a iso 9001 na sua empresa

ISO 9001: O Que É O Selo E Para Que Serve

Imagem de Sanon Matias

Muitas dúvidas podem surgir a respeito da implantação da ISO 9001. Isso porque essa qualificação é rigorosa ao estabelecer os padrões de qualidade que uma empresa deve seguir.  

Utilizar este tipo de selo de qualidade nos seus produtos ou serviços faz com que aumente a percepção de qualidade e segurança dos consumidores em relação a sua marca. 

A princípio, mesmo que esse processo seja rigoroso, ele é fundamental para manter o padrão de qualidade das indústrias. Por isso, neste artigo, respondemos as principais dúvidas sobre a Certificação ISO 9001. Continue lendo!

Mas, se quiser partir direto para a prática e iniciar o processo para a ISO 9001, experimente agora o ERP WebMais. O sistema vai facilitar a sua gestão e otimizar os processos necessários para a certificação.

banner mais qualidade de produção com o erp webmais

O Que É ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de sistema de gerenciamento de qualidade. Em outras palavras, a ideia é fornecer diretrizes a serem seguidas pelas organizações. Dessa forma, cria-se um sistema de gerenciamento de qualidade. 

A norma é desenvolvida e publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO), e está atualmente em sua revisão de 2015. 

Ela é projetada para ajudar as organizações a garantir que elas estejam fornecendo produtos e serviços que atendam às exigências dos clientes. Isso também incentiva a melhoria contínua de seus processos. 

Para atingir estes objetivos, a ISO 9001:2015 exige que as organizações implementem um sistema de gestão de qualidade. Nesse sentido, ela traz um conjunto de processos e procedimentos para planejamento, controle e melhoria da qualidade de seus produtos e serviços. 

As organizações que implementam um sistema de gestão de qualidade baseado na ISO 9001 podem ser certificadas pelo órgão responsável. Assim, podem mostrar que atendem aos requisitos da norma. 

A obtenção da certificação fornece às organizações uma credencial valiosa. Ou seja, ela pode ser usada para demonstrar seu compromisso com a qualidade e a melhoria contínua para clientes, fornecedores, investidores e outras partes interessadas. 

Ao mesmo tempo, a certificação também pode ser usada como uma ferramenta de marketing para ajudar a conquistar novos negócios.

Quando Surgiu O Selo ISO 9001?

O selo ISO 9001 está em uso desde 1987. Na data, a Organização Internacional de Normalização lançou a primeira versão de seus requisitos de sistemas de gerenciamento de qualidade. 

Contudo, a versão mais recente dos requisitos foi lançada em setembro de 2015. A ISO 9001 é uma norma voluntária, o que significa que as empresas podem optar por adotá-la ou não. 

Entretanto, muitas organizações decidem conquistar o selo porque isso as ajuda a melhorar seus sistemas de gestão de qualidade. Então, como resultado, acabam melhorando seu desempenho geral. 

A norma ISO 9001 contém requisitos, em vez de regras prescritivas. Sendo assim, ela pode ser adaptada para garantir que atenda às necessidades específicas de uma empresa.

banner iso 9001 para sua empresa

Para Que Serve A ISO 9001?

ISO 9001 Quality Management System (QMS) é uma norma reconhecida internacionalmente que especifica os requisitos para um QMS (Quality Management System). 

O QMS é uma abordagem sistemática para atender aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis. Portanto, se usado corretamente, ele aumenta a satisfação do consumidor por meio da melhoria contínua, além de reduzir o risco de uma organização. 

A ISO 9001:2015 especifica os requisitos para um SGQ. Nele, as organizações definem os requisitos, processos e recursos necessários para permitir que uma organização forneça consistentemente produtos e serviços. Assim, todos devem atender aos requisitos do cliente e às exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis. 

Quais Os Princípios Da Norma ISO 9001?

A norma ISO 9001 conta com oito princípios de qualidade. Cada um deles deve ser considerado para que a empresa tenha sucesso na implantação do modelo.

São eles:

  • Foco no cliente: os funcionários devem trabalhar para atender as necessidades do cliente de forma satisfatória;
  • Liderança: os líderes devem oferecer todas as ferramentas necessárias para que os liderados possam realizar um bom trabalho;
  • Abordagem de processo: é a relação entre os colaboradores e as tarefas a serem executadas;
  • Abordagem sistêmica para a gestão: todos os processos devem ser visualizados como um sistema;
  • Envolvimento das pessoas: a equipe de trabalho é um dos principais recursos da organização e, por isso, precisa estar envolvida e consciente sobre a importância da qualidade;
  • Melhoria contínua: a empresa deve estar sempre otimizando seus processos, para estar constantemente evoluindo;
  • Abordagem factual para tomada de decisões: toda decisão deve ser tomada com base em dados;
  • Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: tanto funcionários como fornecedores devem ter uma relação de parceria com a organização.

É Obrigatório Ter O Selo ISO 9001?

