Como escolher o melhor ERP para sua empresa?

Melhor ERP: Confira As Opções Mais Vantajosas Do Mercado

Imagem de Sanon Matias

Escolher o melhor ERP para a sua empresa é uma tarefa muito importante e que deve ser feita com cuidado. Afinal, o sistema de gerenciamento estará presente em praticamente todas as atividades gerenciais realizadas no dia a dia do negócio.

Mas com tantas opções no mercado, qual escolher? Para ajudar você a tomar essa decisão, preparamos este artigo com os principais pontos a serem considerados na hora de escolher o melhor ERP para o seu negócio. 

Além disso, também vamos falar aqui sobre as vantagens de contar com esse tipo de sistema e apresentar algumas das melhores opções do mercado.

Um bom exemplo é o ERP WebMais. Criado sob medida para atender todas as demandas de indústrias e distribuidoras, o sistema conta com diversos módulos que facilitam e otimizam todas as áreas da empresa. Agende uma demonstração gratuita e veja.

Agendou sua demonstração? Então boa leitura!

BANNER GERAL Estoque, compras, financeiro e muito mais com o ERP WebMais

O Que É ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resourcing Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa, em português. 

Ele é um sistema que tem o objetivo de armazenar e organizar todos os dados sobre um negócio, integrando as suas diferentes áreas.

Assim, todos os gestores e demais funcionários conseguem ter acesso fácil aos dados que precisam para realizar as suas atividades e tomar decisões importantes sobre os próximos passos.

Quais Os Tipos De ERP Existentes?

Atualmente, existem diversos tipos de ERP no mercado:

  • ERP engessado: é o tipo mais barato, mas traz poucas funcionalidades. Por isso, é indicado para empresas pequenas e iniciantes, que não precisam integrar setores. Além disso, ele não comporta o crescimento do negócio no médio e longo prazos.
  • ERP legado: é um tipo de sistema mais antigo, que já não recebe tantas atualizações. Algumas empresas ainda usam ERPs legados, mas em algum momento precisarão escolher novas opções. Isso porque eles costumam usar linguagens de programação desatualizadas ou descontinuadas;
  • ERP verticalizado: é o sistema usado em apenas um canal do negócio, como um sistema que permite somente a gestão das vendas, por exemplo;
  • ERP em nuvem: mais utilizado hoje em dia, o ERP em nuvem usa essa tecnologia para o armazenamento de dados. Isso torna o sistema mais seguro e mais leve, além de facilitar sua implementação e manutenção.
ERP em nuvem que facilita a gestão completa da sua empresa
EXPERIMENTE O ERP WEBMAIS

Quais As Vantagens Do ERP Para Uma Empresa?

O ERP é um sistema que permite a automação de muitas tarefas corriqueiras no dia a dia da empresa. Além disso, também fornece informações e relatórios que podem ser valiosos para a tomada de decisão e favorecem uma gestão mais ágil e inteligente.

Isso, é claro, traz muitas vantagens para o negócio e, a seguir, vamos falar sobre as principais!

Diminuição De Custos

Contratar um ERP custa menos do que ter uma pessoa especializada em cada área, trabalhando com foco na organização de informações. 

Além disso, contar com esse tipo de sistema diminui a incidência de erros na criação de relatórios e registros de dados. Isso evita retrabalho, atrasos e problemas com os clientes.

Maior Produtividade

A automação de atividades de rotina também torna o trabalho mais ágil, o que contribui diretamente com a produtividade de todos os times. Assim, os profissionais que estariam envolvidos nessas atividades podem dedicar esse tempo a outras coisas.

Redução De Prazo De Entrega

Escolher o melhor ERP para a empresa também ajuda o time a aumentar a velocidade de entrega. É que um bom sistema facilita o controle de entradas e saídas, além do gerenciamento de estoque

Isso agrega valor para os clientes, que valorizam esse tipo de coisa e passam a ter experiências mais positivas.

Processos Mais Eficientes

Um ERP facilita a gestão de diversos processos internos da empresa, como entregas de carga, compras, vendas e até gestão de pessoas. Assim, tanto a produção como o controle se tornam tarefas mais simples e fáceis de serem gerenciadas.

Gestão De Processos Mais Eficaz

O melhor ERP também ajuda o gestor a entender melhor os processos da empresa e aplicar as melhorias necessárias, tornando o trabalho mais eficaz e produtivo.

