Relatórios Gerenciais e as melhores práticas

Saiba O Que São Relatórios Gerenciais E As Melhores Práticas

Imagem de Sanon Matias

Os relatórios gerenciais são importantes ferramentas para todas as empresas, independentemente do segmento e do tamanho. 

Eles são muito utilizados não só como auxílio para a tomada de decisão, como também para um acompanhamento da gestão e mensuração de resultados. 

É por meio dos relatórios gerenciais que você, gestor, pode ter uma visão mais ampla sobre a sua empresa e consegue se planejar em relação a todos os setores, principalmente o financeiro e otimizar atividades operacionais, aumentando assim a lucratividade do seu negócio. 

Para que você possa saber mais sobre os relatórios e como eles realmente irão te ajudar na gestão do seu empreendimento, fique com a gente neste artigo!

O Que São Relatórios Gerenciais?

Os relatórios gerenciais são documentos que contêm informações relevantes sobre os processos da empresa. Eles possuem objetivos bastante claros em relação à necessidade de cada negócio. 

Além de permitir a análise dos resultados, com eles você pode cruzar os dados de diferentes períodos, assim, a elaboração do planejamento estratégico da empresa fica muito mais fácil, certo? 

Eles ainda podem conter gráficos e tabelas para facilitar o entendimento das informações.

Para Que Servem Os Relatório Gerenciais?

A principal utilidade dos relatórios gerenciais é o auxílio na gestão de uma empresa. É por meio da análise das informações neles contidas que um gestor consegue ter uma visão macro e realista sobre o negócio, entendendo quais são os resultados de cada setor.

A partir disso, é possível entender se as ações previstas no planejamento estratégico estão trazendo os resultados esperados ou se é necessário planejar novas ações.

A análise dos relatórios gerenciais também permite entender quais são os pontos fracos da empresa e ajuda a definir prioridades para os próximos períodos.

Por fim, os relatórios gerenciais são a base para uma tomada de decisão orientada por dados.

Qual Seu Objetivo Na Gestão?

O objetivo de um relatório depende muito do que se deseja analisar a partir das informações que estarão contidas nele. 

Muitos fatores podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, apesar de os mais comuns serem voltados à parte financeira e de planejamento orçamentário.

Uso dos relatórios gerenciais

Existem diversas vantagens associadas ao uso dos relatórios gerenciais, são elas:

  • Mensuração de resultados;
  • Monitoramento de dados;
  • Elaboração de planos empresariais estratégicos baseados nos próprios resultados da empresa;
  • Otimização dos processos;
  • Conscientização sobre a real situação do negócio, permitindo que as decisões sejam tomadas com cautela.

Qual A Importância Dos Relatórios Gerenciais Na Gestão Da Sua Empresa?

Os relatórios gerenciais são ferramentas importantíssimas para a gestão da sua empresa. É por meio deles que você pode ter uma visão global de todo o desempenho do negócio. 

Além disso, você pode realizar uma projeção das demandas e outros aspectos da gestão do seu empreendimento. 

As informações contidas nesses relatórios são de extrema importância no momento da tomada de decisão, já que eles são confiáveis e livres de achismos, oferecendo uma visão realista da empresa.

Relatórios Gerenciais Mais Relevantes

Relatórios gerenciais Mais relevantes

Existe uma série de relatórios disponíveis, dependendo do seu objetivo. Separamos os principais que você vai utilizar no acompanhamento dos processos da sua empresa.

Financeiros

Como já foi dito neste artigo, a maioria das empresas utiliza muito os relatórios financeiros, já que a falta de um controle neste setor pode acarretar em diversos problemas, até mesmo o fechamento do negócio. 

Os relatórios financeiros podem servir como um alerta ao seu empreendimento. É a partir deles que é possível ter uma clareza maior em relação à situação orçamentária e analisar a viabilidade de novos investimentos.

Com ele, é possível ainda verificar se o seu caixa está pronto para as despesas futuras. 

Dentre os relatórios financeiros mais importantes para a análise e controle financeiro da sua empresa, podemos citar:

  • o relatório de fluxo de caixa, que indica todas as entradas e saídas;
  • relatório de contas a pagar e receber;
  • relatório de inadimplência;
  • relatórios de cobrança.
  • Existem outros relatórios importantes para a gestão financeira, mas estes são essenciais para que o seu departamento esteja organizado e eficaz.

