Controle de Qualidade: O que é, para que serve e aplicação?

Entenda O Que É Controle de Qualidade, Para Que Serve e Como Aplicar na Sua Empresa!

O controle de qualidade é uma forma de verificar se os produtos criados por uma empresa atendem aos requisitos de qualidade e são seguros para uso pelos consumidores. 

Dessa forma, a empresa consegue fazer melhores entregas e ainda garante a satisfação dos consumidores.

Para verificar a qualidade de um produto, existem uma série de ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas. Neste artigo, vamos falar sobre algumas delas e mostrar a importância de fazer o controle de qualidade dentro da empresa!

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O Que É Controle de Qualidade?

O controle de qualidade é um conjunto de ações que verificam um produto desenvolvido por determinada empresa atende aos padrões de qualidade e identificam problemas em sua fabricação.

Além disso, o controle de qualidade ajuda a equipe a enxergar mais à frente, antecipando possíveis desvios no processo de fabricação. Assim, é possível fazer correções antes que esses problemas causem prejuízos para a empresa.

Para Que Serve o Controle de Qualidade?

O principal objetivo do controle de qualidade é garantir que um produto cumpra os seus requisitos mínimos de qualidade, funcione corretamente, seja livre de defeitos e seguro para os consumidores. 

Também é importante garantir que ele satisfaça as necessidades do cliente!

As ações de controle de qualidade também são utilizadas por empresas que desejam padronizar seus processos. A padronização traz muitas vantagens para as organizações, principalmente indústrias.

Quando todos os processos são padronizados, o número de erros diminui, assim como o número de perdas e a incidência de retrabalho. Como consequência, a empresa consegue ser mais produtiva e criar produtos de maior qualidade.

Quais os Benefícios do Controle de Qualidade?

Quais os benefícios do controle de qualidade?

Controlar a qualidade de tudo o que é produzido dentro da empresa traz muitos benefícios. Conheça alguns:

  • aprimoramento dos métodos de produção;
  • redução de erros;
  • desenvolvimento de produtos mais seguros e com maior qualidade;
  • mais satisfação para o cliente;
  • aumento nas vendas;
  • redução de custos;
  • uso mais eficaz dos recursos da empresa;
  • padronização;
  • criação de uma cultura de qualidade dentro do negócio.

Como É Feito o Controle de Qualidade?

As estratégias de controle de qualidade podem variar bastante de uma empresa para a outra, pois é necessário considerar suas particularidades antes de escolher o método mais adequado. 

Mas, de modo geral, o controle sempre envolverá a testagem de produtos e a sua avaliação de acordo com os requisitos mínimos estabelecidos para cada um deles.

Se os produtos forem aprovados nos testes serão enviados para a venda. Caso sejam reprovados, a equipe responsável pelo controle deverá indicar quais são os defeitos encontrados para que sejam estudadas possíveis melhorias nos processos de fabricação.

A seguir, conheça as principais etapas do controle de qualidade!

Principais etapas do controle de qualidade

Análise de Processos

O resultado da análise de processos é o desenho do fluxo de atividades de produção, indicando aquelas que são consideradas gargalos ou têm desempenho abaixo do esperado. 

Analisando cada processo, é possível identificar pontos de melhoria e avaliar questões como custos, tempo, qualidade e impacto de cada processo no resultado final.

Corrija as Falhas e Capacite Sua Equipe

Esta é a etapa mais desafiadora da gestão de qualidade, mas uma das que podem trazer melhores impactos no resultado. Corrigir falhas é um processo que deve envolver todo o time, inclusive as pessoas que trabalham com o processo em questão no seu dia a dia.

O primeiro passo é conversar com o time e explicar qual é a falha e o que será feito para corrigi-la. É importante conscientizar a equipe sobre a importância da melhoria, para que todos se engajem nas atividades propostas.

