saiba como calcular o oee da sua indústria

O Que É OEE E Como Calcular A Eficiência Dos Equipamentos

Imagem de Sanon Matias

O OEE é um índice usado para medir as entregas feitas pelos equipamentos dentro das indústrias. 

E quem trabalha no setor sabe que a produtividade e a eficiência são dois pontos muito importantes. Isso porque, deles dependem o bom desempenho da empresa e a redução do desperdício de recursos financeiros e materiais.

Mas, além da eficiência dos processos e das pessoas, é fundamental conhecer a eficiência das máquinas. E é aí que entra o OEE!

Continue lendo para conhecer o conceito de OEE e saber como fazer o seu cálculo! Mas, se quiser ajuda direta, fale com nosso time de especialistas e faça um diagnóstico do seu negócio hoje mesmo!

banner produção eficiente com erp webmais

O Que É OEE?

OEE significa Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global do Equipamento, na tradução para o português. Dessa forma, ele é um indicador que mostra a eficiência global das máquinas em uma indústria, tomando como base a sua capacidade de produzir novos itens. 

O Japan Institute of Plant Maintenance foi quem desenvolveu o OEE. De acordo com a instituição, ele deve responder a três perguntas:

  • Com que frequência os equipamentos ficam disponíveis para operação?
  • O quão rápido estão produzindo?
  • Quantos produtos foram produzidos e não geraram perdas na produção?

Portanto, podemos dizer que o OEE traz métricas sobre disponibilidade, qualidade e performance dentro de uma indústria.

Para Que Serve O Indicador OEE?

Calcular o OEE ajuda a gestão de uma fábrica a diminuir os desperdícios e melhorar o desempenho das máquinas. Isso torna toda a operação mais eficiente, pois, a partir dos resultados, é possível planejar otimizações nos processos. 

O indicador ganhou bastante popularidade com a expansão do lean manufacturing, ou manufatura enxuta. Sendo assim, é muito utilizado em indústrias que adotam essa filosofia.  

Uma de suas principais vantagens é que ele apresenta a efetividade dos equipamentos de forma fácil e objetiva. 

Em resumo, o OEE serve para que as empresas monitorem o desempenho de seus equipamentos e identifiquem altas e baixas na produção.

Como você sabe, os indicadores de produção da sua indústria são muito importantes para manter – ou alcançar – os bons resultados. Por isso, o ERP WebMais facilita o seu trabalho de forma simples e segura. Agende uma demonstração gratuita e conheça o sistema especializado em indústrias. 

Qual A Importância De Conhecer O OEE?

O OEE é considerado um indicador integrador de áreas, pois permite que a gestão tenha informações sobre toda a fábrica. Por isso, todos devem trabalhar em conjunto para a sua melhoria. 

Além disso, o OEE também influencia na tomada de decisão estratégica, já que traz dados valiosos sobre a eficiência da produção na empresa.  

aprenda a conhecer o oee

É por meio dele que os gestores conseguem visualizar a real capacidade da indústria em atender a demanda do mercado. Além disso, também traçam planos para tornar os processos cada vez mais eficientes. Até mesmo pequenas melhorias podem trazer grandes impactos para o resultado da empresa.

Por isso que os investimentos feitos na melhoria do OEE costumam trazer retornos rápidos.

Como Calcular A Eficiência Global Dos Equipamentos Da Sua Indústria?

Para fazer o cálculo do OEE, é importante entender que ele se desmembra em três indicadores, como já mostramos no início do artigo. Eles são disponibilidade, performance e qualidade.

Então, para facilitar, a seguir, veja como calcular cada um desses indicadores para conseguir aplicá-los na fórmula!

Disponibilidade

A disponibilidade é o indicador que corresponde aos tempos de parada da linha de produção. Ou seja, eventos como paradas para manutenção, setup ou até mesmo períodos de falta de matéria-prima

Para o cálculo, deve-se considerar as paradas programadas para manutenção preditiva e limpeza. Além disso, também as paradas não planejadas, que costumam acontecer por imprevistos. 

