Kanban:O que é, objetivos, tipos e diferença doScrum!

Entenda O Que É o Kanban e Como Funciona Esse Método!

Você já ouviu falar do Kanban? Ela é uma palavra de origem japonesa e pode ser traduzida como “cartão” ou “sinalização”. Ele é fundamental para que a área de gestão de projetos consiga gerenciar suas demandas de forma ágil e eficaz.

Mas se você ainda não o conhece e deseja aprender um pouco mais sobre essa técnica, não deixe de conferir este post! 

A seguir você terá acesso a tudo o que precisa saber sobre o método Kanban e aprenderá a colocá-lo em prática em seu negócio! 

Vamos lá?

O Que É Um Sistema Kanban?

Kanban é um sistema visual de gestão de trabalho, que busca conduzir cada tarefa por um fluxo pré definido de trabalho. Também conhecido pelo nome de gestão visual, pois faz uso de cartões coloridos para sinalizar cada tarefa.

O método pode ser considerado também como uma metodologia ágil exatamente por ter o objetivo de evitar a procrastinação e render mais no dia a dia. Isso acontece porque todo o sistema é pautado de uma forma organizada para tornar  o workflow mais produtivo.

Portanto, o método Kanban pode ser descrito como um processo para melhorar gradualmente tudo o que você faz.

Como e Quando Surgiu o Kanban?

O Kanban surgiu nos anos de 1940 no Japão, na fábrica da Toyota. Idealizado por Taiichi Ohno, ele era um único cartão que sinalizava a conclusão do processo produtivo, “puxando” as novas demandas para a produção.

Seu objetivo era simples: facilitar o controle do estoque de materiais, promovendo harmonia entre almoxarifado e linha produtiva. Porém, foi em 2004 que o método nasceu.

David J. Anderson, especialista em metodologias ágeis, trabalhou em cima dos estudos de Ohno e outros, como Peter Drucker e Eli Goldratt, para a criação do Kanban como conhecemos hoje.

Exemplo de Kanban

Para entender melhor o que explicamos até aqui, veja um modelo de Kanban:

Modelo de Kanban

No exemplo temos três colunas. Perceba que um cartão já foi movimentado da coluna “A fazer” para “Em andamento”, e que dois já foram concluídos (ou seja, duas atividades já finalizaram). 

No quadro Kanban acima existem ainda três cartões cujas atividades não iniciaram.

Qual É o Objetivo do Kanban?

O foco da metodologia é priorizar a produtividade e a organização das entregas. O objetivo é proporcionar um trabalho mais transparente e direcionado.

Isso é possível graças ao seu método evolutivo, que busca fugir de disrupções. Ao seguir seus princípios, é possível melhorar seu fluxo de trabalho, aumentando o valor entregue aos clientes.

No Kanban, a melhoria contínua é uma missão de todos, por isso deve-se incentivar a participação ativa, inclusive com atos de liderança, de todos os colaboradores, não apenas de gerentes.

Dessa forma, é possível identificar gargalos potenciais em seu processo. Ao corrigi-los, você otimiza o fluxo, reduz custos, maximiza a velocidade de entregas  e aumenta o rendimento ideal.

Quais as Principais Características do Kanban? 

O sistema Kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.

Quais São os Tipos de Kanban?

O método se divide em 3 tipos: produção, movimentação e e-Kanban. A seguir, explicamos detalhadamente cada um deles:

Kanban de Produção

No modo Kanban de produção, os murais normalmente são divididos em três partes: para fazer (to do), fazendo (doing) e feito (done).

Todas as atividades em desenvolvimento são anexadas em cada uma dessas seções, que contam com uma descrição resumida da tarefa a ser executada, o horário de início e limite e o colaborador responsável.

Kanban de Movimentação

É utilizado por departamentos envolvidos em uma determinada tarefa que recebem uma notificação para iniciarem a produção ou aguardarem um alerta para realizá-la.

E-Kanban

É uma adaptação do procedimento japonês para o ambiente digital. Esse modelo permite maior agilidade e eficiência para processos de comunicação interna das empresas.

Pode ser adaptado a um software de gestão empresarial ou a sistemas e aplicativos voltados para tablets e smartphones, por exemplo.

Quais as Vantagens e Desvantagens do Sistema Kanban?

Como toda metodologia, o Kanban possui vantagens e desvantagens atreladas ao seu uso. Vamos conhecê-las?

Vantagens do sistema Kanban

Evita que seus colaboradores fiquem ociosos;
Reduz o tempo gasto para a execução dos processos;
Elimina atividades que não agregam valor à equipe.

Vantagens

Em todo o mundo, inúmeros empreendimentos já desfrutam dessas vantagens e conseguem encontrar um nível ideal de produtividade, que se mantém contínuo e com menos falhas.

Dentre todas as vantagens desse sistema, podemos destacar:

  • Ela evita que seus colaboradores fiquem ociosos, pois você saberá exatamente em que estão trabalhando e quando finalizaram algum projeto;
  • Reduz o tempo gasto para a execução dos processos, aumentando assim a sua produtividade;
  • Elimina atividades que não agregam valor à equipe, reduzindo também os custos.

Desvantagens

Esse sistema possui poucas desvantagens, mas a principal é que ele foi desenvolvido para um sistema de produção em série. Assim, caso imprevistos aconteçam, o sistema pode se comprometer.

Além disso, a falta de disciplina dos colaboradores também pode afetar todo o sistema.

Onde o Kanban Pode Ser Aplicado?

No início, o método era aplicado somente em indústrias, porém, hoje ele é aplicado nos mais diferentes setores, incluindo empresas de desenvolvimento de software.

Ele pode ser aplicado em qualquer projeto, seja ele corporativo (independente do nicho e do setor interno, tanto no escritório, como no chão de fábrica ou no setor de vendas), ou mesmo pessoal.

Qual a Diferença Entre Scrum e Kanban?

Muitas pessoas acabam confundindo o Kanban com o scrum, ou pensam que esse último necessita obrigatoriamente do primeiro para funcionar, mas não é exatamente assim.

O scrum é um método ágil voltado para a gestão de projetos. Ele é bastante utilizado por equipes que desenvolvem softwares, o que se deve ao fato de reunir um conjunto de boas práticas. O objetivo é facilitar o trabalho executado por equipes dessa natureza, como lista de requisitos que devem ser atendidos, reuniões periódicas, feedbacks constantes sobre o produto, etc.

Por sua vez, o quadro Kanban é um sistema que ajuda no trabalho da equipe, como uma linhagem de produção. Essa ferramenta não é prescritiva e não estipula regras para que o trabalho seja realizado adequadamente, apenas permite que o time do projeto faça as suas atividades com maior clareza e colaboração. 

Sendo assim, o método não pode ser utilizado como um substituto para o scrum, mas os dois podem ser combinados para resultados mais eficazes.

Conclusão

Como vimos, o Kanban vem sendo bastante utilizado por empresas de vários nichos em todo mundo. Essa metodologia aumenta a eficiência dos processos e permite maior flexibilidade em todos os ramos da empresa.

E para o seu negócio, que tal aproveitar dos benefícios desse método incrível?

Esperamos que o conteúdo sirva de guia para uma implementação mais eficaz do Kanban!

Se você se identifica com esse tema, continue acompanhando nosso blog!

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