fefo, lifo e fifo? Entenda as diferenças de cada modelo

FEFO, LIFO E FIFO: Descubra O Que São E Diferenças

Imagem de Sanon Matias

FEFO é um sistema de organização de estoque que otimiza o consumo interno e as vendas. Nele, o primeiro item a ser utilizado deve ser aquele com a data de validade mais próxima.

Além do FEFO, existem outros métodos conhecidos e muito utilizados na gestão de estoque, como o FIFO e o LIFO.

Neste conteúdo, vamos falar especificamente sobre o FEFO, mostrando como ele funciona, quando deve ser aplicado, as suas vantagens e algumas dicas para a sua implementação. 

Além disso, vamos fazer uma comparação com os outros métodos que citamos. Assim você vai entender as vantagens de cada um e poderá fazer a melhor escolha para sua empresa.

Para complementar, temos uma dica que vai otimizar ainda mais o seu estoque: é o ERP WebMais. Com ele, você pode aplicar o FEFO de forma eficiente e automatizada. Experimente agora.

Boa leitura!

aplique o fefo na sua gestão de estoque

O Que É FEFO?

FEFO é a sigla para “First Expire, First Out“, ou seja, o primeiro a vender é o primeiro a sair. 

Ele é um sistema de organização de estoque. A ideia é que o primeiro item a ser retirado para utilização sempre deve ser aquele com data de validade mais próxima. Isso independe da sua data de entrada na empresa.

O FEFO também é chamado de PVPS, sigla para a tradução do termo – Primeiro Vence, Primeiro Sai.

Como Funciona O Modelo FEFO?

A Organização que usa o FEFO com método de gestão de estoque sempre vai utilizar primeiro o produto que tem a data de validade mais próxima. E isso em todos os casos, seja para venda ou para consumo interno.

Ou seja, isso vale mesmo que um produto tenha acabado de chegar e haja no estoque um outro semelhante, armazenado há meses. O recém-chegado deverá ser logo utilizado caso o seu prazo de validade seja menor.

O FEFO é uma excelente forma de manter o controle do prazo de validade dos materiais. Mas é importante que ele não seja usado para avaliar o ativo circulante da empresa.

Quando Usar O FEFO?

O FEFO deve ser utilizado na gestão de estoque de produtos perecíveis, como carnes, derivados de leite, bebidas, remédios e compostos químicos.

quando eu devo usar o fefo?

Ele também é bastante aplicado na organização das prateleiras dos supermercados. Nesse caso, os produtos com datas de validades mais próximas são colocados à frente, ou até mesmo em posições de destaque, com anúncios e descontos promocionais.

Você sabia que o ERP WebMais é especializado em indústrias e distribuidoras de alimentos? A ferramenta permite aplicar o FEFO no seu estoque de forma simplificada e eficiente. Agende uma demonstração gratuita e saiba mais. 

Quais As Vantagens Do Método FEFO?

Se você gerencia um negócio que trabalha com produtos perecíveis, a aplicação do FEFO na gestão de estoque vai trazer diversas vantagens para a empresa:

  • Diminuição de perdas por expiração do prazo de validade;
  • redução do tempo de procura no estoque por mercadorias em bom estado;
  • otimização do espaço disponível para armazenamento;
  • rápida identificação de itens obsoletos;
  • menor risco de entregar produtos vencidos para o cliente. Isso traz, indiretamente, impactos positivos para a imagem da marca e para o seu relacionamento com os consumidores.

O Que É FIFO E LIFO?

Além do FEFO, existem outros dois métodos de gestão de estoque muito utilizados no mercado: o FIFO e o LIFO.

FIFO é a sigla para First In, First Out, ou, na tradução, PEPS, Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. Já LIFO é a sigla para Last In, First Out, ou, em português, último a entrar, primeiro a sair.

Como Funciona O FIFO E LIFO?

O FIFO organiza o estoque de uma empresa em forma de fila. Os itens recém-chegados ao estoque vão sempre para o final da fila, independentemente da sua data de validade. 

Na hora de utilizar algum produto, seja para venda ou para consumo interno, o primeiro da fila sempre será o escolhido. Em resumo, saem primeiro aqueles que estão no estoque há mais tempo.

Já o LIFO faz justamente o contrário. O primeiro produto a ser utilizado deve ser sempre aquele que chegou há menos tempo. 

Nesse modelo, os produtos são armazenados em pilhas. Assim, o primeiro item a ser estocado fica embaixo e, por isso, é o último a sair.

Quando Aplicar O FEFO, FIFO E LIFO?