A correção de falhas está diretamente relacionada à capacitação de pessoas, por isso, se for necessário, ofereça os treinamentos indicados para que as pessoas tenham os conhecimentos que precisam para melhorar o seu desempenho no trabalho.

Satisfação do Cliente

Desenvolver produtos de qualidade também está relacionado à satisfação do cliente. Quanto mais satisfeitos os consumidores estiverem, maiores as chances de fidelização e indicação para pessoas conhecidas.

Para isso, é imprescindível ter canais de comunicação com os clientes, por meio dos quais ele possa fazer reclamações, resolver problemas, tirar dúvidas ou até mesmo fazer elogios. 

Também é muito importante fornecer previamente todas as informações que alguém precisa para fazer bom uso do produto, como instruções de utilização, cuidados e conservação.

Quais São as Ferramentas Para Controle de Qualidade?

Existem muitas ferramentas de controle de qualidade, sendo as mais famosas:

  • Ciclo PDCA;
  • Diagrama de Pareto;
  • Histograma;
  • Diagrama de Ishikawa;
  • Carta de Controle;
  • Folha de Verificação;
  • Fluxograma de Processos.

Neste artigo, vamos falar de forma mais aprofundada sobre duas delas: Ciclo PDCA e Diagrama de Pareto!

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão de qualidade que tem como principal objetivo trazer melhorias contínuas aos processos de uma empresa. PDCA é a sigla para Plan, Do, Check, Act, que, na tradução, significa planejar, fazer, checar e agir.

Saiba mais sobre cada uma das etapas:

  • Plan: envolve a análise de processos e o levantamento de dados sobre aquele que será o focos do primeiro plano de ação, além, do planejamento das ações que serão colocadas em prática nas próximas etapas;
  • Do: é a etapa de execução, na qual todo o time vai executar o que foi planejado;
  • Check: na etapa de checagem, o time responsável pelo ciclo vai verificar quais ações estão sendo eficazes e quais estão gerando poucos resultados;
  • Act: por fim, serão analisados os resultados a fim de obter insights para o próximo ciclo. Esses insights podem ser usados como base para a etapa de planejamento do ciclo seguinte.

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é uma representação gráfica da Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20. 

De acordo com a lei, 80% dos resultados decorrem de 20% das ações. Portanto, cabe ao time de controle de qualidade descobrir quais são esses 20% de ações que trazem mais resultados e trabalhar para otimizá-las.

Para isso, é preciso coletar dados, organizá-los e analisá-los cuidadosamente. Dessa forma, é possível identificar também quais são as principais causas para os maiores problemas da empresa e traçar planos para corrigi-los.

Qual a Relação Entre Controle de Qualidade e ISO 9000?

ISO 9000 é uma série de normas internacionais que foram criadas com o objetivo de estabelecer requisitos e recomendações de qualidade, além de indicar a forma mais adequada de gerenciar operações dentro de uma empresa.

Seguir as normas da ISO 9000 é uma forma de garantir a qualidade dos produtos, assim como a segurança nos processos de fabricação.

Para receber as certificações ISO 9000, a empresa deve cumprir alguns requisitos, como:

  • documentação dos processos de gestão;
  • criar descrições dos cargos considerando os requisitos ISO;
  • preparar um manual de qualidade;
  • se submeter a avaliações periódicas de padrões.

O processo de certificação não é rápido e nem simples, mas dá à empresa mais credibilidade perante o mercado, pois essa é uma forma de comprovar o seu compromisso com a qualidade.

Conclusão

Fazer um bom controle de qualidade é uma forma de garantir produtos sem defeitos, processos mais eficientes, equipe mais engajada e clientes satisfeitos. Para conseguir usufruir desses benefícios, é preciso seguir algumas boas práticas.

Uma delas é estar constantemente aplicando melhorias aos processos da empresa, assim como acompanhar as reclamações e os feedbacks dos clientes.

Também é importante estar sempre analisando os resultados das ações aplicadas, de modo a encontrar aquelas que geram mais resultados com menos esforços.

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