Se uma máquina precisa ficar parada 4 horas por dia, independentemente da razão, o tempo disponível de produção em um dia será diminuído de 24 para 20 horas. 

Para calcular a disponibilidade de um equipamento, você deve usar a seguinte fórmula: 

disponibilidade = (tempo produzindo / tempo programado para produzir) x 100

Performance

A performance é o indicador que representa a relação entre velocidade de produção e a velocidade que cada equipamento foi projetado para ter. 

A redução na velocidade e produção geralmente acontece quando há falhas de operadores ou falta de treinamento. ALém disso, também ocorre quando existem materiais que não atendem às especificações desejadas.  

Se uma máquina leva 20 horas para produzir 1200 peças, mas só produziu 1000, a sua produção naquele dia foi equivalente a somente a 16,6 horas de trabalho. Nesse caso, podemos afirmar que a performance da máquina está abaixo do esperado. 

Para calcular a performance de um equipamento, você deve usar a seguinte fórmula: 

performance = (quantidade de produção real / quantidade de produção teórica) x 1003

Qualidade

Já a qualidade é o indicador que relaciona a quantidade produzida que, de fato, atende aos padrões de qualidade da empresa. 

Para calcular o índice, você deve considerar:

  • A quantidade total produzida em determinado período;
  • Os produtos que estão fora do padrão e serão descartados. Isso representa a quantidade refugada;
  • Quantidade retrabalhada, que são os produtos feitos para suprir as lacunas daqueles que foram descartados.

Mas, para o cálculo da qualidade a qualidade, você deve usar a seguinte fórmula: 

qualidade = (quantidade de itens bons / quantidade total produzida) x 100

Fórmula Do OEE

Depois de encontrar os valores relativos a esses pontos, você pode calcular o OEE aplicando a fórmula:

OEE = disponibilidade x performance x qualidade 

Confira, na imagem, a fórmula em ação:

como calcular o oee?

Quais As Principais Perdas Do OEE?

Dentro do OEE, falamos também sobre algumas perdas de tempo, que podem prejudicar a performance da empresa. Neste tópico, você vai conhecer as seis principais causas para essas perdas.

Quebras E Avarias

Todo tempo que o equipamento deixou de operar por estar quebrado, avariado ou apresentar falhas é considerado perdido. Isso porque, enquanto os reparos não forem feitos, a máquina fica incapaz de desempenhar as suas funções.

Ajustes E Setups

O tempo gasto com ajuste nas máquinas também é computado como perdido. Isso inclui troca de ferramentas, setups, startups e ajustes para regular a qualidade da produção.

Atrasos E Paradas

Esse é um tipo de perda de tempo que é mais difícil de computar. É relacionado a pequenas pausas feitas pelo operador ao longo de sua jornada de trabalho. Essas paradas podem ser feitas para a utilizar o banheiro ou beber água, por exemplo. 

Além disso, nesta categoria, entram ainda os pequenos atrasos no início da produção por conta da demora da chegada do operador no início da jornada de trabalho.

Velocidade Diminuída

Essa perda de tempo está relacionada à diminuição da capacidade produtiva de um equipamento. É o que acontece em um exemplo que já trouxemos aqui – a máquina tem capacidade para produzir 2000 peças em uma hora, mas só está produzindo 1600.

Refugo De Setup

O refugo de setup corresponde à perda de peças que acontece quando está se fazendo a regulagem de uma máquina. Em geral, nesse processo se perdem algumas peças até que os parâmetros ideais sejam encontrados.

Como essas peças serão descartadas, podemos afirmar que houve perda de tempo enquanto elas estavam sendo produzidas.

Refugo De Produção

Já o refugo de produção é relativo à perda de peças que são produzidas dentro dos parâmetros esperados, mas há divergências no resultado e no padrão de qualidade.

Essas peças também serão descartadas, já que estão fora das especificações recomendadas.

Quando Utilizar O OEE?

O OEE deve ser utilizado sempre que for necessário tomar decisões sobre as melhorias na produção líquida. Além disso, sempre que o time de gestão da fábrica tiver dúvidas sobre a eficiência dos processos, o OEE é a melhor forma de encontrar respostas. 

