Quais os melhores sistemas ERP do mercado?

Confira Os 20 Melhores Sistemas ERP Do Mercado

Imagem de Sanon Matias

Conheça os Melhores ERPs do Mercado:
Webmais Sistemas: Ideal para indústrias e distribuidoras, com gestão completa em nuvem para mais segurança;
Nomus: Focado em pequenas e médias indústrias, oferece planos acessíveis para empresas do Simples Nacional;
Totvs: Destaca-se no mercado nacional com funcionalidades fiscais, aduaneiras e análises de ROI.

Escolher um dentre os melhores sistemas ERP para a sua empresa é uma tarefa muito importante e que deve ser feita com cuidado.

Afinal, o sistema de gerenciamento estará presente em praticamente todas as atividades gerenciais realizadas no dia a dia do negócio.

Mas com tantas opções no mercado, qual escolher? Para ajudar você a tomar essa decisão, preparamos este artigo com os principais pontos a serem considerados na hora de escolher entre os melhores sistemas ERP para o seu negócio.

Além disso, vamos falar aqui sobre as vantagens de contar com esse tipo de sistema e apresentar algumas das melhores opções do mercado, com seus prós e contras.

Um bom exemplo é o ERP WebMais. Criado sob medida para atender todas as demandas de indústrias e distribuidoras, o sistema conta com diversos módulos que facilitam e otimizam todas as áreas da empresa. Agende uma demonstração gratuita e veja.

Agendou sua demonstração? Então boa leitura!

BANNER TOPO BLOG Estoque, compras e muito mais

O Que É ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resourcing Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa, em português.

Ele é um sistema que tem o objetivo de armazenar e organizar todos os dados sobre um negócio, integrando as suas diferentes áreas.

Assim, todos os gestores e demais funcionários conseguem ter acesso fácil aos dados que precisam para realizar as suas atividades e tomar decisões importantes sobre os próximos passos.

Mas, para funcionar adequadamente, é preciso escolher entre os melhores sistemas ERP existentes.

Quais Os Tipos De ERP Existentes?

Atualmente, existem diversos tipos de ERP no mercado. Dentre eles:

  • ERP engessado: é o tipo mais barato, mas traz poucas funcionalidades. Por isso, é indicado para empresas pequenas e iniciantes, que não precisam integrar setores. Além disso, ele não comporta o crescimento do negócio no médio e longo prazos;
  • ERP legado: é um tipo de sistema mais antigo, que já não recebe tantas atualizações. Algumas empresas ainda usam ERPs legados, mas em algum momento precisarão escolher novas opções. Isso porque eles costumam usar linguagens de programação desatualizadas ou descontinuadas;
  • ERP verticalizado: é o sistema usado em apenas um canal do negócio, como um sistema que permite somente a gestão das vendas, por exemplo;
  • ERP em nuvem: mais utilizado hoje em dia, usa essa tecnologia para o armazenamento de dados. Isso torna o sistema mais seguro e mais leve, além de facilitar sua implementação e manutenção. Hoje em dia, os melhores sistemas ERP são criados em nuvem, devido aos benefícios.

Qual A Importância De Um Erp Na Gestão Empresarial?

Sabe quando você precisa de uma determinada informação para tomar uma decisão importante e, às vezes, com certa urgência, mas não a encontra com facilidade? Ou a acha, mas sem atualização.

A escolha entre os melhores sistemas ERP e a sua implementação muda essa realidade, pois unifica os dados e processos de todos os departamentos que você precisa, eliminando silos de informação e redundâncias.

E sabemos que quando a tarefa do gestor envolve decidir algo é preciso embasamento para não colher maus resultados lá na frente.

Então, essa visão holística do negócio em tempo real permite fazer escolhas com mais precisão e estratégia.

Quais As Vantagens Do ERP Para Uma Empresa?

O ERP é um sistema que permite a automação de muitas tarefas corriqueiras da empresa. Além disso, fornece informações e relatórios que podem ser valiosos para a tomada de decisão e favorecem uma gestão mais ágil e inteligente.

Isso, é claro, traz muitas vantagens para o negócio. A seguir, vamos falar sobre as principais ao escolher entre os melhores sistemas ERP.

Diminuição De Custos

Contratar um dos melhores sistemas ERP custa menos do que ter uma pessoa especializada em cada área, trabalhando com foco na organização de informações.