Como falamos aqui, o selo ISO 9001 não é obrigatório. Mas, mesmo assim, as empresas que desejarem podem obter a certificação para usufruir de todos os benefícios que também já apresentamos neste artigo.

Isso porque eles acabam ajudando a melhorar tanto os processos internos como a satisfação dos clientes.

Em contrapartida, as únicas exceções são em relação aos pólos industriais de Manaus e vistorias veiculares no estado de São Paulo. Para esses dois casos específicos, o selo é obrigatório!

Quais As Vantagens De Obter A Certificação Da Iso 9001?

A ISO 9001 é a norma internacional de gestão da qualidade mais popular do mundo. Por isso, traz estrutura para que uma organização demonstre seu compromisso com a qualidade. 

Todavia, a norma aborda todos os aspectos da gestão de qualidade em uma organização, incluindo planejamento estratégico, compras, fabricação e atendimento ao cliente. 

vantagens da ISO 9001 para sua empresa

Vários princípios de gestão de qualidade guia essa norma. Além disso, também possui um forte foco no cliente.

Do mesmo modo, também traz a motivação e implicação da alta administração, a abordagem do processo, a melhoria contínua e uma abordagem baseada no risco.

Confiabilidade

A norma ISO 9001 é amplamente aceita como “uma norma de gestão de qualidade que estabelece requisitos para um sistema de gestão de qualidade”. Então, com tudo isso, as empresas com essa certificação desfrutam de uma série de benefícios comerciais, inclusive:

  • Vantagem competitiva;
  • Melhoria da produtividade;
  • Maior capacidade de atender aos clientes;
  • Custos reduzidos;
  • Aumento dos lucros;
  • Melhor relacionamento com fornecedores.

Reconhecimento Internacional

ISO 9001 é uma norma internacional para a gestão da qualidade. Então, basicamente, ela é um conjunto de diretrizes, regulamentos e processos que uma empresa tem que seguir. 

Além disso, como é uma norma internacionalmente reconhecida, ela descreve o processo ideal de uma organização para o fornecimento de produtos e serviços em todo o mundo. 

Dessa forma, ao seguir a norma, uma organização pode realizar melhorias significativas em eficiência, eficácia e satisfação do cliente. 

Melhoria Do Desempenho Do Produto/Serviço

A ISO 9001 cria um conjunto de princípios de gestão que são seguidos em uma empresa ou organização. Assim, os processos, produtos e serviços atendem aos requisitos do cliente e às exigências legais e regulamentares aplicáveis. 

Além disso, ao rever e melhorar continuamente a eficácia de seu sistema de gestão da qualidade, uma organização pode melhorar seus produtos e serviços.

Satisfação Do Consumidor

A norma também garante que os produtos sejam produzidos de forma consistente.

Isso porque os clientes preferem produtos fabricados em empresas com esse certificado. Assim, ele indica um melhor controle de qualidade, menos defeitos de fabricação, maior produtividade e produtos de melhor qualidade.

Investimentos Mais Assertivos

De antemão, podemos dizer que a Certificação ISO 9001 incentiva as empresas a serem assertivas em seus investimentos, que lhes permitam crescer. 

Isso porque ela diz que as empresas devem ser capazes de ver claramente onde estão suas oportunidades. Além disso, também devem ser capazes de medir como os investimentos estão afetando a taxa de crescimento da empresa.

Melhora A Imagem Da Empresa

Por fim, a certificação permite que uma empresa mantenha e/ou melhore sua imagem no mercado. Ela ajuda a trabalhar de acordo com sua norma, o que, sem dúvidas, aumenta a confiança do público em relação à organização.

Como É A Estrutura Do ISO 9001?

Se você quer conhecer a fundo a ISO 9001, pode comprar a versão em português da norma no site da ABNT. Dessa forma, a sua estrutura é baseada na Estrutura de Alto Nível das normas ISO:

  • Prefácio
  • Introdução
  • 1. Escopo
  • 2. Referências normativas
  • 3. Termos e definições
  • 4. Contexto da Organização
  • 5. Liderança
  • 6. Planejamento
  • 7. Apoio
  • 8. Operação
  • 9. Avaliação de desempenho
  • 10. Melhoria
  • Anexo A
  • Anexo B
  • Bibliografia

O texto é bastante extenso. Ou seja, é preciso ter foco. Assim, para ficar em dia com o que é cobrado para a obtenção da certificação, dê uma atenção especial aos itens de 4 a 10.

Como Obter O Selo Da ISO 9001?

Quer implementar a ISO 9001 na sua empresa e não sabe como? Então saiba que nós podemos ajudar! Preparamos um passo a passo para você seguir e começar o processo de certificação. Confira!

escada para a certificação iso 9001

Criar Um Método De Implementação

Não existe uma regra sobre a forma de implementação da norma, por isso, o primeiro passo é definir como você vai fazer isso. Uma das opções é fazer isso sem o auxílio de outras empresas. Essa é a opção mais econômica, porém mais incerta. 