Veja, a seguir, as principais indicações para cada um dos métodos de gestão de estoque que apresentamos aqui:

  • FEFO: como você já sabe, é indicado para empresas que trabalham com produtos perecíveis, como alimentos frescos e fármacos;
  • FIFO: costuma ser aplicado em estoques com giro médio ou com produtos com prazos de validade mais longos. Alguns exemplos são produtos não perecíveis, congelados e mercadorias sem data de validade;
  • LIFO: a utilização desse método faz mais sentido para setores que trabalham com produtos mais suscetíveis a modismos, como roupas, por exemplo. Mas ele também pode ser usado para produtos que não se tornam obsoletos rapidamente, como cimento.
Neste conteúdo, vamos falar especificamente sobre o FEFO, mostrando como ele funciona, quando deve ser aplicado, as suas vantagens e algumas dicas para a sua implementação.

Quais As Vantagens Do FIFO e LIFO?

Tanto o FIFO como o LIFO, quando bem aplicados, podem trazer benefícios para a empresa.

Benefícios do FIFO:

  • evita perdas;
  • facilita a logística;
  • diminui as taxas de desperdício;
  • otimiza o espaço do estoque;
  • simplifica a gestão visual do estoque;
  • elimina erros de expedição.

Benefícios do LIFO:

  • traz agilidade para a logística;
  • deixa o estoque mais organizado;
  • dá mais flexibilidade para a gestão de estoque;
  • otimiza o espaço físico para armazenagem;
  • evita variação no valor do estoque.

Quais Os Sistema De Gestão De Estoque Adotar?

Para saber qual método adotar, é importante que você considere as especificidades da sua empresa e as características dos produtos com os quais trabalha. Mas é importante deixar claro, no entanto, que você não precisa escolher um só.

dicas para escolher um sistema de gestão de estoque

Você pode, por exemplo, usar o FEFO para determinados produtos e o FIFO ou o LIFO para outros. Dessa forma, cada item será armazenado da melhor forma possível para que as suas características mais importantes sejam preservadas.

Para tomar a melhor decisão, outros pontos que você deve considerar são a demanda do mercado, a sua infraestrutura e as estratégias do negócio.

Qual A Importância De Definir O Método De Armazenagem?

Escolher um método de armazenagem ajuda a manter a organização do estoque e isso traz benefícios. Os principais são a otimização do espaço, diminuição de perdas e redução significativa do risco de erros na expedição, conforme já falamos aqui neste artigo.

Além disso, a definição do método ajuda o setor de logística a definir o melhor fluxo de entrada e saída de produtos do estoque. Isso permite que os colaboradores trabalhem de forma padronizada e mais organizada.

Como Adotar O FEFO Na Sua Empresa?

Para aplicar o FEFO na prática, o principal ponto de atenção deve ser o prazo de validade dos produtos. Eles devem passar por um rigoroso controle no momento de sua entrada no estoque da empresa.

Também é importante definir uma lógica de armazenamento e deixá-la clara para todas as pessoas que atuam no setor. Com isso, todos podem saber onde colocar cada item. 

Os produtos não devem ser organizados em fila, como no FIFO, mas separados por lotes facilmente identificáveis. Lembre-se de que é preciso considerar a data de validade de cada um. 

Dicas Para Otimizar A Gestão De Estoque Da Sua Empresa?

Agora que você já conhece o FEFO, o FIFO e o LIFO, confira algumas dicas para uma boa gestão de estoque na empresa:

  • qualifique o time: toda empresa é feita de pessoas e é muito importante que todas recebam os treinamentos necessários para uma boa atuação;
  • padronize processos: processos padronizados são menos suscetíveis a erros e garantem a qualidade da operação, além de facilitar a identificação de gargalos;
  • Conte com a tecnologia: muitos processos de gestão de estoque já podem ser automatizados com o uso de softwares voltados para esse fim. Isso diminui os riscos e aumenta a eficiência do trabalho.
erp para gestão de estoque completa

Conclusão

O FEFO é um método de controle de estoque no qual o primeiro produto a ser utilizado sempre deverá ser aquele com prazo de validade mais próximo. Dessa forma, a empresa evita perdas, corre menos risco e otimiza a organização do espaço.

Para que o método seja aplicado com ainda mais eficiência, o ideal é contar com o apoio de um sistema ERP. O da Webmais traz um módulo completo de gestão de estoque. 

Dessa forma, você automatiza e padroniza processos e tem acesso fácil a dados sobre a empresa. Com isso, o seu processo de tomada de decisão será cada vez mais inteligente.

Conheça o ERP WebMais e saiba como ele vai otimizar os seus processos de gestão de estoque. Experimente agora e melhore seu controle de produtos com o FEFO.

Deixe um comentário