Vendas

Com os relatórios de vendas, você consegue não só gerir as vendas realizadas por período, como também realizar uma projeção de vendas futuras, baseado no seu histórico. 

Podemos destacar os seguintes relatórios para que você gerencie suas vendas da melhor maneira:

  • análise de rentabilidade por representante;
  • curva ABC de vendas;
  • entrada de pedido por representante;
  • cadência de vendas por cliente.

Por meio deles, você tem uma visão mais abrangente sobre todos os fatores que envolvem a venda e de posse deles você pode realizar comparações a respeito da sua produtividade, avaliar seus vendedores sobre o cumprimento de metas, entre outros.

Controle De Estoque

Os relatórios de controle de estoque são essenciais para todas as empresas, pois é através deles que você poderá gerir melhor suas matérias-primas e o produto acabado. 

Dentre os mais funcionais estão:

  • necessidade de compra;
  • movimentação de estoque;
  • reserva de produto x pedido;
  • contagem de inventário.

Quais São Os Tipos De Relatórios Gerenciais Mais Importantes?

Você já viu que existem muitos relatórios gerenciais que podem ser usados em uma empresa para ajudar na sua gestão, não é? A seguir, listamos os mais importantes para ajudar você a definir quais farão parte da sua rotina!

Relatório De Fluxo De Caixa

O relatório de fluxo de caixa é o que permite uma análise minuciosa sobre todas as entradas e saídas de valores das contas da empresa.

Sem ele, o gestor corre o risco de deixar passar alguns erros que podem se tornar grandes problemas no futuro, principalmente na hora de fazer as declarações contábeis. 

Além disso, a falta de controle sobre o fluxo de caixa da empresa pode dificultar a gestão dos recursos do negócio.

Isso porque, as informações que esse relatório traz auxiliam o gestor a ter uma visão realista sobre a saúde financeira da empresa e a sua performance no dia a dia.

Relatório De Contas A Pagar

Esse é outro relatório gerencial fundamental para a boa gestão financeira. Além de facilitar o controle sobre as contas, ajuda a entender se os recursos existentes são suficientes para  cobrir os gastos e evita penalidades como cobranças de juros e multas.

Relatório De Contas A Receber

O acompanhamento do relatório de contas a receber permite uma maior previsibilidade sobre o faturamento da empresa, o que é fundamental para uma tomada de decisão com base em dados, principalmente quando se trata de novos investimentos no negócio.

Balanço Patrimonial – BP

Além de ser obrigatório em todo o país, o Balanço Patrimonial é um relatório muito importante para a empresa. Isso porque o documento faz um levantamento de todo o patrimônio da empresa, funcionando como um retrato fiel da sua atual situação financeira.

No Balanço Patrimonial são listadas informações sobre os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa.

Orçamento Empresarial

Nesse relatório gerencial constam informações sobre a previsão de receitas e despesas, possíveis fontes de renda, custos, demandas, metas financeiras, entre outras coisas. 

Assim, é possível fazer uma melhor distribuição de recursos dentro da empresa, garantindo que cada área receba o suficiente para dar continuidade às suas demandas e trazer os resultados esperados.

A definição do orçamento empresarial também é muito importante para o planejamento estratégico, pois ajuda os gestores a traçarem planos condizentes com a sua realidade financeira.

Relatório De Satisfação Do Cliente

Esse relatório gerencial mede não só a satisfação, mas também a fidelidade dos consumidores da marca. 

A partir da sua análise, o gestor pode detectar falhas em processos operacionais e cadeia de produção, tendo como base a opinião do cliente, que é um elemento essencial para o sucesso da empresa.

Relatório De Satisfação Dos Funcionários

Tão importante quanto a satisfação dos clientes é a satisfação dos funcionários; afinal, sem eles, a operação da empresa não é possível. 

Esse relatório ajuda a gestão a traçar planos de retenção de talentos e evitar a alta rotatividade dentro da empresa por meio de estratégias de engajamento e bem-estar.

Como Criar Relatórios Gerenciais Eficientes?