Vantagens de usar o melhor ERP

- Redução de custos
- Mais produtividade
- Prazos de entrega reduzidos
- Processos mais eficientes
- Gestão de processos mais eficaz
- Segurança de dados
- Mais competitividade
- Melhor relação com fornecedores

Além disso, contar com esse tipo de sistema diminui a incidência de erros na criação de relatórios e registros de dados. Isso evita retrabalho, atrasos e problemas com os clientes.

Maior Produtividade

A automação de atividades de rotina também torna o trabalho mais ágil, o que contribui diretamente com a produtividade de todos os times.

Assim, os profissionais que estariam envolvidos nessas atividades podem dedicar esse tempo a outras coisas.

Redução De Prazo De Entrega

Escolher um entre os melhores sistemas ERP para a empresa também ajuda o time a aumentar a velocidade de entrega.

É que um bom sistema facilita o controle de entradas e saídas, além do gerenciamento de estoque.

Isso agrega valor para os clientes, que valorizam esse tipo de coisa e passam a ter experiências mais positivas.

Processos Mais Eficientes

De fato, os melhores sistemas ERP facilitam a gestão de diversos processos internos da empresa, como entregas de carga, compras, vendas e até gestão de pessoas.

Assim, tanto a produção como o controle se tornam tarefas mais simples e fáceis de serem gerenciadas.

Gestão De Processos Mais Eficaz

Os melhores sistemas ERP também ajudam o gestor a entender melhor os processos da empresa e aplicar as melhorias necessárias, tornando o trabalho mais eficaz e produtivo.

Segurança De Dados

O ERP, principalmente em nuvem, traz mais segurança para as informações, já que elas não estão sujeitas a perda em casos de quebra de equipamentos.

Além disso, quando os dados são salvos em nuvem, a responsabilidade da segurança fica a cargo das empresas que oferecem esse serviço. Normalmente, elas têm equipes super especializadas.

Maior Competitividade

A eficiência nos processos de gestão e operação tem impacto direto nos resultados do negócio e na sua capacidade de se manter competitiva no mercado.

Isso porque, todo o tempo e dinheiro economizados podem ser investidos em outras frentes, contribuindo também com a expansão dos negócios.

Experiência Do Fornecedor

A gestão ágil e a padronização de processos dos melhores sistemas ERP faz com que os fornecedores e clientes da empresa tenham experiências melhores.

Afinal, não precisam esperar prazos longos e têm acesso a todas as informações que precisam para as negociações acontecerem sem problemas.

Como Escolher O Melhor ERP?

Para usufruir de todos esses benefícios, é importante escolher um entre os melhores sistemas ERP para a sua empresa. Em outras palavras, aquele que atende a todas as suas necessidades e cabe no seu orçamento.

Confira as nossas dicas para fazer a melhor escolha!

Necessidades Do Negócio

Antes de começar a pesquisar sobre as opções, você precisa levantar as necessidades da sua empresa. Assim, saberá quais funcionalidades buscar e poderá avaliar os melhores sistemas ERP que considerar.

Custos

O custo do ERP também precisa ser avaliado. Afinal, é essencial que ele esteja nas possibilidades do seu orçamento para não prejudicar as finanças da empresa.

Invista Em Um Sistema Que Adere Ao Modelo De Empresa

Também é importante que você adote um ERP que combine com o seu modelo de empresa.

Ilustração de mulher segurando uma lupa, olhando o texto "5 dicas para escolher om melhor ERP para sua empresa

1 - Entenda as necessidades do negócio
2 - Confira os custos do ERP
3 - Procure um ERP adequado para o tipo de empresa
4 - Pesquise a reputação do fornecedor
5 - Pesquise os serviços e funcionalidades do ERP"

Alguns dos melhores sistemas ERP, por exemplo, são próprios para indústrias, outros, voltados para e-commerces. Escolha o que é voltado para o seu setor, para encontrar as melhores funcionalidades e ter todo o suporte que você precisa.

Considere A Reputação Do Fornecedor

Pesquise sobre o fornecedor dos melhores sistemas ERP antes de bater o martelo sobre a escolha da ferramenta.

É importante contratar uma empresa de confiança, com credibilidade no mercado e que ofereça um bom suporte tanto na fase de implementação como nos períodos posteriores.

Serviços E Funcionalidades Oferecidas

Você também não pode deixar de analisar todas as funcionalidades oferecidas por cada software na hora de escolher o mais estratégico entre os melhores sistemas ERP para o seu negócio.

