conheça o cloud erp

O Que É Cloud ERP, Benefícios E Como Funciona

Imagem de Sanon Matias

Cloud ERP é um sistema de gestão que usa a computação em nuvem para o armazenamento de informações. Assim, todos conseguem acessá-las de onde estiverem, sem a necessidade de usar as máquinas da empresa.

Essa é uma forma prática, segura e estável de gerenciar as atividades de todas as áreas do negócio. 

Mas não é só isso! Ao mesmo tempo, você pode adaptar a empresa às mudanças trazidas pela transformação digital.

Neste artigo, você vai entender como cloud ERP ajuda a ter uma visão geral da organização. Também vamos trazer conhecimentos detalhados sobre o que acontece em cada setor.

Depois de saber mais sobre o conceito, que tal ver um cloud ERP em ação na prática? Agende uma demonstração gratuita do ERP WebMais e saiba como o sistema opera de forma online, em nuvem, e facilita seu trabalho.

Vamos para o texto. Boa leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É Cloud ERP?

O cloud ERP ou ERP na nuvem é um sistema de gestão de empresas que hospeda todos os seus dados na nuvem, como o nome indica. 

Esses dados são acessados via internet. Sendo assim, qualquer pessoa que esteja autorizada pode consultá-los de onde estiver — basta que tenha uma conexão.

Como Funciona O Cloud ERP?

O cloud ERP é uma aplicação oferecida de forma remota, ou seja, não é necessário instalar um software no computador. Dessa forma, para acessar o sistema, os usuários devem somente acessar uma página via internet e fazer o seu login.

Sendo assim, a empresa não precisa investir em servidores, licenças, manutenção e máquinas. O único investimento é a taxa de utilização do cloud ERP, que pode ser cobrada de forma mensal, trimestral, anual, etc.

Isso também permite que esse tipo de sistema seja vendido de forma personalizada. 

Em outras palavras, a depender do seu tipo de negócio, você pode ter acesso a partes diferentes do sistema. Isso significa que vai trabalhar com um software que tenha exatamente as funcionalidades que o seu negócio precisa.

Quais São Os Tipos De ERP?

Além do cloud ERP, que você já conhece, existem outros tipos de sistemas disponíveis no mercado. São eles:

  • ERP engessado: é o mais barato, mas tem poucas funcionalidades. Sendo assim, é indicado para empresas pequenas e iniciantes, que não realizam muitas tarefas em sua rotina;
  • ERP legado: um tipo mais antigo, que já não recebe atualizações;
  • ERP verticalizado: é o sistema que é utilizado em apenas uma área da empresa, como um sistema voltado exclusivamente para gestão de estoque, por exemplo.

Quais Áreas Podem Utilizar O Cloud ERP?

A principal vantagem de utilizar um ERP na nuvem é que ele permite uma integração entre todos os setores da empresa. Ou seja, todas as informações sobre todas as áreas ficam centralizadas e organizadas em um só lugar.

O ERP na nuvem pode beneficiar as seguintes áreas:

  • Comercial;
  • Financeiro;
  • Operações;
  • Estoque;
  • Logística;
  • Contabilidade;
  • Compras;
  • Gestão de pessoas;
  • Análise de riscos.
ERP completo, integrado e para todas as ocasiões CONHEÇA O ERP WEBMAIS

Quais Os Benefícios Do Cloud ERP?

Adotar um cloud ERP traz diversos benefícios para o negócio, com mais estabilidade e segurança, além de praticidade para o dia a dia.

Economia

Como já falamos aqui, a adoção de um cloud ERP dispensa investimentos em equipamentos como servidores e computadores. 

Além disso, a taxa para a sua utilização costuma ser mais barata do que as licenças de softwares locais, que normalmente são vitalícias.

Rapidez

O cloud ERP também é mais veloz e ajuda a automatizar alguns fluxos de trabalho na empresa. Por isso, os processos acontecem de forma mais dinâmica, fazendo com que o tempo que sobra possa ser investido em outras coisas.

Decisão Assertiva

O cloud ERP organiza informações sobre todas as áreas do negócio. Assim, dá para ter uma visão ampla sobre a empresa e, ao mesmo tempo, mais detalhes sobre cada área – o que facilita muito a tomada de decisão.

Segurança

No cloud ERP, quem fica responsável pela segurança da plataforma é o provedor, uma empresa com boa estrutura e profissionais altamente especializados em segurança da informação. Ou seja, a sua empresa pode ficar tranquila em relação a isso.

Além disso, os dados que são salvos em nuvem não correm o risco de serem perdidos caso algumas das máquinas da empresas quebrem!

Mobilidade

Como já falamos aqui, basta ter acesso à internet para acessar as informações em nuvem. 

Isso permite que os dados sobre o negócio sejam acessados de qualquer lugar – o que é essencial hoje em dia. Isso porque o trabalho híbrido e o home office já se tornaram realidade para muitos profissionais.

O Cloud ERP pode ser usado de qualquer lugar!

(Gestor na praia, com um notebook e um "ERP" na tela)

Maior Produtividade

A integração, a velocidade e a automação fazem com que todo o trabalho seja feito de forma mais ágil. Isso, sem dúvidas, traz mais produtividade para todo o time!

Flexibilidade

Outra grande vantagem do cloud ERP é que eles são fáceis de usar e adaptáveis à realidade de cada empresa. 

Ou seja, você vai pagar somente pelas funcionalidades que precisa. Assim, enquanto economiza, você ainda garante que o seu time tem acesso a todos os módulos que podem facilitar a sua rotina de trabalho.

ERP Na Nuvem E ERP Local: Quais As Diferenças?

O ERP local é aquele que não utiliza a computação em nuvem para o armazenamento de dados, e sim os servidores da própria empresa.

Por isso, ele precisa ser instalado em cada máquina e gerido pelo time interno de TI. Essas características tornam a sua implementação mais cara, já que é preciso investir em equipamentos e ter esses profissionais disponíveis para manutenção.

Outra diferença é que as informações, nesse caso, só podem ser acessadas usando computadores que tenham o sistema instalado, já que o acesso não é feito via internet.

Como Escolher O ERP Ideal?

Para escolher o ERP ideal para o seu negócio, o primeiro passo é fazer um levantamento sobre as suas necessidades. Isso requer conhecimento sobre as rotinas empresariais e uma análise minuciosa de todos os processos realizados internamente.

Isso vai ajudar a selecionar algumas opções. Depois, para eleger uma delas, pesquise sobre o fornecedor, procurando saber sobre a sua reputação, atendimento, suporte e assistência na implementação. 

A nossa dica é que você converse com outros clientes que já adotaram o cloud ERP de cada fornecedor no seu negócio!

O ERP WebMais transforma os resultados das indústrias e distribuidoras - para melhor! EXPERIMENTE AGORA

Conclusão

E se você tem uma indústria ou distribuidora, não pode deixar de conhecer o ERP Webmais, desenvolvido especialmente para esses tipos de negócio.

Além de ser um cloud ERP, o nosso sistema tem funcionalidades específicas que garantem uma gestão ponta a ponta, além de um suporte diferenciado.

Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e conheça o ERP WebMais. Nosso time de especialistas está pronto para explicar como o sistema vai facilitar e otimizar todos os processos da sua indústria ou distribuidora.

Deixe um comentário