Segurança De Dados

O ERP, principalmente em nuvem, traz mais segurança para as informações, já que elas não estão sujeitas a perda em casos de quebra de equipamentos. 

Além disso, quando os dados são salvos em nuvem, a responsabilidade da segurança fica a cargo das empresas que oferecem esse serviço. Normalmente, elas têm equipes super especializadas.

Maior Competitividade

A eficiência nos processos de gestão e operação tem impacto direto nos resultados do negócio e na sua capacidade de se manter competitiva no mercado. 

Isso porque, todo o tempo e dinheiro economizados podem ser investidos em outras frentes, contribuindo também com a expansão dos negócios.

Vantagens do ERP na sua empresa  (Gestor segurando um troféu com "ERP" escrito, rodeado por:)  Redução nos custos Mais produtividade Menor prazo de entrega Processos eficientes Gestão mais eficaz Segurança de dados Mais competitividade Melhor relação com fornecedores

Experiência Do Fornecedor

A gestão ágil e a padronização de processos faz com que os fornecedores e clientes da empresa tenham experiências melhores. 

Afinal, não precisarão esperar prazos longos e terão acesso a todas as informações que precisam para que as negociações aconteçam sem problemas.

Como Escolher O Melhor ERP?

Para usufruir de todos esses benefícios, é importante escolher o melhor ERP para a sua empresa. Em outras palavras, aquele que atende a todas as suas necessidades e cabe no seu orçamento. Confira as nossas dicas para fazer a melhor escolha!

Necessidades Do Negócio

Antes de começar a pesquisar sobre as opções, você precisa levantar as necessidades da sua empresa. Assim, saberá quais funcionalidades buscar e poderá avaliar melhor cada ERP que considerar.

Custos

O custo do ERP também precisa ser avaliado. Afinal, é essencial que ele esteja dentro das possibilidades do seu orçamento para que não prejudique as finanças da empresa.

Invista Em Um Sistema Que Adere Ao Modelo De Empresa

Também é importante que você adote um ERP que combine com o seu modelo de empresa. 

Alguns sistemas, por exemplo, são próprios para indústrias, outros, voltados para e-commerces. Escolher um sistema voltado para o seu setor vai ajudar a encontrar as melhores funcionalidades e a ter todo o suporte que você precisa.

Leve Em Consideração A Reputação Do Fornecedor

Pesquise sobre o fornecedor do ERP antes de bater o martelo sobre a escolha do sistema. É importante contratar uma empresa de confiança, com credibilidade no mercado e que ofereça um bom suporte tanto na fase de implementação como nos períodos posteriores.

Serviços E Funcionalidades Oferecidas

Você também não pode deixar de analisar todas as funcionalidades oferecidas por cada software na hora de escolher o melhor ERP para o seu negócio. 

É muito importante escolher um sistema que tenha tudo o que você precisa, para que não seja necessário contratar outros serviços por fora.

Quais Os Melhores ERPs Do Mercado?

Agora que você já sabe como escolher o melhor ERP para a sua empresa, que tal conhecer algumas das principais opções do mercado? 

Webmais Sistemas

É o melhor ERP para indústrias e distribuidoras, permitindo a gestão de ponta a ponta que ajuda a empresa a se tornar mais lucrativa. 

A Webmais tem mais de 1600 clientes, permite a integração com outras tecnologias e armazena todos os dados em nuvem. Dessa forma, seu trabalho ganha mais segurança e agilidade.

Experimente o melhor ERP do mercado: ERP WebMais
QUERO CONHECER O SISTEMA

Nomus

É um ERP focado na gestão de pequenas e médias indústrias. Uma das suas grandes vantagens é que oferece planos mais baratos para empresas enquadradas no Simples Nacional. 

Com ele, é possível fazer a sua implementação com suporte feito por vídeos gravados, o que reduz alguns custos com essa etapa.

Totvs

Uma das principais opções do mercado nacional, oferece funcionalidades de controle fiscal e aduaneiro, e se destaca pelas análises e estimativas de retorno sobre investimento.

Conclusão

Escolher o melhor ERP para a sua empresa é um grande passo, que pode impactar diretamente nos resultados do negócio. 

Por isso, não deixe de seguir essas dicas e avaliar sempre o custo-benefício e as reais necessidades da sua empresa!
Conheça também o ERP da WebMais e tudo que ele pode fazer para a sua empresa. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e entenda como o sistema funciona.

Deixe um comentário