homem-mão-rosto-pensando

Como garantir a segurança dos dados na sua empresa?

Você sabe qual a importância da segurança dos dados e como um ERP na nuvem ajuda a proteger as informações da sua empresa? A segurança de dados é essencial para qualquer negócio que conte com processos digitalizados. Nesses casos, as organizações precisam garantir a integridade das informações (tanto de clientes, como da própria empresa) que serão confiadas à sua gestão.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre segurança de dados, além de apresentar as vantagens de contar com um ERP na nuvem e como essa ferramenta pode auxiliar na tomada de decisão do gestor. Quer saber mais? Então, continue lendo!

O que é segurança de dados? 

Resumidamente, a segurança de dados nada mais é do que a proteção das  informações da sua empresa contra acessos maliciosos ou equivocados, sequestro, roubo ou modificação não autorizada de seu conteúdo. Em todos esses casos, o sucesso e a estabilidade do negócio ficam comprometidos. 

Por isso é tão importante garantir que os dados do seu negócio estejam protegidos. E é aqui que entra a segurança de dados, para garantir a confidencialidade dessas informações, afinal, praticamente todas as empresas estão suscetíveis de sofrerem ataques cibernéticos, que comprometem gravemente dados essenciais para o negócio.

O que é o ciberataque? 

O roubo de dados pode comprometer o funcionamento de toda a operação dentro da empresa. Nesse cenário, destaca-se o ciberataque, que nada mais é do que uma invasão de computadores e dispositivos com o objetivo acessar os dados de maneira ilegal. 

Com esse tipo de ataque, informações sensíveis podem ser roubadas,  expostas ou até mesmo alteradas. A invasão pode ser feita por meio de links não confiáveis enviados por e-mail, por exemplo. 

Para garantir a proteção dos dados, é importante contar com a criptografia de dados. Ela é uma das melhores formas de aumentar a segurança das informações, evitando as invasões cibernéticas, por impedir o acesso aos dados criptografados. 

Mas qual é a verdadeira importância da segurança da informação? É o que vamos ver a seguir. Confira!

Qual a importância da segurança da informação

No mundo dos negócios, as tentativas de invasão e espionagem são uma realidade que precisa ser evitada para a proteção da empresa e dos colaboradores. Por isso, garantir a integridade dos dados é fundamental e é aqui que a segurança da informação ganha relevância. 

Essa medida é responsável pela proteção dos ativos da empresa, impedindo o vazamento dos dados e assegurando o sigilo das informações dos clientes. Com isso, as relações entre a sua empresa e esses consumidores se tornam mais transparentes, de modo que eles sentem que podem confiar no seu negócio. 

Mas como garantir que os dados fiquem realmente protegidos? Descubra a seguir algumas medidas que podem ajudar!

erp na nuvem webmais

Como garantir a segurança dos dados 

Para proteger os dados do seu negócio e dos seus clientes é primordial ter uma política de segurança de informação na empresa. Além disso, outras medidas podem ser tomadas nesse sentido. Confira, a seguir, o que deve ser feito para proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes. 

Utilizar a tecnologia a seu favor

Uma forma bastante eficiente de garantir a segurança dos dados é contar com  sistemas de gestão que tenham armazenamento em nuvem. Esse modelo de ferramenta tecnológica protege até as informações mais sensíveis e permite que os dados sejam acessados em qualquer dispositivo. 

Assim você não fica dependente de apenas um dispositivo para encontrar as informações que precisa. Isso é vantajoso, principalmente no caso de invasão ou quebra de um computador ou notebook. Como os dados estão armazenados na nuvem, o risco de perdê-los é muito menor. 

Ter atenção à legislação 

Com a transformação digital se intensificando cada dia mais, houve a necessidade de oficializar uma legislação que controlasse o tratamento de dados. É o caso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), criada com o objetivo de garantir a segurança das informações sensíveis dos clientes. Ela estabelece algumas diretrizes para as empresas, que precisam da permissão dos consumidores para tratar seus dados. 

Então, se você quer garantir a segurança das informações e uma maior transparência na relação com os clientes, precisa, obrigatoriamente, seguir todas as coordenadas que a LGPD estabelece. 

Analisar o desempenho dos serviços 

Sistemas inovadores, baseados em inteligência artificial, podem identificar ações cibernéticas atípicas, que demandam investigação. Com esse tipo de análise, é possível evitar que sua empresa sofra ataques virtuais e comprometa os dados do negócio e dos clientes. 

Agora que você já sabe como proteger informações tão importantes para o bom funcionamento da empresa, que tal conhecer uma ferramenta especializada que pode te ajudar nesse processo? Veja no tópico a seguir!

Como o ERP WebMais garante a segurança dos dados do seu negócio? 

A WebMais Sistemas foi uma das pioneiras em utilizar a tecnologia cloud em sistemas ERP, onde nossos servidores estão sob domínio da Equinix, a mais segura rede de cloud computing do mundo.

Esta tecnologia garante a segurança das informações da sua empresa e dos seus clientes, permitindo, inclusive, um acesso remoto do sistema. Além disso, o software realiza backups periódicos, evitando que você perca dados importantes e sensíveis. Assim, sua equipe não precisa se preocupar em realizar esses backups, eles são feitos de forma automática pelo sistema.

Outra grande vantagem é que você otimiza a produtividade da equipe e reduz os custos do negócio com um ERP online. Ainda, o processo de implementação de um  sistema em nuvem também é mais simples, já que não é necessário atrelá-lo ao servidor da organização. Tudo acontece em um ambiente virtual super seguro. 

Quer saber mais sobre o ERP da WebMais e garantir a segurança dos dados mais importantes para a sua empresa? Então fale com um consultor e tire todas as suas dúvidas!

2 Comentários “Como garantir a segurança dos dados na sua empresa?

Deixe um comentário

10 + 17 =