementação.

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Boa leitura!

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O Que É CCQ?

CCQ, ou Círculo de Controle de Qualidade, é uma metodologia que tem o objetivo de identificar pontos de melhorias dentro de uma organização. 

Essas melhorias podem ser as mais diversas — redução de custos, aumento da produtividade, diminuição de perdas, resolução de problemas pontuais e até a melhoria do ambiente organizacional como um todo.

A metodologia envolve um conjunto de atividades realizadas por um grupo de colaboradores da empresa, geralmente voluntários. 

Essas pessoas se reúnem em uma determinada frequência para conversar sobre as melhorias a serem implementadas e suas possíveis soluções.

Nessas reuniões podem ser discutidos temas como motivação do time, identificação de riscos, desenvolvimento de liderança, comunicação, treinamentos, etc.

Qual a História dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ)?

Os CCQs não são novidade no mundo corporativo — eles existem desde a década de 1950, quando foram criados por W. Edwards Deming. Mas quem popularizou a metodologia foi a Toyota, que se interessou pela ideia e começou a usá-la dentro da organização.

A partir daí, várias outras empresas adotaram o Circuito de Controle. Em 1978, havia mais de um milhão de CCQ operando, com 10 milhões de trabalhadores envolvidos. E isso tudo somente no Japão!

No Brasil, o Círculo de Controle de Qualidade começou a ser usado em 1971, por empresas como Johnson & Johnson, Volkswagen e Embraer. Na década de 1980, o conceito se tornou ainda mais popular e, em 1990, ele se consolidou na rotina de empresas nacionais.

Quais São os Propósitos Fundamentais do CCQ?

Como você já sabe, o objetivo do CCQ é identificar pontos de melhoria e encontrar soluções. Para isso, os grupos seguem alguns propósitos fundamentais:

  • contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa;
  • construir um ambiente de trabalho saudável;
  • desenvolver as possibilidades de capacidade mental humana;
  • formar uma mentalidade voltada para a qualidade;
  • evitar e diminuir falhas;
  • aumentar a produtividade no trabalho;
  • melhorar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas da empresa;
  • fomentar novas ideias;
  • reduzir custos e perdas;
  • garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Por Que Implantar os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ)?

Por Que Implantar os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ)?

Identificação de Problemas;
Colaborando Com as Soluções;
Discussão das Melhores Práticas;
Brainstorming de ideias;
Solução de Problemas Simplificada.

Implantar o Círculo de Controle de Qualidade na sua empresa pode trazer uma série de benefícios — afinal, toda melhoria é feita com o objetivo de fazer a empresa produzir mais e melhor, com o menor custo possível. 

Identificação de Problemas

Os funcionários da empresa são as melhores pessoas para identificar problemas na gestão de produção, pois são eles que estão no chão de fábrica, vivenciando o dia a dia da produção. 

Portanto, é natural que, quando eles se juntem, seja mais fácil identificar problemas e entender quais precisam ser solucionados primeiro.

Colaborando Com as Soluções

As pessoas que lidam com os problemas são as mais indicadas para resolvê-las. Como o CCQ é composto por pessoas das mais variadas áreas da empresa, é possível encontrar soluções para diversos tipos de problemas.

Além disso, pessoas que trabalham na solução do problema têm menos resistência às mudanças que, muitas vezes, precisam ser implementadas como solução.

Discussão das Melhores Práticas

As discussões são excelentes oportunidades para que pessoas com atribuições parecidas na rotina de trabalho discutam suas práticas e entendam quais são as mais efetivas.

Brainstorming de ideias

Fazer um brainstorming de ideias é o primeiro passo para encontrar as melhores soluções. 

E, como o Círculo de Controle é composto por pessoas diferentes, não é nenhuma surpresa que nesses encontros surjam muitas possibilidades, aumentando o leque de possíveis soluções.

Solução de Problemas Simplificada

Quem vive o problema todos os dias consegue solucioná-lo de forma muito mais prática. Se uma pessoa de outra área recebesse essa incumbência, provavelmente gastaria mais tempo analisando a situação e pensando em possíveis soluções. 

Por isso, o CCQ é uma ótima forma de encontrar soluções simples e práticas.

Quais São os Problemas que Podem Ser Solucionados com o CCQ?

O Círculo de Controle é uma metodologia muito importante para a produtividade da empresa, seus bons resultados financeiros e também para o bem-estar dos funcionários. Isso acontece porque ele soluciona os seguintes problemas:

  • ambiente inapropriado para a realização de atividades de rotina;
  • falta de integração entre funcionários;
  • conflitos entre os times ou pessoas de uma mesma equipe;
  • alta incidência de retrabalho;
  • reclamações dos colaboradores;
  • baixa produtividade;
  • altos custos de produção;
  • lentidão nos processos;
  • entre outros.

Quais as Etapas Para Implantação do CCQ?

Agora que você já sabe o que é CCQ e quais são os seus benefícios para a organização, vamos falar sobre a sua implementação. 

O primeiro passo é conscientizar o time sobre a importância da formação do grupo — isso pode ser feito por meio de palestras, debates e workshops sobre o tema.

Depois, é hora de formar os grupos e eleger líderes para cada um deles e, então, definir datas para os encontros. 

Também é indicado definir previamente quais temas cada grupo irá trabalhar. Isso vai depender da quantidade de grupos formados e do volume de problemas já identificados para serem resolvidos.

Por fim, cada grupo deve desenvolver um cronograma de atividades e fazer o máximo para cumpri-lo!

Quais São as Ferramentas Usadas Pelos Grupos de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)?

Quais São as Ferramentas Usadas Pelos Grupos de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade)?

fluxograma;
folha de verificação;
diagrama de causa e efeito;
diagrama de Pareto;
diagrama de dispersão;
histograma;
gráfico de controle.

Os grupos de Círculo de Controle de Qualidade podem usar quaisquer ferramentas que julguem úteis, desde um simples caderno até softwares elaborados, como um ERP industrial.

Essas são as ferramentas mais comuns:

  • fluxograma: mostra a sequência e a interação das atividades no processo de melhoria;
  • folha de verificação: é um formulário para organização e apresentação de dados;
  • diagrama de causa e efeito: também chamado de diagrama espinha de peixe, ajuda a identificar a relação entre um problema e suas possíveis causas;
  • diagrama de Pareto: é um gráfico com colunas que ordena a frequência de ocorrências, facilitando a priorização de problemas;
  • diagrama de dispersão: gráfico que analisa a relação entre duas variáveis quantitativas;
  • histograma: gráfico com colunas que mostra a frequência com que um fato ocorre;
  • gráfico de controle: mostra como um determinado indicador varia ao longo do tempo.

Conclusão

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de medir o desempenho dos grupos de CCQ e analisar os resultados que estão entregando. Assim como os processos da empresa, os grupos devem passar por constantes melhorias.

Caso se tornem improdutivos, é necessário encontrar soluções, que podem envolver o convite a especialistas, adição de novos membros e treinamentos.

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Sanon Matias

WebMais

Fundador da WebMais Sistemas, Sanon Matias Fortunato possui mais de 25 anos de experiência em diversas vertentes das tecnologias e gestão empresarial, com ênfase em Indústria e Distribuição. Profundo conhecedor da área comercial, Funil de vendas, CRM, Indicadores, Mídias Pagas, SEO, Inbound Marketing, Adwords, FacebookAds, Rede Sociais, Sucesso de Cliente e Canais de Parcerias.

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