É muito importante escolher aquele que tenha tudo o que você precisa, para não ser necessário contratar outros serviços por fora.

Quais Os Melhores ERPs Do Mercado?

Agora que você já sabe como escolher um sistema adequado para a sua empresa, que tal conhecer alguns dos melhores sistemas ERP do mercado?

Webmais Sistemas

É o melhor ERP para indústrias e distribuidoras, permitindo a gestão de ponta a ponta, que ajuda a empresa a se tornar mais lucrativa.

As suas funcionalidades ajudam na gestão financeira, de estoque, de vendas, de compras, de produção e outras, como RH, BI, mobile app etc.

Esse sistema é completo e modular, além de permitir a integração com outras tecnologias e armazenar todos os dados em nuvem. Dessa forma, seu trabalho ganha mais segurança e agilidade.

BANNER Conheça o melhor ERP do mercado para indústrias e distribuidoras: ERP WebMais

Nomus

É um ERP focado na gestão de pequenas e médias indústrias. Uma das suas grandes vantagens é que oferece planos mais baratos para empresas enquadradas no Simples Nacional.

Com ele, é possível fazer a sua implementação com suporte feito por vídeos gravados, o que reduz alguns custos com essa etapa.

Totvs

Um dos principais melhores sistemas ERP do mercado nacional, oferece funcionalidades de controle fiscal e aduaneiro, e se destaca pelas análises e estimativas de retorno sobre investimento.

Sap

Líder global em soluções ERP, com foco em grandes empresas e complexas operações. Para tanto, é robusto e escalável, para atender às demandas conforme há crescimento.

A sua grande desvantagem é que a implementação e manutenção podem ser onerosas para empresas de menor porte. Além disso, requer equipe especializada para instalação, configuração e treinamento.

Linx

A Linx tem soluções customizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Assim, o seu custo de investimento pode ser variável, pois depende da quantidade de módulos e funcionalidades contratadas.

Senior

A Senior é uma empresa brasileira com soluções completas e bom custo-benefício, principalmente para negócios de médio porte.

Possui um ERP com interface amigável, mas com uma gama de recursos menos abrangente que outras opções.

Oracle

Com uma solução robusta para grandes corporações com alto volume de dados, a Oracle oferece inovação constante em funcionalidades. No entanto, implementar e manter esse ERP pode exigir alto investimento, além de uma equipe especializada para acessá-la.

Tiny Erp Para Ecommerce

Essa é uma solução específica para lojas virtuais, com integração com plataformas de e-commerce e marketplaces. Por isso, as funcionalidades são limitadas para esse mercado.

A sua interface é intuitiva e amigável para gestão de pedidos, estoque e finanças. Contudo, pode não atender às necessidades de lojas virtuais em rápido crescimento.

Bling Erp

Trata-se de um dos melhores sistemas ERP ideal para MEIs e empresas em início de atividades, pois é uma opção econômica com planos flexíveis e escaláveis.

Mas, como nem tudo são flores, os recursos são mais simples em comparação com outros softwares.

Fox Manager

É um dos melhores sistemas ERP para pequenos e médios negócios que precisam de controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e conciliação bancária. Ou seja, o foco de suas funcionalidades é em finanças.

Bitrix24

O ERP da Bitrix24 possui CRM integrado, ideal para empresas pequenas ou médias que buscam gerenciar clientes e vendas de forma automatizada e com dados precisos.

Dentre seus recursos há opção de gestão de projetos, além de ferramentas de comunicação e colaboração. Tudo isso por um preço acessível, pois há planos pagos e gratuitos – mas sem personalização.

Marketup

Se você procura um ERP focado em automação de marketing, gestão de leads, vendas e relacionamento com o cliente, o Marketup é o mais indicado. Ele possibilita a integração com CRMs e outras plataformas.

Por outro lado, o seu investimento pode ter um custo variável, que depende da quantidade de usuários e funções contratadas para as suas particularidades.

Egestor Erp

Tem uma gama de recursos básicos para a gestão empresarial, com recursos para finanças, estoque, produção, vendas e RH. Tudo isso com um bom custo-benefício para pequenas e médias organizações.

Tiny Erp

As pequenas empresas que buscam por facilidade de uso e recursos voltados para gestão financeira, estoque e vendas, sem atender necessidades complexas, podem contar com o Tiny ERP.