Isso porque, durante a implementação, você vai precisar cuidar de todos os detalhes. Eles incluem elaborar procedimentos, mapear processos, verificar documentação, criar registros, entre outras coisas. E isso pode ser muito difícil!

Por isso, uma consultoria especializada é o mais indicado. Ela pode ser compartilhada ou presencial. No primeiro método, você vai se reunir com outras empresas que também estão recebendo orientações do mesmo consultor.

Mas, já na consultoria presencial, você tem um consultor exclusivo. Assim, ele se desloca até a sua empresa para fazer a implementação.

Promover Treinamentos Aos Colaboradores

Independentemente da consultoria, é fundamental que você tenha uma equipe focada na implementação. 

É esse time que vai assegurar a implementação da norma e a manutenção dos processos. Além disso, também é preciso manter a diretoria informada sobre o desempenho e as necessidades de melhoria.

Na hora de escolher as pessoas, dê preferência àquelas que conhecem bem a cultura organizacional. Os processos da empresa, técnicas e métodos de gestão também são importantes, além de noções de administração em geral.

Se for preciso, ofereça treinamentos para que todos entendam a importância da ISO 9001 e saibam exatamente o que fazer para implementá-la na empresa.

Implementação Dos Requisitos Da Norma ISO 9001

Em seguida, é hora de implementar as melhorias em si. Essa etapa é muito importante! Aqui, todos os esforços devem ser concentrados na criação de um sistema de gestão e de melhoria contínua.

Auditoria De Certificação ISO 9001

Terminado o processo de implementação, o ideal é contratar uma pré-auditoria ou fazer uma auditoria interna. Nessa fase, serão verificados possíveis erros no processo, para que dê tempo deles serem consertados antes da avaliação oficial.

Quando tudo estiver dentro do esperado, é hora de contratar um órgão certificador, que fará a auditoria oficial. Então, a empresa conquistará o selo ISO 9001! Mas isso, claro, se for aprovada.

busca pela iso 9001 com o erp webmais

Qual O Processo De Implementação Da ISO 9001?

A implantação da ISO 9001 pode seguir caminhos diferentes conforme a consultoria que irá aplicá-la. Sendo assim, criamos um breve passo a passo para a implantação na sua empresa, caso você deseje fazê-la sem o auxílio de um profissional qualificado. 

Os passos para implantação da Norma ISO 9001 são:

  • Identificar as questões internas e externas que podem impactar o seu negócio;
  • Entender quem são os interessados na organização e qual o seu impacto no sucesso da implementação;
  • Mapear os processos para ter uma visão completa do funcionamento da empresa e identificar os gargalos;
  • Política de qualidade é fundamental, já que este é o principal objetivo da ISO 9001, garantir os padrões de qualidade em qualquer empresa;
  • Ações corretivas para verificar os eventuais problemas que podem surgir durante a implantação;
  • Auditoria interna para avaliar se cada procedimento está sendo aplicado de forma correta;
  • Certificação, que será entregue ao final de toda a avaliação da empresa. Desta forma, ela estará apta a utilizar o selo ISO 9001.

Principais Dúvidas Sobre O ISO 9001

Ainda tem dúvidas sobre a ISO 9001 e a sua implementação? Então, a seguir, respondemos as dúvidas mais frequentes sobre o tema!

Quais Os Pré-Requisitos Para Certificar?

Para ter a certificação, a empresa precisa atender a alguns pré-requisitos. É necessário ter um CNPJ, cumprir a legislação pertinente ao negócio e implementar esses requisitos:

  • Entender o contexto da organização;
  • Identificar as partes interessadas;
  • Mapear processos;
  • Definir a Liderança;
  • Ter uma Política da Qualidade;
  • Planejar o Sistema de Gestão;
  • Definir os Recursos para atendimento do planejamento;
  • Estabelecer processos de Operação;
  • Verificar o cumprimento dos objetivos;
  • Estipular ações corretivas.

Empresas Com Mais De Uma Unidade Podem Certificar Na Norma?

Sim. Nesse caso, a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas juntas.

Uma Empresa De Serviços Pode Certificar Na Iso 9001?

Sim. Qualquer empresa pode obter a certificação. E isso vale para qualquer que seja o ramo de atividade ou tamanho.

A ISO 9001 Tem Validade?

A ISO 9001 tem validade de três anos. Sendo assim, a empresa certificada deve passar por auditorias anuais para garantir a integridade do seu sistema de gestão.

iso 9001 em dia com o erp webmais

Conclusão

Apesar de não ser um processo simples, a obtenção da certificação ISO 9001 pode ser bastante benéfica para a empresa. 

O selo traz benefícios internos, como a adoção de uma cultura de melhoria contínua e de gestão da qualidade. Além disso, também é muito bem visto pelo mercado e pelos consumidores.

Precisa de ajuda para aplicar ou manter a certificação ISO 9001 da sua empresa? Com o ERP WebMais, você facilita o controle de dados e informações importantes, além de otimizar a qualidade da sua produção. Agende uma demonstração gratuita e entenda mais. 

Deixe um comentário