Hoje em dia, é possível criar relatórios gerenciais com muito mais eficiência tendo a tecnologia como aliada. Os sistemas ERP, além de automatizar diversas tarefas da rotina do negócio, armazenam e organizam muitos dados sobre a operação.

Dessa forma, é possível gerar relatórios completos em poucos segundos e ter acesso a números reais e atuais, além daqueles referentes a períodos específicos no passado. 

Essa é uma ferramenta poderosa para os gestores, que podem fazer comparações, ter insights e usar essas informações como base para o planejamento estratégico.

Mas só a tecnologia não é suficiente para que você faça o melhor uso desses relatórios gerenciais.

Por isso, além de contar com um bom sistema ERP, é importante que tenha conhecimento sobre os objetivos do negócio, para saber quais informações buscar e o que fazer com elas.

O Que Deve Ter Em Um Relatório Gerencial?

As informações que fazem parte de um relatório gerencial dependem de uma série de fatores, sendo o principal deles o objetivo da análise do documento.

Outro fator que também influencia na emissão do relatório é o tipo de negócio, já que cada um tem as suas particularidades.

Se você quer analisar finanças, por exemplo, é muito importante que o relatório traga informações sobre movimentação de recursos, contas a pagar e a receber, entre outras coisas. 

Mas se você deseja analisar a situação do estoque, deve criar um relatório com dados sobre a entrada e saída de produtos, histórico de compras, curva abc, etc.

Por isso, antes de criar o relatório gerencial, é muito importante que você tenha objetivos claros e saiba quais indicadores são os mais importantes em cada âmbito do negócio.

Dicas Para Tomar Decisões Baseadas Em Relatórios

Lendo até aqui, você certamente já entendeu que os relatórios gerenciais são muito importantes para o processo de tomada de decisão na empresa, não é mesmo?

Confira, então, as nossas dicas para um processo decisório mais acertado com base nos relatórios da sua empresa:

  • comece analisando as informações principais: antes de analisar detalhes, cheque se as metas foram cumpridas de acordo com o planejamento;
  • identifique os melhores e piores resultados: quando você faz isso, consegue encontrar boas oportunidades e ter insights interessantes;
  • priorize os pontos de alavancagem: ou seja, aqueles produtos ou serviços que têm mais potencial de crescimento;
  • crie relatórios completos: quanto mais completos eles forem, mais rica será a sua análise;
  • trace um plano de ação a partir da análise: para que o negócio possa colher os frutos desse trabalho, é essencial transformar a sua análise em planos de ação.

Relatórios Gerenciais Mais Acessados Do ERP WebMais

Como você percebeu com a leitura deste artigo, os relatórios gerenciais são de extrema importância para que o gestor possa administrar a empresa com maestria.

 A WebMais Sistemas conta com diversos relatórios gerenciais em seu ERP, dentre eles:

  • Curva ABC de vendas: este relatório possibilita a identificação dos seus produtos mais e menos vendidos em um período determinado. Com isso, você sabe quais produtos precisa ter em maior quantidade em seu estoque, por ter um maior giro;
  • Rentabilidade da empresa: aqui você verifica a margem de lucro de cada produto, assim, de posse da curva ABC você verifica qual produto te gera um maior lucro, já que às vezes o produto mais vendido pode não ser o que tem a maior margem;
  • Evolução de faturamento: ele mostra o faturamento por cliente por período, além de apresentar a frequência de compra deste cliente e a quanto tempo ele não compra de você. você pode agrupar não só por cliente, mas por produto ou representante também;
  • Fluxo de caixa previsto/realizado: este relatório você visualiza todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa, podendo optar entre o previsto e o realizado;
  • Notas emitidas por período: neste relatório você acessa todas as notas fiscais emitidas num determinado período, bem como os impostos atrelados a cada uma delas;
  • Posição geral do estoque: aqui você verifica a quantidade real de produtos em seu estoque e também o custo de cada mercadoria;
  • Gastos por centro de custo: aqui você acompanha quanto de crédito ou débito cada centro de custo teve no período.

2 Comentários “Saiba O Que São Relatórios Gerenciais E As Melhores Práticas

Deixe um comentário