Gestão Click

O Gestão Click é um ERP online com foco em microempresas, com orçamento limitado. As suas funções são voltadas para tarefas essenciais, podendo ser insuficiente para atender aquelas mais difíceis.

Gestãods

É um dos melhores sistemas ERP médico com ferramentas para otimizar a rotina, como integração com agenda digital, prontuário eletrônico e telemedicina. É uma forma de ter controle total dos clientes, receitas, despesas e estoque da clínica ou consultório.

Otix

O Otix é um dos melhores sistemas ERP online que utiliza IA para automatizar tarefas e gerar insights de negócio.

Com ele, você pode contar com ajuda para gestão financeira, estoque, vendas e CRM. Tudo isso em uma interface intuitiva e planos flexíveis para diferentes portes de empresas.

Artsoft Sistemas

A Artsoft Sistemas oferece atendimento personalizado com recursos para diversos nichos, incluindo manufatura, varejo e serviços. No entanto, o investimento nesse ERP pode ter um custo elevado.

Cake Erp

Lojas de varejo podem aproveitar o Cake ERP para gerenciar seus pontos físicos e virtuais por meio dos recursos de controle de estoque, PDV, precificação e fidelização de clientes.

Os planos são flexíveis de acordo com o tamanho da rede varejista, mas pode haver limitações na integração com outros sistemas.

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas sobre os melhores sistemas ERP? Vamos esclarecê-las!

Qual É O Melhor Erp Para Pequena Empresa?

Não existe um ERP único que seja o melhor para todas as pequenas empresas. A escolha ideal depende de diversos fatores, como:

  • Porte da empresa: número de funcionários, faturamento anual, etc.
  • Segmento de atuação: varejo, indústria, serviços, etc.
  • Necessidades específicas: controle de estoque, gestão financeira, etc.
  • Orçamento disponível: os preços dos ERPs variam bastante.

Por exemplo, imagine que você tem uma indústria ou distribuidora de pequeno ou médio porte. Entre os melhores sistemas ERP, o da WebMais é o mais indicado para aproveitar os benefícios desse software dedicado à área em questão.

BANNER Tudo o que a sua empresa precisa está no ERP WebMais!

Qual É O Erp Mais Usado No Mercado?

O ERP mais usado no mercado é o da WebMais, com mais de 1600 clientes em diversos segmentos.

O sistema oferece uma ampla gama de funcionalidades para pequenas e médias empresas, com foco em facilidade de uso e custo-benefício.

São mais de 6000 usuários ativos no Brasil que contam com:

  • 80% na redução de custos e manutenções com Infraestrutura;
  • 20% de aumento médio nas vendas;
  • 95% de satisfação.

Como Integrar O Erp Com Outros Sistemas?

A integração dos melhores sistemas ERP com outros sistemas pode ser feita de diversas maneiras, como:

  • APIs: integração com plataformas de e-commerce, CRM, BI, etc.
  • Conectores: integração com diversos sistemas populares, como o Magento, WooCommerce, Salesforce, etc.
  • Importação/exportação de dados: é possível importar e exportar dados entre o ERP e outros sistemas em formatos como CSV, XML, etc.

A WebMais oferece diversas opções de integração com outros sistemas, como:

  • bancos (BB, Caixa, Bradesco, Banrisul, Inter, Sicoob, Itaú etc), para fazer pagamentos, cobranças e conciliações bancárias;
  • e-commerce e marketplaces (Loja Integrada, Mercado Livre, Portal B2B e Tray), fornecendo dados dos produtos – entrada e saída –, além de relatórios como o fluxo de caixa;
  • contábil (PH Softwares, Alterdata, EBS Sistemas, entre outros), para fornecer relatórios como DRE, balanço patrimonial e fluxo de caixa;
  • outros (Dootax, Neogrid e Nexxera), para automatizar atividades, tanto no financeiro quanto no seu comercial.
BANNER O ERP WebMais integra todos os setores da sua empresa com as melhores tecnologias do mercado!

Conclusão

Escolher o mais adequado entre os melhores sistemas ERP para a sua empresa é um grande passo, que pode impactar diretamente nos resultados do negócio.

Por isso, não deixe de seguir essas dicas e avaliar sempre o custo-benefício e as reais necessidades da sua empresa!

Conheça ainda mais o ERP da WebMais e tudo que ele pode fazer para a sua empresa. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e entenda como o sistema funciona na prática do seu negócio.

Deixe um comentário