Essas são algumas das perguntas que o indicador pode ajudar a responder:

  • Por que uma máquina consome mais matéria-prima do que outra?
  • Qual máquina passa mais tempo parada e por quê?
  • Algumas máquinas entregam menos produtos, mesmo que nunca tendo quebrado. Por que isso acontece?
  • Como eu faço para a empresa produzir mais?
melhore seu processo produtivo com o erp webmais

Exemplo De Aplicação Do OEE

Vamos exemplificar para facilitar a sua compreensão. Então, comece imaginando uma empresa que atue por 14 horas diárias. Isso significa que, durante as 24 horas do dia, ela permanece fechada por 6 horas.

Duas das 14 horas de expediente são exclusivas para as paradas planejadas, como no horário de almoço. Dessa forma, a produção costuma ser pausada nessas horas, reduzindo o tempo de trabalho para 12 horas.

Do total, é preciso garantir, em média, 3 horas para consertos e manutenções essenciais. Assim, sobram 9 horas de produção. Agora, é hora de calcular a taxa de disponibilidade.

Para isso, você precisa dividir o total de horas disponíveis – nesse caso, 9 horas -, pelas horas originais, que são 12. No fim, o resultado é a taxa de 75% de disponibilidade.

Agora, é preciso buscar a taxa de performance. Para tanto, o gestor deve tomar como base as metas de rendimento ou produção.

Assim, uma produção que deveria ter entregue 1 mil peças em 1 hora de trabalho, mas entregou apenas 900, teve performance inferior. Essa baixa na produção costuma ocorrer por conta das horas de pausa para manutenção e afins.

Em resumo, a sua máquina produziu menos do que poderia. O resultado da taxa de performance é de 90%. É claro, esse exemplo está simplificado para facilitar seu entendimento.

Por fim, vamos completar o cálculo com a taxa de qualidade da produção. Das 900 peças que a máquina produziu, vamos considerar que 350 estão com defeito. Assim, a taxa de qualidade fica em 38%, considerada baixa.

Quais As Vantagens De Medir O OEE?

Por monitorar a operação e integrar diversos setores, o OEE traz alguns benefícios para a linha de produção:

  • Diminuição do desperdício;
  • Identificação de pontos de melhoria;
  • Utilização do tempo de forma inteligente;
  • Melhor aproveitamento dos equipamentos;
  • Redução de falhas;
  • Correção de erros;
  • Entregas dentro do prazo;
  • Aumento dos níveis de qualidade.

Como Potencializar Os Resultados Do OEE?

Além de conhecer o OEE, é fundamental que o gestor de uma fábrica saiba o que fazer para potencializar os seus resultados. Assim, terá uma organização cada vez mais produtiva e, consequentemente, trazendo melhores resultados. 

O primeiro passo para potencializar o OEE é integrar o seu monitoramento com outras ferramentas. Isso vai permitir que todos os setores tenham acesso a todas as informações e trabalhem de maneira mais precisa. 

Outra dica é contar com um sistema que indique o OEE de forma automática e envie um alerta quando ele não estiver de acordo com o esperado. 

Além disso, a empresa pode adotar algumas outras ações. Entre elas, o treinamento de funcionários e a integridade na hora de criar relatórios. Isso vai garantir que todas as informações registradas são verdadeiras e precisas.

banner potencialize resultados com erp webmais

Conclusão

E aí, entendeu para que serve o OEE e como fazer o cálculo? Como vimos, ele é um indicador essencial para medir a produtividade e eficiência do maquinário da sua indústria.

Por isso, é justo dizer que o OEE é bem importante para a sua gestão. Então, que tal melhorar a gestão dos dados que te permitem fazer o cálculo?

Com o ERP WebMais, você controla as informações mais importantes da sua empresa e tem relatórios essenciais para a gestão completa da empresa. Agende uma demonstração gratuita e saiba como o sistema vai facilitar seu trabalho e otimizar seus resultados.

Deixe um comentário